AvaliaÃÃo da atenÃÃo em diabetes mellitus no centro integrado de diabetes e hipertensÃo de Barbalha-CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria Parente Garcia Alencar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10000
Resumo: Estudo de caso Ãnico com o objetivo geral de avaliar a estrutura, o processo e o resultado da atenÃÃo em diabetes no Centro Integrado de Diabetes e HipertensÃo de Barbalha-CearÃ. Da amostra constaram 108 prontuÃrios de saÃde de usuÃrios com diabetes mellitus tipo 2 e nove profissionais envolvidos na atenÃÃo em diabetes. A coleta de dados desenvolveu-se no perÃodo de julho a dezembro de 2011 utilizando-se de trÃs fontes de evidÃncias: prontuÃrios de saÃde, mapas e observaÃÃo direta. Para anÃlise adotou-se AvaliaÃÃo de Cuidados em SaÃde proposta por Donabedian (1980). Em relaÃÃo à caracterizaÃÃo dos usuÃrios, segundo se constatou ,85,2% eram do sexo feminino, mediana de idade de 67 anos, tempo de tratamento com mediana de 8 anos, 97,7% tinham hipertensÃo arterial, 91,6% estavam em acompanhamento com endocrinologista, 46,3% em uso de antidiabÃtico oral associado a anti-hipertensivo e insulina, 24,1% de aspirina e 23,1% de estatinas. Quanto ao componente estrutura, a estrutura fÃsica contraria em parte o preconizado pela AgÃncia Nacional de VigilÃncia SanitÃria, portanto, inadequada para atender plenamente as necessidades dos usuÃrios e dos profissionais. No tocante aos recursos materiais, medicamentos e insumos, suprem as necessidades quanto Ãs quantidades existentes. No referente ao componente processo, as consultas de enfermagem nÃo sÃo baseadas na metodologia da assistÃncia, as mÃdicas sÃo centradas na relaÃÃo queixa-conduta e as de nutriÃÃo na prescriÃÃo do plano e educaÃÃo alimentar. OrientaÃÃes quanto à alimentaÃÃo foram ofertadas aos usuÃrios pelo enfermeiro e mÃdico, com Ãnfase na restriÃÃo do sal, do aÃÃcar, das gorduras e na diminuiÃÃo dos carboidratos, enquanto os nutricionistas abordaram aspectos dos grupos alimentares, suas substituiÃÃes e regularidade dos horÃrios das refeiÃÃes. Apenas o endocrinologista orientou sobre atividade fÃsica. Quanto Ãs orientaÃÃes sobre medicamentos, o enfermeiro foi o principal responsÃvel. Evidenciaram-se lacunas no inerente à oferta de orientaÃÃes educativas grupais pelos profissionais de saÃde aos usuÃrios. O exame dos pÃs dos usuÃrios nÃo fazia parte do atendimento do endocrinologista e do enfermeiro. O auxiliar e o tÃcnico de enfermagem realizavam a verificaÃÃo da glicemia capilar, da pressÃo arterial, do peso corporal e da altura. Enquanto o recepcionista e o auxiliar de serviÃos gerais desempenharam parte das suas competÃncias tÃcnicas, o auxiliar e o tÃcnico de enfermagem apresentaram o maior nÃmero de registros nos prontuÃrios, seguidos pelo mÃdico. Embora o registro das consultas de nutriÃÃo tenha se revelado incipiente e as de enfermagem nÃo tenham atingido a totalidade dos prontuÃrios, o registro da aferiÃÃo da pressÃo arterial, da glicemia capilar e o do peso à prÃtica estabelecida na rotina do centro. Jà o registro da altura e do Ãndice de massa corpÃrea foi incipiente, enquanto o da circunferÃncia abdominal foi inexistente. No tocante ao exame do pà e do olho, os percentuais de registro foram baixos no perÃodo investigado. Segundo constatado, o registro de exames laboratoriais nÃo alcanÃou a totalidade dos prontuÃrios investigados, mas o registro de orientaÃÃes acerca da alimentaÃÃo e atividade fÃsica obteve percentuais expressivos no perÃodo estudado. Houve lacunas de registros quanto a estratÃgias educativas grupais referentes ao tratamento medicamentoso e nÃo medicamentoso. Quanto ao componente resultado, constatou-se no ano de 2007 que o serviÃo atendeu a exigÃncia do indicador LDL colesterol < 100mg/dl, em 2008 cumpriu o determinado para os indicadores hemoglobina A1c > 9%, A1c < 7% e o LDL < 100mg/dl. Contudo, no ano de 2009, o Ãnico indicador alcanÃado foi o LDL < 100 mg/dl. Diante dos resultados encontrados e compreendendo a avaliÃÃo em saÃde como instrumento para tomada de decisÃo, ressalta-se a importÃncia da atenÃÃo do gestor municipal, coordenaÃÃo e profissionais em reestruturar o referido centro em face das fragilidades constatadas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo da atenÃÃo em diabetes mellitus no centro integrado de diabetes e hipertensÃo de Barbalha-CearÃ.ASSESSMENT OF CARE FOR DIABETES MELLITUS IN THE INTEGRATED CENTER FOR DIABETES AND HYPERTENSION OF BARBALHA-CEARÃ2013-03-18Marta Maria Coelho Damasceno04148410344Miria ConceiÃÃo Lavinas Santos84954019753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4739180U0Carlos AntÃnio Bruno da Silva26277573349http://lattes.cnpq.br/7505856827379763 MÃrcia Barroso Camilo de AtaÃde00000000777http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702576H6Maria LÃcia Zanetti 02019445883http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4793124J141602455449Ana Maria Parente Garcia AlencarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRHealth Services Evaluation Diabetes Mellitus Outcome and Process Assessment (Health Care) Unified Health SystemENFERMAGEMEstudo de caso Ãnico com o objetivo geral de avaliar a estrutura, o processo e o resultado da atenÃÃo em diabetes no Centro Integrado de Diabetes e HipertensÃo de Barbalha-CearÃ. Da amostra constaram 108 prontuÃrios de saÃde de usuÃrios com diabetes mellitus tipo 2 e nove profissionais envolvidos na atenÃÃo em diabetes. A coleta de dados desenvolveu-se no perÃodo de julho a dezembro de 2011 utilizando-se de trÃs fontes de evidÃncias: prontuÃrios de saÃde, mapas e observaÃÃo direta. Para anÃlise adotou-se AvaliaÃÃo de Cuidados em SaÃde proposta por Donabedian (1980). Em relaÃÃo à caracterizaÃÃo dos usuÃrios, segundo se constatou ,85,2% eram do sexo feminino, mediana de idade de 67 anos, tempo de tratamento com mediana de 8 anos, 97,7% tinham hipertensÃo arterial, 91,6% estavam em acompanhamento com endocrinologista, 46,3% em uso de antidiabÃtico oral associado a anti-hipertensivo e insulina, 24,1% de aspirina e 23,1% de estatinas. Quanto ao componente estrutura, a estrutura fÃsica contraria em parte o preconizado pela AgÃncia Nacional de VigilÃncia SanitÃria, portanto, inadequada para atender plenamente as necessidades dos usuÃrios e dos profissionais. No tocante aos recursos materiais, medicamentos e insumos, suprem as necessidades quanto Ãs quantidades existentes. No referente ao componente processo, as consultas de enfermagem nÃo sÃo baseadas na metodologia da assistÃncia, as mÃdicas sÃo centradas na relaÃÃo queixa-conduta e as de nutriÃÃo na prescriÃÃo do plano e educaÃÃo alimentar. OrientaÃÃes quanto à alimentaÃÃo foram ofertadas aos usuÃrios pelo enfermeiro e mÃdico, com Ãnfase na restriÃÃo do sal, do aÃÃcar, das gorduras e na diminuiÃÃo dos carboidratos, enquanto os nutricionistas abordaram aspectos dos grupos alimentares, suas substituiÃÃes e regularidade dos horÃrios das refeiÃÃes. Apenas o endocrinologista orientou sobre atividade fÃsica. Quanto Ãs orientaÃÃes sobre medicamentos, o enfermeiro foi o principal responsÃvel. Evidenciaram-se lacunas no inerente à oferta de orientaÃÃes educativas grupais pelos profissionais de saÃde aos usuÃrios. O exame dos pÃs dos usuÃrios nÃo fazia parte do atendimento do endocrinologista e do enfermeiro. O auxiliar e o tÃcnico de enfermagem realizavam a verificaÃÃo da glicemia capilar, da pressÃo arterial, do peso corporal e da altura. Enquanto o recepcionista e o auxiliar de serviÃos gerais desempenharam parte das suas competÃncias tÃcnicas, o auxiliar e o tÃcnico de enfermagem apresentaram o maior nÃmero de registros nos prontuÃrios, seguidos pelo mÃdico. Embora o registro das consultas de nutriÃÃo tenha se revelado incipiente e as de enfermagem nÃo tenham atingido a totalidade dos prontuÃrios, o registro da aferiÃÃo da pressÃo arterial, da glicemia capilar e o do peso à prÃtica estabelecida na rotina do centro. Jà o registro da altura e do Ãndice de massa corpÃrea foi incipiente, enquanto o da circunferÃncia abdominal foi inexistente. No tocante ao exame do pà e do olho, os percentuais de registro foram baixos no perÃodo investigado. Segundo constatado, o registro de exames laboratoriais nÃo alcanÃou a totalidade dos prontuÃrios investigados, mas o registro de orientaÃÃes acerca da alimentaÃÃo e atividade fÃsica obteve percentuais expressivos no perÃodo estudado. Houve lacunas de registros quanto a estratÃgias educativas grupais referentes ao tratamento medicamentoso e nÃo medicamentoso. Quanto ao componente resultado, constatou-se no ano de 2007 que o serviÃo atendeu a exigÃncia do indicador LDL colesterol < 100mg/dl, em 2008 cumpriu o determinado para os indicadores hemoglobina A1c > 9%, A1c < 7% e o LDL < 100mg/dl. Contudo, no ano de 2009, o Ãnico indicador alcanÃado foi o LDL < 100 mg/dl. Diante dos resultados encontrados e compreendendo a avaliÃÃo em saÃde como instrumento para tomada de decisÃo, ressalta-se a importÃncia da atenÃÃo do gestor municipal, coordenaÃÃo e profissionais em reestruturar o referido centro em face das fragilidades constatadas.This is a single case study that aimed to assess the structure, the process and the outcome of diabetes care in the Integrated Center for Diabetes and Hypertension of Barbalha-CE, Brazil. The sample consisted of 108 medical records of patients with diabetes mellitus type 2 and nine professionals involved in diabetes care. Data collection was carried out from July to December 2011, using three sources of evidence: medical records, maps and direct observation. For the analysis, we used the Health Care Evaluation proposed by Donabedian (1980). Regarding the characterization of users, we verified that 85.2% were female, median age of 67 years, with median treatment time of 8 years, 97.7% had hypertension, 91.6% were in endocrinology follow-up, 46.3% were using oral antidiabetic associated with antihypertensive and insulin, 24.1% aspirin and 23.1% statins. Regarding the component structure, the physical structure partly contradicts the recommendations of the National Agency for Sanitary Vigilance, therefore inadequate to fully meet the needs of users and professionals. As for the material resources, medicines and supplies, they met the needs concerning the existing quantities. Regarding the component process, we verified that nursing consultations are not based on the assistance methodology; medical consultations are centered on the complaint-behavior relationship; and nutrition consultations in the plan prescription and nutrition education. Guidelines on eating were offered to the users by nurses and doctors, focusing on restriction of salt, sugar, fat and carbohydrates decrease, while nutritionists approached aspects of the food groups, their replacements and regularity of mealtimes. Only the endocrinologist advised about physical activity. Regarding the guidelines on medication, nurses were the main responsible. We identified gaps inherent to the offer of group educational guidelines to users by health professionals. The foot examination was not part of the assistance of endocrinologists and nurses. The nurse assistants and technicians performed the verification of blood glucose, blood pressure, body weight and height. The receptionist and general services assistant played part of their technical skills, while the nurse assistants and technicians presented the highest number of medical records, followed by doctors. Although the register of nutrition consultations has proved incipient and the nursing consultations have not fully reached the records, the register of blood pressure, blood glucose and weight measurements are established practices in the daily routine of the center. The register of height and body mass index was incipient, while waist circumference was nonexistent. Regarding the foot and eye examination, the registration rates were low in the investigated period. We found that the register of laboratory tests did not reach all the records investigated, but the register of guidelines on diet and physical activity presented significant percentage during the study period. There were gaps in records on the group educational strategies concerning the medical and non-medical treatment. Regarding the component outcome, we verified that in 2007 the service has met the requirement of the indicator LDL cholesterol < 100mg/dl, in 2008 it has met the specific indicators for A1c hemoglobin > 9%, A1c < 7% and LDL < 100 mg/dl. However, in 2009, the only indicator achieved was LDL < 100 mg/dl. Considering the results found and understanding the health services evaluation as a tool for decision-making, we highlight the importance of the attention of the city manager, coordination and professionals in order to restructure the center in study, given the weaknesses noted.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10000application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:00Zmail@mail.com -
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Ana Maria Parente Garcia Alencar
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description Estudo de caso Ãnico com o objetivo geral de avaliar a estrutura, o processo e o resultado da atenÃÃo em diabetes no Centro Integrado de Diabetes e HipertensÃo de Barbalha-CearÃ. Da amostra constaram 108 prontuÃrios de saÃde de usuÃrios com diabetes mellitus tipo 2 e nove profissionais envolvidos na atenÃÃo em diabetes. A coleta de dados desenvolveu-se no perÃodo de julho a dezembro de 2011 utilizando-se de trÃs fontes de evidÃncias: prontuÃrios de saÃde, mapas e observaÃÃo direta. Para anÃlise adotou-se AvaliaÃÃo de Cuidados em SaÃde proposta por Donabedian (1980). Em relaÃÃo à caracterizaÃÃo dos usuÃrios, segundo se constatou ,85,2% eram do sexo feminino, mediana de idade de 67 anos, tempo de tratamento com mediana de 8 anos, 97,7% tinham hipertensÃo arterial, 91,6% estavam em acompanhamento com endocrinologista, 46,3% em uso de antidiabÃtico oral associado a anti-hipertensivo e insulina, 24,1% de aspirina e 23,1% de estatinas. Quanto ao componente estrutura, a estrutura fÃsica contraria em parte o preconizado pela AgÃncia Nacional de VigilÃncia SanitÃria, portanto, inadequada para atender plenamente as necessidades dos usuÃrios e dos profissionais. No tocante aos recursos materiais, medicamentos e insumos, suprem as necessidades quanto Ãs quantidades existentes. No referente ao componente processo, as consultas de enfermagem nÃo sÃo baseadas na metodologia da assistÃncia, as mÃdicas sÃo centradas na relaÃÃo queixa-conduta e as de nutriÃÃo na prescriÃÃo do plano e educaÃÃo alimentar. OrientaÃÃes quanto à alimentaÃÃo foram ofertadas aos usuÃrios pelo enfermeiro e mÃdico, com Ãnfase na restriÃÃo do sal, do aÃÃcar, das gorduras e na diminuiÃÃo dos carboidratos, enquanto os nutricionistas abordaram aspectos dos grupos alimentares, suas substituiÃÃes e regularidade dos horÃrios das refeiÃÃes. Apenas o endocrinologista orientou sobre atividade fÃsica. Quanto Ãs orientaÃÃes sobre medicamentos, o enfermeiro foi o principal responsÃvel. Evidenciaram-se lacunas no inerente à oferta de orientaÃÃes educativas grupais pelos profissionais de saÃde aos usuÃrios. O exame dos pÃs dos usuÃrios nÃo fazia parte do atendimento do endocrinologista e do enfermeiro. O auxiliar e o tÃcnico de enfermagem realizavam a verificaÃÃo da glicemia capilar, da pressÃo arterial, do peso corporal e da altura. Enquanto o recepcionista e o auxiliar de serviÃos gerais desempenharam parte das suas competÃncias tÃcnicas, o auxiliar e o tÃcnico de enfermagem apresentaram o maior nÃmero de registros nos prontuÃrios, seguidos pelo mÃdico. Embora o registro das consultas de nutriÃÃo tenha se revelado incipiente e as de enfermagem nÃo tenham atingido a totalidade dos prontuÃrios, o registro da aferiÃÃo da pressÃo arterial, da glicemia capilar e o do peso à prÃtica estabelecida na rotina do centro. Jà o registro da altura e do Ãndice de massa corpÃrea foi incipiente, enquanto o da circunferÃncia abdominal foi inexistente. No tocante ao exame do pà e do olho, os percentuais de registro foram baixos no perÃodo investigado. Segundo constatado, o registro de exames laboratoriais nÃo alcanÃou a totalidade dos prontuÃrios investigados, mas o registro de orientaÃÃes acerca da alimentaÃÃo e atividade fÃsica obteve percentuais expressivos no perÃodo estudado. Houve lacunas de registros quanto a estratÃgias educativas grupais referentes ao tratamento medicamentoso e nÃo medicamentoso. Quanto ao componente resultado, constatou-se no ano de 2007 que o serviÃo atendeu a exigÃncia do indicador LDL colesterol < 100mg/dl, em 2008 cumpriu o determinado para os indicadores hemoglobina A1c > 9%, A1c < 7% e o LDL < 100mg/dl. Contudo, no ano de 2009, o Ãnico indicador alcanÃado foi o LDL < 100 mg/dl. Diante dos resultados encontrados e compreendendo a avaliÃÃo em saÃde como instrumento para tomada de decisÃo, ressalta-se a importÃncia da atenÃÃo do gestor municipal, coordenaÃÃo e profissionais em reestruturar o referido centro em face das fragilidades constatadas.
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