A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5953 |
Resumo: | Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser esse momento marcado por uma expressiva mobilizaÃÃo para se construir uma naÃÃo essencialmente brasileira. A pesquisa à dirigida sob a perspectiva da AnÃlise do Discurso, mais especificamente, a de linha francesa orientada por Dominique Maingueneau. Para abordar a metadiscursividade na canÃÃo, lanÃamos mÃo dos estudos de Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) e Costa (2009). A partir desses autores, pudemos propor a articulaÃÃo entre os investimentos discursivos desenvolvidos por Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â cenografia, gÃnero do discurso, cÃdigo de linguagem e ethos â e as diversas formas autorreferenciais utilizadas pelo enunciador para comentar a linguagem. Dessa forma, pensamos a manifestaÃÃo da metadiscursividade a partir de quatro for-mas: I â o enunciador constrÃi cenografias que acionam o discurso do qual participa (me-tadiscursividade cenogrÃfica); II â o gÃnero do discurso ou seu(s) gÃnero(s) musical(is) à foco de um movimento autorreferencial (metadiscursividade genÃrica); III â o enuncia-dor articula uma aÃÃo de automenÃÃo em torno da explicitaÃÃo do como enunciar, apresen-tando, portanto, comentÃrios em torno do carÃter, da corporalidade ou da voz, constituintes da instÃncia discursiva ethos (metadiscursividade Ãtica); e IV â o enunciador lanÃa mÃo do cÃdigo de linguagem para refletir sobre o cÃdigo de linguagem (metadiscursividade linguÃstica). ApÃs a anÃlise, concluÃmos que a metadiscursividade cenogrÃfica possibilitou a construÃÃo de pretensos sÃmbolos de brasilidade; a metadiscursividade genÃrica favoreceu a fixaÃÃo do gÃnero musical samba; a metadiscursividade Ãtica serviu à afirmaÃÃo de um determinado modo brasileiro de enunciar; e, por fim, a metadiscursividade linguÃstica proporcionou a atribuiÃÃo de um carÃter nacional à lÃngua falada no Brasil. Com isso, percebemos que os enunciadores dos sambas em anÃlise fazem uso de recursos metadiscursi-vos para se constituÃrem, construindo uma identidade nacional que, direta ou indiretamente, se relaciona ao universo literomusical. |
id |
UFC_ae966b1c04c09cf73a19435513598538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3453 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945The constitution of a national identity on the basis of metadiscursivity in sambas composed between 1929 and 19452010-04-30Nelson Barros da Costa29848938320JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546JoÃo Batista Costa GonÃalves37809113372MÃnica MagalhÃes Cavalcante2205279831595125485349http://lattes.cnpq.br/3009411664660776Aline FabÃola Freitas MendesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMetadiscursividade Identidade Nacional Investimentos Discursivos SambaMetadiscursivity National Identity Discursive Investments SambaLINGUISTICANesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser esse momento marcado por uma expressiva mobilizaÃÃo para se construir uma naÃÃo essencialmente brasileira. A pesquisa à dirigida sob a perspectiva da AnÃlise do Discurso, mais especificamente, a de linha francesa orientada por Dominique Maingueneau. Para abordar a metadiscursividade na canÃÃo, lanÃamos mÃo dos estudos de Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) e Costa (2009). A partir desses autores, pudemos propor a articulaÃÃo entre os investimentos discursivos desenvolvidos por Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â cenografia, gÃnero do discurso, cÃdigo de linguagem e ethos â e as diversas formas autorreferenciais utilizadas pelo enunciador para comentar a linguagem. Dessa forma, pensamos a manifestaÃÃo da metadiscursividade a partir de quatro for-mas: I â o enunciador constrÃi cenografias que acionam o discurso do qual participa (me-tadiscursividade cenogrÃfica); II â o gÃnero do discurso ou seu(s) gÃnero(s) musical(is) à foco de um movimento autorreferencial (metadiscursividade genÃrica); III â o enuncia-dor articula uma aÃÃo de automenÃÃo em torno da explicitaÃÃo do como enunciar, apresen-tando, portanto, comentÃrios em torno do carÃter, da corporalidade ou da voz, constituintes da instÃncia discursiva ethos (metadiscursividade Ãtica); e IV â o enunciador lanÃa mÃo do cÃdigo de linguagem para refletir sobre o cÃdigo de linguagem (metadiscursividade linguÃstica). ApÃs a anÃlise, concluÃmos que a metadiscursividade cenogrÃfica possibilitou a construÃÃo de pretensos sÃmbolos de brasilidade; a metadiscursividade genÃrica favoreceu a fixaÃÃo do gÃnero musical samba; a metadiscursividade Ãtica serviu à afirmaÃÃo de um determinado modo brasileiro de enunciar; e, por fim, a metadiscursividade linguÃstica proporcionou a atribuiÃÃo de um carÃter nacional à lÃngua falada no Brasil. Com isso, percebemos que os enunciadores dos sambas em anÃlise fazem uso de recursos metadiscursi-vos para se constituÃrem, construindo uma identidade nacional que, direta ou indiretamente, se relaciona ao universo literomusical. In this study, we aim to analyze how the metadiscursive maker is configured in facing the constitution of a national identity in sambas composed between 1929 and 1945. The choice of the corpus is justified by the expressive use of the metadiscursive resource by the discursive subjects in the analyzed sambas, and also because during this period there was an expressive mobilization to build an essentially Brazilian nation. This research follows the perspectives of the French Discourse Analysis, particularly of Dominique Maingueneauâs theories. Basing on Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) and Costaâs (2009) studies. From them we could propose the articulation between the discursive investments developed by Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â scenography, discursive genre, language code and ethos â, and the various autorreferential forms used by the enunciator to comment the language. Thus we think of the metadiscursivity manifestation in four different ways: I â the enunciator represents the scenography in the discourse he takes part in (scenographic metadiscursivity); II â the discursive genre or its subgenre(s) are the focus of an autorreferential movement (generic metadiscursivity); III â the enunciator uses the language code to reflect on the language code (linguistic metadiscursivity); IV â the enunciator articulates an automention action with the explicitness of how to enunciate, presenting, hence, comments about the character, the corporality or the voice, which constitute the discursive instance called ethos (ethical metadiscursivity). After the analysis, we conclude than the scenographic metadiscursivity possibilitated the formation of pretence Brazilian symbols; the generic metadiscursivity favored the fixation of musical generic samba; the ethical metadiscursivity served the affirmation of a determinate Brazilian how to enunciate; and, at last, the linguistic metadiscursivity proportion the attribution of a spoken language nation character in Brazil. With them the samba enunciator we analyze use metadiscursive resources to be constituted, building a national identity which is directly or indirectly related to the literomusical universe.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5953application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:00Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The constitution of a national identity on the basis of metadiscursivity in sambas composed between 1929 and 1945 |
title |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
spellingShingle |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 Aline FabÃola Freitas Mendes Metadiscursividade Identidade Nacional Investimentos Discursivos Samba Metadiscursivity National Identity Discursive Investments Samba LINGUISTICA |
title_short |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
title_full |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
title_fullStr |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
title_full_unstemmed |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
title_sort |
A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 |
author |
Aline FabÃola Freitas Mendes |
author_facet |
Aline FabÃola Freitas Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nelson Barros da Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
29848938320 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
58255419349 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3016042855685546 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Batista Costa GonÃalves |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
37809113372 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MÃnica MagalhÃes Cavalcante |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22052798315 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95125485349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3009411664660776 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline FabÃola Freitas Mendes |
contributor_str_mv |
Nelson Barros da Costa JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo JoÃo Batista Costa GonÃalves MÃnica MagalhÃes Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metadiscursividade Identidade Nacional Investimentos Discursivos Samba |
topic |
Metadiscursividade Identidade Nacional Investimentos Discursivos Samba Metadiscursivity National Identity Discursive Investments Samba LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Metadiscursivity National Identity Discursive Investments Samba |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser esse momento marcado por uma expressiva mobilizaÃÃo para se construir uma naÃÃo essencialmente brasileira. A pesquisa à dirigida sob a perspectiva da AnÃlise do Discurso, mais especificamente, a de linha francesa orientada por Dominique Maingueneau. Para abordar a metadiscursividade na canÃÃo, lanÃamos mÃo dos estudos de Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) e Costa (2009). A partir desses autores, pudemos propor a articulaÃÃo entre os investimentos discursivos desenvolvidos por Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â cenografia, gÃnero do discurso, cÃdigo de linguagem e ethos â e as diversas formas autorreferenciais utilizadas pelo enunciador para comentar a linguagem. Dessa forma, pensamos a manifestaÃÃo da metadiscursividade a partir de quatro for-mas: I â o enunciador constrÃi cenografias que acionam o discurso do qual participa (me-tadiscursividade cenogrÃfica); II â o gÃnero do discurso ou seu(s) gÃnero(s) musical(is) à foco de um movimento autorreferencial (metadiscursividade genÃrica); III â o enuncia-dor articula uma aÃÃo de automenÃÃo em torno da explicitaÃÃo do como enunciar, apresen-tando, portanto, comentÃrios em torno do carÃter, da corporalidade ou da voz, constituintes da instÃncia discursiva ethos (metadiscursividade Ãtica); e IV â o enunciador lanÃa mÃo do cÃdigo de linguagem para refletir sobre o cÃdigo de linguagem (metadiscursividade linguÃstica). ApÃs a anÃlise, concluÃmos que a metadiscursividade cenogrÃfica possibilitou a construÃÃo de pretensos sÃmbolos de brasilidade; a metadiscursividade genÃrica favoreceu a fixaÃÃo do gÃnero musical samba; a metadiscursividade Ãtica serviu à afirmaÃÃo de um determinado modo brasileiro de enunciar; e, por fim, a metadiscursividade linguÃstica proporcionou a atribuiÃÃo de um carÃter nacional à lÃngua falada no Brasil. Com isso, percebemos que os enunciadores dos sambas em anÃlise fazem uso de recursos metadiscursi-vos para se constituÃrem, construindo uma identidade nacional que, direta ou indiretamente, se relaciona ao universo literomusical. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
In this study, we aim to analyze how the metadiscursive maker is configured in facing the constitution of a national identity in sambas composed between 1929 and 1945. The choice of the corpus is justified by the expressive use of the metadiscursive resource by the discursive subjects in the analyzed sambas, and also because during this period there was an expressive mobilization to build an essentially Brazilian nation. This research follows the perspectives of the French Discourse Analysis, particularly of Dominique Maingueneauâs theories. Basing on Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) and Costaâs (2009) studies. From them we could propose the articulation between the discursive investments developed by Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â scenography, discursive genre, language code and ethos â, and the various autorreferential forms used by the enunciator to comment the language. Thus we think of the metadiscursivity manifestation in four different ways: I â the enunciator represents the scenography in the discourse he takes part in (scenographic metadiscursivity); II â the discursive genre or its subgenre(s) are the focus of an autorreferential movement (generic metadiscursivity); III â the enunciator uses the language code to reflect on the language code (linguistic metadiscursivity); IV â the enunciator articulates an automention action with the explicitness of how to enunciate, presenting, hence, comments about the character, the corporality or the voice, which constitute the discursive instance called ethos (ethical metadiscursivity). After the analysis, we conclude than the scenographic metadiscursivity possibilitated the formation of pretence Brazilian symbols; the generic metadiscursivity favored the fixation of musical generic samba; the ethical metadiscursivity served the affirmation of a determinate Brazilian how to enunciate; and, at last, the linguistic metadiscursivity proportion the attribution of a spoken language nation character in Brazil. With them the samba enunciator we analyze use metadiscursive resources to be constituted, building a national identity which is directly or indirectly related to the literomusical universe. |
description |
Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser esse momento marcado por uma expressiva mobilizaÃÃo para se construir uma naÃÃo essencialmente brasileira. A pesquisa à dirigida sob a perspectiva da AnÃlise do Discurso, mais especificamente, a de linha francesa orientada por Dominique Maingueneau. Para abordar a metadiscursividade na canÃÃo, lanÃamos mÃo dos estudos de Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) e Costa (2009). A partir desses autores, pudemos propor a articulaÃÃo entre os investimentos discursivos desenvolvidos por Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â cenografia, gÃnero do discurso, cÃdigo de linguagem e ethos â e as diversas formas autorreferenciais utilizadas pelo enunciador para comentar a linguagem. Dessa forma, pensamos a manifestaÃÃo da metadiscursividade a partir de quatro for-mas: I â o enunciador constrÃi cenografias que acionam o discurso do qual participa (me-tadiscursividade cenogrÃfica); II â o gÃnero do discurso ou seu(s) gÃnero(s) musical(is) à foco de um movimento autorreferencial (metadiscursividade genÃrica); III â o enuncia-dor articula uma aÃÃo de automenÃÃo em torno da explicitaÃÃo do como enunciar, apresen-tando, portanto, comentÃrios em torno do carÃter, da corporalidade ou da voz, constituintes da instÃncia discursiva ethos (metadiscursividade Ãtica); e IV â o enunciador lanÃa mÃo do cÃdigo de linguagem para refletir sobre o cÃdigo de linguagem (metadiscursividade linguÃstica). ApÃs a anÃlise, concluÃmos que a metadiscursividade cenogrÃfica possibilitou a construÃÃo de pretensos sÃmbolos de brasilidade; a metadiscursividade genÃrica favoreceu a fixaÃÃo do gÃnero musical samba; a metadiscursividade Ãtica serviu à afirmaÃÃo de um determinado modo brasileiro de enunciar; e, por fim, a metadiscursividade linguÃstica proporcionou a atribuiÃÃo de um carÃter nacional à lÃngua falada no Brasil. Com isso, percebemos que os enunciadores dos sambas em anÃlise fazem uso de recursos metadiscursi-vos para se constituÃrem, construindo uma identidade nacional que, direta ou indiretamente, se relaciona ao universo literomusical. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5953 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295147745607680 |