ConcepÃÃes histÃricas e polÃticas da formaÃÃo de professores no Brasil: um enfoque sobre as polÃticas dos governos FHC e LULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalina Gondim de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17717
Resumo: O trabalho tem o objetivo de identificar as polÃticas de formaÃÃo de professores nos governos neoliberais no Brasil, com enfoque especial nos Governos de Fernando Henrique Cardoso - FHC e Luiz InÃcio Lula da Silva â Lula; e analisÃ-las no contexto da educaÃÃo brasileira contemporÃnea. Estabelece como recorte temporal, no caso dos dois governos, o perÃodo compreendido entre 1995 e 2010, tendo em vista o objeto de estudo. Trata-se de pesquisa de carÃter bibliogrÃfico e documental que utiliza como referencial de anÃlise a dialÃtica materialista histÃrica, pois ela à uma teoria do conhecimento capaz de explicitar a realidade, expor as contradiÃÃes e apontar as possibilidades de superaÃÃo. Os dados indicam que as polÃticas de formaÃÃo de professores na conjuntura analisada apresentam-se fragmentadas, descontextualizadas, sob o jugo do capital. Neste prisma, questionam as prÃticas dos professores, suas maneiras de fazer ser e agir jà estabilizadas, os mÃtodos utilizados, os modelos de avaliaÃÃo, bem como a organizaÃÃo curricular, sob a emergÃncia de novos paradigmas em educaÃÃo. Assim, este estudo aponta para as contradiÃÃes evidenciadas na formaÃÃo de professores, pois entende que este processo nÃo pode ignorar a questÃo da luta de classes e da histÃrica negaÃÃo dos conhecimentos aos trabalhadores que, no caso em anÃlise, sÃo os professores da educaÃÃo bÃsica, o que torna o problema ainda mais agravante, dado que esses, em sua maioria, terÃo como local de trabalho a escola pÃblica, instituiÃÃo que tem como populaÃÃo escolar os filhos da classe trabalhadora.
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