A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9946
Resumo: O objetivo deste trabalho à analisar o processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias de Fortaleza realizado pelo INEP/MEC no contexto das polÃticas pÃblicas para educaÃÃo. Faz uma breve trajetÃria das polÃticas pÃblicas e mostra o ensino superior brasileiro no contexto das polÃticas neoliberais. Como cenÃrio interno observou-se o modo como se articula a biblioteca universitÃria do setor privado com as instituiÃÃes nas dimensÃes de estrutura fÃsica e atividades pedagÃgicas. Procura estabelecer linhas de conexÃo entre o instrumento do SINAES e a efetividade da biblioteca no processo avaliativo determinado pelo INEP/MEC. Diante dessa realidade buscou-se analisar as bibliotecas a partir do entendimento dos avaliadores do INEP, dos dirigentes de instituiÃÃes privadas e dos bibliotecÃrios. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e os dados foram analisados sob a perspectiva da a AnÃlise do Discurso do Sujeito Coletivo, que se baseia na opiniÃo dos atores envolvidos com a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a biblioteca universitÃria ainda està em posiÃÃo bastante frÃgil nas instituiÃÃes de ensino superior privadas, havendo grande disparidade entre os conceitos apresentados para essa unidade de informaÃÃo. Concluiu-se tambÃm que està presente no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas grande subjetividade por parte dos avaliadores. Pode-se afirmar, ainda, que o entendimento do que à avaliado nas bibliotecas nÃo à uniforme e que a inserÃÃo dessa unidade de informaÃÃo nos processos de ensino-aprendizagem à incipiente.
id UFC_afae7c4c2c6cc6206a1d904de7a1ce8a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6668
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em FortalezaMediation SINAES in the evaluation process of the university libraries in Fortaleza2012-09-06Francisco Ari de Andrade16576381387Elione Maria Nogueira Diogenes32280688387http://lattes.cnpq.br/2352567866641388Virginia Bentes Pinto08123667353http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780251P850187295387http://lattes.cnpq.br/6346079652322359Maria Aurea Montenegro Albuquerque GuerraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRBiblioteca UniversitÃria-AvaliaÃÃo Ensino Superior-AvaliaÃÃo SINAESUniversitarian Library â Evaluation Higher Education â evaluation SINAESPOLITICA PUBLICA E POPULACAOO objetivo deste trabalho à analisar o processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias de Fortaleza realizado pelo INEP/MEC no contexto das polÃticas pÃblicas para educaÃÃo. Faz uma breve trajetÃria das polÃticas pÃblicas e mostra o ensino superior brasileiro no contexto das polÃticas neoliberais. Como cenÃrio interno observou-se o modo como se articula a biblioteca universitÃria do setor privado com as instituiÃÃes nas dimensÃes de estrutura fÃsica e atividades pedagÃgicas. Procura estabelecer linhas de conexÃo entre o instrumento do SINAES e a efetividade da biblioteca no processo avaliativo determinado pelo INEP/MEC. Diante dessa realidade buscou-se analisar as bibliotecas a partir do entendimento dos avaliadores do INEP, dos dirigentes de instituiÃÃes privadas e dos bibliotecÃrios. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e os dados foram analisados sob a perspectiva da a AnÃlise do Discurso do Sujeito Coletivo, que se baseia na opiniÃo dos atores envolvidos com a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a biblioteca universitÃria ainda està em posiÃÃo bastante frÃgil nas instituiÃÃes de ensino superior privadas, havendo grande disparidade entre os conceitos apresentados para essa unidade de informaÃÃo. Concluiu-se tambÃm que està presente no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas grande subjetividade por parte dos avaliadores. Pode-se afirmar, ainda, que o entendimento do que à avaliado nas bibliotecas nÃo à uniforme e que a inserÃÃo dessa unidade de informaÃÃo nos processos de ensino-aprendizagem à incipiente. The aim of this work is to analyze the process of evaluation of the universitarian libraries of Fortaleza (CearÃ, Brazil) accomplished by INEP/MEC. Here is, also, a brief trajectory of the evaluation of higher education in Brazil, showed under the context of the neo-liberal politics. As internal scenery, it is observable the ways of articulation of the universitarian library of the private instance with the dimensions of physical structure and pedagogical activities. It is intended to establish lines of connection between the instrument of SINAES and the effectiveness of the library in the evaluative process determined by INEP/MEC. Before this reality, the analysis focused on the understanding of INEP evaluators, the managers of private institutions and the librarians. The used methodology is based on fieldwork and the data was analyzed under the perspective of the Discourse Analysis of the Collective Subject, which is based on the opinion of the actors involved in the role of the library in the institutional panorama. The achievements point the universitarian library at a fragile position in the private colleges, having disparity between the featured concepts for this unity of information. It concludes also that the subjectivity, by the part of the evaluators, is constant in the libraries‟ processes of evaluation. Also can be said that the understanding of what is evaluated is not uniform and the insertion of this unity of information in the processes of teaching-learning is still incipient.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9946application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mediation SINAES in the evaluation process of the university libraries in Fortaleza
title A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
spellingShingle A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
Biblioteca UniversitÃria-AvaliaÃÃo
Ensino Superior-AvaliaÃÃo
SINAES
Universitarian Library â Evaluation
Higher Education â evaluation
SINAES
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
title_full A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
title_fullStr A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
title_full_unstemmed A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
title_sort A mediaÃÃo do SINAES no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias em Fortaleza
author Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
author_facet Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elione Maria Nogueira Diogenes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 32280688387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352567866641388
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Virginia Bentes Pinto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08123667353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780251P8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 50187295387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6346079652322359
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Elione Maria Nogueira Diogenes
Virginia Bentes Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca UniversitÃria-AvaliaÃÃo
Ensino Superior-AvaliaÃÃo
SINAES
topic Biblioteca UniversitÃria-AvaliaÃÃo
Ensino Superior-AvaliaÃÃo
SINAES
Universitarian Library â Evaluation
Higher Education â evaluation
SINAES
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Universitarian Library â Evaluation
Higher Education â evaluation
SINAES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho à analisar o processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias de Fortaleza realizado pelo INEP/MEC no contexto das polÃticas pÃblicas para educaÃÃo. Faz uma breve trajetÃria das polÃticas pÃblicas e mostra o ensino superior brasileiro no contexto das polÃticas neoliberais. Como cenÃrio interno observou-se o modo como se articula a biblioteca universitÃria do setor privado com as instituiÃÃes nas dimensÃes de estrutura fÃsica e atividades pedagÃgicas. Procura estabelecer linhas de conexÃo entre o instrumento do SINAES e a efetividade da biblioteca no processo avaliativo determinado pelo INEP/MEC. Diante dessa realidade buscou-se analisar as bibliotecas a partir do entendimento dos avaliadores do INEP, dos dirigentes de instituiÃÃes privadas e dos bibliotecÃrios. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e os dados foram analisados sob a perspectiva da a AnÃlise do Discurso do Sujeito Coletivo, que se baseia na opiniÃo dos atores envolvidos com a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a biblioteca universitÃria ainda està em posiÃÃo bastante frÃgil nas instituiÃÃes de ensino superior privadas, havendo grande disparidade entre os conceitos apresentados para essa unidade de informaÃÃo. Concluiu-se tambÃm que està presente no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas grande subjetividade por parte dos avaliadores. Pode-se afirmar, ainda, que o entendimento do que à avaliado nas bibliotecas nÃo à uniforme e que a inserÃÃo dessa unidade de informaÃÃo nos processos de ensino-aprendizagem à incipiente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The aim of this work is to analyze the process of evaluation of the universitarian libraries of Fortaleza (CearÃ, Brazil) accomplished by INEP/MEC. Here is, also, a brief trajectory of the evaluation of higher education in Brazil, showed under the context of the neo-liberal politics. As internal scenery, it is observable the ways of articulation of the universitarian library of the private instance with the dimensions of physical structure and pedagogical activities. It is intended to establish lines of connection between the instrument of SINAES and the effectiveness of the library in the evaluative process determined by INEP/MEC. Before this reality, the analysis focused on the understanding of INEP evaluators, the managers of private institutions and the librarians. The used methodology is based on fieldwork and the data was analyzed under the perspective of the Discourse Analysis of the Collective Subject, which is based on the opinion of the actors involved in the role of the library in the institutional panorama. The achievements point the universitarian library at a fragile position in the private colleges, having disparity between the featured concepts for this unity of information. It concludes also that the subjectivity, by the part of the evaluators, is constant in the libraries‟ processes of evaluation. Also can be said that the understanding of what is evaluated is not uniform and the insertion of this unity of information in the processes of teaching-learning is still incipient.
description O objetivo deste trabalho à analisar o processo de avaliaÃÃo das bibliotecas universitÃrias de Fortaleza realizado pelo INEP/MEC no contexto das polÃticas pÃblicas para educaÃÃo. Faz uma breve trajetÃria das polÃticas pÃblicas e mostra o ensino superior brasileiro no contexto das polÃticas neoliberais. Como cenÃrio interno observou-se o modo como se articula a biblioteca universitÃria do setor privado com as instituiÃÃes nas dimensÃes de estrutura fÃsica e atividades pedagÃgicas. Procura estabelecer linhas de conexÃo entre o instrumento do SINAES e a efetividade da biblioteca no processo avaliativo determinado pelo INEP/MEC. Diante dessa realidade buscou-se analisar as bibliotecas a partir do entendimento dos avaliadores do INEP, dos dirigentes de instituiÃÃes privadas e dos bibliotecÃrios. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e os dados foram analisados sob a perspectiva da a AnÃlise do Discurso do Sujeito Coletivo, que se baseia na opiniÃo dos atores envolvidos com a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a biblioteca universitÃria ainda està em posiÃÃo bastante frÃgil nas instituiÃÃes de ensino superior privadas, havendo grande disparidade entre os conceitos apresentados para essa unidade de informaÃÃo. Concluiu-se tambÃm que està presente no processo de avaliaÃÃo das bibliotecas grande subjetividade por parte dos avaliadores. Pode-se afirmar, ainda, que o entendimento do que à avaliado nas bibliotecas nÃo à uniforme e que a inserÃÃo dessa unidade de informaÃÃo nos processos de ensino-aprendizagem à incipiente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9946
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173820547072