Professores de histÃria como intelectuais orgÃnicos crÃticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19198
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProfessores de histÃria como intelectuais orgÃnicos crÃticosHistory teachers as critical organic intellectuals2017-04-04LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Luiz Botelho Albuquerque00200220187FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/066062115824889004313309306 http://lattes.cnpq.br/6213226508762682Danielle Rodrigues de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProfessor de HistÃria Intelectuais OrgÃnicos DocÃnciaHistory teacher Organic intellectuals TeachingHISTORIACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Essa pesquisa investigou se os professores de HistÃria sÃo intelectuais orgÃnicos na atualidade. Para alcanÃar os objetivos almejados, abordei a categoria de intelectual orgÃnico de acordo com o pensamento de AntÃnio Gramsci (1988). TambÃm refleti sobre a fala dos docentes e sua relaÃÃo com a escola, a formaÃÃo e a prÃxis. Por fim, identifiquei caracterÃsticas de intelectuais orgÃnicos nos relatos e nas aÃÃes dos docentes investigados. As obras de Gramsci (1988), Freire (2000), Tardif (2002), Monteiro (2007) e ImbernÃn (2009) compÃem a base teÃrica dessa pesquisa. A etnometodologia, que segundo Coulon (1995), à mÃtodo que busca interpretar as aÃÃes cotidianas atravÃs das falas e da racionalidade discursiva dos sujeitos, inspirou essa investigaÃÃo. Nesse sentido, a anÃlise de dados se deu a partir do relatÃrio de observaÃÃo sobre a prÃtica docente e das entrevistas que foram realizadas com alguns profissionais da Escola de Ensino MÃdio Adauto Bezerra, no caso, cinco professores efetivos de HistÃria que possuem mais de dez anos de experiÃncia na docÃncia. A escolha do lÃcus da pesquisa foi motivada devido ao seu destaque dentre as escolas pÃblicas de Fortaleza no ingresso de estudantes no ensino superior, seu histÃrico de experiÃncias democrÃticas e por ser a escola onde concluà meu ensino mÃdio. Percebi que ensinar HistÃria para os professores investigados à muito mais do que reproduzir conteÃdo, para eles a funÃÃo social e polÃtica do ofÃcio docente à contribuir para que os estudantes se reconheÃam como sujeitos ativos na sociedade. Desse modo, os intelectuais orgÃnicos colaboram para a formaÃÃo de indivÃduos capazes de tomar decisÃes importantes para que sejam cidadÃos conscientes de suas responsabilidades e compromissos sociais e polÃticos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19198application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:49Zmail@mail.com -
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