CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3549 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo investiga a compreensÃo leitora de estudantes do 3Â ano, ensino mÃdio da rede estadual do CearÃ, focalizando especificamente a classificaÃÃo da compreensÃo com base nos cinco nÃveis de compreensÃo leitora de Barret (1968): compreensÃo literal, reorganizaÃÃo, inferencial, crÃtico e apreciaÃÃo. Nossa investigaÃÃo, no entanto, avaliou somente os nÃveis inferencial e crÃtico. Para cumprir os objetivos da proposta do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica na qual todo o referencial teÃrico faz parte da LinguÃstica textual, alÃm de buscar apoio em aspectos cognitivos, sobretudo no que diz respeito aos modelos de leitura, apoiados pela teoria dos esquemas. O corpus analisado foi composto das respostas a dois questionÃrios de compreensÃo, com oito questÃes cada, fornecidas por vinte e cinco informantes de uma mesma turma do 3Â ano do ensino mÃdio. Partimos do pressuposto de que existem nÃveis de compreensÃo diferenciados, a exemplo da taxonomia de Barret. ApÃs a anÃlise do corpus, foi constatado que os informantes compreenderam bem os textos, uma vez que responderam adequadamente a maior parte das respostas. Outra conclusÃo foi a de que todos os informantes alcanÃaram os nÃveis de compreensÃo inferencial e crÃtico, mesmo que algumas respostas pudessem ter sido mais completas. O que se vislumbrou nas anÃlises dos dados foi a presenÃa, mesmo que incipiente, de algum indÃcio de construÃÃo de inferÃncia, atravÃs da presenÃa de informaÃÃo nÃo presente no texto, bem como indÃcios de reflexÃo crÃtica revelados atravÃs de um juÃzo de verdade ou de valor. Embora nÃo tenhamos localizado tais indÃcios em todas as respostas, houve incidÃncia em todos os informantes |
id |
UFC_b222fec086980b718b4a6b0df856ef17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2647 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual2009-05-14Marlene GonÃalves Mattes18304613034Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 AntÃnio Luciano Pontes04316029304http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 02878892461http://lattes.cnpq.br/5859342763223634 Josà Edvaldo Ferreira Alves NetoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLeitura CompreensÃo Leitora NÃveis de CompreensÃo LeitoraReading Reading Comprehension Levels of Reading ComprehensionLINGUISTICAA presente dissertaÃÃo investiga a compreensÃo leitora de estudantes do 3 ano, ensino mÃdio da rede estadual do CearÃ, focalizando especificamente a classificaÃÃo da compreensÃo com base nos cinco nÃveis de compreensÃo leitora de Barret (1968): compreensÃo literal, reorganizaÃÃo, inferencial, crÃtico e apreciaÃÃo. Nossa investigaÃÃo, no entanto, avaliou somente os nÃveis inferencial e crÃtico. Para cumprir os objetivos da proposta do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica na qual todo o referencial teÃrico faz parte da LinguÃstica textual, alÃm de buscar apoio em aspectos cognitivos, sobretudo no que diz respeito aos modelos de leitura, apoiados pela teoria dos esquemas. O corpus analisado foi composto das respostas a dois questionÃrios de compreensÃo, com oito questÃes cada, fornecidas por vinte e cinco informantes de uma mesma turma do 3 ano do ensino mÃdio. Partimos do pressuposto de que existem nÃveis de compreensÃo diferenciados, a exemplo da taxonomia de Barret. ApÃs a anÃlise do corpus, foi constatado que os informantes compreenderam bem os textos, uma vez que responderam adequadamente a maior parte das respostas. Outra conclusÃo foi a de que todos os informantes alcanÃaram os nÃveis de compreensÃo inferencial e crÃtico, mesmo que algumas respostas pudessem ter sido mais completas. O que se vislumbrou nas anÃlises dos dados foi a presenÃa, mesmo que incipiente, de algum indÃcio de construÃÃo de inferÃncia, atravÃs da presenÃa de informaÃÃo nÃo presente no texto, bem como indÃcios de reflexÃo crÃtica revelados atravÃs de um juÃzo de verdade ou de valor. Embora nÃo tenhamos localizado tais indÃcios em todas as respostas, houve incidÃncia em todos os informantesThis thesis investigates the reading comprehension of 3 year in the middle school students in the network state of CearÃ, specifically focusing on the classification of the understanding on the levels of understanding of reader Barret (1968), which lists five levels, the literal comprehension, reorganization, inferential, and critical appraisal. Our research, however, assessed only the inferential and critical levels. To meet the objectives of the proposed work, a literature search was performed on a theoretical framework that is part of Textual Linguistic, and seek support in cognitive aspects, particularly with regard to models of reading, supported by theory of schemes. The corpus analysis was composed of two questionnaires of comprehension, each with eight questions, answered by twenty-five informants from the same class of the 3rd year of high school. Assuming that there are different levels of understanding, such as the taxonomy of Barret. After analyzing the corpus, it was found that the informants understood the texts well, since it responded appropriately to most of the answers. Another conclusion was that all informants have achieved the levels of understanding inferential and critical, even if some answers could have been more complete. What is envisioned in the analysis of data was the presence, even incipient, some indication of the construction of inference, through the presence of information not present in the text, as well as evidence of critical thinking shown by a judge of truth or value. Although we have not found such evidence in all the answers, find them in some, but in all informantshttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3549application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:39Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
title |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
spellingShingle |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual Josà Edvaldo Ferreira Alves Neto Leitura CompreensÃo Leitora NÃveis de CompreensÃo Leitora Reading Reading Comprehension Levels of Reading Comprehension LINGUISTICA |
title_short |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
title_full |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
title_fullStr |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
title_full_unstemmed |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
title_sort |
CompreensÃo leitora de alunos do terceiro ano do ensino mÃdio da rede estadual |
author |
Josà Edvaldo Ferreira Alves Neto |
author_facet |
Josà Edvaldo Ferreira Alves Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marlene GonÃalves Mattes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
18304613034 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04504160382 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
AntÃnio Luciano Pontes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04316029304 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02878892461 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5859342763223634 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Edvaldo Ferreira Alves Neto |
contributor_str_mv |
Marlene GonÃalves Mattes Ana CÃlia Clementino Moura AntÃnio Luciano Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura CompreensÃo Leitora NÃveis de CompreensÃo Leitora |
topic |
Leitura CompreensÃo Leitora NÃveis de CompreensÃo Leitora Reading Reading Comprehension Levels of Reading Comprehension LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Reading Comprehension Levels of Reading Comprehension |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertaÃÃo investiga a compreensÃo leitora de estudantes do 3Â ano, ensino mÃdio da rede estadual do CearÃ, focalizando especificamente a classificaÃÃo da compreensÃo com base nos cinco nÃveis de compreensÃo leitora de Barret (1968): compreensÃo literal, reorganizaÃÃo, inferencial, crÃtico e apreciaÃÃo. Nossa investigaÃÃo, no entanto, avaliou somente os nÃveis inferencial e crÃtico. Para cumprir os objetivos da proposta do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica na qual todo o referencial teÃrico faz parte da LinguÃstica textual, alÃm de buscar apoio em aspectos cognitivos, sobretudo no que diz respeito aos modelos de leitura, apoiados pela teoria dos esquemas. O corpus analisado foi composto das respostas a dois questionÃrios de compreensÃo, com oito questÃes cada, fornecidas por vinte e cinco informantes de uma mesma turma do 3Â ano do ensino mÃdio. Partimos do pressuposto de que existem nÃveis de compreensÃo diferenciados, a exemplo da taxonomia de Barret. ApÃs a anÃlise do corpus, foi constatado que os informantes compreenderam bem os textos, uma vez que responderam adequadamente a maior parte das respostas. Outra conclusÃo foi a de que todos os informantes alcanÃaram os nÃveis de compreensÃo inferencial e crÃtico, mesmo que algumas respostas pudessem ter sido mais completas. O que se vislumbrou nas anÃlises dos dados foi a presenÃa, mesmo que incipiente, de algum indÃcio de construÃÃo de inferÃncia, atravÃs da presenÃa de informaÃÃo nÃo presente no texto, bem como indÃcios de reflexÃo crÃtica revelados atravÃs de um juÃzo de verdade ou de valor. Embora nÃo tenhamos localizado tais indÃcios em todas as respostas, houve incidÃncia em todos os informantes |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This thesis investigates the reading comprehension of 3Â year in the middle school students in the network state of CearÃ, specifically focusing on the classification of the understanding on the levels of understanding of reader Barret (1968), which lists five levels, the literal comprehension, reorganization, inferential, and critical appraisal. Our research, however, assessed only the inferential and critical levels. To meet the objectives of the proposed work, a literature search was performed on a theoretical framework that is part of Textual Linguistic, and seek support in cognitive aspects, particularly with regard to models of reading, supported by theory of schemes. The corpus analysis was composed of two questionnaires of comprehension, each with eight questions, answered by twenty-five informants from the same class of the 3rd year of high school. Assuming that there are different levels of understanding, such as the taxonomy of Barret. After analyzing the corpus, it was found that the informants understood the texts well, since it responded appropriately to most of the answers. Another conclusion was that all informants have achieved the levels of understanding inferential and critical, even if some answers could have been more complete. What is envisioned in the analysis of data was the presence, even incipient, some indication of the construction of inference, through the presence of information not present in the text, as well as evidence of critical thinking shown by a judge of truth or value. Although we have not found such evidence in all the answers, find them in some, but in all informants |
description |
A presente dissertaÃÃo investiga a compreensÃo leitora de estudantes do 3Â ano, ensino mÃdio da rede estadual do CearÃ, focalizando especificamente a classificaÃÃo da compreensÃo com base nos cinco nÃveis de compreensÃo leitora de Barret (1968): compreensÃo literal, reorganizaÃÃo, inferencial, crÃtico e apreciaÃÃo. Nossa investigaÃÃo, no entanto, avaliou somente os nÃveis inferencial e crÃtico. Para cumprir os objetivos da proposta do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica na qual todo o referencial teÃrico faz parte da LinguÃstica textual, alÃm de buscar apoio em aspectos cognitivos, sobretudo no que diz respeito aos modelos de leitura, apoiados pela teoria dos esquemas. O corpus analisado foi composto das respostas a dois questionÃrios de compreensÃo, com oito questÃes cada, fornecidas por vinte e cinco informantes de uma mesma turma do 3Â ano do ensino mÃdio. Partimos do pressuposto de que existem nÃveis de compreensÃo diferenciados, a exemplo da taxonomia de Barret. ApÃs a anÃlise do corpus, foi constatado que os informantes compreenderam bem os textos, uma vez que responderam adequadamente a maior parte das respostas. Outra conclusÃo foi a de que todos os informantes alcanÃaram os nÃveis de compreensÃo inferencial e crÃtico, mesmo que algumas respostas pudessem ter sido mais completas. O que se vislumbrou nas anÃlises dos dados foi a presenÃa, mesmo que incipiente, de algum indÃcio de construÃÃo de inferÃncia, atravÃs da presenÃa de informaÃÃo nÃo presente no texto, bem como indÃcios de reflexÃo crÃtica revelados atravÃs de um juÃzo de verdade ou de valor. Embora nÃo tenhamos localizado tais indÃcios em todas as respostas, houve incidÃncia em todos os informantes |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3549 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295132822274048 |