BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ursino da Silva Neto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6721
Resumo: Esta pesquisa à sobre um fato educativo, o saber bioÃtico, que tem como especificidade o movimento, a aÃÃo refletida e a prÃtica de educar em que o carÃter utÃpico à essencial. Aqui, utopia deve ser interpretada nÃo como um sonho desconectado da realidade, mas no sentido de radicado, enraizado no real da educaÃÃo. O objetivo geral da pesquisa à compreender o sentido do que justifica o saber bioÃtica hoje, sendo este saber referente ao campo da educaÃÃo e tomado em sua amplitude de condiÃÃo possÃvel de ensino. O percurso metodolÃgico caminhadiÃo foi uma incorporaÃÃo gradativa da espiral hermenÃutica que ressignificou os nossos questionamentos passo a passo. Realizamos um breve inventÃrio dos significados de bioÃtica, destacando os seguintes: ponte para o futuro, mediaÃÃo do conflito ciÃncia x moral e resistÃncia ao biopoder. Estes significados, embora faÃam interface, nÃo se movem a partir da educaÃÃo. EntÃo, buscamos construir um novo significado pertinente ao nosso campo. Entretanto, este objetivo nÃo poderia ser atingido adequadamente se nÃo fosse embasado em um estudo prÃvio das condiÃÃes de justificativa das relaÃÃes entre educaÃÃo e Ãtica. Tal investigaÃÃo foi um resgate genealÃgico do tema na GrÃcia clÃssica. Iniciamos rastreando a palavra aretà que, semente do significado de Ãtica, nos revelou o sentido de bÃos (vida qualificada) como forma de vida humana que a tradiÃÃo filosÃfica hegemÃnica aqui representada pela trÃade SÃcrates-PlatÃo-AristÃteles construiu em referÃncia ao significado originÃrio de zoà (vida em geral). O bÃos foi fruto de relaÃÃes co-originÃrias e co-pertencentes a partir de quatro dimensÃes: a Ãtica (ethos), a educaÃÃo (paideia), a polÃtica (politikÃ) e o pensamento/linguagem (lÃgos). Ele se vela ou se desvela, como ser, a partir do foco para onde se direciona o olhar e que se percebe como visÃo calidoscÃpica. Em cotejo com o pensamento grego clÃssico, trouxemos Nietzsche que justificou a condiÃÃo humana na prÃpria existÃncia da vida fÃtica e com isso abriu caminho para o pensamento contemporÃneo. Esse exercÃcio foi a base articuladora da pesquisa que desenvolveu o sentido de bioÃtica em educaÃÃo quando se fez presente um amplo diÃlogo com vÃrios interlocutores, dentre eles estudantes de graduaÃÃo em medicina. O prÃximo passo foi ousado. A construÃÃo de um significado de bioÃtica para o campo da educaÃÃo: Ãtica-da-vida. Com ele, nos situamos em oposicionalidade ao conceito de bÃos da tradiÃÃo filosÃfica. Isto se dà porque Ãticada- vida se manifesta como potÃncia de vida e nÃo como forma. Essa potÃncia cada um de nÃs, diferentemente, tem ao viver a prÃpria vida e sua perspectiva do modo dela. Ãtica-da-vida à um saber afirmativo de vida, potencialidade criadora, à um saber-tempo que se vive. A condiÃÃo de possibilidade do ensino de tal saber hoje nÃo pode ser uma lei universal, inequÃvoca para todos. Aqui està o requisito da justificativa que buscÃvamos: o sentido do ensino de bioÃtica no mundo contemporÃneo exige um modo de educar que se encontra na concepÃÃo de educaÃÃo como possibilidade de alimentar. O alimento concreto que cada um de nÃs pode adquirir à sabedoria de vida. Finalmente, se pÃe a tese que expusemos assim: a bioÃtica justifica-se como saber contemporÃneo a partir de duas condiÃÃes. A primeira, mediante a exigÃncia de um significado apropriado à educaÃÃo que chamamos Ãtica-da-vida; e a segunda, por intermÃdio da prÃtica deste saber que se dà na experiÃncia educadora que alimenta como uma sabedoria de vida. O exercÃcio acadÃmico solicita-nos, como pesquisadores, a atitude de posicionarmo-nos face à nossa âdescobertaâ. Este foi o nosso exercÃcio de ser crianÃa: dele eclodiu a invenÃÃo do devirSÃcrates, o portador da aionÃtica.
id UFC_b3120775ff3c4e79520399ac59fdd527
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4795
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadoraBioethics in the sense of ethics of life: an educator experience2011-09-30Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Josà Clerton de Oliveira Martins14275066391http://lattes.cnpq.br/8918639286213239 Luiz Botelho Albuquerque00200220187Maria LÃcia Duarte Pereira17258200304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706696H8Raquel Maria Rigotto13046926634http://lattes.cnpq.br/6241875693402229Rui Verlaine Oliveira Moreira0497431033014137887349http://lattes.cnpq.br/1052824092632167Francisco Ursino da Silva NetoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃtica BioÃtica Ãtica da vida Filosofia da educaÃÃoEthics, Bioethics, Ethics of life, philosophy of educationEDUCACAOEsta pesquisa à sobre um fato educativo, o saber bioÃtico, que tem como especificidade o movimento, a aÃÃo refletida e a prÃtica de educar em que o carÃter utÃpico à essencial. Aqui, utopia deve ser interpretada nÃo como um sonho desconectado da realidade, mas no sentido de radicado, enraizado no real da educaÃÃo. O objetivo geral da pesquisa à compreender o sentido do que justifica o saber bioÃtica hoje, sendo este saber referente ao campo da educaÃÃo e tomado em sua amplitude de condiÃÃo possÃvel de ensino. O percurso metodolÃgico caminhadiÃo foi uma incorporaÃÃo gradativa da espiral hermenÃutica que ressignificou os nossos questionamentos passo a passo. Realizamos um breve inventÃrio dos significados de bioÃtica, destacando os seguintes: ponte para o futuro, mediaÃÃo do conflito ciÃncia x moral e resistÃncia ao biopoder. Estes significados, embora faÃam interface, nÃo se movem a partir da educaÃÃo. EntÃo, buscamos construir um novo significado pertinente ao nosso campo. Entretanto, este objetivo nÃo poderia ser atingido adequadamente se nÃo fosse embasado em um estudo prÃvio das condiÃÃes de justificativa das relaÃÃes entre educaÃÃo e Ãtica. Tal investigaÃÃo foi um resgate genealÃgico do tema na GrÃcia clÃssica. Iniciamos rastreando a palavra aretà que, semente do significado de Ãtica, nos revelou o sentido de bÃos (vida qualificada) como forma de vida humana que a tradiÃÃo filosÃfica hegemÃnica aqui representada pela trÃade SÃcrates-PlatÃo-AristÃteles construiu em referÃncia ao significado originÃrio de zoà (vida em geral). O bÃos foi fruto de relaÃÃes co-originÃrias e co-pertencentes a partir de quatro dimensÃes: a Ãtica (ethos), a educaÃÃo (paideia), a polÃtica (politikÃ) e o pensamento/linguagem (lÃgos). Ele se vela ou se desvela, como ser, a partir do foco para onde se direciona o olhar e que se percebe como visÃo calidoscÃpica. Em cotejo com o pensamento grego clÃssico, trouxemos Nietzsche que justificou a condiÃÃo humana na prÃpria existÃncia da vida fÃtica e com isso abriu caminho para o pensamento contemporÃneo. Esse exercÃcio foi a base articuladora da pesquisa que desenvolveu o sentido de bioÃtica em educaÃÃo quando se fez presente um amplo diÃlogo com vÃrios interlocutores, dentre eles estudantes de graduaÃÃo em medicina. O prÃximo passo foi ousado. A construÃÃo de um significado de bioÃtica para o campo da educaÃÃo: Ãtica-da-vida. Com ele, nos situamos em oposicionalidade ao conceito de bÃos da tradiÃÃo filosÃfica. Isto se dà porque Ãticada- vida se manifesta como potÃncia de vida e nÃo como forma. Essa potÃncia cada um de nÃs, diferentemente, tem ao viver a prÃpria vida e sua perspectiva do modo dela. Ãtica-da-vida à um saber afirmativo de vida, potencialidade criadora, à um saber-tempo que se vive. A condiÃÃo de possibilidade do ensino de tal saber hoje nÃo pode ser uma lei universal, inequÃvoca para todos. Aqui està o requisito da justificativa que buscÃvamos: o sentido do ensino de bioÃtica no mundo contemporÃneo exige um modo de educar que se encontra na concepÃÃo de educaÃÃo como possibilidade de alimentar. O alimento concreto que cada um de nÃs pode adquirir à sabedoria de vida. Finalmente, se pÃe a tese que expusemos assim: a bioÃtica justifica-se como saber contemporÃneo a partir de duas condiÃÃes. A primeira, mediante a exigÃncia de um significado apropriado à educaÃÃo que chamamos Ãtica-da-vida; e a segunda, por intermÃdio da prÃtica deste saber que se dà na experiÃncia educadora que alimenta como uma sabedoria de vida. O exercÃcio acadÃmico solicita-nos, como pesquisadores, a atitude de posicionarmo-nos face à nossa âdescobertaâ. Este foi o nosso exercÃcio de ser crianÃa: dele eclodiu a invenÃÃo do devirSÃcrates, o portador da aionÃtica.Digitar o abstractnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6721application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Bioethics in the sense of ethics of life: an educator experience
title BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
spellingShingle BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
Francisco Ursino da Silva Neto
Ãtica
BioÃtica
Ãtica da vida
Filosofia da educaÃÃo
Ethics, Bioethics, Ethics of life, philosophy of education
EDUCACAO
title_short BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
title_full BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
title_fullStr BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
title_full_unstemmed BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
title_sort BioÃtica com o sentido de Ãtica da vida: uma experiÃncia educadora
author Francisco Ursino da Silva Neto
author_facet Francisco Ursino da Silva Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Clerton de Oliveira Martins
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14275066391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8918639286213239
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria LÃcia Duarte Pereira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 17258200304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706696H8
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raquel Maria Rigotto
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 13046926634
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6241875693402229
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Rui Verlaine Oliveira Moreira
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 04974310330
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14137887349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1052824092632167
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ursino da Silva Neto
contributor_str_mv Ana Maria Iorio Dias
Josà Clerton de Oliveira Martins
Luiz Botelho Albuquerque
Maria LÃcia Duarte Pereira
Raquel Maria Rigotto
Rui Verlaine Oliveira Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ãtica
BioÃtica
Ãtica da vida
Filosofia da educaÃÃo
topic Ãtica
BioÃtica
Ãtica da vida
Filosofia da educaÃÃo
Ethics, Bioethics, Ethics of life, philosophy of education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics, Bioethics, Ethics of life, philosophy of education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa à sobre um fato educativo, o saber bioÃtico, que tem como especificidade o movimento, a aÃÃo refletida e a prÃtica de educar em que o carÃter utÃpico à essencial. Aqui, utopia deve ser interpretada nÃo como um sonho desconectado da realidade, mas no sentido de radicado, enraizado no real da educaÃÃo. O objetivo geral da pesquisa à compreender o sentido do que justifica o saber bioÃtica hoje, sendo este saber referente ao campo da educaÃÃo e tomado em sua amplitude de condiÃÃo possÃvel de ensino. O percurso metodolÃgico caminhadiÃo foi uma incorporaÃÃo gradativa da espiral hermenÃutica que ressignificou os nossos questionamentos passo a passo. Realizamos um breve inventÃrio dos significados de bioÃtica, destacando os seguintes: ponte para o futuro, mediaÃÃo do conflito ciÃncia x moral e resistÃncia ao biopoder. Estes significados, embora faÃam interface, nÃo se movem a partir da educaÃÃo. EntÃo, buscamos construir um novo significado pertinente ao nosso campo. Entretanto, este objetivo nÃo poderia ser atingido adequadamente se nÃo fosse embasado em um estudo prÃvio das condiÃÃes de justificativa das relaÃÃes entre educaÃÃo e Ãtica. Tal investigaÃÃo foi um resgate genealÃgico do tema na GrÃcia clÃssica. Iniciamos rastreando a palavra aretà que, semente do significado de Ãtica, nos revelou o sentido de bÃos (vida qualificada) como forma de vida humana que a tradiÃÃo filosÃfica hegemÃnica aqui representada pela trÃade SÃcrates-PlatÃo-AristÃteles construiu em referÃncia ao significado originÃrio de zoà (vida em geral). O bÃos foi fruto de relaÃÃes co-originÃrias e co-pertencentes a partir de quatro dimensÃes: a Ãtica (ethos), a educaÃÃo (paideia), a polÃtica (politikÃ) e o pensamento/linguagem (lÃgos). Ele se vela ou se desvela, como ser, a partir do foco para onde se direciona o olhar e que se percebe como visÃo calidoscÃpica. Em cotejo com o pensamento grego clÃssico, trouxemos Nietzsche que justificou a condiÃÃo humana na prÃpria existÃncia da vida fÃtica e com isso abriu caminho para o pensamento contemporÃneo. Esse exercÃcio foi a base articuladora da pesquisa que desenvolveu o sentido de bioÃtica em educaÃÃo quando se fez presente um amplo diÃlogo com vÃrios interlocutores, dentre eles estudantes de graduaÃÃo em medicina. O prÃximo passo foi ousado. A construÃÃo de um significado de bioÃtica para o campo da educaÃÃo: Ãtica-da-vida. Com ele, nos situamos em oposicionalidade ao conceito de bÃos da tradiÃÃo filosÃfica. Isto se dà porque Ãticada- vida se manifesta como potÃncia de vida e nÃo como forma. Essa potÃncia cada um de nÃs, diferentemente, tem ao viver a prÃpria vida e sua perspectiva do modo dela. Ãtica-da-vida à um saber afirmativo de vida, potencialidade criadora, à um saber-tempo que se vive. A condiÃÃo de possibilidade do ensino de tal saber hoje nÃo pode ser uma lei universal, inequÃvoca para todos. Aqui està o requisito da justificativa que buscÃvamos: o sentido do ensino de bioÃtica no mundo contemporÃneo exige um modo de educar que se encontra na concepÃÃo de educaÃÃo como possibilidade de alimentar. O alimento concreto que cada um de nÃs pode adquirir à sabedoria de vida. Finalmente, se pÃe a tese que expusemos assim: a bioÃtica justifica-se como saber contemporÃneo a partir de duas condiÃÃes. A primeira, mediante a exigÃncia de um significado apropriado à educaÃÃo que chamamos Ãtica-da-vida; e a segunda, por intermÃdio da prÃtica deste saber que se dà na experiÃncia educadora que alimenta como uma sabedoria de vida. O exercÃcio acadÃmico solicita-nos, como pesquisadores, a atitude de posicionarmo-nos face à nossa âdescobertaâ. Este foi o nosso exercÃcio de ser crianÃa: dele eclodiu a invenÃÃo do devirSÃcrates, o portador da aionÃtica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Digitar o abstract
description Esta pesquisa à sobre um fato educativo, o saber bioÃtico, que tem como especificidade o movimento, a aÃÃo refletida e a prÃtica de educar em que o carÃter utÃpico à essencial. Aqui, utopia deve ser interpretada nÃo como um sonho desconectado da realidade, mas no sentido de radicado, enraizado no real da educaÃÃo. O objetivo geral da pesquisa à compreender o sentido do que justifica o saber bioÃtica hoje, sendo este saber referente ao campo da educaÃÃo e tomado em sua amplitude de condiÃÃo possÃvel de ensino. O percurso metodolÃgico caminhadiÃo foi uma incorporaÃÃo gradativa da espiral hermenÃutica que ressignificou os nossos questionamentos passo a passo. Realizamos um breve inventÃrio dos significados de bioÃtica, destacando os seguintes: ponte para o futuro, mediaÃÃo do conflito ciÃncia x moral e resistÃncia ao biopoder. Estes significados, embora faÃam interface, nÃo se movem a partir da educaÃÃo. EntÃo, buscamos construir um novo significado pertinente ao nosso campo. Entretanto, este objetivo nÃo poderia ser atingido adequadamente se nÃo fosse embasado em um estudo prÃvio das condiÃÃes de justificativa das relaÃÃes entre educaÃÃo e Ãtica. Tal investigaÃÃo foi um resgate genealÃgico do tema na GrÃcia clÃssica. Iniciamos rastreando a palavra aretà que, semente do significado de Ãtica, nos revelou o sentido de bÃos (vida qualificada) como forma de vida humana que a tradiÃÃo filosÃfica hegemÃnica aqui representada pela trÃade SÃcrates-PlatÃo-AristÃteles construiu em referÃncia ao significado originÃrio de zoà (vida em geral). O bÃos foi fruto de relaÃÃes co-originÃrias e co-pertencentes a partir de quatro dimensÃes: a Ãtica (ethos), a educaÃÃo (paideia), a polÃtica (politikÃ) e o pensamento/linguagem (lÃgos). Ele se vela ou se desvela, como ser, a partir do foco para onde se direciona o olhar e que se percebe como visÃo calidoscÃpica. Em cotejo com o pensamento grego clÃssico, trouxemos Nietzsche que justificou a condiÃÃo humana na prÃpria existÃncia da vida fÃtica e com isso abriu caminho para o pensamento contemporÃneo. Esse exercÃcio foi a base articuladora da pesquisa que desenvolveu o sentido de bioÃtica em educaÃÃo quando se fez presente um amplo diÃlogo com vÃrios interlocutores, dentre eles estudantes de graduaÃÃo em medicina. O prÃximo passo foi ousado. A construÃÃo de um significado de bioÃtica para o campo da educaÃÃo: Ãtica-da-vida. Com ele, nos situamos em oposicionalidade ao conceito de bÃos da tradiÃÃo filosÃfica. Isto se dà porque Ãticada- vida se manifesta como potÃncia de vida e nÃo como forma. Essa potÃncia cada um de nÃs, diferentemente, tem ao viver a prÃpria vida e sua perspectiva do modo dela. Ãtica-da-vida à um saber afirmativo de vida, potencialidade criadora, à um saber-tempo que se vive. A condiÃÃo de possibilidade do ensino de tal saber hoje nÃo pode ser uma lei universal, inequÃvoca para todos. Aqui està o requisito da justificativa que buscÃvamos: o sentido do ensino de bioÃtica no mundo contemporÃneo exige um modo de educar que se encontra na concepÃÃo de educaÃÃo como possibilidade de alimentar. O alimento concreto que cada um de nÃs pode adquirir à sabedoria de vida. Finalmente, se pÃe a tese que expusemos assim: a bioÃtica justifica-se como saber contemporÃneo a partir de duas condiÃÃes. A primeira, mediante a exigÃncia de um significado apropriado à educaÃÃo que chamamos Ãtica-da-vida; e a segunda, por intermÃdio da prÃtica deste saber que se dà na experiÃncia educadora que alimenta como uma sabedoria de vida. O exercÃcio acadÃmico solicita-nos, como pesquisadores, a atitude de posicionarmo-nos face à nossa âdescobertaâ. Este foi o nosso exercÃcio de ser crianÃa: dele eclodiu a invenÃÃo do devirSÃcrates, o portador da aionÃtica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6721
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295164007972864