Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendel Melo Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20169
Resumo: A temÃtica em questÃo veio à tona em decorrÃncia da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funÃÃes quadrÃticas e tambÃm considerando o crescente avanÃo da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserÃÃo de recursos tecnolÃgicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteÃdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questÃo: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas? Com base nesta problemÃtica e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepÃÃes sobre mediaÃÃo, no processo de internalizaÃÃo, na zona de desenvolvimento proximal e na formaÃÃo de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagÃgico inserido num processo de aprendizagem com a mediaÃÃo, e suas contribuiÃÃes para a construÃÃo dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas. A metodologia deste trabalho conta com mÃtodo qualitativo de pesquisa, do tipo exploratÃria, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenÃÃo metodolÃgica com fins de analisar a utilizaÃÃo do software geogebra como instrumento de mediaÃÃo na aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas. Os sujeitos da pesquisa sÃo alunos da 1. sÃrie do ensino mÃdio de uma escola pÃblica do municÃpio de MassapÃ-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituÃram em diÃrio de campo, questionÃrios de identificaÃÃo de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na anÃlise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatÃria principalmente no que se refere ao estudo das suas representaÃÃes grÃficas.
id UFC_b75632fc4c4e0884dc211342ded5f867
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12644
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software GeogebraA study on the learning of quadratic functions with the mediation of software geogebra2017-12-12Jorge Carvalho BrandÃo70257566368http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/314450898119744278802733368http://lattes.cnpq.br/2339284655582088Wendel Melo AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFunÃÃes quadrÃticas Software geogebra Aprendizagem mediadaQuadratic functions Software geogebra Mediated learningEDUCACAOA temÃtica em questÃo veio à tona em decorrÃncia da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funÃÃes quadrÃticas e tambÃm considerando o crescente avanÃo da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserÃÃo de recursos tecnolÃgicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteÃdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questÃo: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas? Com base nesta problemÃtica e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepÃÃes sobre mediaÃÃo, no processo de internalizaÃÃo, na zona de desenvolvimento proximal e na formaÃÃo de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagÃgico inserido num processo de aprendizagem com a mediaÃÃo, e suas contribuiÃÃes para a construÃÃo dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas. A metodologia deste trabalho conta com mÃtodo qualitativo de pesquisa, do tipo exploratÃria, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenÃÃo metodolÃgica com fins de analisar a utilizaÃÃo do software geogebra como instrumento de mediaÃÃo na aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas. Os sujeitos da pesquisa sÃo alunos da 1. sÃrie do ensino mÃdio de uma escola pÃblica do municÃpio de MassapÃ-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituÃram em diÃrio de campo, questionÃrios de identificaÃÃo de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na anÃlise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatÃria principalmente no que se refere ao estudo das suas representaÃÃes grÃficas.The issue in question came to light due to the difficulty presented by the students in learning the quadratic functions and also considering the growing advance of technology, in which we perceive the necessity of a greater insertion of technological resources, such as geogebra software, in the process of learning this content. In view of this, we can highlight the problem of this research by means of the following question: how can the use of geogebra software contribute to the learning of concepts related to the content of quadratic functions? Based on this problem and based on the socio-interactionist theory of Vygotsky, and its conceptions about mediation, the process of internalization, the zone of proximal development and the formation of concepts, this research has as general objective to analyze the use of software geogebra, as an educational tool inserted in a learning process with mediation, and its contributions to the construction of concepts related to the content of quadratic functions. The methodology of this work has a qualitative method of research, of the exploratory type, being taken elements of a participant research, once a methodological intervention was carried out with the purpose of analyzing the use of the software geogebra as instrument of mediation in the learning of quadratic functions . The subjects of the research are students of the 1st grade of high school in a public school in the municipality of MassapÃ-Ce. The instruments for data collection consisted of field diaries, questionnaires to identify learning and test of knowledge probing. Based on the analysis of the data collected during the field research, it was noticed that the learning of the quadratic functions with the mediation of the software geogebra and the teacher, was satisfactory mainly with regard to the study of their graphic representations.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20169application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study on the learning of quadratic functions with the mediation of software geogebra
title Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
spellingShingle Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
Wendel Melo Andrade
FunÃÃes quadrÃticas
Software geogebra
Aprendizagem mediada
Quadratic functions
Software geogebra
Mediated learning
EDUCACAO
title_short Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
title_full Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
title_fullStr Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
title_full_unstemmed Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
title_sort Um estudo sobre a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do Software Geogebra
author Wendel Melo Andrade
author_facet Wendel Melo Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jorge Carvalho BrandÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 70257566368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78802733368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendel Melo Andrade
contributor_str_mv Jorge Carvalho BrandÃo
Ivoneide Pinheiro de Lima
Maria Josà Costa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv FunÃÃes quadrÃticas
Software geogebra
Aprendizagem mediada
topic FunÃÃes quadrÃticas
Software geogebra
Aprendizagem mediada
Quadratic functions
Software geogebra
Mediated learning
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Quadratic functions
Software geogebra
Mediated learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A temÃtica em questÃo veio à tona em decorrÃncia da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funÃÃes quadrÃticas e tambÃm considerando o crescente avanÃo da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserÃÃo de recursos tecnolÃgicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteÃdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questÃo: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas? Com base nesta problemÃtica e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepÃÃes sobre mediaÃÃo, no processo de internalizaÃÃo, na zona de desenvolvimento proximal e na formaÃÃo de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagÃgico inserido num processo de aprendizagem com a mediaÃÃo, e suas contribuiÃÃes para a construÃÃo dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas. A metodologia deste trabalho conta com mÃtodo qualitativo de pesquisa, do tipo exploratÃria, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenÃÃo metodolÃgica com fins de analisar a utilizaÃÃo do software geogebra como instrumento de mediaÃÃo na aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas. Os sujeitos da pesquisa sÃo alunos da 1. sÃrie do ensino mÃdio de uma escola pÃblica do municÃpio de MassapÃ-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituÃram em diÃrio de campo, questionÃrios de identificaÃÃo de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na anÃlise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatÃria principalmente no que se refere ao estudo das suas representaÃÃes grÃficas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The issue in question came to light due to the difficulty presented by the students in learning the quadratic functions and also considering the growing advance of technology, in which we perceive the necessity of a greater insertion of technological resources, such as geogebra software, in the process of learning this content. In view of this, we can highlight the problem of this research by means of the following question: how can the use of geogebra software contribute to the learning of concepts related to the content of quadratic functions? Based on this problem and based on the socio-interactionist theory of Vygotsky, and its conceptions about mediation, the process of internalization, the zone of proximal development and the formation of concepts, this research has as general objective to analyze the use of software geogebra, as an educational tool inserted in a learning process with mediation, and its contributions to the construction of concepts related to the content of quadratic functions. The methodology of this work has a qualitative method of research, of the exploratory type, being taken elements of a participant research, once a methodological intervention was carried out with the purpose of analyzing the use of the software geogebra as instrument of mediation in the learning of quadratic functions . The subjects of the research are students of the 1st grade of high school in a public school in the municipality of MassapÃ-Ce. The instruments for data collection consisted of field diaries, questionnaires to identify learning and test of knowledge probing. Based on the analysis of the data collected during the field research, it was noticed that the learning of the quadratic functions with the mediation of the software geogebra and the teacher, was satisfactory mainly with regard to the study of their graphic representations.
description A temÃtica em questÃo veio à tona em decorrÃncia da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funÃÃes quadrÃticas e tambÃm considerando o crescente avanÃo da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserÃÃo de recursos tecnolÃgicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteÃdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questÃo: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas? Com base nesta problemÃtica e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepÃÃes sobre mediaÃÃo, no processo de internalizaÃÃo, na zona de desenvolvimento proximal e na formaÃÃo de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagÃgico inserido num processo de aprendizagem com a mediaÃÃo, e suas contribuiÃÃes para a construÃÃo dos conceitos relacionados ao conteÃdo de funÃÃes quadrÃticas. A metodologia deste trabalho conta com mÃtodo qualitativo de pesquisa, do tipo exploratÃria, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenÃÃo metodolÃgica com fins de analisar a utilizaÃÃo do software geogebra como instrumento de mediaÃÃo na aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas. Os sujeitos da pesquisa sÃo alunos da 1. sÃrie do ensino mÃdio de uma escola pÃblica do municÃpio de MassapÃ-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituÃram em diÃrio de campo, questionÃrios de identificaÃÃo de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na anÃlise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funÃÃes quadrÃticas com a mediaÃÃo do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatÃria principalmente no que se refere ao estudo das suas representaÃÃes grÃficas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20169
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237033951232