Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Wendel Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833
Resumo: ANDRADE, Wendel Melo.Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra. 2017. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2017.
id UFC-7_f2688015284c247f8e3acede6cb5d718
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28833
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software GeogebraA study on the learning of quadratic functions with the mediation of software geogebraFunções quadráticasAprendizagem mediadaSoftware geogebraQuadratic functionsSoftware geogebraANDRADE, Wendel Melo.Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra. 2017. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2017.The issue in question came to light due to the difficulty presented by the students in learning the quadratic functions and also considering the growing advance of technology, in which we perceive the necessity of a greater insertion of technological resources, such as geogebra software, in the process of learning this content. In view of this, we can highlight the problem of this research by means of the following question: how can the use of geogebra software contribute to the learning of concepts related to the content of quadratic functions? Based on this problem and based on the socio-interactionist theory of Vygotsky, and its conceptions about mediation, the process of internalization, the zone of proximal development and the formation of concepts, this research has as general objective to analyze the use of software geogebra, as an educational tool inserted in a learning process with mediation, and its contributions to the construction of concepts related to the content of quadratic functions. The methodology of this work has a qualitative method of research, of the exploratory type, being taken elements of a participant research, once a methodological intervention was carried out with the purpose of analyzing the use of the software geogebra as instrument of mediation in the learning of quadratic functions . The subjects of the research are students of the 1st grade of high school in a public school in the municipality of Massapê-Ce. The instruments for data collection consisted of field diaries, questionnaires to identify learning and test of knowledge probing. Based on the analysis of the data collected during the field research, it was noticed that the learning of the quadratic functions with the mediation of the software geogebra and the teacher, was satisfactory mainly with regard to the study of their graphic representations.A temática em questão veio à tona em decorrência da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funções quadráticas e também considerando o crescente avanço da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserção de recursos tecnológicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteúdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questão: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas? Com base nesta problemática e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, no processo de internalização, na zona de desenvolvimento proximal e na formação de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, e suas contribuições para a construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenção metodológica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Os sujeitos da pesquisa são alunos da 1.ª série do ensino médio de uma escola pública do município de Massapê-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituíram em diário de campo, questionários de identificação de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na análise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.Brandão, Jorge CarvalhoAndrade, Wendel Melo2018-01-03T16:05:02Z2018-01-03T16:05:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAndrade, W.M.; Brandão, J. C. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T16:05:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:11.845795Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
A study on the learning of quadratic functions with the mediation of software geogebra
title Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
spellingShingle Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
Andrade, Wendel Melo
Funções quadráticas
Aprendizagem mediada
Software geogebra
Quadratic functions
Software geogebra
title_short Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
title_full Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
title_fullStr Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
title_full_unstemmed Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
title_sort Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra
author Andrade, Wendel Melo
author_facet Andrade, Wendel Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Jorge Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Wendel Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Funções quadráticas
Aprendizagem mediada
Software geogebra
Quadratic functions
Software geogebra
topic Funções quadráticas
Aprendizagem mediada
Software geogebra
Quadratic functions
Software geogebra
description ANDRADE, Wendel Melo.Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra. 2017. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-03T16:05:02Z
2018-01-03T16:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Andrade, W.M.; Brandão, J. C. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833
identifier_str_mv Andrade, W.M.; Brandão, J. C. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028939358011392