Muito alÃm de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canÃÃes de Belchior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josely Teixeira Carlos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2585
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMuito alÃm de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canÃÃes de Belchior2007-04-17Nelson Barros da Costa29848938320Elba Braga Ramalho0983486930483651071391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4714488U7Josely Teixeira CarlosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRDiscours LittÃro-musical BrÃsilien Positionnement Investissements Interdiscursifs Intertextualità Interdiscursività MÃtadiscursività Belchior.Discurso literomusical brasileiro Posicionamento Investimentos interdiscursivos Intertextualidade Interdiscursividade Metadiscursividade Belchior.TEORIA E ANALISE LINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorNeste trabalho, investigamos de que modo textos das prÃticas discursivas literÃria e literomusical entrecruzam-se nas canÃÃes de Belchior, isto Ã, de que forma esses discursos âoutrosâ sÃo mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradiÃÃo (autores clÃssicos da literatura, a cultura popular dos anos 50 e 60, os Beatles, Bob Dylan, o Tropicalismo etc.), seguimos a proposta de Costa (2001): a de descrever e analisar a MÃsica Popular Brasileira enquanto prÃtica discursiva, tomando como base a AnÃlise do Discurso de linha francesa, especificamente a orientada por Maingueneau. Fundamentamo-nos nas contribuiÃÃes dadas por esses autores no que concerne aos investimentos posicionais (genÃrico, cenogrÃfico, Ãtico e lingÃÃstico). Os conceitos da AD utilizados foram os relativos a heterogeneidades discursivas, dialogismo, polifonia, investimento, posicionamento, gÃnero, cena enunciativa, ethos e cÃdigo de linguagem. Para tanto, baseamo-nos em Authier-Revuz (1982, 1990 e 1995), Bakhtin (2000 e 2004) e Maingueneau (1997, 2001, 2002 e 2005). Os investimentos interdiscursivos das canÃÃes de Belchior, os quais se manifestam por meio das relaÃÃes intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas, foram analisados segundo Genette (1989), PiÃgay-Gros (1996) e Costa (2001), que organizaram uma tipologia de anÃlise de relaÃÃes entre textos e entre discursos. A partir dessas classificaÃÃes, propusemos uma outra, que abrange a maior parte dos fenÃmenos identificados em nosso corpus. Encontramos nas canÃÃes de Belchior as seguintes relaÃÃes intertextuais com textos da literatura e da mÃsica: citaÃÃo, referÃncia, plÃgio, alusÃo, parÃdia e adaptaÃÃo; as seguintes relaÃÃes interdiscursivas: referÃncia e alusÃo tanto captativas quanto subversivas a gÃneros, cenografias validadas, estilos, ethÃ, cÃdigos de linguagem e gestos enunciativos empregados em textos literÃrios e musicais. No que diz respeito Ãs relaÃÃes metadiscursivas, Belchior reaproveita trechos de outras canÃÃes de sua autoria, assim como faz referÃncia a seu estilo de compor e a seu modo de cantar.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2585application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:37Zmail@mail.com -
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