Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà FlÃvio GonÃalves da Fonseca
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16388
Resumo: A seguinte dissertaÃÃo se apresenta enquanto um registro de um rastro de passagem em uma experimentaÃÃo que se dà no Ãmbito da processualidade na criaÃÃo cÃnica. A investigaÃÃo aqui proposta parte do diÃlogo traÃado entre o Teatro do artista PolonÃs Tadeusz Kantor e o coletivo de artistas da cidade de QuixerÃ, CearÃ, denominado Trupe Motim. Para tanto este diÃlogo se efetivou a partir da percepÃÃo à respeito do carÃter processual presente na poÃtica de Tadeusz Kantor que serviu enquanto disparo para a realizaÃÃo de um trabalho de criaÃÃo junto à Trupe Motim. No percurso do processo de pesquisa, problematizou-se o ato de ensaiar, trazendo enquanto discussÃo este como mÃtodo de pesquisa, tensionando a relaÃÃo da pesquisa em arte, ou seja, o prÃprio processo enquanto mÃtodo de pesquisa em contraponto aos mÃtodos da pesquisa clÃssica. Desse modo, o percurso traÃado neste trabalho, tem como questÃo a relaÃÃo da arte em seu aspecto autorreferencial, trazendo para a discussÃo, a dinÃmica dos fluxos molar e molecular, a partir do referencial da filosofia de Deleuze & Gattari. Desta forma, o experimento efetuado se dà na perspectiva do jogo entre os fluxos molar e molecular, uma vez que questiona a ideia de obra de arte acabada e busca trabalhar na ideia de uma obra que se realiza em seu aspecto processual e nesse sentido, se abre para a realizaÃÃo cÃnica enquanto uma construÃÃo em devir. Estes aspectos acima descritos se mostram inclusive na prÃpria apresentaÃÃo desta dissertaÃÃo que joga com a quebra da normatizaÃÃo, uma vez que propÃe uma leitura que se estabelece em meio Ãs possibilidades do acaso, se dando, portanto, tambÃm em uma leitura em processo.
id UFC_b7cfe42c3b5d798ba5abb6856606e152
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10723
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPor um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz KantorBY A THEATER OF DEVIR:THE CREATION IN PROCESS OF TRUPE MOTIM IN DIALOGUE WITH THE THEATER OF TADEUSZ KANTOR2016-02-18HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/3805300292991429Mara LÃcia Leal10002353865http://lattes.cnpq.br/971063235925485300493498303http://lattes.cnpq.br/0944302482820547Josà FlÃvio GonÃalves da FonsecaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRProcessualidade Tadeusz Kantor Trupe MotimProcessuality Tadeusz Kantor Trupe MotimARTESA seguinte dissertaÃÃo se apresenta enquanto um registro de um rastro de passagem em uma experimentaÃÃo que se dà no Ãmbito da processualidade na criaÃÃo cÃnica. A investigaÃÃo aqui proposta parte do diÃlogo traÃado entre o Teatro do artista PolonÃs Tadeusz Kantor e o coletivo de artistas da cidade de QuixerÃ, CearÃ, denominado Trupe Motim. Para tanto este diÃlogo se efetivou a partir da percepÃÃo à respeito do carÃter processual presente na poÃtica de Tadeusz Kantor que serviu enquanto disparo para a realizaÃÃo de um trabalho de criaÃÃo junto à Trupe Motim. No percurso do processo de pesquisa, problematizou-se o ato de ensaiar, trazendo enquanto discussÃo este como mÃtodo de pesquisa, tensionando a relaÃÃo da pesquisa em arte, ou seja, o prÃprio processo enquanto mÃtodo de pesquisa em contraponto aos mÃtodos da pesquisa clÃssica. Desse modo, o percurso traÃado neste trabalho, tem como questÃo a relaÃÃo da arte em seu aspecto autorreferencial, trazendo para a discussÃo, a dinÃmica dos fluxos molar e molecular, a partir do referencial da filosofia de Deleuze & Gattari. Desta forma, o experimento efetuado se dà na perspectiva do jogo entre os fluxos molar e molecular, uma vez que questiona a ideia de obra de arte acabada e busca trabalhar na ideia de uma obra que se realiza em seu aspecto processual e nesse sentido, se abre para a realizaÃÃo cÃnica enquanto uma construÃÃo em devir. Estes aspectos acima descritos se mostram inclusive na prÃpria apresentaÃÃo desta dissertaÃÃo que joga com a quebra da normatizaÃÃo, uma vez que propÃe uma leitura que se estabelece em meio Ãs possibilidades do acaso, se dando, portanto, tambÃm em uma leitura em processo.The following dissertation presents itself as a record of a trace of passage in a trial that takes place within the processuality in the scenic creation. The research proposed here of the dialogue drawn between the theatre of the polish artist Tadeusz Kantor and the collective of artists of the city of QuixerÃ, CearÃ, called Trupe Motim. To this end this dialogue was effective from the perception regarding the procedural character present in the poetry of Tadeusz Kantor who served as a trigger for carrying out creative work by the Trupe Motim. In the course of the research process, problematized is the act of rehearsing, bringing as discussion this as a research method, straining the relationship of research in art, that is, the process itself as a research method in contrast to the methods of classical research. Thus, the path traced in this work is to question the art of relationship in their self-referential aspect, bringing to the discussion, the dynamics of molecular and molecular flows from the framework of the philosophy of Deleuze & Gattari. Thus, the made experiment takes place in the context of the match between the molar flow and molecular as it questions the idea of art work finished and seeks to work on the idea of a work that takes place in its procedural aspect and in that sense, opens to the scenic realization as a building becoming. These above aspects are even show the actual presentation of this dissertation playing with breaking the regulation, since proposes a reading that takes place amid the possibilities of chance, giving thus also in a reading process.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16388application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv BY A THEATER OF DEVIR:THE CREATION IN PROCESS OF TRUPE MOTIM IN DIALOGUE WITH THE THEATER OF TADEUSZ KANTOR
title Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
spellingShingle Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
Josà FlÃvio GonÃalves da Fonseca
Processualidade
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
Processuality
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
ARTES
title_short Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
title_full Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
title_fullStr Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
title_full_unstemmed Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
title_sort Por um Teatro do Devir: A criaÃÃo em processo no diÃlogo da Trupe Motim com o Teatro de Tadeusz Kantor
author Josà FlÃvio GonÃalves da Fonseca
author_facet Josà FlÃvio GonÃalves da Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 84446676504
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739201450499304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia de Lima Caetano
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00424966751
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3805300292991429
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mara LÃcia Leal
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 10002353865
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9710632359254853
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00493498303
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0944302482820547
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà FlÃvio GonÃalves da Fonseca
contributor_str_mv HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
Patricia de Lima Caetano
Mara LÃcia Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Processualidade
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
topic Processualidade
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
Processuality
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Processuality
Tadeusz Kantor
Trupe Motim
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A seguinte dissertaÃÃo se apresenta enquanto um registro de um rastro de passagem em uma experimentaÃÃo que se dà no Ãmbito da processualidade na criaÃÃo cÃnica. A investigaÃÃo aqui proposta parte do diÃlogo traÃado entre o Teatro do artista PolonÃs Tadeusz Kantor e o coletivo de artistas da cidade de QuixerÃ, CearÃ, denominado Trupe Motim. Para tanto este diÃlogo se efetivou a partir da percepÃÃo à respeito do carÃter processual presente na poÃtica de Tadeusz Kantor que serviu enquanto disparo para a realizaÃÃo de um trabalho de criaÃÃo junto à Trupe Motim. No percurso do processo de pesquisa, problematizou-se o ato de ensaiar, trazendo enquanto discussÃo este como mÃtodo de pesquisa, tensionando a relaÃÃo da pesquisa em arte, ou seja, o prÃprio processo enquanto mÃtodo de pesquisa em contraponto aos mÃtodos da pesquisa clÃssica. Desse modo, o percurso traÃado neste trabalho, tem como questÃo a relaÃÃo da arte em seu aspecto autorreferencial, trazendo para a discussÃo, a dinÃmica dos fluxos molar e molecular, a partir do referencial da filosofia de Deleuze & Gattari. Desta forma, o experimento efetuado se dà na perspectiva do jogo entre os fluxos molar e molecular, uma vez que questiona a ideia de obra de arte acabada e busca trabalhar na ideia de uma obra que se realiza em seu aspecto processual e nesse sentido, se abre para a realizaÃÃo cÃnica enquanto uma construÃÃo em devir. Estes aspectos acima descritos se mostram inclusive na prÃpria apresentaÃÃo desta dissertaÃÃo que joga com a quebra da normatizaÃÃo, uma vez que propÃe uma leitura que se estabelece em meio Ãs possibilidades do acaso, se dando, portanto, tambÃm em uma leitura em processo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The following dissertation presents itself as a record of a trace of passage in a trial that takes place within the processuality in the scenic creation. The research proposed here of the dialogue drawn between the theatre of the polish artist Tadeusz Kantor and the collective of artists of the city of QuixerÃ, CearÃ, called Trupe Motim. To this end this dialogue was effective from the perception regarding the procedural character present in the poetry of Tadeusz Kantor who served as a trigger for carrying out creative work by the Trupe Motim. In the course of the research process, problematized is the act of rehearsing, bringing as discussion this as a research method, straining the relationship of research in art, that is, the process itself as a research method in contrast to the methods of classical research. Thus, the path traced in this work is to question the art of relationship in their self-referential aspect, bringing to the discussion, the dynamics of molecular and molecular flows from the framework of the philosophy of Deleuze & Gattari. Thus, the made experiment takes place in the context of the match between the molar flow and molecular as it questions the idea of art work finished and seeks to work on the idea of a work that takes place in its procedural aspect and in that sense, opens to the scenic realization as a building becoming. These above aspects are even show the actual presentation of this dissertation playing with breaking the regulation, since proposes a reading that takes place amid the possibilities of chance, giving thus also in a reading process.
description A seguinte dissertaÃÃo se apresenta enquanto um registro de um rastro de passagem em uma experimentaÃÃo que se dà no Ãmbito da processualidade na criaÃÃo cÃnica. A investigaÃÃo aqui proposta parte do diÃlogo traÃado entre o Teatro do artista PolonÃs Tadeusz Kantor e o coletivo de artistas da cidade de QuixerÃ, CearÃ, denominado Trupe Motim. Para tanto este diÃlogo se efetivou a partir da percepÃÃo à respeito do carÃter processual presente na poÃtica de Tadeusz Kantor que serviu enquanto disparo para a realizaÃÃo de um trabalho de criaÃÃo junto à Trupe Motim. No percurso do processo de pesquisa, problematizou-se o ato de ensaiar, trazendo enquanto discussÃo este como mÃtodo de pesquisa, tensionando a relaÃÃo da pesquisa em arte, ou seja, o prÃprio processo enquanto mÃtodo de pesquisa em contraponto aos mÃtodos da pesquisa clÃssica. Desse modo, o percurso traÃado neste trabalho, tem como questÃo a relaÃÃo da arte em seu aspecto autorreferencial, trazendo para a discussÃo, a dinÃmica dos fluxos molar e molecular, a partir do referencial da filosofia de Deleuze & Gattari. Desta forma, o experimento efetuado se dà na perspectiva do jogo entre os fluxos molar e molecular, uma vez que questiona a ideia de obra de arte acabada e busca trabalhar na ideia de uma obra que se realiza em seu aspecto processual e nesse sentido, se abre para a realizaÃÃo cÃnica enquanto uma construÃÃo em devir. Estes aspectos acima descritos se mostram inclusive na prÃpria apresentaÃÃo desta dissertaÃÃo que joga com a quebra da normatizaÃÃo, uma vez que propÃe uma leitura que se estabelece em meio Ãs possibilidades do acaso, se dando, portanto, tambÃm em uma leitura em processo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16388
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295217639489536