O Benfica das prÃticas educativas dos grafiteiros dos anos 2000
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9781 |
Resumo: | O presente estudo analisa os grafites como uma forma artÃstica de ocupar a cidade, capaz de produzir importantes aÃÃes educativas. Grafites sÃo inscriÃÃes urbanas nos muros da cidade utilizadas para retratar os dilemas urbanos do inÃcio deste sÃculo. O grafite possui histÃria, personagens, regras, vestuÃrio, vocabulÃrio, conflitos, aventuras e aÃÃes que possibilitam condiÃÃes reais de inclusÃo, pois oferece aprendizado, participaÃÃo, visibilidade, fama, objetivos e oportunidades que podem ser aproveitadas ou nÃo por seus sujeitos. à nas ruas onde os grafiteiros aprendem o manuseio dos sprays, as tÃcnicas, os desenhos e as estratÃgias de apropriaÃÃes desses espaÃos. Nesse contexto, o texto deste trabalho objetiva focar as prÃticas educativas dos grafiteiros que atuam nos muros do bairro Benfica, na cidade de Fortaleza, CearÃ, a partir dos anos 2000. Benfica à um bairro que ao reunir arte, cultura e boemia, passou ser referÃncia nÃo sà para estudantes e intelectuais, mas tambÃm para artistas plÃsticos e grafiteiros de toda a cidade. Estamos diante de um movimento multifacetado de forma que foi preciso lanÃar mÃo das reflexÃes de autores como Gitahy para descrevermos o histÃrico do grafite; Calvino, nas discussÃes sobre cidades; Baudrillard, nos simulacros dos signos; Coli e Lacoste nas percepÃÃes sobre arte e Pallamin sobre arte pÃblica; BrandÃo e LibÃneo, sobre educaÃÃo e nas prÃticas educativas Certeau, nas caminhadas e estratÃgias dos grafiteiros. Por intermÃdio desses estudiosos, foi possÃvel lanÃarmos nosso olhar sobre esse tema instigante do ponto de vista educativo. Quais os espaÃos ocupados pelo grafite? Quando e como surgiu o grafite no bairro Benfica? Quem sÃo os grafiteiros? Onde buscÃ-los e encontrÃ-los? Como aprendem a grafitar? Como atuam? Como se organizam? Como sÃo estabelecidas suas prÃticas educativas? SÃo muitas as perguntas sobre esse grupo social respondidas neste trabalho. Para tanto, coletamos as falas dos grafiteiros nas entrevistas, nas redes sociais da Internet e nos periÃdicos que constantemente tratam do assunto. Assim, com este trabalho, acreditamos que estamos contribuindo para as futuras pesquisas sobre educaÃÃo e temas urbanos que surgem em nossa sociedade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Benfica das prÃticas educativas dos grafiteiros dos anos 2000Benfica educational practices of graffiti artists of the 20002012-09-14Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Ana Carmita Bezerra de Souza90756789591http://lattes.cnpq.br/1261421394780501Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/301112222161310803343194719http://lattes.cnpq.br/9818560092146344Aleksandra Previtalli Furquim PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRArte Benfica Grafite PrÃtica educativaArt Benfica Graffiti Educational practiceEDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASO presente estudo analisa os grafites como uma forma artÃstica de ocupar a cidade, capaz de produzir importantes aÃÃes educativas. Grafites sÃo inscriÃÃes urbanas nos muros da cidade utilizadas para retratar os dilemas urbanos do inÃcio deste sÃculo. O grafite possui histÃria, personagens, regras, vestuÃrio, vocabulÃrio, conflitos, aventuras e aÃÃes que possibilitam condiÃÃes reais de inclusÃo, pois oferece aprendizado, participaÃÃo, visibilidade, fama, objetivos e oportunidades que podem ser aproveitadas ou nÃo por seus sujeitos. à nas ruas onde os grafiteiros aprendem o manuseio dos sprays, as tÃcnicas, os desenhos e as estratÃgias de apropriaÃÃes desses espaÃos. Nesse contexto, o texto deste trabalho objetiva focar as prÃticas educativas dos grafiteiros que atuam nos muros do bairro Benfica, na cidade de Fortaleza, CearÃ, a partir dos anos 2000. Benfica à um bairro que ao reunir arte, cultura e boemia, passou ser referÃncia nÃo sà para estudantes e intelectuais, mas tambÃm para artistas plÃsticos e grafiteiros de toda a cidade. Estamos diante de um movimento multifacetado de forma que foi preciso lanÃar mÃo das reflexÃes de autores como Gitahy para descrevermos o histÃrico do grafite; Calvino, nas discussÃes sobre cidades; Baudrillard, nos simulacros dos signos; Coli e Lacoste nas percepÃÃes sobre arte e Pallamin sobre arte pÃblica; BrandÃo e LibÃneo, sobre educaÃÃo e nas prÃticas educativas Certeau, nas caminhadas e estratÃgias dos grafiteiros. Por intermÃdio desses estudiosos, foi possÃvel lanÃarmos nosso olhar sobre esse tema instigante do ponto de vista educativo. Quais os espaÃos ocupados pelo grafite? Quando e como surgiu o grafite no bairro Benfica? Quem sÃo os grafiteiros? Onde buscÃ-los e encontrÃ-los? Como aprendem a grafitar? Como atuam? Como se organizam? Como sÃo estabelecidas suas prÃticas educativas? SÃo muitas as perguntas sobre esse grupo social respondidas neste trabalho. Para tanto, coletamos as falas dos grafiteiros nas entrevistas, nas redes sociais da Internet e nos periÃdicos que constantemente tratam do assunto. Assim, com este trabalho, acreditamos que estamos contribuindo para as futuras pesquisas sobre educaÃÃo e temas urbanos que surgem em nossa sociedade. This study analyzes graffiti as an artistic form of occupying the city, being able to produce some important educational initiatives. Graffiti is a kind of painting in the walls of a city used to portray the urban dilemmas of the beginning of this century. It has, inside it, history, characters, rules, clothing, vocabulary, conflicts, adventures, and actions that allows real conditions of inclusion, because it offers learning, participation, visibility, fame, goals, and opportunities that people who live inside this world can take, or not. It is in the streets that graffiti artists learn how to use the sprays, its techniques, its draws, and the strategies of appropriation of these spaces. In this context, this workâs text has as its objective focus on the educational practices of graffiti artists that do their job in Benfica neighborhoodâs walls, in Fortaleza, CearÃ, since the years of 2000s. Benfica is a neighborhood that nowadays is a reference not only for students and intellectual people, but also for many artists all over the state, because it reunites art, culture, and bohemia. We have here a multifarious movement in a way that we need to remember the thoughts of some authors as Gitahy, to describe the history of graffiti; Calvino, in the discussion about the cities; Baudrillard, in the simulacrum of signs; Coli and Lacoste, in the perceptions about the art and Pallamin about the public art; BrandÃo and LibÃneo, about the education in the educational practices; Certeau, in the graffiti artistsâ strategies. With the thoughts of these researchers, we are able to launch our eyes in this instigating topic in the educational point of view. What are the spaces occupied by the graffiti? Where and how the Benficaâs artistic painting has appeared? Who are the graffiti artists? Where we can track and find them? How do they learn to graffiti? How do they act? How do they organize themselves? How do their educational practices are stated? Is it possible to educate through the art? There are many questions about this social group answered in this work. We collected some graffiti artistsâ quotes in interviews, in social networks in the internet, and in the journals that constantly deal with this issue. To sum up, we believe that with this work, we are contributing to the future researches about education and urban themes that appear in our society.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9781application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:48Zmail@mail.com - |
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This study analyzes graffiti as an artistic form of occupying the city, being able to produce some important educational initiatives. Graffiti is a kind of painting in the walls of a city used to portray the urban dilemmas of the beginning of this century. It has, inside it, history, characters, rules, clothing, vocabulary, conflicts, adventures, and actions that allows real conditions of inclusion, because it offers learning, participation, visibility, fame, goals, and opportunities that people who live inside this world can take, or not. It is in the streets that graffiti artists learn how to use the sprays, its techniques, its draws, and the strategies of appropriation of these spaces. In this context, this workâs text has as its objective focus on the educational practices of graffiti artists that do their job in Benfica neighborhoodâs walls, in Fortaleza, CearÃ, since the years of 2000s. Benfica is a neighborhood that nowadays is a reference not only for students and intellectual people, but also for many artists all over the state, because it reunites art, culture, and bohemia. We have here a multifarious movement in a way that we need to remember the thoughts of some authors as Gitahy, to describe the history of graffiti; Calvino, in the discussion about the cities; Baudrillard, in the simulacrum of signs; Coli and Lacoste, in the perceptions about the art and Pallamin about the public art; BrandÃo and LibÃneo, about the education in the educational practices; Certeau, in the graffiti artistsâ strategies. With the thoughts of these researchers, we are able to launch our eyes in this instigating topic in the educational point of view. What are the spaces occupied by the graffiti? Where and how the Benficaâs artistic painting has appeared? Who are the graffiti artists? Where we can track and find them? How do they learn to graffiti? How do they act? How do they organize themselves? How do their educational practices are stated? Is it possible to educate through the art? There are many questions about this social group answered in this work. We collected some graffiti artistsâ quotes in interviews, in social networks in the internet, and in the journals that constantly deal with this issue. To sum up, we believe that with this work, we are contributing to the future researches about education and urban themes that appear in our society. |
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