ExtensÃo universitÃria: o panorama do Instituto Federal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExtensÃo universitÃria: o panorama do Instituto Federal do CearÃ2018-10-00Vicente Lima CrisÃstomo2832451038736914752146Josà Elieudo Nascimento de Sousa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREnsino Superior ExtensÃo UniversitÃria IFCEHigher education Extension University IFCEPOLITICA PUBLICA E POPULACAOnÃo hÃA ideia de ExtensÃo UniversitÃria que atualmente està em vigor no Brasil, nasceu a partir da Reforma UniversitÃria de 1968, quando a organizaÃÃo do Ensino Superior brasileiro passou a tomar como referÃncia o Modelo Norte-americano. Em tal configuraÃÃo, o Ensino Superior à concebido sob a trÃade ensino-pesquisa-extensÃo. Os dois primeiros elementos estÃo bem definidos e alocados dentro da estrutura educacional, entretanto o terceiro deles nÃo goza da mesma condiÃÃo. Assim sendo, abordando o conceito de ExtensÃo UniversitÃria e inserindo-o dentro do modelo vigente no paÃs, o presente estudo objetiva desenhar um panorama global das aÃÃes de ExtensÃo do Instituto Federal do Cearà (IFCE) identificando os campi mais atuantes na comunidade em seu entorno, fazendo uso da estatÃstica descritiva e do coeficiente de correlaÃÃo de Pearson. A escolha pelo IFCE se deu pelo fato deste ser uma instituiÃÃo centenÃria, mas relativamente nova na oferta de ensino superior, alÃm de ser a maior em nÃmero de campi no Cearà a promover aÃÃes de ExtensÃo, alcanÃando todas as 14 macrorregiÃes do estado. Os resultados mostram que, dentre os quatro tipos de aÃÃes desenvolvidas pelo Instituto Federal do Cearà - cursos, eventos, programas e projetos - a maior concentraÃÃo à de projetos, sendo estes responsÃveis por 41,67% das 1.008 aÃÃes cadastradas na PrÃ-reitoria de ExtensÃo atà julho de 2017. Os eventos representam 33,43%, enquanto que os cursos sÃo 19,54%, seguidos pelos programas que correspondem a 5,36%. Jà em relaÃÃo Ãs 9 Ãreas temÃticas de atuaÃÃo â ComunicaÃÃo, Cultura, Desporto, Direitos Humanos e JustiÃa, EducaÃÃo, Meio Ambiente, SaÃde, Tecnologia e ProduÃÃo e Trabalho â aÃÃes da Ãrea EducaÃÃo sÃo predominantes, representando 40,77% de toda a ExtensÃo do IFCE. As anÃlises mostram ainda que, das 29 unidades analisadas, o Campus de Limoeiro do Norte se destaca em nÃmero de aÃÃes, fazendo do Vale do Jaguaribe, com 166 aÃÃes, a macrorregiÃo cearense com maior quantidade de aÃÃes de ExtensÃo. Em seguida vem a macrorregiÃo Grande Fortaleza com 119 e SertÃo de Canindà com 90 aÃÃes. Na outra extremidade temos SertÃo dos CrateÃs e SertÃo dos Inhamuns, com 17 e 23 aÃÃes respectivamente. Os dados evidenciam um acentuado crescimento da ExtensÃo no IFCE, a partir de 2014, impulsionada principalmente pelo nÃmero de alunos e servidores da InstituiÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20539application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:02Zmail@mail.com - |
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A ideia de ExtensÃo UniversitÃria que atualmente està em vigor no Brasil, nasceu a partir da Reforma UniversitÃria de 1968, quando a organizaÃÃo do Ensino Superior brasileiro passou a tomar como referÃncia o Modelo Norte-americano. Em tal configuraÃÃo, o Ensino Superior à concebido sob a trÃade ensino-pesquisa-extensÃo. Os dois primeiros elementos estÃo bem definidos e alocados dentro da estrutura educacional, entretanto o terceiro deles nÃo goza da mesma condiÃÃo. Assim sendo, abordando o conceito de ExtensÃo UniversitÃria e inserindo-o dentro do modelo vigente no paÃs, o presente estudo objetiva desenhar um panorama global das aÃÃes de ExtensÃo do Instituto Federal do Cearà (IFCE) identificando os campi mais atuantes na comunidade em seu entorno, fazendo uso da estatÃstica descritiva e do coeficiente de correlaÃÃo de Pearson. A escolha pelo IFCE se deu pelo fato deste ser uma instituiÃÃo centenÃria, mas relativamente nova na oferta de ensino superior, alÃm de ser a maior em nÃmero de campi no Cearà a promover aÃÃes de ExtensÃo, alcanÃando todas as 14 macrorregiÃes do estado. Os resultados mostram que, dentre os quatro tipos de aÃÃes desenvolvidas pelo Instituto Federal do Cearà - cursos, eventos, programas e projetos - a maior concentraÃÃo à de projetos, sendo estes responsÃveis por 41,67% das 1.008 aÃÃes cadastradas na PrÃ-reitoria de ExtensÃo atà julho de 2017. Os eventos representam 33,43%, enquanto que os cursos sÃo 19,54%, seguidos pelos programas que correspondem a 5,36%. Jà em relaÃÃo Ãs 9 Ãreas temÃticas de atuaÃÃo â ComunicaÃÃo, Cultura, Desporto, Direitos Humanos e JustiÃa, EducaÃÃo, Meio Ambiente, SaÃde, Tecnologia e ProduÃÃo e Trabalho â aÃÃes da Ãrea EducaÃÃo sÃo predominantes, representando 40,77% de toda a ExtensÃo do IFCE. As anÃlises mostram ainda que, das 29 unidades analisadas, o Campus de Limoeiro do Norte se destaca em nÃmero de aÃÃes, fazendo do Vale do Jaguaribe, com 166 aÃÃes, a macrorregiÃo cearense com maior quantidade de aÃÃes de ExtensÃo. Em seguida vem a macrorregiÃo Grande Fortaleza com 119 e SertÃo de Canindà com 90 aÃÃes. Na outra extremidade temos SertÃo dos CrateÃs e SertÃo dos Inhamuns, com 17 e 23 aÃÃes respectivamente. Os dados evidenciam um acentuado crescimento da ExtensÃo no IFCE, a partir de 2014, impulsionada principalmente pelo nÃmero de alunos e servidores da InstituiÃÃo. |
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