IdentificaÃÃo de indicadores e definiÃÃo de Ambiente estratÃgico para avaliaÃÃo de desempenho da extensÃo universitÃria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio IndalÃcio Feitosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3693
Resumo: A presente dissertaÃÃo compreende dois estÃgios distintos, no que diz respeito à investigaÃÃo cientÃfica. A princÃpio, identificam-se indicadores de desempenho e define-se ambiente estratÃgico, tendo como instrumento metodolÃgico o balanced scorecard â BSC, com embasamento teÃrico em Kaplan e Norton (1997) e, em particular, no criador do mÃtodo adaptado, Figueiredo (2002). No tocante Ãs adaptaÃÃes destacam-se a implementaÃÃo de novas perspectivas: Organizacional â polÃtica e gestÃo estratÃgica; PedagÃgica â articulaÃÃo ensino, pesquisa e extensÃo; de Responsabilidade Social â relaÃÃo universidade e sociedade e de ProduÃÃo CientÃfica â publicaÃÃo cientÃfica e tecnolÃgica e a definiÃÃo do ambiente estratÃgico de planejamento no contexto da autoavaliaÃÃo institucional da interface ensino, pesquisa e extensÃo, por meio de pesquisa de campo e documental. No segundo estÃgio, avalia-se as atividades de extensÃo universitÃria enquanto finalidade da educaÃÃo superior, destacando-se sua relevÃncia acadÃmica, polÃtica e social. A pesquisa foi aplicada por amostragem, docentes e alunos da educaÃÃo superior das diversas Ãreas de formaÃÃo profisional, por ocasiÃo da primeira avaliaÃÃo institucional no ano letivo de 2006, com base nas diretrizes do SINAES â Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do CearÃ. A aplicaÃÃo de questionÃrios a professores e a estudantes (estagiÃrios, bolsistas, voluntÃrios), entrevistas semiestruturadas, consulta a banco de dados sobre as aÃÃes extensionistas no perÃodo de setembro de 2008 a fevereiro de 2009, entre outros, foram os instrumentos utilizados para a realizaÃÃo deste trabalho, tendo como base, principalmente, o planejamento estratÃgico para a extensÃo definido no plano de desenvolvimento institucional para o perÃodo 2005/2009. Considrando-se as quatro perspectivas definidas no processo de identificaÃÃo de indicadores estratÃgicos, como objetivo geral deste trabalho, os rsultados evidenciam que a classe docente e discente tem claro desconhecimento do planejamento polÃtico-pedagÃgico para a interface ensino, pesquuisa e extensÃo, apesar dos esforÃos da alta administraÃÃo da instituiÃÃo pesquisada; nÃo obstante, destaca-se o impacto positivo na formaÃo do aluno e a efetiva contribuiÃÃo para a inclusÃo social da clientela atendida, por meio das atividades de extensÃo; outrossim, percebe-se o grande envolvimento docente em publicaÃÃo cientÃfica e tecnolÃgica, enquanto que, o grupo discente pouco tem participaÃÃo em atividades de inciaÃÃo cientÃfica. No contexto geral, conclui-se que, estes atores sociais - professores e estudantes, tem participaÃÃo insignificante na elaboraÃÃo de polÃticas e no planejamento estratÃgico para a extensÃo universitÃria, apesar de, adequadamente afirmados no plano de desenvolvimento institucional, conforme demonstrado nos resultados da pesquisa aplicada.
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A princÃpio, identificam-se indicadores de desempenho e define-se ambiente estratÃgico, tendo como instrumento metodolÃgico o balanced scorecard â BSC, com embasamento teÃrico em Kaplan e Norton (1997) e, em particular, no criador do mÃtodo adaptado, Figueiredo (2002). No tocante Ãs adaptaÃÃes destacam-se a implementaÃÃo de novas perspectivas: Organizacional â polÃtica e gestÃo estratÃgica; PedagÃgica â articulaÃÃo ensino, pesquisa e extensÃo; de Responsabilidade Social â relaÃÃo universidade e sociedade e de ProduÃÃo CientÃfica â publicaÃÃo cientÃfica e tecnolÃgica e a definiÃÃo do ambiente estratÃgico de planejamento no contexto da autoavaliaÃÃo institucional da interface ensino, pesquisa e extensÃo, por meio de pesquisa de campo e documental. No segundo estÃgio, avalia-se as atividades de extensÃo universitÃria enquanto finalidade da educaÃÃo superior, destacando-se sua relevÃncia acadÃmica, polÃtica e social. 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Among the new adaptations it is highlighted the implementation of new perspectives: Organizational â strategic politics and management; Pedagogical â teaching, research and extension linking; Social Responsibility â university and society relationship and Scientific Production â scientific and technological publication and the definition of the strategic planning environment in the context of institutional self-assessment within the teaching, research and extension interface, through documental and camping research. In the second part, the university extension activities are assessed as an aim of third degree education, expressing your academic, political and social importance. The research was applied by sampling; teachers and students of third degree education from several professional areas, when the first institutional assessment happened in the school year of 2006, based on the guidelines of SINAES â Third Degree Education Assessment National System at Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do CearÃ. The application of questionnaires to teachers and students (trainees, college program workers, volunteers), semi-structured interviews, research to the database on the extension actions between September of 2008 and February of 2009, among others, were the instruments used for this work, and mainly as a base, the analysis of strategic planning for the extension established in the institutional development plan for the period 2005/2009. Considered the four perspectives defined in the process of identification of strategically pointers, as objective generality of this work, the resulted ones evidence that the teaching and learning classroom clearly has unfamiliarity of the politician-pedagogical planning for the interface education, research and extension, although the efforts of the high administration of the searched institution; not obstante, the positive impact in the translation of the pupil and the effective is distinguished contribution for the social inclusion of the taken care of clientele, by means of the activities of extension; also, perceives the great teaching development in scientific publication and technological, whereas, the learning group little has participation in activities of scientific initiation. 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