AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline da Rocha Xavier
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13388
Resumo: A partir de meados do sÃculo passado abre-se, atravÃs da Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo (LDB), a possibilidade de InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo. Em virtude disso, amplia-se a concorrÃncia nessa Ãrea, pois nesse perÃodo surgem vÃrias IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Face a atual concorrÃncia educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituiÃÃes. No intuito de contribuir para o atendimento da gestÃo das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo geral de estudar as ferramentas de gestÃo estratÃgica de custos, Margem de ContribuiÃÃo e Ponto de EquilÃbrio, em uma IES privada. Para o atingimento do objetivo geral, procedeu-se a efetivaÃÃo dos objetivos especÃficos, onde a pesquisa ocupou-se em dimensionar os conceitos da Margem de ContribuiÃÃo, e seu estabelecimento, definir o Ponto de EquilÃbrio e sua aplicabilidade, e por fim, estabelecer a geraÃÃo de um mÃtodo adequado de anÃlise de desempenho baseada nas ferramentas supracitadas, tudo isso aplicado em uma IES privada. Concretiza-se o estudo atravÃs de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa aÃÃo em oito cursos de graduaÃÃo de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir os objetivos gerais e especÃficos anteriormente relacionados, alÃm que ter a questÃo problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretizaÃÃo das fases e etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na anÃlise de custos contribuem para a identificaÃÃo e projeÃÃo de resultados, tais como a identificaÃÃo dos cursos que dÃo os melhores e piores resultados, a projeÃÃo da quantidade de alunos necessÃria para manter um curso bem como as possibilidades de alavancagem de cursos, dentre outros.
id UFC_bdcf7c8779672da798cb53aef1e2a94f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8453
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada. Analysis of costs as a strategic management tool higher education : a study of balance point concepts and contribution margin and its applicability in private IES2014-07-14Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre1368162http://lattes.cnpq.br/5234277371908895 MÃrcia Maria Machado Freitas3213240931573990450387http://lattes.cnpq.br/0226186197993663Aline da Rocha Xavier Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRIES privada Margem de ContribuiÃÃo Ponto de EquilÃbrioContribution marginBreakevenPrivate HEIsPOLITICA PUBLICA E POPULACAOA partir de meados do sÃculo passado abre-se, atravÃs da Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo (LDB), a possibilidade de InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo. Em virtude disso, amplia-se a concorrÃncia nessa Ãrea, pois nesse perÃodo surgem vÃrias IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Face a atual concorrÃncia educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituiÃÃes. No intuito de contribuir para o atendimento da gestÃo das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo geral de estudar as ferramentas de gestÃo estratÃgica de custos, Margem de ContribuiÃÃo e Ponto de EquilÃbrio, em uma IES privada. Para o atingimento do objetivo geral, procedeu-se a efetivaÃÃo dos objetivos especÃficos, onde a pesquisa ocupou-se em dimensionar os conceitos da Margem de ContribuiÃÃo, e seu estabelecimento, definir o Ponto de EquilÃbrio e sua aplicabilidade, e por fim, estabelecer a geraÃÃo de um mÃtodo adequado de anÃlise de desempenho baseada nas ferramentas supracitadas, tudo isso aplicado em uma IES privada. Concretiza-se o estudo atravÃs de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa aÃÃo em oito cursos de graduaÃÃo de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir os objetivos gerais e especÃficos anteriormente relacionados, alÃm que ter a questÃo problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretizaÃÃo das fases e etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na anÃlise de custos contribuem para a identificaÃÃo e projeÃÃo de resultados, tais como a identificaÃÃo dos cursos que dÃo os melhores e piores resultados, a projeÃÃo da quantidade de alunos necessÃria para manter um curso bem como as possibilidades de alavancagem de cursos, dentre outros.From the middle of the last century opens , through the Law of Education Guidelines and Bases ( LDB) , the possibility of Higher Education Institutions (HEIs) provide private undergraduate and graduate . As a result, extends to competition in this area, because in this period there will be various private institutions in order to meet the new demand . In the face of current educational competition , comes into existence the need to strategically manage these institutions . In order to contribute to the care of their management , this study comes up with the general objective of studying the tools of strategic cost management , contribution margin and breakeven , in a private institution . For the achievement of the overall objective , we proceeded to the realization of specific objectives , where the research took in size the concepts of contribution margin , and your property , set the balance point and its applicability , and finally establish the generation of an appropriate method of performance analysis based on the above tools , all applied this in a private institution . This is made the study through field research that is effective as a case study to perform an action research in eight degree from a private institution courses. At the end of it, we were able to achieve the goals and objectives listed above , in addition to have the question answered problem because , despite some difficulties encountered with the implementation of the phases and steps proposed was to portray as the elements in the analysis of costs contribute to the identification and projection of results , such as the identification of courses that give the best and worst results , the projection of the number of students required to maintain a course as well as courses leverage opportunities , among others.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13388application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of costs as a strategic management tool higher education : a study of balance point concepts and contribution margin and its applicability in private IES
title AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
spellingShingle AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
Aline da Rocha Xavier
IES privada
Margem de ContribuiÃÃo
Ponto de EquilÃbrio
Contribution margin
Breakeven
Private HEIs
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
title_full AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
title_fullStr AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
title_full_unstemmed AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
title_sort AnÃlise de custos como ferramenta de gestÃo estratÃgica da educaÃÃo superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilÃbrio e margem de contribuiÃÃo e sua aplicabilidade em IES privada.
author Aline da Rocha Xavier
author_facet Aline da Rocha Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26253895320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 1368162
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5234277371908895
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MÃrcia Maria Machado Freitas
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32132409315
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73990450387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0226186197993663
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline da Rocha Xavier
contributor_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre
MÃrcia Maria Machado Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv IES privada
Margem de ContribuiÃÃo
Ponto de EquilÃbrio
Contribution margin
Breakeven
topic IES privada
Margem de ContribuiÃÃo
Ponto de EquilÃbrio
Contribution margin
Breakeven
Private HEIs
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Private HEIs
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A partir de meados do sÃculo passado abre-se, atravÃs da Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo (LDB), a possibilidade de InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo. Em virtude disso, amplia-se a concorrÃncia nessa Ãrea, pois nesse perÃodo surgem vÃrias IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Face a atual concorrÃncia educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituiÃÃes. No intuito de contribuir para o atendimento da gestÃo das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo geral de estudar as ferramentas de gestÃo estratÃgica de custos, Margem de ContribuiÃÃo e Ponto de EquilÃbrio, em uma IES privada. Para o atingimento do objetivo geral, procedeu-se a efetivaÃÃo dos objetivos especÃficos, onde a pesquisa ocupou-se em dimensionar os conceitos da Margem de ContribuiÃÃo, e seu estabelecimento, definir o Ponto de EquilÃbrio e sua aplicabilidade, e por fim, estabelecer a geraÃÃo de um mÃtodo adequado de anÃlise de desempenho baseada nas ferramentas supracitadas, tudo isso aplicado em uma IES privada. Concretiza-se o estudo atravÃs de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa aÃÃo em oito cursos de graduaÃÃo de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir os objetivos gerais e especÃficos anteriormente relacionados, alÃm que ter a questÃo problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretizaÃÃo das fases e etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na anÃlise de custos contribuem para a identificaÃÃo e projeÃÃo de resultados, tais como a identificaÃÃo dos cursos que dÃo os melhores e piores resultados, a projeÃÃo da quantidade de alunos necessÃria para manter um curso bem como as possibilidades de alavancagem de cursos, dentre outros.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv From the middle of the last century opens , through the Law of Education Guidelines and Bases ( LDB) , the possibility of Higher Education Institutions (HEIs) provide private undergraduate and graduate . As a result, extends to competition in this area, because in this period there will be various private institutions in order to meet the new demand . In the face of current educational competition , comes into existence the need to strategically manage these institutions . In order to contribute to the care of their management , this study comes up with the general objective of studying the tools of strategic cost management , contribution margin and breakeven , in a private institution . For the achievement of the overall objective , we proceeded to the realization of specific objectives , where the research took in size the concepts of contribution margin , and your property , set the balance point and its applicability , and finally establish the generation of an appropriate method of performance analysis based on the above tools , all applied this in a private institution . This is made the study through field research that is effective as a case study to perform an action research in eight degree from a private institution courses. At the end of it, we were able to achieve the goals and objectives listed above , in addition to have the question answered problem because , despite some difficulties encountered with the implementation of the phases and steps proposed was to portray as the elements in the analysis of costs contribute to the identification and projection of results , such as the identification of courses that give the best and worst results , the projection of the number of students required to maintain a course as well as courses leverage opportunities , among others.
description A partir de meados do sÃculo passado abre-se, atravÃs da Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo (LDB), a possibilidade de InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo. Em virtude disso, amplia-se a concorrÃncia nessa Ãrea, pois nesse perÃodo surgem vÃrias IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Face a atual concorrÃncia educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituiÃÃes. No intuito de contribuir para o atendimento da gestÃo das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo geral de estudar as ferramentas de gestÃo estratÃgica de custos, Margem de ContribuiÃÃo e Ponto de EquilÃbrio, em uma IES privada. Para o atingimento do objetivo geral, procedeu-se a efetivaÃÃo dos objetivos especÃficos, onde a pesquisa ocupou-se em dimensionar os conceitos da Margem de ContribuiÃÃo, e seu estabelecimento, definir o Ponto de EquilÃbrio e sua aplicabilidade, e por fim, estabelecer a geraÃÃo de um mÃtodo adequado de anÃlise de desempenho baseada nas ferramentas supracitadas, tudo isso aplicado em uma IES privada. Concretiza-se o estudo atravÃs de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa aÃÃo em oito cursos de graduaÃÃo de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir os objetivos gerais e especÃficos anteriormente relacionados, alÃm que ter a questÃo problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretizaÃÃo das fases e etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na anÃlise de custos contribuem para a identificaÃÃo e projeÃÃo de resultados, tais como a identificaÃÃo dos cursos que dÃo os melhores e piores resultados, a projeÃÃo da quantidade de alunos necessÃria para manter um curso bem como as possibilidades de alavancagem de cursos, dentre outros.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13388
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295198840619008