DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellington Santos Damasceno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166
Resumo: O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos.
id UFC_ff2a58f92a4d1abbfbdf00af7e9c2c25
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4440
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃosDecision at the point of economic equilibrium - an analysis of the impact of opportunity cost in pricing 2010-03-10Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924Francisco de Assis Soares00000000008http://lattes.cnpq.br/6315138003445632Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/074016170462401322555884441http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208160Z1Wellington Santos DamascenoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRFormaÃÃo de preÃos Ponto de equilÃbrio Custo de oportunidadePricing Break even point Oportunity costCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos.This paper presents the concepts of Microeconomics and Marketing with the aim of complementing the work and discipline pricing. Expanding the vision strictly accounting for integrating concepts such as opportunity cost and price compost. This integration demonstrates the need for prices contain elements formed that reflect the economic sustainability of the company within a competitive context and considering the cost opportunity of equity invested. The inclusion these concepts changes the perspective of the results forcing the company to rethink and consider other aspects when pricing their products and services. Besides the exposure and integration between accounting concepts, economic and market proposed are simulations showing the impact of inclusion of these new approaches on the activity of pricing.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:12Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Decision at the point of economic equilibrium - an analysis of the impact of opportunity cost in pricing
title DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
spellingShingle DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
Wellington Santos Damasceno
FormaÃÃo de preÃos
Ponto de equilÃbrio
Custo de oportunidade
Pricing
Break even point
Oportunity cost
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
title_full DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
title_fullStr DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
title_full_unstemmed DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
title_sort DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
author Wellington Santos Damasceno
author_facet Wellington Santos Damasceno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo de Melo Jorge Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 35625660344
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7568927888412924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco de Assis Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000008
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6315138003445632
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra Maria dos Santos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 09096515315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0740161704624013
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 22555884441
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208160Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellington Santos Damasceno
contributor_str_mv Paulo de Melo Jorge Neto
Francisco de Assis Soares
Sandra Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo de preÃos
Ponto de equilÃbrio
Custo de oportunidade
topic FormaÃÃo de preÃos
Ponto de equilÃbrio
Custo de oportunidade
Pricing
Break even point
Oportunity cost
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Pricing
Break even point
Oportunity cost
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper presents the concepts of Microeconomics and Marketing with the aim of complementing the work and discipline pricing. Expanding the vision strictly accounting for integrating concepts such as opportunity cost and price compost. This integration demonstrates the need for prices contain elements formed that reflect the economic sustainability of the company within a competitive context and considering the cost opportunity of equity invested. The inclusion these concepts changes the perspective of the results forcing the company to rethink and consider other aspects when pricing their products and services. Besides the exposure and integration between accounting concepts, economic and market proposed are simulations showing the impact of inclusion of these new approaches on the activity of pricing.
description O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295148894846976