FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14238 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_be31391902c38754eeede7a1c266c89c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9180 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃTeacher training and digital technologies in the perception of teachers and students of Pedagogy Course of The Federal University of Ceara2015-03-16Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/2149928021922564Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671323411970359 http://lattes.cnpq.br/7281627197211983Francisco Cesar Martins da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRFormaÃÃo inicial de Professores TDIC PedagogiaTeachers initial formation DTIC PedagogyEDUCACAOnÃo hÃInvestiga a formaÃÃo de professores para o uso pedagÃgico das Tecnologias Digitais de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo (TDIC). O objetivo geral foi analisar a concepÃÃo da formaÃÃo de professores relativo ao uso pedagÃgico das tecnologias digitais no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Cearà (UFC), mediante a percepÃÃo do professor e do aluno. Como apoio para o desvelamento do objetivo geral, foram elaborados trÃs objetivos especÃficos que detalharam os propÃsitos levantados na formulaÃÃo da pesquisa. O primeiro objetivo especÃfico tratou de examinar o projeto pedagÃgico do curso de Pedagogia da UFC, a fim de identificar as concepÃÃes que norteiam a formaÃÃo do licenciando em pedagogia e o uso pedagÃgico das TDIC; o segundo comparou as percepÃÃes dos discentes e docentes sobre o contexto de ensino e aprendizagem no uso das TDIC no curso de Pedagogia da UFC e o terceiro objetivo especÃfico averiguou a prÃtica dos docentes a favorecer o desenvolvimento de habilidades e competÃncias necessÃrias para a formaÃÃo de professores capazes de usar as TDIC na sua prÃtica pedagÃgica. Buscou-se referÃncia teÃrica em autores que discutem as seguintes temÃticas que corporificam o estudo: formaÃÃo de professores - teve-se apoiou nos estudos de Veiga (1989), Tanuri (2000), Silva (2003), Saviani (2005, 2008, 2009) e Monteiro (2011); para a compreensÃo histÃrica do curso de Pedagogia a colaboraÃÃo veio de Brzezinski (1996), Silva (2003), Arantes (2006) e Vieira (2008); para o ensino superior os autores consultados foram Anastasiou (1998), Mosetto (1998), Penteado (1998), Amaral (2009), Vieira (2009), Veiga (2012) e DâÃvila e Veiga (2013); para uso do computador de forma pedagÃgica, Valente (1993, 1999), Almeida (2000, 2004), Almeida (2005), Rivero (2004), e Gabriel (2013); para o tema competÃncia e habilidades, vÃm os estudos de Perrenoud (1999, 2000, 2002), Antunes (2001), Zabala e Arnau (2010) e FeijÃo e Justa (2013). A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, a qual se utilizou de dados qualitativos para sua explanaÃÃo; da documentaÃÃo indireta, pois se usou das pesquisas bibliogrÃfica e documental. A tÃcnica de coleta de dados ocorreu mediante da aplicaÃÃo de um questionÃrio com questÃes de caracterizaÃÃo do respondente e um conjunto de itens medidos na escala de Likert junto ao professor e ao aluno, a fim de coletar suas percepÃÃes acerca dos seguintes pontos: o trabalho docente na formaÃÃo discente no desenvolvimento de habilidades para o uso das TDIC, o desenvolvimento de habilidades na formaÃÃo discente para o uso das tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFC no contexto de ensino e aprendizagem de sua formaÃÃo inicial. Os dados foram analisados e interpretados mediante a tÃcnica de EstatÃstica Descritiva (anÃlise fatorial), utilizando o programa de computador Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi constatado no estudo que professores e alunos discordam de muitos pontos com relaÃÃo ao processo formativo do futuro docente para a EducaÃÃo BÃsica. O Ãnico ponto de concordÃncia plena foi o que se refere à importÃncia de o futuro professor adquirir habilidades necessÃrias para trabalhar com as TDIC na EducaÃÃo. Os principais resultados foram fragilidades da formaÃÃo do futuro professor para o uso pedagÃgico das TDIC; a nÃo configuraÃÃo do trabalho docente com o uso das TDIC; as tecnologias digitais livres ainda nÃo constam na prÃtica docente; a ausÃncia de articulaÃÃes com as escolas pÃblicas de ensino bÃsico para o uso pedagÃgico das TDIC; a falta de um processo avaliativo do aluno com relaÃÃo ao uso das TDIC e o consenso entre professores e alunos da importÃncia que se deve dar ao trabalho orientado para o uso pedagÃgico das TDIC.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14238application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:25Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher training and digital technologies in the perception of teachers and students of Pedagogy Course of The Federal University of Ceara |
title |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
spellingShingle |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà Francisco Cesar Martins da Silva FormaÃÃo inicial de Professores TDIC Pedagogia Teachers initial formation DTIC Pedagogy EDUCACAO |
title_short |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
title_full |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
title_fullStr |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
title_full_unstemmed |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
title_sort |
FormaÃÃo de professores e as tecnologias digitais na percepÃÃo dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearà |
author |
Francisco Cesar Martins da Silva |
author_facet |
Francisco Cesar Martins da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alberto Sampaio Lima |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25885626391 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2149928021922564 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isaias Batista de Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38087049349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4625217174686713 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
23411970359 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7281627197211983 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Cesar Martins da Silva |
contributor_str_mv |
Alberto Sampaio Lima Nicolino Trompieri Filho Wagner Bandeira Andriola Isaias Batista de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo inicial de Professores TDIC Pedagogia |
topic |
FormaÃÃo inicial de Professores TDIC Pedagogia Teachers initial formation DTIC Pedagogy EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers initial formation DTIC Pedagogy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Investiga a formaÃÃo de professores para o uso pedagÃgico das Tecnologias Digitais de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo (TDIC). O objetivo geral foi analisar a concepÃÃo da formaÃÃo de professores relativo ao uso pedagÃgico das tecnologias digitais no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Cearà (UFC), mediante a percepÃÃo do professor e do aluno. Como apoio para o desvelamento do objetivo geral, foram elaborados trÃs objetivos especÃficos que detalharam os propÃsitos levantados na formulaÃÃo da pesquisa. O primeiro objetivo especÃfico tratou de examinar o projeto pedagÃgico do curso de Pedagogia da UFC, a fim de identificar as concepÃÃes que norteiam a formaÃÃo do licenciando em pedagogia e o uso pedagÃgico das TDIC; o segundo comparou as percepÃÃes dos discentes e docentes sobre o contexto de ensino e aprendizagem no uso das TDIC no curso de Pedagogia da UFC e o terceiro objetivo especÃfico averiguou a prÃtica dos docentes a favorecer o desenvolvimento de habilidades e competÃncias necessÃrias para a formaÃÃo de professores capazes de usar as TDIC na sua prÃtica pedagÃgica. Buscou-se referÃncia teÃrica em autores que discutem as seguintes temÃticas que corporificam o estudo: formaÃÃo de professores - teve-se apoiou nos estudos de Veiga (1989), Tanuri (2000), Silva (2003), Saviani (2005, 2008, 2009) e Monteiro (2011); para a compreensÃo histÃrica do curso de Pedagogia a colaboraÃÃo veio de Brzezinski (1996), Silva (2003), Arantes (2006) e Vieira (2008); para o ensino superior os autores consultados foram Anastasiou (1998), Mosetto (1998), Penteado (1998), Amaral (2009), Vieira (2009), Veiga (2012) e DâÃvila e Veiga (2013); para uso do computador de forma pedagÃgica, Valente (1993, 1999), Almeida (2000, 2004), Almeida (2005), Rivero (2004), e Gabriel (2013); para o tema competÃncia e habilidades, vÃm os estudos de Perrenoud (1999, 2000, 2002), Antunes (2001), Zabala e Arnau (2010) e FeijÃo e Justa (2013). A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, a qual se utilizou de dados qualitativos para sua explanaÃÃo; da documentaÃÃo indireta, pois se usou das pesquisas bibliogrÃfica e documental. A tÃcnica de coleta de dados ocorreu mediante da aplicaÃÃo de um questionÃrio com questÃes de caracterizaÃÃo do respondente e um conjunto de itens medidos na escala de Likert junto ao professor e ao aluno, a fim de coletar suas percepÃÃes acerca dos seguintes pontos: o trabalho docente na formaÃÃo discente no desenvolvimento de habilidades para o uso das TDIC, o desenvolvimento de habilidades na formaÃÃo discente para o uso das tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFC no contexto de ensino e aprendizagem de sua formaÃÃo inicial. Os dados foram analisados e interpretados mediante a tÃcnica de EstatÃstica Descritiva (anÃlise fatorial), utilizando o programa de computador Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi constatado no estudo que professores e alunos discordam de muitos pontos com relaÃÃo ao processo formativo do futuro docente para a EducaÃÃo BÃsica. O Ãnico ponto de concordÃncia plena foi o que se refere à importÃncia de o futuro professor adquirir habilidades necessÃrias para trabalhar com as TDIC na EducaÃÃo. Os principais resultados foram fragilidades da formaÃÃo do futuro professor para o uso pedagÃgico das TDIC; a nÃo configuraÃÃo do trabalho docente com o uso das TDIC; as tecnologias digitais livres ainda nÃo constam na prÃtica docente; a ausÃncia de articulaÃÃes com as escolas pÃblicas de ensino bÃsico para o uso pedagÃgico das TDIC; a falta de um processo avaliativo do aluno com relaÃÃo ao uso das TDIC e o consenso entre professores e alunos da importÃncia que se deve dar ao trabalho orientado para o uso pedagÃgico das TDIC. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14238 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295203498393600 |