Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_e0d8bee8c9bc1ec669415f4766aaf576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7356 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docenteTo be literacy teachers: a reflective look on the educational formation narratives 2013-10-31Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Silvina Pimentel Silva06887244349http://lattes.cnpq.br/260398048054232823111640310http://lattes.cnpq.br/2042858975905826Lucilene AraÃjo do Nascimento PracianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProfessora alfabetizadora Narrativas de FormaÃÃo FormaÃÃo DocenteLiteracy teacher Formation narratives Educational formationEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa objetiva investigar a trajetÃria de formaÃÃo docente narrada por trÃs professoras alfabetizadoras dos anos iniciais (1 e 2 anos) do ensino fundamental em uma escola pÃblica do MunicÃpio de Fortaleza-CearÃ-Brasil pretendendo compreender os processos de constituiÃÃo profissional desses sujeitos. Como desdobramento deste estudo, reÃnem-se como objetivos especÃficos: realizar um estudo histÃrico e teÃrico sobre a formaÃÃo e sua influÃncia na constituiÃÃo e desenvolvimento do ser docente; investigar que saberes foram explicitados nas narrativas das professoras investigadas e identificar como mobilizavam esses saberes para refletirem sobre o ofÃcio de sua profissÃo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, abordagem qualitativa, numa perspectiva crÃtico-dialÃtica. Os procedimentos metodolÃgicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas orais de vida e formaÃÃo, roteiros para coleta de dados e informaÃÃes sobre o campo e os sujeitos da pesquisa, consulta de documentos oficiais e bibliogrÃfica. A pesquisa foi desenvolvida entre o perÃodo de junho de 2012 e fevereiro de 2013. O quadro teÃrico e metodolÃgico privilegiou categorias de estudos sobre a formaÃÃo docente em NÃvoa, Garcia, Imbernon, Pimenta e Ghedin, Correia e Matos, Therrien, Tardif, Lima, Veiga e DâÃvila, dentre outros; sobre narrativas de formaÃÃo (auto) biogrÃficas recorreu-se estudos de AraÃjo, Cunha, Josso, Sousa e Fornari, Santos, Olinda, Catani e Vicenti e sobre professor alfabetizador buscamos fundamentaÃÃo nos estudos e pesquisas de Soares, Garcia, Weisz, Kramer, Ferreiro, Cardoso e Teberosky. Os resultados desta investigaÃÃo evidenciaram que os percursos profissionais das professoras alfabetizadoras sÃo tecidos num movimento que engloba a pessoa, suas interaÃÃes e experiÃncias. O aprender da profissÃo Ã, pois, como visto nas narrativas, um contÃnuum que se faz permanentemente com suporte no envolvimento pessoal e profissional do professor, onde edifica saberes mÃltiplos, seja para resolver os problemas do cotidiano de sua prÃtica pedagÃgica, seja para transformÃ-la, tendo a escola como campo de crescimento e formaÃÃo. A pesquisa tambÃm evidenciou que, ao rever (auto) biograficamente a experiÃncia passada, a situaÃÃo presente e as perspectivas futuras, as professoras reescrevem suas histÃrias de vida e formaÃÃo, dando-lhes outro sentido e ressignificaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:16Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
To be literacy teachers: a reflective look on the educational formation narratives |
title |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
spellingShingle |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano Professora alfabetizadora Narrativas de FormaÃÃo FormaÃÃo Docente Literacy teacher Formation narratives Educational formation EDUCACAO |
title_short |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
title_full |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
title_fullStr |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
title_full_unstemmed |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
title_sort |
Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente |
author |
Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano |
author_facet |
Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silvina Pimentel Silva |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
06887244349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2603980480542328 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
23111640310 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2042858975905826 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano |
contributor_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias ErcÃlia Maria Braga de Olinda Silvina Pimentel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professora alfabetizadora Narrativas de FormaÃÃo FormaÃÃo Docente |
topic |
Professora alfabetizadora Narrativas de FormaÃÃo FormaÃÃo Docente Literacy teacher Formation narratives Educational formation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy teacher Formation narratives Educational formation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa objetiva investigar a trajetÃria de formaÃÃo docente narrada por trÃs professoras alfabetizadoras dos anos iniciais (1 e 2 anos) do ensino fundamental em uma escola pÃblica do MunicÃpio de Fortaleza-CearÃ-Brasil pretendendo compreender os processos de constituiÃÃo profissional desses sujeitos. Como desdobramento deste estudo, reÃnem-se como objetivos especÃficos: realizar um estudo histÃrico e teÃrico sobre a formaÃÃo e sua influÃncia na constituiÃÃo e desenvolvimento do ser docente; investigar que saberes foram explicitados nas narrativas das professoras investigadas e identificar como mobilizavam esses saberes para refletirem sobre o ofÃcio de sua profissÃo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, abordagem qualitativa, numa perspectiva crÃtico-dialÃtica. Os procedimentos metodolÃgicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas orais de vida e formaÃÃo, roteiros para coleta de dados e informaÃÃes sobre o campo e os sujeitos da pesquisa, consulta de documentos oficiais e bibliogrÃfica. A pesquisa foi desenvolvida entre o perÃodo de junho de 2012 e fevereiro de 2013. O quadro teÃrico e metodolÃgico privilegiou categorias de estudos sobre a formaÃÃo docente em NÃvoa, Garcia, Imbernon, Pimenta e Ghedin, Correia e Matos, Therrien, Tardif, Lima, Veiga e DâÃvila, dentre outros; sobre narrativas de formaÃÃo (auto) biogrÃficas recorreu-se estudos de AraÃjo, Cunha, Josso, Sousa e Fornari, Santos, Olinda, Catani e Vicenti e sobre professor alfabetizador buscamos fundamentaÃÃo nos estudos e pesquisas de Soares, Garcia, Weisz, Kramer, Ferreiro, Cardoso e Teberosky. Os resultados desta investigaÃÃo evidenciaram que os percursos profissionais das professoras alfabetizadoras sÃo tecidos num movimento que engloba a pessoa, suas interaÃÃes e experiÃncias. O aprender da profissÃo Ã, pois, como visto nas narrativas, um contÃnuum que se faz permanentemente com suporte no envolvimento pessoal e profissional do professor, onde edifica saberes mÃltiplos, seja para resolver os problemas do cotidiano de sua prÃtica pedagÃgica, seja para transformÃ-la, tendo a escola como campo de crescimento e formaÃÃo. A pesquisa tambÃm evidenciou que, ao rever (auto) biograficamente a experiÃncia passada, a situaÃÃo presente e as perspectivas futuras, as professoras reescrevem suas histÃrias de vida e formaÃÃo, dando-lhes outro sentido e ressignificaÃÃo. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295182523727872 |