Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_e0d8bee8c9bc1ec669415f4766aaf576
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7356
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docenteTo be literacy teachers: a reflective look on the educational formation narratives 2013-10-31Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Silvina Pimentel Silva06887244349http://lattes.cnpq.br/260398048054232823111640310http://lattes.cnpq.br/2042858975905826Lucilene AraÃjo do Nascimento PracianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProfessora alfabetizadora Narrativas de FormaÃÃo FormaÃÃo DocenteLiteracy teacher Formation narratives Educational formationEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa objetiva investigar a trajetÃria de formaÃÃo docente narrada por trÃs professoras alfabetizadoras dos anos iniciais (1 e 2 anos) do ensino fundamental em uma escola pÃblica do MunicÃpio de Fortaleza-CearÃ-Brasil pretendendo compreender os processos de constituiÃÃo profissional desses sujeitos. Como desdobramento deste estudo, reÃnem-se como objetivos especÃficos: realizar um estudo histÃrico e teÃrico sobre a formaÃÃo e sua influÃncia na constituiÃÃo e desenvolvimento do ser docente; investigar que saberes foram explicitados nas narrativas das professoras investigadas e identificar como mobilizavam esses saberes para refletirem sobre o ofÃcio de sua profissÃo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, abordagem qualitativa, numa perspectiva crÃtico-dialÃtica. Os procedimentos metodolÃgicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas orais de vida e formaÃÃo, roteiros para coleta de dados e informaÃÃes sobre o campo e os sujeitos da pesquisa, consulta de documentos oficiais e bibliogrÃfica. A pesquisa foi desenvolvida entre o perÃodo de junho de 2012 e fevereiro de 2013. O quadro teÃrico e metodolÃgico privilegiou categorias de estudos sobre a formaÃÃo docente em NÃvoa, Garcia, Imbernon, Pimenta e Ghedin, Correia e Matos, Therrien, Tardif, Lima, Veiga e DâÃvila, dentre outros; sobre narrativas de formaÃÃo (auto) biogrÃficas recorreu-se estudos de AraÃjo, Cunha, Josso, Sousa e Fornari, Santos, Olinda, Catani e Vicenti e sobre professor alfabetizador buscamos fundamentaÃÃo nos estudos e pesquisas de Soares, Garcia, Weisz, Kramer, Ferreiro, Cardoso e Teberosky. Os resultados desta investigaÃÃo evidenciaram que os percursos profissionais das professoras alfabetizadoras sÃo tecidos num movimento que engloba a pessoa, suas interaÃÃes e experiÃncias. O aprender da profissÃo Ã, pois, como visto nas narrativas, um contÃnuum que se faz permanentemente com suporte no envolvimento pessoal e profissional do professor, onde edifica saberes mÃltiplos, seja para resolver os problemas do cotidiano de sua prÃtica pedagÃgica, seja para transformÃ-la, tendo a escola como campo de crescimento e formaÃÃo. A pesquisa tambÃm evidenciou que, ao rever (auto) biograficamente a experiÃncia passada, a situaÃÃo presente e as perspectivas futuras, as professoras reescrevem suas histÃrias de vida e formaÃÃo, dando-lhes outro sentido e ressignificaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:16Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv To be literacy teachers: a reflective look on the educational formation narratives
title Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
spellingShingle Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano
Professora alfabetizadora
Narrativas de FormaÃÃo
FormaÃÃo Docente
Literacy teacher
Formation narratives
Educational formation
EDUCACAO
title_short Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
title_full Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
title_fullStr Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
title_full_unstemmed Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
title_sort Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formaÃÃo docente
author Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano
author_facet Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silvina Pimentel Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06887244349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2603980480542328
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23111640310
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2042858975905826
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucilene AraÃjo do Nascimento Praciano
contributor_str_mv Ana Maria Iorio Dias
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Silvina Pimentel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professora alfabetizadora
Narrativas de FormaÃÃo
FormaÃÃo Docente
topic Professora alfabetizadora
Narrativas de FormaÃÃo
FormaÃÃo Docente
Literacy teacher
Formation narratives
Educational formation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy teacher
Formation narratives
Educational formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa objetiva investigar a trajetÃria de formaÃÃo docente narrada por trÃs professoras alfabetizadoras dos anos iniciais (1 e 2 anos) do ensino fundamental em uma escola pÃblica do MunicÃpio de Fortaleza-CearÃ-Brasil pretendendo compreender os processos de constituiÃÃo profissional desses sujeitos. Como desdobramento deste estudo, reÃnem-se como objetivos especÃficos: realizar um estudo histÃrico e teÃrico sobre a formaÃÃo e sua influÃncia na constituiÃÃo e desenvolvimento do ser docente; investigar que saberes foram explicitados nas narrativas das professoras investigadas e identificar como mobilizavam esses saberes para refletirem sobre o ofÃcio de sua profissÃo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, abordagem qualitativa, numa perspectiva crÃtico-dialÃtica. Os procedimentos metodolÃgicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas orais de vida e formaÃÃo, roteiros para coleta de dados e informaÃÃes sobre o campo e os sujeitos da pesquisa, consulta de documentos oficiais e bibliogrÃfica. A pesquisa foi desenvolvida entre o perÃodo de junho de 2012 e fevereiro de 2013. O quadro teÃrico e metodolÃgico privilegiou categorias de estudos sobre a formaÃÃo docente em NÃvoa, Garcia, Imbernon, Pimenta e Ghedin, Correia e Matos, Therrien, Tardif, Lima, Veiga e DâÃvila, dentre outros; sobre narrativas de formaÃÃo (auto) biogrÃficas recorreu-se estudos de AraÃjo, Cunha, Josso, Sousa e Fornari, Santos, Olinda, Catani e Vicenti e sobre professor alfabetizador buscamos fundamentaÃÃo nos estudos e pesquisas de Soares, Garcia, Weisz, Kramer, Ferreiro, Cardoso e Teberosky. Os resultados desta investigaÃÃo evidenciaram que os percursos profissionais das professoras alfabetizadoras sÃo tecidos num movimento que engloba a pessoa, suas interaÃÃes e experiÃncias. O aprender da profissÃo Ã, pois, como visto nas narrativas, um contÃnuum que se faz permanentemente com suporte no envolvimento pessoal e profissional do professor, onde edifica saberes mÃltiplos, seja para resolver os problemas do cotidiano de sua prÃtica pedagÃgica, seja para transformÃ-la, tendo a escola como campo de crescimento e formaÃÃo. A pesquisa tambÃm evidenciou que, ao rever (auto) biograficamente a experiÃncia passada, a situaÃÃo presente e as perspectivas futuras, as professoras reescrevem suas histÃrias de vida e formaÃÃo, dando-lhes outro sentido e ressignificaÃÃo.
description nÃo hÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295182523727872