ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibbertson Nobre Tavares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19282
Resumo: A pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense.
id UFC_bf4ab0302eaa770ab284a3d0d61db70b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12264
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docenteExperiencias formadoras y habitus musical en Cariri cearense: a Historia de Vida revelando mi formaciÃn docenteExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docenteExperiencias formadoras y habitus musical en Cariri cearense: a Historia de Vida revelando mi formaciÃn docente2017-04-06Luiz Botelho Albuquerque00200220187Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/517576244472477282008736334http://lattes.cnpq.br/6112470577872229Ibbertson Nobre TavaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRhabitus musical HistÃria de Vida formaÃÃo docente experiÃncias formadoras Cariri cearense habitus musical Historia de Vida formaciÃn docente experiencias formadoras Cariri cearenseEDUCACAOA pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense. A pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense. La investigaciÃn tiene como objetivo comprender, por medio de mi Historia de Vida, como se produce la formaciÃn del educador musical inserto en el campo musical del Cariri cearense. Esa regiÃn, situada al sur del Estado de CearÃ, se constituye como un campo rico en manifestaciones socioculturales, donde mÃltiples espacios y procesos se entrelazan, propiciando al educador musical inserto en el contexto, las mÃs diversas experiencias formadoras. Actuando como agente de ese campo, transito por subcampos que son responsables de la constituciÃn de mi habitus. De modo, este trabajo describe el habitus incorporado por mÃ, que esta permeado de ciertos recuerdos-referencias que desencadenan las reflexiones necesarias para atender los objetivos de la investigaciÃn. AsÃ, al tratarse de una investigaciÃn autobiogrÃfica, adoptà el Historia de Vida en FormaciÃn (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pues ella puede desvelar los saberes que he experimentado en mi trayectoria de vida y relacionarlos con la formaciÃn musical y/o docente. AsÃ, la investigaciÃn fue los relatos autobiogrÃficos su mayor fuente de colecta de datos; pero, para un mejor desarrollo de esto, tambiÃn fueron escuchados agentes que son relevantes para el establecimiento del campo musical caririense. Para entender mejor los procesos formadores que permean mi Historia de Vida, se utilizà el enfoque sociolÃgico bourdieusiano, teniendo como hilo conductor los conceptos de campo y habitus. De esta forma, el texto aspira a establecer un dialogo entre la praxiologia y la Historia de Vida, buscando asociar el referencial metodolÃgico/teÃrico ofrecido por el mÃtodo (auto) biogrÃfico, con la propuesta teÃrica desarrollada por el francÃs Pierre Bourdieu. Por tanto, la Historia de Vida no ha sido usada apenas como metodologÃa, sino tambiÃn como uno de los referenciales teÃricos mÃs relevantes. De esa forma, en el transcurso de la investigaciÃn, fue posible, a travÃs de la Historia de Vida y del entendimiento sociolÃgico de Bourdieu, analizar los procesos formativos que constituyen al educador musical en el Cariri cearense.La investigaciÃn tiene como objetivo comprender, por medio de mi Historia de Vida, como se produce la formaciÃn del educador musical inserto en el campo musical del Cariri cearense. Esa regiÃn, situada al sur del Estado de CearÃ, se constituye como un campo rico en manifestaciones socioculturales, donde mÃltiples espacios y procesos se entrelazan, propiciando al educador musical inserto en el contexto, las mÃs diversas experiencias formadoras. Actuando como agente de ese campo, transito por subcampos que son responsables de la constituciÃn de mi habitus. De modo, este trabajo describe el habitus incorporado por mÃ, que esta permeado de ciertos recuerdos-referencias que desencadenan las reflexiones necesarias para atender los objetivos de la investigaciÃn. AsÃ, al tratarse de una investigaciÃn autobiogrÃfica, adoptà el Historia de Vida en FormaciÃn (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pues ella puede desvelar los saberes que he experimentado en mi trayectoria de vida y relacionarlos con la formaciÃn musical y/o docente. AsÃ, la investigaciÃn fue los relatos autobiogrÃficos su mayor fuente de colecta de datos; pero, para un mejor desarrollo de esto, tambiÃn fueron escuchados agentes que son relevantes para el establecimiento del campo musical caririense. Para entender mejor los procesos formadores que permean mi Historia de Vida, se utilizà el enfoque sociolÃgico bourdieusiano, teniendo como hilo conductor los conceptos de campo y habitus. De esta forma, el texto aspira a establecer un dialogo entre la praxiologia y la Historia de Vida, buscando asociar el referencial metodolÃgico/teÃrico ofrecido por el mÃtodo (auto) biogrÃfico, con la propuesta teÃrica desarrollada por el francÃs Pierre Bourdieu. Por tanto, la Historia de Vida no ha sido usada apenas como metodologÃa, sino tambiÃn como uno de los referenciales teÃricos mÃs relevantes. De esa forma, en el transcurso de la investigaciÃn, fue posible, a travÃs de la Historia de Vida y del entendimiento sociolÃgico de Bourdieu, analizar los procesos formativos que constituyen al educador musical en el Cariri cearense.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19282application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Experiencias formadoras y habitus musical en Cariri cearense: a Historia de Vida revelando mi formaciÃn docente
Experiencias formadoras y habitus musical en Cariri cearense: a Historia de Vida revelando mi formaciÃn docente
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
title ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
spellingShingle ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
Ibbertson Nobre Tavares
habitus musical
HistÃria de Vida
formaÃÃo docente
experiÃncias formadoras
Cariri cearense
habitus musical
Historia de Vida
formaciÃn docente
experiencias formadoras
Cariri cearense
EDUCACAO
title_short ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
title_full ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
title_fullStr ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
title_full_unstemmed ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
title_sort ExperiÃncias formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a HistÃria de Vida desvelando minha formaÃÃo docente
author Ibbertson Nobre Tavares
author_facet Ibbertson Nobre Tavares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82008736334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6112470577872229
dc.contributor.author.fl_str_mv Ibbertson Nobre Tavares
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Pedro RogÃrio
Josà Albio Moreira de Sales
dc.subject.por.fl_str_mv habitus musical
HistÃria de Vida
formaÃÃo docente
experiÃncias formadoras
Cariri cearense
topic habitus musical
HistÃria de Vida
formaÃÃo docente
experiÃncias formadoras
Cariri cearense
habitus musical
Historia de Vida
formaciÃn docente
experiencias formadoras
Cariri cearense
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv habitus musical
Historia de Vida
formaciÃn docente
experiencias formadoras
Cariri cearense
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense.
A pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv La investigaciÃn tiene como objetivo comprender, por medio de mi Historia de Vida, como se produce la formaciÃn del educador musical inserto en el campo musical del Cariri cearense. Esa regiÃn, situada al sur del Estado de CearÃ, se constituye como un campo rico en manifestaciones socioculturales, donde mÃltiples espacios y procesos se entrelazan, propiciando al educador musical inserto en el contexto, las mÃs diversas experiencias formadoras. Actuando como agente de ese campo, transito por subcampos que son responsables de la constituciÃn de mi habitus. De modo, este trabajo describe el habitus incorporado por mÃ, que esta permeado de ciertos recuerdos-referencias que desencadenan las reflexiones necesarias para atender los objetivos de la investigaciÃn. AsÃ, al tratarse de una investigaciÃn autobiogrÃfica, adoptà el Historia de Vida en FormaciÃn (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pues ella puede desvelar los saberes que he experimentado en mi trayectoria de vida y relacionarlos con la formaciÃn musical y/o docente. AsÃ, la investigaciÃn fue los relatos autobiogrÃficos su mayor fuente de colecta de datos; pero, para un mejor desarrollo de esto, tambiÃn fueron escuchados agentes que son relevantes para el establecimiento del campo musical caririense. Para entender mejor los procesos formadores que permean mi Historia de Vida, se utilizà el enfoque sociolÃgico bourdieusiano, teniendo como hilo conductor los conceptos de campo y habitus. De esta forma, el texto aspira a establecer un dialogo entre la praxiologia y la Historia de Vida, buscando asociar el referencial metodolÃgico/teÃrico ofrecido por el mÃtodo (auto) biogrÃfico, con la propuesta teÃrica desarrollada por el francÃs Pierre Bourdieu. Por tanto, la Historia de Vida no ha sido usada apenas como metodologÃa, sino tambiÃn como uno de los referenciales teÃricos mÃs relevantes. De esa forma, en el transcurso de la investigaciÃn, fue posible, a travÃs de la Historia de Vida y del entendimiento sociolÃgico de Bourdieu, analizar los procesos formativos que constituyen al educador musical en el Cariri cearense.
La investigaciÃn tiene como objetivo comprender, por medio de mi Historia de Vida, como se produce la formaciÃn del educador musical inserto en el campo musical del Cariri cearense. Esa regiÃn, situada al sur del Estado de CearÃ, se constituye como un campo rico en manifestaciones socioculturales, donde mÃltiples espacios y procesos se entrelazan, propiciando al educador musical inserto en el contexto, las mÃs diversas experiencias formadoras. Actuando como agente de ese campo, transito por subcampos que son responsables de la constituciÃn de mi habitus. De modo, este trabajo describe el habitus incorporado por mÃ, que esta permeado de ciertos recuerdos-referencias que desencadenan las reflexiones necesarias para atender los objetivos de la investigaciÃn. AsÃ, al tratarse de una investigaciÃn autobiogrÃfica, adoptà el Historia de Vida en FormaciÃn (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pues ella puede desvelar los saberes que he experimentado en mi trayectoria de vida y relacionarlos con la formaciÃn musical y/o docente. AsÃ, la investigaciÃn fue los relatos autobiogrÃficos su mayor fuente de colecta de datos; pero, para un mejor desarrollo de esto, tambiÃn fueron escuchados agentes que son relevantes para el establecimiento del campo musical caririense. Para entender mejor los procesos formadores que permean mi Historia de Vida, se utilizà el enfoque sociolÃgico bourdieusiano, teniendo como hilo conductor los conceptos de campo y habitus. De esta forma, el texto aspira a establecer un dialogo entre la praxiologia y la Historia de Vida, buscando asociar el referencial metodolÃgico/teÃrico ofrecido por el mÃtodo (auto) biogrÃfico, con la propuesta teÃrica desarrollada por el francÃs Pierre Bourdieu. Por tanto, la Historia de Vida no ha sido usada apenas como metodologÃa, sino tambiÃn como uno de los referenciales teÃricos mÃs relevantes. De esa forma, en el transcurso de la investigaciÃn, fue posible, a travÃs de la Historia de Vida y del entendimiento sociolÃgico de Bourdieu, analizar los procesos formativos que constituyen al educador musical en el Cariri cearense.
description A pesquisa almeja compreender, por meio da minha HistÃria de Vida, como se dà a formaÃÃo do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa regiÃo situada no sul do Estado do Cearà se constitui como um campo rico em manifestaÃÃes socioculturais, onde mÃltiplos espaÃos e processos se entrelaÃam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiÃncias formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que sÃo responsÃveis pela constituiÃÃo do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordaÃÃes-referÃncias que desencadeiam as reflexÃes necessÃrias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiogrÃfica, adotou-se a HistÃria de Vida em FormaÃÃo (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodolÃgico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetÃria de vida e relacionÃ-los com a formaÃÃo musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiogrÃficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, tambÃm foram ouvidos agentes que sÃo relevantes para a constituiÃÃo do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha HistÃria de Vida, utilizou-se do enfoque sociolÃgico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diÃlogo entre a praxiologia e a HistÃria de Vida, buscando associar o referencial metodolÃgico/teÃrico oferecido pelo mÃtodo (auto)biogrÃfico, com a proposta teÃrica desenvolvida pelo francÃs Pierre Bourdieu. Portanto, a HistÃria de Vida nÃo conveio apenas como metodologia, mas tambÃm como um dos referenciais teÃricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possÃvel, por via da HistÃria de Vida e do entendimento sociolÃgico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19282
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233395392512