Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15125 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_ccdd8323584b3ad12922973f0ad0036d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10060 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQuilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativasQuilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: istories, memories and educational practices2015-09-18Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/461489419111311425035509168 http://lattes.cnpq.br/5636490913731865Tania Gorayeb SucupiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRQuilombo MemÃrias HistÃrias EducaÃÃoQuilombo Memories Stories EducationEDUCACAOnÃo hÃEste trabalho apresenta a contemporaneidade da comunidade quilombola do povoado BoqueirÃo da Arara, no CearÃ, ressaltando prÃticas educativas e culturais que sÃo disseminadas entre seu povo, em um esforÃo de perceber a existÃncia de traÃos ancestrais africanos que resistem, desde a Ãpoca da escravidÃo. Dissertar sobre temas que tratam da negritude do povo brasileiro à transitar por universo historicamente rico e polÃmico. Por um lado, o Brasil à herdeiro da cultura da civilizaÃÃo africana, cujos traÃos estÃo evidentes nas artes, religiÃo, vocabulÃrio e culinÃria, por exemplo, mas, por outro, a sociedade deste paÃs carrega o estigma do escravismo, condenÃvel por sua violÃncia brutal. A marca racial tambÃm à responsÃvel por desigualdades sociais antigas e que perduram repercutindo em problemÃticas relacionais protagonizadas entre indivÃduos e grupos, de cunho pejorativo e preconceituoso. Os dados postos justificam a importÃncia de ampliar pesquisas sistematizadas nas comunidades negras, formadas por descendentes de antigos cativos e relevam a questÃo norteadora do estudo: no contexto atual, quais prÃticas culturais e educativas estÃo presentes no quilombo BoqueirÃo da Arara? Desta forma, tem-se como objetivo principal identificar as prÃticas educativas e compreender o construto cultural desta comunidade tradicional, destacando, em especial, as vivÃncias que carregam traÃos de ancestralidade. Para tanto, espera-se analisar as memÃrias dos remanescentes quilombolas, especialmente aqueles mais velhos, em acordo com Bosi (1994), reconstituindo histÃrias de vida, alÃm de conhecer prÃticas educativas e observar mobilidades sociais nas vivÃncias do cotidiano, compreendendo os dados sob nova perspectiva, de forma a ressignificar e atualizar concepÃÃes acerca de quilombo e quilombola cristalizadas no senso coletivo. Consoante Delory-Momberger (2006) e Wunenburguer (2007), quando defendem a ampliaÃÃo do universo imagÃtico na descriÃÃo do objeto a ser estudado, esta pesquisa serve-se de registros fotogrÃficos, em grande parte, para representar o meio ambiente e apresentar o povo da comunidade. A pesquisa qualitativa recorre ao mÃtodo HistÃria Oral e utiliza tÃcnicas de entrevistas semiestruturadas, segundo orientaÃÃo em Josso (2006) e Freitas (2002), para buscar em reminiscÃncias colhidas nas memÃrias individual e coletiva, como orientam Bergson (1999); Pollak (1992); Halbwachs (2004) e Martinho Rodrigues (2013), elementos que expÃem o seu percurso histÃrico: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranÃas culturais, prÃticas educativas e saberes ancestrais. Em acordo com Gil (1999), à a revisÃo bibliogrÃfica empreendida que descortina o histÃrico de luta por visibilidade para as questÃes etnicorraciais. O movimento popular negro visto em Moura (2012) promoveu uma sÃrie de debates e reivindicaÃÃes que resultaram em conquistas cidadÃs especÃficas, como aÃÃes afirmativas e polÃticas de inclusÃo de afro-brasileiros nos espaÃos institucionais. Ao final deste estudo verificam-se saberes tradicionais que foram herdados de antepassados, como o cultivo de pomares e o trabalho artesanal com rendas, por exemplo, cuja prÃtica antiga à disseminada naturalmente entre as geraÃÃes. à possÃvel concluir que, no contexto social atual, o quilombo permanece como exemplo de espaÃo de rebeliÃo e resistÃncia, porÃm nÃo mais para fugir de cativeiro. Os remanescentes quilombolas do BoqueirÃo da Arara continuam a lutar, mas para terem assegurados seus direitos enquanto comunidade tradicional de descendentes de antigos escravos, bem como por garantia de sobrevivÃncia digna e acesso a bens sociais essenciais, como educaÃÃo, saÃde e trabalho. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15125application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: istories, memories and educational practices |
title |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
spellingShingle |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas Tania Gorayeb Sucupira Quilombo MemÃrias HistÃrias EducaÃÃo Quilombo Memories Stories Education EDUCACAO |
title_short |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
title_full |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
title_fullStr |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
title_full_unstemmed |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
title_sort |
Quilombo BoqueirÃo da Arara, CearÃ: memÃrias, histÃrias e prÃticas educativas |
author |
Tania Gorayeb Sucupira |
author_facet |
Tania Gorayeb Sucupira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Gerardo Vasconcelos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26130637349 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà RogÃrio Santana |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
15472834830 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Emanuel LuÃs Roques Soares |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16952685553 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3011122221613108 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lia Machado Fiuza Fialho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
62691104320 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4614894191113114 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
25035509168 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5636490913731865 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tania Gorayeb Sucupira |
contributor_str_mv |
Jose Gerardo Vasconcelos Josà RogÃrio Santana Emanuel LuÃs Roques Soares Lia Machado Fiuza Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quilombo MemÃrias HistÃrias EducaÃÃo |
topic |
Quilombo MemÃrias HistÃrias EducaÃÃo Quilombo Memories Stories Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quilombo Memories Stories Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta a contemporaneidade da comunidade quilombola do povoado BoqueirÃo da Arara, no CearÃ, ressaltando prÃticas educativas e culturais que sÃo disseminadas entre seu povo, em um esforÃo de perceber a existÃncia de traÃos ancestrais africanos que resistem, desde a Ãpoca da escravidÃo. Dissertar sobre temas que tratam da negritude do povo brasileiro à transitar por universo historicamente rico e polÃmico. Por um lado, o Brasil à herdeiro da cultura da civilizaÃÃo africana, cujos traÃos estÃo evidentes nas artes, religiÃo, vocabulÃrio e culinÃria, por exemplo, mas, por outro, a sociedade deste paÃs carrega o estigma do escravismo, condenÃvel por sua violÃncia brutal. A marca racial tambÃm à responsÃvel por desigualdades sociais antigas e que perduram repercutindo em problemÃticas relacionais protagonizadas entre indivÃduos e grupos, de cunho pejorativo e preconceituoso. Os dados postos justificam a importÃncia de ampliar pesquisas sistematizadas nas comunidades negras, formadas por descendentes de antigos cativos e relevam a questÃo norteadora do estudo: no contexto atual, quais prÃticas culturais e educativas estÃo presentes no quilombo BoqueirÃo da Arara? Desta forma, tem-se como objetivo principal identificar as prÃticas educativas e compreender o construto cultural desta comunidade tradicional, destacando, em especial, as vivÃncias que carregam traÃos de ancestralidade. Para tanto, espera-se analisar as memÃrias dos remanescentes quilombolas, especialmente aqueles mais velhos, em acordo com Bosi (1994), reconstituindo histÃrias de vida, alÃm de conhecer prÃticas educativas e observar mobilidades sociais nas vivÃncias do cotidiano, compreendendo os dados sob nova perspectiva, de forma a ressignificar e atualizar concepÃÃes acerca de quilombo e quilombola cristalizadas no senso coletivo. Consoante Delory-Momberger (2006) e Wunenburguer (2007), quando defendem a ampliaÃÃo do universo imagÃtico na descriÃÃo do objeto a ser estudado, esta pesquisa serve-se de registros fotogrÃficos, em grande parte, para representar o meio ambiente e apresentar o povo da comunidade. A pesquisa qualitativa recorre ao mÃtodo HistÃria Oral e utiliza tÃcnicas de entrevistas semiestruturadas, segundo orientaÃÃo em Josso (2006) e Freitas (2002), para buscar em reminiscÃncias colhidas nas memÃrias individual e coletiva, como orientam Bergson (1999); Pollak (1992); Halbwachs (2004) e Martinho Rodrigues (2013), elementos que expÃem o seu percurso histÃrico: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranÃas culturais, prÃticas educativas e saberes ancestrais. Em acordo com Gil (1999), à a revisÃo bibliogrÃfica empreendida que descortina o histÃrico de luta por visibilidade para as questÃes etnicorraciais. O movimento popular negro visto em Moura (2012) promoveu uma sÃrie de debates e reivindicaÃÃes que resultaram em conquistas cidadÃs especÃficas, como aÃÃes afirmativas e polÃticas de inclusÃo de afro-brasileiros nos espaÃos institucionais. Ao final deste estudo verificam-se saberes tradicionais que foram herdados de antepassados, como o cultivo de pomares e o trabalho artesanal com rendas, por exemplo, cuja prÃtica antiga à disseminada naturalmente entre as geraÃÃes. à possÃvel concluir que, no contexto social atual, o quilombo permanece como exemplo de espaÃo de rebeliÃo e resistÃncia, porÃm nÃo mais para fugir de cativeiro. Os remanescentes quilombolas do BoqueirÃo da Arara continuam a lutar, mas para terem assegurados seus direitos enquanto comunidade tradicional de descendentes de antigos escravos, bem como por garantia de sobrevivÃncia digna e acesso a bens sociais essenciais, como educaÃÃo, saÃde e trabalho. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15125 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295207777632256 |