O espetÃculo vai comeÃar...estudo da oralidade atravÃs de improvisaÃÃes teatrais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3218 |
Resumo: | A linguagem um dos principais recursos de construÃÃo do pensamento da atuaÃÃo e da imersÃo do ser humano no mundo à o foco desse trabalho em especial a modalidade oral Essa dissertaÃÃo objetiva investigar como as crianÃas do 5 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza constroem estratÃgias de formulaÃÃo de sentidos do tÃpico discursivo na perspectiva da oralidade quando expostas ao trabalho de encenaÃÃo improvisada de um conto de fadas A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participaÃÃo de 24 crianÃas de 10-11 anos de idade O processo de coleta de dados desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2008 apresentou os seguintes momentos: visita à escola observaÃÃo em sala de aula e interaÃÃo com as crianÃas a partir de dinÃmicas contaÃÃo da histÃria A bruxa Salomà discussÃo do conto e encenaÃÃes improvisadas Os dados foram registrados em Ãudio e vÃdeo As encenaÃÃes improvisadas sÃo constituÃdas de micropeÃas nas quais as crianÃas elaboraram diÃlogos a partir de sete situaÃÃes desencadeadoras sendo duas livres sem instruÃÃo da pesquisadora e cinco atividades direcionadas A partir dessas encenaÃÃes improvisadas levantamos um corpus de nove micropeÃas cujos principais objetivos foram analisar a introduÃÃo do tÃpico discursivo as estratÃgias de reformulaÃÃo para retomÃ-lo e as repetiÃÃes utilizadas para a progressÃo tÃpica no processo de construÃÃo coletiva de um texto oral A leitura de nossos dados evidenciou que os participantes introduziram o tÃpico discursivo utilizaram estratÃgias textuais com intuito de reformular e retomar o tÃpico apropriaram-se de elementos socioculturais como marcas de autoria para progressÃo textual Esses resultados asseguraram que o uso da linguagem impulsiona o seu desenvolvimento e que a instituiÃÃo escolar constitui-se um ambiente fÃrtil ao desenvolvimento da oralidade uma vez que dispÃe de um potencial para a ampliaÃÃo discursiva linguÃstica lÃdica e criativa Neste aspecto as atividades teatrais corroboram para um progresso na aprendizagem por meio da inclusÃo da arte na educaÃÃo |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO espetÃculo vai comeÃar...estudo da oralidade atravÃs de improvisaÃÃes teatraisThe show is going to begin... a study of orality through theatrical improvisation2009-03-18Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349Farias65074947391http://lattes.cnpq.br/2420106463684154Elaine Cristina Forte FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBR tÃpico discursivo oralidade crianÃa escolaTeatrotheater school child orality dicoursive topic LINGUISTICAA linguagem um dos principais recursos de construÃÃo do pensamento da atuaÃÃo e da imersÃo do ser humano no mundo à o foco desse trabalho em especial a modalidade oral Essa dissertaÃÃo objetiva investigar como as crianÃas do 5 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza constroem estratÃgias de formulaÃÃo de sentidos do tÃpico discursivo na perspectiva da oralidade quando expostas ao trabalho de encenaÃÃo improvisada de um conto de fadas A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participaÃÃo de 24 crianÃas de 10-11 anos de idade O processo de coleta de dados desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2008 apresentou os seguintes momentos: visita à escola observaÃÃo em sala de aula e interaÃÃo com as crianÃas a partir de dinÃmicas contaÃÃo da histÃria A bruxa Salomà discussÃo do conto e encenaÃÃes improvisadas Os dados foram registrados em Ãudio e vÃdeo As encenaÃÃes improvisadas sÃo constituÃdas de micropeÃas nas quais as crianÃas elaboraram diÃlogos a partir de sete situaÃÃes desencadeadoras sendo duas livres sem instruÃÃo da pesquisadora e cinco atividades direcionadas A partir dessas encenaÃÃes improvisadas levantamos um corpus de nove micropeÃas cujos principais objetivos foram analisar a introduÃÃo do tÃpico discursivo as estratÃgias de reformulaÃÃo para retomÃ-lo e as repetiÃÃes utilizadas para a progressÃo tÃpica no processo de construÃÃo coletiva de um texto oral A leitura de nossos dados evidenciou que os participantes introduziram o tÃpico discursivo utilizaram estratÃgias textuais com intuito de reformular e retomar o tÃpico apropriaram-se de elementos socioculturais como marcas de autoria para progressÃo textual Esses resultados asseguraram que o uso da linguagem impulsiona o seu desenvolvimento e que a instituiÃÃo escolar constitui-se um ambiente fÃrtil ao desenvolvimento da oralidade uma vez que dispÃe de um potencial para a ampliaÃÃo discursiva linguÃstica lÃdica e criativa Neste aspecto as atividades teatrais corroboram para um progresso na aprendizagem por meio da inclusÃo da arte na educaÃÃo Language is one of the main resources for thought construction for playing and for human being immersion in this world Thus it plays an important role in this paper specially the oral language This thesis aims at investigating how children enrolled in the 5th grade of the Ensino Fundamental in a public school in Fortaleza build stratetegies for meaning formulation on the dicoursive topic through the perspective of orality They were asked to perform a fairy tale role playing improvisation The qualitative research had the participation of 24 children with age between 10 and 11 The data collection process which was carried out in September and October 2008 presented the following phases: classroom observation and interaction with children in dynamic activities stoytelling â âwitch SalomÃâ short story discussion and role playing improvisation The data was recorded in audio and video The improvisation of the scenes consists of microplays in which children elaborated dilaogues based on 7 triggering situations two of them following no instructions from the researcher and 5 were driven activities From these role playings improvisations a corpus consisting of 9 microplays was analized concerning discoursive topic introduction, the strategies for recapturing it and the repetitions used for the topic progression in the process of oral text construction in groups The results showed that the participants introduced the discoursive topic used textual strategies with the purpose of reformulating and recapturing the topic assumed sociocultural elements as authorial marks for textual progression These results assure that the language use stimulate its development and school appears to be a fertile environment to the orality development once it offers a huge potential for discoursive linguistic playful and creative ampliation In this regard theatrical activities reinforce the learning progress through art inclusion in the educationhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3218application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:18Zmail@mail.com - |
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