EducaÃÃo e avaliaÃÃo integral de crianÃas: um desafio para o ensino fundamental de escolas pÃblicas do Estado do PiauÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17719 |
Resumo: | Durante muitos anos, as crianÃas foram consideradas como seres passivos que sempre esperavam pelos adultos e, por isso, sem autonomia. Essa era a concepÃÃo do ponto de vista sociolÃgico defendida por grandes estudiosos da Ãrea. Entretanto, atualmente, o novo paradigma da sociologia da infÃncia traz uma nova visÃo da crianÃa e da infÃncia, pois estas passam a ser protagonistas e nÃo mais seres nÃo pensantes. Mesmo com essa nova perspectiva sobre a infÃncia, ainda à notÃvel a nÃo valorizaÃÃo de aspectos importantes ligados à esta etapa da vida pelas escolas. Entretanto, algumas experiÃncias atuais de programas e projetos educacionais jà encampam essa nova perspectiva pedagÃgica, a exemplo do que acontece no Piauà por meio do Programa Palavra de CrianÃa. Nesse estado, hà iniciativas concretas da modalidade de educaÃÃo integral e integrada das crianÃas, a qual tem como principal desafio a busca pela construÃÃo de uma escola que considere a autonomia da crianÃa, o protagonismo infantil, uma nova postura docente, novas formas de avaliar em sala de aula e acompanhar a aprendizagem. Diante dessa realidade, a presente pesquisa investigou o fazer pedagÃgico das professoras no que se refere ao ensino e Ãs prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem de crianÃas no contexto de educaÃÃo integral preconizado pelo Programa Palavra de CrianÃa. Para isso, foram realizados um trabalho de campo e uma pesquisa documental no municÃpio de Castelo do PiauÃ, cujos critÃrios de escolha foram a participaÃÃo no Programa Palavra de CrianÃa e seu bom desempenho nas avaliaÃÃes Provinha Brasil, realizadas no perÃodo de 2011 a 2014. Os sujeitos foram professoras e alunos das turmas de 2 ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais (uma urbana e outra rural). Para a recolha dos dados, foram utilizadas as tÃcnicas da entrevista com alunos e professores e observaÃÃes das rotinas de sala de aula. TambÃm foi aplicado um questionÃrio Ãs professoras, a fim de captar informaÃÃes sobre o perfil docente. No Ãmbito documental, realizou-se uma anÃlise no material de avaliaÃÃo e nas atividades propostas pelas professoras, bem como nos relatÃrios oficiais de resultados da Provinha Brasil - Leitura 2015, gerados pelo Programa Palavra de CrianÃa. Os dados foram analisados adotando-se a metodologia de AnÃlise de ConteÃdo. Os aspectos observados em campo aliados Ãs fontes documentais possibilitaram à chegada a conclusÃes importantes sobre as prÃticas de ensino e de avaliaÃÃo das professoras em um contexto de educaÃÃo integral. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo e avaliaÃÃo integral de crianÃas: um desafio para o ensino fundamental de escolas pÃblicas do Estado do PiauÃChildren whole education and evaluation: a challege to elementary public schools of state of PiauÃ.2016-07-20Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 Rui Rodrigues Aguiar 20642458200http://lattes.cnpq.br/298402130944140703591517364http://lattes.cnpq.br/3657915854338144Sara FaÃanha BessaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSociologia da InfÃncia Programa Palavra de CrianÃa AvaliaÃÃoSociology of childhood Palavra de CrianÃa Program AssessementAVALIACAO DA APRENDIZAGEMDurante muitos anos, as crianÃas foram consideradas como seres passivos que sempre esperavam pelos adultos e, por isso, sem autonomia. Essa era a concepÃÃo do ponto de vista sociolÃgico defendida por grandes estudiosos da Ãrea. Entretanto, atualmente, o novo paradigma da sociologia da infÃncia traz uma nova visÃo da crianÃa e da infÃncia, pois estas passam a ser protagonistas e nÃo mais seres nÃo pensantes. Mesmo com essa nova perspectiva sobre a infÃncia, ainda à notÃvel a nÃo valorizaÃÃo de aspectos importantes ligados à esta etapa da vida pelas escolas. Entretanto, algumas experiÃncias atuais de programas e projetos educacionais jà encampam essa nova perspectiva pedagÃgica, a exemplo do que acontece no Piauà por meio do Programa Palavra de CrianÃa. Nesse estado, hà iniciativas concretas da modalidade de educaÃÃo integral e integrada das crianÃas, a qual tem como principal desafio a busca pela construÃÃo de uma escola que considere a autonomia da crianÃa, o protagonismo infantil, uma nova postura docente, novas formas de avaliar em sala de aula e acompanhar a aprendizagem. Diante dessa realidade, a presente pesquisa investigou o fazer pedagÃgico das professoras no que se refere ao ensino e Ãs prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem de crianÃas no contexto de educaÃÃo integral preconizado pelo Programa Palavra de CrianÃa. Para isso, foram realizados um trabalho de campo e uma pesquisa documental no municÃpio de Castelo do PiauÃ, cujos critÃrios de escolha foram a participaÃÃo no Programa Palavra de CrianÃa e seu bom desempenho nas avaliaÃÃes Provinha Brasil, realizadas no perÃodo de 2011 a 2014. Os sujeitos foram professoras e alunos das turmas de 2 ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais (uma urbana e outra rural). Para a recolha dos dados, foram utilizadas as tÃcnicas da entrevista com alunos e professores e observaÃÃes das rotinas de sala de aula. TambÃm foi aplicado um questionÃrio Ãs professoras, a fim de captar informaÃÃes sobre o perfil docente. No Ãmbito documental, realizou-se uma anÃlise no material de avaliaÃÃo e nas atividades propostas pelas professoras, bem como nos relatÃrios oficiais de resultados da Provinha Brasil - Leitura 2015, gerados pelo Programa Palavra de CrianÃa. Os dados foram analisados adotando-se a metodologia de AnÃlise de ConteÃdo. Os aspectos observados em campo aliados Ãs fontes documentais possibilitaram à chegada a conclusÃes importantes sobre as prÃticas de ensino e de avaliaÃÃo das professoras em um contexto de educaÃÃo integral.For many years, children were considered as passive beings who always expected by the adults and, therefore, without autonomy. The specialists of the social area had considered them this way for many years. However, currently, the new paradigm of Sociology of childhood brings a new vision of the child and childhood, as they become protagonists and no longer non-thinking beings. Even though the new perspective on childhood, some important aspects are still not considered in schools. However, some current experiences of educational programs and projects already bring this new pedagogical perspective, similar to what happens in Piauà through the Palavra de CrianÃa Program. In this state, there are practical steps the form of comprehensive and integrated education of children, which has as main challenge the quest for building a school to consider the autonomy of the child, the child role, a new teaching approach, new ways to assess classroom and monitoring learning. Given this reality, this research will investigate children learning assessment practices in comprehensive education contexts. For this, we intend to conduct field work and desk research in the municipality of Castelo do PiauÃ, whose selection criteria were participating in the Word of Child program and its good performance in the ratings Provinha Brazil held the 2011 to 2014 period. The subjects are teachers and students of the class of 2nd year of elementary school from two municipal schools (one urban and one rural). For the collection of data will be used the techniques of interviews with students and teachers and observations of classroom routines. It will also be a questionnaire to teachers in order to capture information about their teacher profile. For the written part will be an analysis in the evaluation material and activities proposed by the teachers, as well as in official reports of results Provinha Brazil - Reading 2015 generated by Palavra de CrianÃa Program. The data will be analyzed by adopting the content analysis methodology. The findings observed in the field joined with the documentary sources on arrival enable the important conclusions on practical evaluation of teachers in the context of comprehensive education.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17719application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:57Zmail@mail.com - |
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