Estudo Avaliativo de dois cursos de EducaÃÃo FÃsica no MunicÃpio de Fortaleza via teoria da gestÃo da informaÃÃo e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jocyana Cavalcante da Silva Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5565
Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a gestÃo da informaÃÃo e do conhecimento dos cursos de educaÃÃo fÃsica em uma instituiÃÃo particular e outra pÃblica. Tomou-se como referencial teÃrico o modelo de Davenport (1998). Os dados necessÃrios ao estudo foram levantados por um questionÃrio que, alÃm das questÃes de caracterizaÃÃo dos sujeitos envolvidos (professores, alunos e funcionÃrios), continha uma escala de avaliaÃÃo constituÃda por 42 itens medidos atravÃs de uma escala de intervalos aparentemente iguais (Escala de Likert), com trÃs categorias de respostas (concordo, concordo em parte, discordo). Analisou-se a validade da escala atravÃs dos indicadores: coeficiente de precisÃo, erro padrÃo da medida, coeficiente de sensibilidade, coeficiente de validade e discriminaÃÃo dos itens. A validade de construto da escala foi analisada atravÃs da anÃlise fatorial com mÃtodo dos componentes principais e rotaÃÃo EQUAMAX. Foram identificados sete fatores (tecnologia da informaÃÃo; polÃtica informacional; cultura informacional; arquitetura da informaÃÃo; estratÃgia informacional; avaliaÃÃo da gestÃo da informaÃÃo; equipe informacional), subjacentes ao construto medido, que estÃo presentes no modelo de Davenport. AtravÃs da anÃlise de variÃncia, o modelo linear geral indicou que o conjunto da amostra somente se diferencia em relaÃÃo à instituiÃÃo dos sujeitos. NÃo se observou diferenÃa significativa em relaÃÃo a sexo, idade, tempo na instituiÃÃo e tipo de respondente ao instrumento. Nos sete fatores, a instituiÃÃo particular apresentou melhores resultados que a pÃblica, destacando-se o fator tecnologia. SupÃe-se que o acompanhamento das inovaÃÃes no nÃvel da tecnologia à fundamental para as instituiÃÃes particulares implementarem seus negÃcios e conseqÃentemente seu lucro.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo Avaliativo de dois cursos de EducaÃÃo FÃsica no MunicÃpio de Fortaleza via teoria da gestÃo da informaÃÃo e do conhecimentoEvaluate study of two graduate school of Physical Education in Fortaleza City via theory of the information management and knowledge2010-06-01Raimundo Benedito do Nascimento04157478304Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745200899387390http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537467H6Jocyana Cavalcante da Silva DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo GestÃo da InformaÃÃo EducaÃÃo FÃsicaEvaluation Information Management Physical EducationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISO trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a gestÃo da informaÃÃo e do conhecimento dos cursos de educaÃÃo fÃsica em uma instituiÃÃo particular e outra pÃblica. Tomou-se como referencial teÃrico o modelo de Davenport (1998). Os dados necessÃrios ao estudo foram levantados por um questionÃrio que, alÃm das questÃes de caracterizaÃÃo dos sujeitos envolvidos (professores, alunos e funcionÃrios), continha uma escala de avaliaÃÃo constituÃda por 42 itens medidos atravÃs de uma escala de intervalos aparentemente iguais (Escala de Likert), com trÃs categorias de respostas (concordo, concordo em parte, discordo). Analisou-se a validade da escala atravÃs dos indicadores: coeficiente de precisÃo, erro padrÃo da medida, coeficiente de sensibilidade, coeficiente de validade e discriminaÃÃo dos itens. A validade de construto da escala foi analisada atravÃs da anÃlise fatorial com mÃtodo dos componentes principais e rotaÃÃo EQUAMAX. Foram identificados sete fatores (tecnologia da informaÃÃo; polÃtica informacional; cultura informacional; arquitetura da informaÃÃo; estratÃgia informacional; avaliaÃÃo da gestÃo da informaÃÃo; equipe informacional), subjacentes ao construto medido, que estÃo presentes no modelo de Davenport. AtravÃs da anÃlise de variÃncia, o modelo linear geral indicou que o conjunto da amostra somente se diferencia em relaÃÃo à instituiÃÃo dos sujeitos. NÃo se observou diferenÃa significativa em relaÃÃo a sexo, idade, tempo na instituiÃÃo e tipo de respondente ao instrumento. Nos sete fatores, a instituiÃÃo particular apresentou melhores resultados que a pÃblica, destacando-se o fator tecnologia. SupÃe-se que o acompanhamento das inovaÃÃes no nÃvel da tecnologia à fundamental para as instituiÃÃes particulares implementarem seus negÃcios e conseqÃentemente seu lucro. The purpose of this study is to evaluate management of information and knowledge in two graduate school of physical education: a public institution and a private one. The theoretical base is the Davenport model (1998). The empirical date were collected through a questionnaire and a evaluation scale. The questionnaire aimed to characterize the subjects involved in the research (teachers, students and staff personal). The scale, with 42 items, offered three possible answers: Agree, agree in part and disagree. The scale coefficient of reliability, sensibility, validity, standard error of measurement, and item discrimination were determined. The construct validity was determined using principal components factorial analysis, and orthogonal EQUAMAX rotation. Seven factors were identified (information technology, information politics, information culture, information architecture, information strategy, evaluation of information management, information team), subjacent the construct measured. Through analyses of variance, the general linear model indicated that the sample is different of the subject institution only. No significative discrepancies were observed in relation to sex, age, time in the institution and respondent category. The private institution presented best results than the public one, in all seven factors, specially in the factor technology. It is assumed that the updating with the innovations technology is crucial to the private institutions in the implication of their business and, consequents, their profits. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5565application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:37Zmail@mail.com -
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