O pisa e o problema da negaÃÃo do conhecimento: uma crÃtica marxista ao discurso da educaÃÃo para a cidadania global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20431 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por intuito desvelar, a partir resgate do estatuto ontolÃgico marxiano feito por LukÃcs, a falseabilidade da tese que compreende a educaÃÃo como elemento responsÃvel pelo desenvolvimento econÃmico de uma naÃÃo e a nefasta consequà ncia do conceito de formaÃÃo para a cidadania contida na agenda mundial para o complexo educativo. Com efeito, partimos do trabalho como protoforma do ser social evidenciada pela ontologia marxiana para realizar a crÃtica ao projeto liberal burguÃs de educ aÃÃo, expressado aqui em sua particularidade formal, a saber, uma avaliaÃÃo dos sistemas de ensino chamada PISA. Nosso intuito à demonstrar a influÃncia do capital internacional no Ãmbito das reformas estatais da educaÃÃo dos paÃses perifÃricos, evidencian do, a partir de relatÃrios emitidos pela OCDE, as contradiÃÃes e artifÃcios discursivos de seu conteÃdo ideolÃgico que nada mais sÃo do que uma ramificaÃÃo epifenomÃnica do escolanovismo composto por pedagogias que formam o ideÃrio aprender a aprender. Ent endemos que este conteÃdo ideolÃgico obnubila a relaÃÃo entre teoria e prÃtica, direcionando - a para a formaÃÃo de um indivÃduo cuja substancialidade subjetiva à pauperizada e incapaz de realizar a devida articulaÃÃo entre objetividade e subjetividade na me dida em que à notoriamente orientado pelos novos paradigmas da Sociedade do Conhecimento, pela Teoria do Capital Humano e pelo arcabouÃo filosÃfico do irracionalismo pÃs - moderno. Argumentamos ainda que sob o jugo do capital nÃo hà possibilidade de uma educ aÃÃo autenticamente humana ser constituÃda, evidenciando o fato empiricamente constatÃvel de que Ãtica e capital sÃo inimigos mortais. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO pisa e o problema da negaÃÃo do conhecimento: uma crÃtica marxista ao discurso da educaÃÃo para a cidadania global2018-07-00Maria Susana Vasconcelos Jimenez0020340834966699988865Bruno Alysson Soares Rodrigues Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROntologia AvaliaÃÃo EducaÃÃo AvaliaÃÃo da EducaÃÃoOntology Assessment EducationEDUCACAOEsta pesquisa tem por intuito desvelar, a partir resgate do estatuto ontolÃgico marxiano feito por LukÃcs, a falseabilidade da tese que compreende a educaÃÃo como elemento responsÃvel pelo desenvolvimento econÃmico de uma naÃÃo e a nefasta consequà ncia do conceito de formaÃÃo para a cidadania contida na agenda mundial para o complexo educativo. Com efeito, partimos do trabalho como protoforma do ser social evidenciada pela ontologia marxiana para realizar a crÃtica ao projeto liberal burguÃs de educ aÃÃo, expressado aqui em sua particularidade formal, a saber, uma avaliaÃÃo dos sistemas de ensino chamada PISA. Nosso intuito à demonstrar a influÃncia do capital internacional no Ãmbito das reformas estatais da educaÃÃo dos paÃses perifÃricos, evidencian do, a partir de relatÃrios emitidos pela OCDE, as contradiÃÃes e artifÃcios discursivos de seu conteÃdo ideolÃgico que nada mais sÃo do que uma ramificaÃÃo epifenomÃnica do escolanovismo composto por pedagogias que formam o ideÃrio aprender a aprender. Ent endemos que este conteÃdo ideolÃgico obnubila a relaÃÃo entre teoria e prÃtica, direcionando - a para a formaÃÃo de um indivÃduo cuja substancialidade subjetiva à pauperizada e incapaz de realizar a devida articulaÃÃo entre objetividade e subjetividade na me dida em que à notoriamente orientado pelos novos paradigmas da Sociedade do Conhecimento, pela Teoria do Capital Humano e pelo arcabouÃo filosÃfico do irracionalismo pÃs - moderno. Argumentamos ainda que sob o jugo do capital nÃo hà possibilidade de uma educ aÃÃo autenticamente humana ser constituÃda, evidenciando o fato empiricamente constatÃvel de que Ãtica e capital sÃo inimigos mortais.ABSTRACT: This research aims to reveal, from the rescue of the marxian ontological status previously made by LukÃcs, the falsifiability of the thesis that comprises education as an element responsible for the economic development of the nations and the harmful consequence of the concept of training for citizenship in the wor ld agenda to the educational complex. In fact, we start this research from work as a protoform of social being evidenced by the marxian ontology to carry out the critique of the liberal bourgeois project of education, expressed here in its formal particula rity, namely an assessment of the education systems called PISA. Our intention is to demonstrate the influence of international capital in the scope of state education reforms in the peripheral countries, showing, from reports issued by the OECD, the contr adictions and discursive artifices of their ideological content that are nothing more than an epiphenomenal ramification of Escolanovismo composed by pedagogies that form the set of ideas called by learn to learn. We understand that this ideological conten t make the relationship between theory and practice obscure, directing it towards the formation of an individual whose subjective substantiality is pauperized and incapable of realize the proper articulation between objectivity and subjectivity insofar as it is notoriously guided by the new paradigms of Society of Knowledge, Human Capital Theory and the philosophical framework of postmodern irrationalism. We argue further that under the yoke of capital there is no possibility of an authentically human educa tion being constituted, evidencing the empirically found fact that ethics and capital are mortal enemies.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20431application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com - |
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ABSTRACT: This research aims to reveal, from the rescue of the marxian ontological status previously made by LukÃcs, the falsifiability of the thesis that comprises education as an element responsible for the economic development of the nations and the harmful consequence of the concept of training for citizenship in the wor ld agenda to the educational complex. In fact, we start this research from work as a protoform of social being evidenced by the marxian ontology to carry out the critique of the liberal bourgeois project of education, expressed here in its formal particula rity, namely an assessment of the education systems called PISA. Our intention is to demonstrate the influence of international capital in the scope of state education reforms in the peripheral countries, showing, from reports issued by the OECD, the contr adictions and discursive artifices of their ideological content that are nothing more than an epiphenomenal ramification of Escolanovismo composed by pedagogies that form the set of ideas called by learn to learn. We understand that this ideological conten t make the relationship between theory and practice obscure, directing it towards the formation of an individual whose subjective substantiality is pauperized and incapable of realize the proper articulation between objectivity and subjectivity insofar as it is notoriously guided by the new paradigms of Society of Knowledge, Human Capital Theory and the philosophical framework of postmodern irrationalism. We argue further that under the yoke of capital there is no possibility of an authentically human educa tion being constituted, evidencing the empirically found fact that ethics and capital are mortal enemies. |
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Esta pesquisa tem por intuito desvelar, a partir resgate do estatuto ontolÃgico marxiano feito por LukÃcs, a falseabilidade da tese que compreende a educaÃÃo como elemento responsÃvel pelo desenvolvimento econÃmico de uma naÃÃo e a nefasta consequà ncia do conceito de formaÃÃo para a cidadania contida na agenda mundial para o complexo educativo. Com efeito, partimos do trabalho como protoforma do ser social evidenciada pela ontologia marxiana para realizar a crÃtica ao projeto liberal burguÃs de educ aÃÃo, expressado aqui em sua particularidade formal, a saber, uma avaliaÃÃo dos sistemas de ensino chamada PISA. Nosso intuito à demonstrar a influÃncia do capital internacional no Ãmbito das reformas estatais da educaÃÃo dos paÃses perifÃricos, evidencian do, a partir de relatÃrios emitidos pela OCDE, as contradiÃÃes e artifÃcios discursivos de seu conteÃdo ideolÃgico que nada mais sÃo do que uma ramificaÃÃo epifenomÃnica do escolanovismo composto por pedagogias que formam o ideÃrio aprender a aprender. Ent endemos que este conteÃdo ideolÃgico obnubila a relaÃÃo entre teoria e prÃtica, direcionando - a para a formaÃÃo de um indivÃduo cuja substancialidade subjetiva à pauperizada e incapaz de realizar a devida articulaÃÃo entre objetividade e subjetividade na me dida em que à notoriamente orientado pelos novos paradigmas da Sociedade do Conhecimento, pela Teoria do Capital Humano e pelo arcabouÃo filosÃfico do irracionalismo pÃs - moderno. Argumentamos ainda que sob o jugo do capital nÃo hà possibilidade de uma educ aÃÃo autenticamente humana ser constituÃda, evidenciando o fato empiricamente constatÃvel de que Ãtica e capital sÃo inimigos mortais. |
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