A arte e o pÃr-se-em-obra da verdade na filosofia de Martin Heidegger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12715 |
Resumo: | O propÃsito geral desta dissertaÃÃo consiste em defender, sob a perspectiva de Martin Heidegger, que a verdade pÃe-se em obra na arte. Em um primeiro momento, mostramos como Heidegger interpreta os temas da EstÃtica e seus principais conceitos. ApÃs questionar a arte como mÃmesis, ele examina o processo de entrada da arte no horizonte da EstÃtica. Sua investigaÃÃo se estende ao pensamento de Nietzsche que, ao manter o debate estÃtico em torno do sujeito, nÃo teria meditado sobre a prÃpria obra. Em seguida, promovemos uma revisÃo dos conceitos norteadores da conferÃncia A Origem da Obra de Arte, quando o filÃsofo analisa a origem como um salto fundador. Ao situar as obras de arte em uma posiÃÃo alÃm das meras coisas e dos utensÃlios, confere a elas o carÃter de resguardar em si a Ãpoca de um povo histÃrico. Por fim, iniciamos uma anÃlise da desconstruÃÃo da verdade como adequaÃÃo, interpretando-a como desvelamento, que consiste na retirada de um ente do velamento. A verdade seria conquistada no combate entre Mundo e Terra, o que està manifesto e oculto. Essa tensÃo à efetivada na obra de arte, seja figurativa, arquitetÃnica ou poÃtica. Sem a pretensÃo de esboÃar uma nova teoria artÃstica ou de se situar em uma EstÃtica, Heidegger acredita entÃo que a arte à essencialmente uma origem compositora e instauradora da verdade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA arte e o pÃr-se-em-obra da verdade na filosofia de Martin HeideggerThe art and the setting up of work-in-fact in the philosophy of Martin Heidegger2014-03-27Fernando Ribeiro de Moraes Barros25560885835Konrad Christoph Utz60105681377 http://lattes.cnpq.br/0929660698674233Marco AurÃlio Werle73785644949http://lattes.cnpq.br/191167206033452099826488372http://lattes.cnpq.br/5722444778574194Ana Carla de Abreu SiqueiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRArte Verdade Origem Obra de arte HeideggerArt Truth Origin Artwork HeideggerFILOSOFIAO propÃsito geral desta dissertaÃÃo consiste em defender, sob a perspectiva de Martin Heidegger, que a verdade pÃe-se em obra na arte. Em um primeiro momento, mostramos como Heidegger interpreta os temas da EstÃtica e seus principais conceitos. ApÃs questionar a arte como mÃmesis, ele examina o processo de entrada da arte no horizonte da EstÃtica. Sua investigaÃÃo se estende ao pensamento de Nietzsche que, ao manter o debate estÃtico em torno do sujeito, nÃo teria meditado sobre a prÃpria obra. Em seguida, promovemos uma revisÃo dos conceitos norteadores da conferÃncia A Origem da Obra de Arte, quando o filÃsofo analisa a origem como um salto fundador. Ao situar as obras de arte em uma posiÃÃo alÃm das meras coisas e dos utensÃlios, confere a elas o carÃter de resguardar em si a Ãpoca de um povo histÃrico. Por fim, iniciamos uma anÃlise da desconstruÃÃo da verdade como adequaÃÃo, interpretando-a como desvelamento, que consiste na retirada de um ente do velamento. A verdade seria conquistada no combate entre Mundo e Terra, o que està manifesto e oculto. Essa tensÃo à efetivada na obra de arte, seja figurativa, arquitetÃnica ou poÃtica. Sem a pretensÃo de esboÃar uma nova teoria artÃstica ou de se situar em uma EstÃtica, Heidegger acredita entÃo que a arte à essencialmente uma origem compositora e instauradora da verdade.The main aim of this dissertation is to state that the truth is set in artworks. We use the perspective of Martin Heidegger as the base of our argument. Firstly, we display how Heidegger interprets aesthetical themes and their key concepts. After questioning art as mimesis, Heidegger inspects the course of inputting art in the horizon of aesthetics. His investigation lengthens the Nietzscheâs thought that while maintaining the aesthetic debate around the subjects who contemplate the art subject; one would not have meditated on the artwork itself. Then, we follow promoting a review of the conference The Origin of the Work of Artâs guiding concepts, when the philosopher analyzes the origin as a founding leap. By situating artworks in a site where they are considered further than ordinary things and utensils, it gives them the character of carrying within themselves the time of a historical people. Finally, we analyze the deconstruction of truth as suitability, interpreting it as unconcealment, the recognition consisted in the removal of an entityâs veiling. The truth would be conquered in the struggle between World and Earth, that which is manifested against that which is hidden. This tension is effected in the artwork, be it figurative, architectural or poetic. Without the intention of drafting a new artistic theory or placing it in an aesthetic, Heidegger believed that art is essentially a originator and foundation of the truth.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12715application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:55Zmail@mail.com - |
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The main aim of this dissertation is to state that the truth is set in artworks. We use the perspective of Martin Heidegger as the base of our argument. Firstly, we display how Heidegger interprets aesthetical themes and their key concepts. After questioning art as mimesis, Heidegger inspects the course of inputting art in the horizon of aesthetics. His investigation lengthens the Nietzscheâs thought that while maintaining the aesthetic debate around the subjects who contemplate the art subject; one would not have meditated on the artwork itself. Then, we follow promoting a review of the conference The Origin of the Work of Artâs guiding concepts, when the philosopher analyzes the origin as a founding leap. By situating artworks in a site where they are considered further than ordinary things and utensils, it gives them the character of carrying within themselves the time of a historical people. Finally, we analyze the deconstruction of truth as suitability, interpreting it as unconcealment, the recognition consisted in the removal of an entityâs veiling. The truth would be conquered in the struggle between World and Earth, that which is manifested against that which is hidden. This tension is effected in the artwork, be it figurative, architectural or poetic. Without the intention of drafting a new artistic theory or placing it in an aesthetic, Heidegger believed that art is essentially a originator and foundation of the truth. |
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