A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ErmÃnio de Sousa Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20426
Resumo: Esta tese de doutorado considera a crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista, com o objetivo de explicitar a dupla funÃÃo da educaÃÃo, no pensamento de Adorno, que se efetiva pelo processo de adaptaÃÃo e de resistÃncia dos indivÃduos à realidade socialmente constituÃda. A adaptaÃÃo à o estÃgio que integra o indivÃduo ao coletivo social e a resistÃncia se configura pelo desenvolvimento de sua capacidade crÃtica para se contrapor ao que a ele se impÃe. Para atingir nosso objetivo analisamos, principalmente, as obras de Adorno: DialÃtica negativa (2009), DialÃtica do esclarecimento (1985), EducaÃÃo e emancipaÃÃo (1995) e Teoria da semicultura (1996). Nessa perspectiva, desenvolvemos a tese com base na racionalidade reflexiva e a racionalidade tÃcnico-cientÃfica. Pela primeira racionalidade se tem a autonomia intelectual do sujeito, mas desvinculada da realidade concreta, a sua subjetividade se efetiva sem as mediaÃÃes histÃricas, à constituÃda de forma abstrata. No caso da segunda racionalidade, na proporÃÃo em que o homem se apropria do saber cientÃfico, menos autonomia ele tem para se conduzir na vida e promover a emancipaÃÃo humana. Essa questÃo à reforÃada pelo processo educacional, agenciado pelo sistema capitalista, para adaptar o sujeito ao padrÃo de comportamento que à conveniente à sua conservaÃÃo. Nele, a cultura se converte em semicultura e a formaÃÃo em semiformaÃÃo, impedindo ao sujeito de se apropriar da cultura para pensar de forma crÃtica e se contrapor Ãquilo que o oprime. Para Adorno, nÃo hà autonomia do sujeito sem o exercÃcio da reflexÃo crÃtica e nem emancipaÃÃo humana enquanto os indivÃduos nÃo recuperarem as suas particularidades. Para isto, ele concebe a educaÃÃo em duas dimensÃes: ela serve para adaptaÃÃo dos indivÃduos à coletividade social e como resistÃncia a toda forma de dominaÃÃo. Fazendo uso da dialÃtica negativa, o desafio da educaÃÃo à promover no sujeito a capacidade de pensar criticamente os conceitos universais a partir de sua nÃo-identidade.
id UFC_ca2ac06ff8a87e0d3735282fcddc7e34
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12825
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista2018-07-00Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/247989945764256352508919420ErmÃnio de Sousa NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRRacionalidade reflexiva Racionalidade tÃcnico cientÃfica Sujeito autoconsciente Operador do saber tÃcnico cientÃfico. EmancipaÃÃo humana RazÃo prÃticaReflective rationality Technicalscientific rationality Self conscious subject Operator of technical scientific knowledge Human emancipationEDUCACAOEsta tese de doutorado considera a crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista, com o objetivo de explicitar a dupla funÃÃo da educaÃÃo, no pensamento de Adorno, que se efetiva pelo processo de adaptaÃÃo e de resistÃncia dos indivÃduos à realidade socialmente constituÃda. A adaptaÃÃo à o estÃgio que integra o indivÃduo ao coletivo social e a resistÃncia se configura pelo desenvolvimento de sua capacidade crÃtica para se contrapor ao que a ele se impÃe. Para atingir nosso objetivo analisamos, principalmente, as obras de Adorno: DialÃtica negativa (2009), DialÃtica do esclarecimento (1985), EducaÃÃo e emancipaÃÃo (1995) e Teoria da semicultura (1996). Nessa perspectiva, desenvolvemos a tese com base na racionalidade reflexiva e a racionalidade tÃcnico-cientÃfica. Pela primeira racionalidade se tem a autonomia intelectual do sujeito, mas desvinculada da realidade concreta, a sua subjetividade se efetiva sem as mediaÃÃes histÃricas, à constituÃda de forma abstrata. No caso da segunda racionalidade, na proporÃÃo em que o homem se apropria do saber cientÃfico, menos autonomia ele tem para se conduzir na vida e promover a emancipaÃÃo humana. Essa questÃo à reforÃada pelo processo educacional, agenciado pelo sistema capitalista, para adaptar o sujeito ao padrÃo de comportamento que à conveniente à sua conservaÃÃo. Nele, a cultura se converte em semicultura e a formaÃÃo em semiformaÃÃo, impedindo ao sujeito de se apropriar da cultura para pensar de forma crÃtica e se contrapor Ãquilo que o oprime. Para Adorno, nÃo hà autonomia do sujeito sem o exercÃcio da reflexÃo crÃtica e nem emancipaÃÃo humana enquanto os indivÃduos nÃo recuperarem as suas particularidades. Para isto, ele concebe a educaÃÃo em duas dimensÃes: ela serve para adaptaÃÃo dos indivÃduos à coletividade social e como resistÃncia a toda forma de dominaÃÃo. Fazendo uso da dialÃtica negativa, o desafio da educaÃÃo à promover no sujeito a capacidade de pensar criticamente os conceitos universais a partir de sua nÃo-identidade. This doctoral thesis considers the criticism of technical-scientific rationality and the formation of the autonomous subject in Adorno in the context of capitalist society, with the objective of explaining the dual function of education, in Adornoâs thought, which is effected by the process of adaptation and resistance of individuals to the socially constituted reality. Adaptation is the stage that integrates the individual into the social collective and resistance is shaped by the development of his critical capacity to counteract what is imposed on him. In order to reach our objective we analyze, mainly, the works of Adorno: Negative dialectic (2009), Dialectics of enlightenment (1985), Education and emancipation (1995) and Theory of Semiculture (1996). From this perspective, we develop the thesis based on reflexive rationality and technical-scientific rationality. By the first rationality one has the intellectual autonomy of the subject, but detached from concrete reality, his subjectivity becomes effective without historical mediations, is constituted in an abstract form. In the case of the second rationality, in proportion as man appropriates scientific knowledge, he has less autonomy to conduct himself in life and to promote human emancipation. This question is reinforced by the educational process, under the influence of the capitalist system, to adapt the subject to the standard of behavior that is convenient for its conservation. In it, culture becomes semi- culture and semiformation training, preventing the subject from appropriating culture to think critically and oppose what oppresses. For Adorno, there is no autonomy of the subject without the exercise of critical reflection or human emancipation as long as individuals do not recover their particularities. For this, he conceives education in two dimensions: it serves to adapt individuals to social collectivity and as resistance to every form of domination. Using the negative dialectic, the challenge of education is to promote in the subject the ability to think critically of universal concepts from their non-identity.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20426application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
title A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
spellingShingle A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
ErmÃnio de Sousa Nascimento
Racionalidade reflexiva
Racionalidade tÃcnico cientÃfica
Sujeito autoconsciente
Operador do saber tÃcnico cientÃfico.
EmancipaÃÃo humana
RazÃo prÃtica
Reflective rationality
Technicalscientific rationality
Self conscious subject
Operator of technical scientific knowledge
Human emancipation
EDUCACAO
title_short A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
title_full A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
title_fullStr A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
title_full_unstemmed A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
title_sort A crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista
author ErmÃnio de Sousa Nascimento
author_facet ErmÃnio de Sousa Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26077787353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 52508919420
dc.contributor.author.fl_str_mv ErmÃnio de Sousa Nascimento
contributor_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalidade reflexiva
Racionalidade tÃcnico cientÃfica
Sujeito autoconsciente
Operador do saber tÃcnico cientÃfico.
EmancipaÃÃo humana
RazÃo prÃtica
topic Racionalidade reflexiva
Racionalidade tÃcnico cientÃfica
Sujeito autoconsciente
Operador do saber tÃcnico cientÃfico.
EmancipaÃÃo humana
RazÃo prÃtica
Reflective rationality
Technicalscientific rationality
Self conscious subject
Operator of technical scientific knowledge
Human emancipation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflective rationality
Technicalscientific rationality
Self conscious subject
Operator of technical scientific knowledge
Human emancipation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese de doutorado considera a crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista, com o objetivo de explicitar a dupla funÃÃo da educaÃÃo, no pensamento de Adorno, que se efetiva pelo processo de adaptaÃÃo e de resistÃncia dos indivÃduos à realidade socialmente constituÃda. A adaptaÃÃo à o estÃgio que integra o indivÃduo ao coletivo social e a resistÃncia se configura pelo desenvolvimento de sua capacidade crÃtica para se contrapor ao que a ele se impÃe. Para atingir nosso objetivo analisamos, principalmente, as obras de Adorno: DialÃtica negativa (2009), DialÃtica do esclarecimento (1985), EducaÃÃo e emancipaÃÃo (1995) e Teoria da semicultura (1996). Nessa perspectiva, desenvolvemos a tese com base na racionalidade reflexiva e a racionalidade tÃcnico-cientÃfica. Pela primeira racionalidade se tem a autonomia intelectual do sujeito, mas desvinculada da realidade concreta, a sua subjetividade se efetiva sem as mediaÃÃes histÃricas, à constituÃda de forma abstrata. No caso da segunda racionalidade, na proporÃÃo em que o homem se apropria do saber cientÃfico, menos autonomia ele tem para se conduzir na vida e promover a emancipaÃÃo humana. Essa questÃo à reforÃada pelo processo educacional, agenciado pelo sistema capitalista, para adaptar o sujeito ao padrÃo de comportamento que à conveniente à sua conservaÃÃo. Nele, a cultura se converte em semicultura e a formaÃÃo em semiformaÃÃo, impedindo ao sujeito de se apropriar da cultura para pensar de forma crÃtica e se contrapor Ãquilo que o oprime. Para Adorno, nÃo hà autonomia do sujeito sem o exercÃcio da reflexÃo crÃtica e nem emancipaÃÃo humana enquanto os indivÃduos nÃo recuperarem as suas particularidades. Para isto, ele concebe a educaÃÃo em duas dimensÃes: ela serve para adaptaÃÃo dos indivÃduos à coletividade social e como resistÃncia a toda forma de dominaÃÃo. Fazendo uso da dialÃtica negativa, o desafio da educaÃÃo à promover no sujeito a capacidade de pensar criticamente os conceitos universais a partir de sua nÃo-identidade.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This doctoral thesis considers the criticism of technical-scientific rationality and the formation of the autonomous subject in Adorno in the context of capitalist society, with the objective of explaining the dual function of education, in Adornoâs thought, which is effected by the process of adaptation and resistance of individuals to the socially constituted reality. Adaptation is the stage that integrates the individual into the social collective and resistance is shaped by the development of his critical capacity to counteract what is imposed on him. In order to reach our objective we analyze, mainly, the works of Adorno: Negative dialectic (2009), Dialectics of enlightenment (1985), Education and emancipation (1995) and Theory of Semiculture (1996). From this perspective, we develop the thesis based on reflexive rationality and technical-scientific rationality. By the first rationality one has the intellectual autonomy of the subject, but detached from concrete reality, his subjectivity becomes effective without historical mediations, is constituted in an abstract form. In the case of the second rationality, in proportion as man appropriates scientific knowledge, he has less autonomy to conduct himself in life and to promote human emancipation. This question is reinforced by the educational process, under the influence of the capitalist system, to adapt the subject to the standard of behavior that is convenient for its conservation. In it, culture becomes semi- culture and semiformation training, preventing the subject from appropriating culture to think critically and oppose what oppresses. For Adorno, there is no autonomy of the subject without the exercise of critical reflection or human emancipation as long as individuals do not recover their particularities. For this, he conceives education in two dimensions: it serves to adapt individuals to social collectivity and as resistance to every form of domination. Using the negative dialectic, the challenge of education is to promote in the subject the ability to think critically of universal concepts from their non-identity.
description Esta tese de doutorado considera a crÃtica da racionalidade tÃcnico-cientÃfica e a formaÃÃo do sujeito autÃnomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista, com o objetivo de explicitar a dupla funÃÃo da educaÃÃo, no pensamento de Adorno, que se efetiva pelo processo de adaptaÃÃo e de resistÃncia dos indivÃduos à realidade socialmente constituÃda. A adaptaÃÃo à o estÃgio que integra o indivÃduo ao coletivo social e a resistÃncia se configura pelo desenvolvimento de sua capacidade crÃtica para se contrapor ao que a ele se impÃe. Para atingir nosso objetivo analisamos, principalmente, as obras de Adorno: DialÃtica negativa (2009), DialÃtica do esclarecimento (1985), EducaÃÃo e emancipaÃÃo (1995) e Teoria da semicultura (1996). Nessa perspectiva, desenvolvemos a tese com base na racionalidade reflexiva e a racionalidade tÃcnico-cientÃfica. Pela primeira racionalidade se tem a autonomia intelectual do sujeito, mas desvinculada da realidade concreta, a sua subjetividade se efetiva sem as mediaÃÃes histÃricas, à constituÃda de forma abstrata. No caso da segunda racionalidade, na proporÃÃo em que o homem se apropria do saber cientÃfico, menos autonomia ele tem para se conduzir na vida e promover a emancipaÃÃo humana. Essa questÃo à reforÃada pelo processo educacional, agenciado pelo sistema capitalista, para adaptar o sujeito ao padrÃo de comportamento que à conveniente à sua conservaÃÃo. Nele, a cultura se converte em semicultura e a formaÃÃo em semiformaÃÃo, impedindo ao sujeito de se apropriar da cultura para pensar de forma crÃtica e se contrapor Ãquilo que o oprime. Para Adorno, nÃo hà autonomia do sujeito sem o exercÃcio da reflexÃo crÃtica e nem emancipaÃÃo humana enquanto os indivÃduos nÃo recuperarem as suas particularidades. Para isto, ele concebe a educaÃÃo em duas dimensÃes: ela serve para adaptaÃÃo dos indivÃduos à coletividade social e como resistÃncia a toda forma de dominaÃÃo. Fazendo uso da dialÃtica negativa, o desafio da educaÃÃo à promover no sujeito a capacidade de pensar criticamente os conceitos universais a partir de sua nÃo-identidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20426
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238944456704