O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Juliano Barbosa Gadelha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16942
Resumo: Esta dissertaÃÃo trata da experimentaÃÃo com as performances sadomasoquistas em um processo de pensamento e criaÃÃo antropolÃgico e artÃstico, construindo uma poÃtica da crueldade. Nas aprendizagens desse trajeto, o autor vai propondo a realizaÃÃo de uma instalaÃÃo-performativa que transmita os signos sensÃveis (figurativos e figurais) do sadomasoquismo. Os atravessamentos teÃricos vÃo da antropologia simÃtrica de Bruno Latour, o teatro da crueldade de Antonin Artaud, a literatura de Clarice Lispector, a filosofia do sensÃvel de Jacques RanciÃre, a filosofia nÃmade de Deleuze e Guattari aos Performance Studies e os saberes dissidentes da Queer Theory, em especial com o saber da contrassexualidade de Paul Beatriz Preciado. Nas tomadas de sensaÃÃo e representaÃÃo das aprendizagens, buscar-se-Ã seguir as linhas de forÃa que permitam ao conhecimento antropolÃgico-artÃstico se movimentar pelas simultaneidades das agÃncias culturais e das agÃncias naturais que, na guinada pÃs-estruturalista, disparam rumo Ãs novas perspectivas do que sejam as artes, os gÃneros, os sexos, as sexualidades e as atuais mÃquinas de produÃÃo-injunÃÃo-reapropriaÃÃo dos prazeres e das tecnologias dos corpos. Em suma, a dissertaÃÃo tem o afecto como eixo daquilo que as ciÃncias chamam de metodologia e o percepto como epistemologia do vivido.
id UFC_caf16cd41a0aacda4df21e2e211f3308
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10776
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistasThe sensible and the cruel: a learning by the sadomasochist performance2016-02-19Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/3805300292991429Gloria Maria dos Santos DiÃgenes11871300363http://lattes.cnpq.br/0033420815363929Pablo AssumpÃÃo Barros Costa73970549353http://lattes.cnpq.br/2352095912659853Mariana Tavares Cavalcanti Liberato89604342304http://lattes.cnpq.br/369580586248399101094316342http://lattes.cnpq.br/8121588606751352 Josà Juliano Barbosa GadelhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRArte Performance Prazer Sadomasoquismo SensÃvelArt Performance Pleasure Sadomasochism SensibleARTESEsta dissertaÃÃo trata da experimentaÃÃo com as performances sadomasoquistas em um processo de pensamento e criaÃÃo antropolÃgico e artÃstico, construindo uma poÃtica da crueldade. Nas aprendizagens desse trajeto, o autor vai propondo a realizaÃÃo de uma instalaÃÃo-performativa que transmita os signos sensÃveis (figurativos e figurais) do sadomasoquismo. Os atravessamentos teÃricos vÃo da antropologia simÃtrica de Bruno Latour, o teatro da crueldade de Antonin Artaud, a literatura de Clarice Lispector, a filosofia do sensÃvel de Jacques RanciÃre, a filosofia nÃmade de Deleuze e Guattari aos Performance Studies e os saberes dissidentes da Queer Theory, em especial com o saber da contrassexualidade de Paul Beatriz Preciado. Nas tomadas de sensaÃÃo e representaÃÃo das aprendizagens, buscar-se-à seguir as linhas de forÃa que permitam ao conhecimento antropolÃgico-artÃstico se movimentar pelas simultaneidades das agÃncias culturais e das agÃncias naturais que, na guinada pÃs-estruturalista, disparam rumo Ãs novas perspectivas do que sejam as artes, os gÃneros, os sexos, as sexualidades e as atuais mÃquinas de produÃÃo-injunÃÃo-reapropriaÃÃo dos prazeres e das tecnologias dos corpos. Em suma, a dissertaÃÃo tem o afecto como eixo daquilo que as ciÃncias chamam de metodologia e o percepto como epistemologia do vivido.This dissertation deals with the experimentation with sadomasochistic performances in an anthropologic and artistic process of thinking by constructing a poetics of cruelty. On that learning journey, the author will propose the actualization of a performative-installation that transmits sensitive signs (figurative and figural ones) of sadomasochism. The theoretical traverse lines come from Bruno Latourâs symmetrical anthropology, Antonin Artaudâs theatre of cruelty, Clarice Lispectorâs literature, the philosophy of the sensible by Jacques RanciÃre with the nomadic philosophy of Deleuze and Guattari, the Performance Studies, and the dissident knowledges from Queer Theory, specially the contrasexual thinking by Paul Beatriz Preciado. Taking sensation and representation during this learning, the lines of force will be sought by allowing the anthropologic and artistic knowledge to move through the simultaneity of cultural and natural agencies which, in the poststructuralist turn, soar towards new perspectives on what arts, genders, sexualities, the current machines of production-injunction-reappropriation of pleasures and the technologies of bodies could be. To sum up, this dissertation has affect as an axe whose sciences named methodology and the percept as an epistemology of the lived experience.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16942application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The sensible and the cruel: a learning by the sadomasochist performance
title O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
spellingShingle O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
Josà Juliano Barbosa Gadelha
Arte
Performance
Prazer
Sadomasoquismo
SensÃvel
Art
Performance
Pleasure
Sadomasochism
Sensible
ARTES
title_short O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
title_full O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
title_fullStr O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
title_full_unstemmed O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
title_sort O sensÃvel e o cruel: uma aprendizagem pelas performances sadomasoquistas
author Josà Juliano Barbosa Gadelha
author_facet Josà Juliano Barbosa Gadelha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia de Lima Caetano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00424966751
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3805300292991429
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11871300363
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0033420815363929
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pablo AssumpÃÃo Barros Costa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 73970549353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352095912659853
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mariana Tavares Cavalcanti Liberato
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 89604342304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3695805862483991
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01094316342
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8121588606751352
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Juliano Barbosa Gadelha
contributor_str_mv Patricia de Lima Caetano
Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
Pablo AssumpÃÃo Barros Costa
Mariana Tavares Cavalcanti Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Performance
Prazer
Sadomasoquismo
SensÃvel
topic Arte
Performance
Prazer
Sadomasoquismo
SensÃvel
Art
Performance
Pleasure
Sadomasochism
Sensible
ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Performance
Pleasure
Sadomasochism
Sensible
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo trata da experimentaÃÃo com as performances sadomasoquistas em um processo de pensamento e criaÃÃo antropolÃgico e artÃstico, construindo uma poÃtica da crueldade. Nas aprendizagens desse trajeto, o autor vai propondo a realizaÃÃo de uma instalaÃÃo-performativa que transmita os signos sensÃveis (figurativos e figurais) do sadomasoquismo. Os atravessamentos teÃricos vÃo da antropologia simÃtrica de Bruno Latour, o teatro da crueldade de Antonin Artaud, a literatura de Clarice Lispector, a filosofia do sensÃvel de Jacques RanciÃre, a filosofia nÃmade de Deleuze e Guattari aos Performance Studies e os saberes dissidentes da Queer Theory, em especial com o saber da contrassexualidade de Paul Beatriz Preciado. Nas tomadas de sensaÃÃo e representaÃÃo das aprendizagens, buscar-se-Ã seguir as linhas de forÃa que permitam ao conhecimento antropolÃgico-artÃstico se movimentar pelas simultaneidades das agÃncias culturais e das agÃncias naturais que, na guinada pÃs-estruturalista, disparam rumo Ãs novas perspectivas do que sejam as artes, os gÃneros, os sexos, as sexualidades e as atuais mÃquinas de produÃÃo-injunÃÃo-reapropriaÃÃo dos prazeres e das tecnologias dos corpos. Em suma, a dissertaÃÃo tem o afecto como eixo daquilo que as ciÃncias chamam de metodologia e o percepto como epistemologia do vivido.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation deals with the experimentation with sadomasochistic performances in an anthropologic and artistic process of thinking by constructing a poetics of cruelty. On that learning journey, the author will propose the actualization of a performative-installation that transmits sensitive signs (figurative and figural ones) of sadomasochism. The theoretical traverse lines come from Bruno Latourâs symmetrical anthropology, Antonin Artaudâs theatre of cruelty, Clarice Lispectorâs literature, the philosophy of the sensible by Jacques RanciÃre with the nomadic philosophy of Deleuze and Guattari, the Performance Studies, and the dissident knowledges from Queer Theory, specially the contrasexual thinking by Paul Beatriz Preciado. Taking sensation and representation during this learning, the lines of force will be sought by allowing the anthropologic and artistic knowledge to move through the simultaneity of cultural and natural agencies which, in the poststructuralist turn, soar towards new perspectives on what arts, genders, sexualities, the current machines of production-injunction-reappropriation of pleasures and the technologies of bodies could be. To sum up, this dissertation has affect as an axe whose sciences named methodology and the percept as an epistemology of the lived experience.
description Esta dissertaÃÃo trata da experimentaÃÃo com as performances sadomasoquistas em um processo de pensamento e criaÃÃo antropolÃgico e artÃstico, construindo uma poÃtica da crueldade. Nas aprendizagens desse trajeto, o autor vai propondo a realizaÃÃo de uma instalaÃÃo-performativa que transmita os signos sensÃveis (figurativos e figurais) do sadomasoquismo. Os atravessamentos teÃricos vÃo da antropologia simÃtrica de Bruno Latour, o teatro da crueldade de Antonin Artaud, a literatura de Clarice Lispector, a filosofia do sensÃvel de Jacques RanciÃre, a filosofia nÃmade de Deleuze e Guattari aos Performance Studies e os saberes dissidentes da Queer Theory, em especial com o saber da contrassexualidade de Paul Beatriz Preciado. Nas tomadas de sensaÃÃo e representaÃÃo das aprendizagens, buscar-se-Ã seguir as linhas de forÃa que permitam ao conhecimento antropolÃgico-artÃstico se movimentar pelas simultaneidades das agÃncias culturais e das agÃncias naturais que, na guinada pÃs-estruturalista, disparam rumo Ãs novas perspectivas do que sejam as artes, os gÃneros, os sexos, as sexualidades e as atuais mÃquinas de produÃÃo-injunÃÃo-reapropriaÃÃo dos prazeres e das tecnologias dos corpos. Em suma, a dissertaÃÃo tem o afecto como eixo daquilo que as ciÃncias chamam de metodologia e o percepto como epistemologia do vivido.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16942
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295221607301120