AvaliaÃÃo SÃcio-EconÃmica Ex-Post de Obras HidrÃulicas no Estado do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=376 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=377 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=378 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=379 |
Resumo: | Foi procurado se analisar os efetivos impactos econÃmicos e sociais de obras hÃdricas apÃs a sua implantaÃÃo. As obras estudadas foram as adutoras de Cascavel e de Trici-TauÃ, ambas com inÃcio de funcionamento entre 1999 e 2000. O alvo ex-post observado referencia ao quinto ano de funcionamento do sistema adutor. Foram utilizados como balizadores dos impactos sociais o ranking obtido no Ãndice de Desenvolvimento Municipal (IDM), no Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos Ãndices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O) e, de Resultado (IDS-R). Utilizou-se como correÃÃes e anÃlise de ganhos econÃmicos o Ãndice Nacional de Custos da ConstruÃÃo (INCC) E O Ãndice Geral de PreÃos de Mercado (IGPM). AlÃm da aplicaÃÃo destes Ãndices nos municÃpios contemplados com um sistema adutor para abastecimento humano, tambÃm foram utilizados os dados de desenvolvimento de municÃpios em situaÃÃes similares Ãs de Tauà e Cascavel, mas que nÃo foram beneficiadas por um sistema adutor do tipo estudado, sÃo eles: os municÃpios de AcaraÃ, de QuiterianÃpolis e de Boa Viagem. Feito uma nova estimativa da populaÃÃo beneficiada no final da vida Ãtil das adutoras, equivalente a 20 anos, chegou-se a conclusÃo que em Cascavel a mesma à equivalente ao proposto pelo projeto, apresentando uma diferenÃa menor que 0,50%, jà no caso de Trici-Tauà a populaÃÃo encontrada à inferior a de projeto em 29,50%. Concluiu-se que houvera ganhos econÃmicos nos custos de construÃÃo das adutoras em conseqÃÃncia da troca da tubulaÃÃo de ferro fundido por tubulaÃÃo de PVC reforÃado, material de custo inferior. TambÃm foi encontrado ganho econÃmico para o Estado no comparativo entre os gastos do Sistema Ãnico da SaÃde (SUS) com o tratamento de doenÃas entero infecciosas, transmitidas basicamente pela Ãgua nÃo tratada, antes e depois da implantaÃÃo da adutora. O grau de desenvolvimento econÃmico foi mais visÃvel no municÃpio de Cascavel enquanto que em Tauà os ganhos sociais ficaram mais evidentes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo SÃcio-EconÃmica Ex-Post de Obras HidrÃulicas no Estado do CearÃEvaluation Social-Economic of Hydraulical Building in the State of Cearà 2006-12-04Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira0029381436871089640315Marcus Vinicius Moreno dos Santos JuniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRAdutora Cascavel Chorà Tauà Trici Ãndice DesenvolvimentoAdductor Cascavel Chorà Tauà Trici Development LevelRECURSOS HIDRICOSFoi procurado se analisar os efetivos impactos econÃmicos e sociais de obras hÃdricas apÃs a sua implantaÃÃo. As obras estudadas foram as adutoras de Cascavel e de Trici-TauÃ, ambas com inÃcio de funcionamento entre 1999 e 2000. O alvo ex-post observado referencia ao quinto ano de funcionamento do sistema adutor. Foram utilizados como balizadores dos impactos sociais o ranking obtido no Ãndice de Desenvolvimento Municipal (IDM), no Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos Ãndices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O) e, de Resultado (IDS-R). Utilizou-se como correÃÃes e anÃlise de ganhos econÃmicos o Ãndice Nacional de Custos da ConstruÃÃo (INCC) E O Ãndice Geral de PreÃos de Mercado (IGPM). AlÃm da aplicaÃÃo destes Ãndices nos municÃpios contemplados com um sistema adutor para abastecimento humano, tambÃm foram utilizados os dados de desenvolvimento de municÃpios em situaÃÃes similares Ãs de Tauà e Cascavel, mas que nÃo foram beneficiadas por um sistema adutor do tipo estudado, sÃo eles: os municÃpios de AcaraÃ, de QuiterianÃpolis e de Boa Viagem. Feito uma nova estimativa da populaÃÃo beneficiada no final da vida Ãtil das adutoras, equivalente a 20 anos, chegou-se a conclusÃo que em Cascavel a mesma à equivalente ao proposto pelo projeto, apresentando uma diferenÃa menor que 0,50%, jà no caso de Trici-Tauà a populaÃÃo encontrada à inferior a de projeto em 29,50%. Concluiu-se que houvera ganhos econÃmicos nos custos de construÃÃo das adutoras em conseqÃÃncia da troca da tubulaÃÃo de ferro fundido por tubulaÃÃo de PVC reforÃado, material de custo inferior. TambÃm foi encontrado ganho econÃmico para o Estado no comparativo entre os gastos do Sistema Ãnico da SaÃde (SUS) com o tratamento de doenÃas entero infecciosas, transmitidas basicamente pela Ãgua nÃo tratada, antes e depois da implantaÃÃo da adutora. O grau de desenvolvimento econÃmico foi mais visÃvel no municÃpio de Cascavel enquanto que em Tauà os ganhos sociais ficaram mais evidentes.This study seeks to analyze the actual social and economic impacts of hydraulic works after their implementation. The works studied were the adductors of Cascavel and Trici-TauÃ, which both began operation between 1999 and 2000. The observed ex-post goal refers to the fifth year of operation of the adductor system, which was 2005. The rankings in âÃndice de Desenvolvimento Municipal (IDM)â, âÃndice de Desenvolvimento Humano (IDH)â and âÃndices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O)â and âResultado (IDS-R)â were used as the criterion for measuring social impact. The âÃndice Nacional de Custos da ConstruÃÃo (INCC)â and the âÃndice Geral de PreÃo de Mercado (IGPM) were utilized for the correction and analysis of economic gains. In addition to the index data for the towns benefiting from the system under consideration, some development data were also used from the following towns which are in geographical situations similar to Tauà and Cascavel, but are not beneficiaries of an adductor system: AcaraÃ, QuiterianÃpolis and Boa Viagem. A new estimate was made of the size of the population benefited by the end of the life expectancy of the adductors, equivalent to 20 years. The conclusion in Cascavel is equivalent to that originally proposed by the project, with a difference less than 0,50%. However, in case of Trici-Tauà the population receiving benefit is found to be lower than the original project estimate by 29,50%. It is concluded that there were economic benefits of a reduced construction cost for the adductors by exchanging iron pipes for lower-cost Reinforced PVC (RPVC) pipes. Furthermore, economic gains for the State were also found by comparing the expenses of the âSistema Ãnico de SaÃde (SUS)â in treating infectious intestinal diseases spread primarily through the ingestion of untreated water, both before and after the implementation of the adductor. In Cascavel the degree of economic development was more visible, whereas in Tauà the social benefits were more significant.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=376http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=377http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=378http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=379application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:31Zmail@mail.com - |
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Foi procurado se analisar os efetivos impactos econÃmicos e sociais de obras hÃdricas apÃs a sua implantaÃÃo. As obras estudadas foram as adutoras de Cascavel e de Trici-TauÃ, ambas com inÃcio de funcionamento entre 1999 e 2000. O alvo ex-post observado referencia ao quinto ano de funcionamento do sistema adutor. Foram utilizados como balizadores dos impactos sociais o ranking obtido no Ãndice de Desenvolvimento Municipal (IDM), no Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos Ãndices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O) e, de Resultado (IDS-R). Utilizou-se como correÃÃes e anÃlise de ganhos econÃmicos o Ãndice Nacional de Custos da ConstruÃÃo (INCC) E O Ãndice Geral de PreÃos de Mercado (IGPM). AlÃm da aplicaÃÃo destes Ãndices nos municÃpios contemplados com um sistema adutor para abastecimento humano, tambÃm foram utilizados os dados de desenvolvimento de municÃpios em situaÃÃes similares Ãs de Tauà e Cascavel, mas que nÃo foram beneficiadas por um sistema adutor do tipo estudado, sÃo eles: os municÃpios de AcaraÃ, de QuiterianÃpolis e de Boa Viagem. Feito uma nova estimativa da populaÃÃo beneficiada no final da vida Ãtil das adutoras, equivalente a 20 anos, chegou-se a conclusÃo que em Cascavel a mesma à equivalente ao proposto pelo projeto, apresentando uma diferenÃa menor que 0,50%, jà no caso de Trici-Tauà a populaÃÃo encontrada à inferior a de projeto em 29,50%. Concluiu-se que houvera ganhos econÃmicos nos custos de construÃÃo das adutoras em conseqÃÃncia da troca da tubulaÃÃo de ferro fundido por tubulaÃÃo de PVC reforÃado, material de custo inferior. TambÃm foi encontrado ganho econÃmico para o Estado no comparativo entre os gastos do Sistema Ãnico da SaÃde (SUS) com o tratamento de doenÃas entero infecciosas, transmitidas basicamente pela Ãgua nÃo tratada, antes e depois da implantaÃÃo da adutora. O grau de desenvolvimento econÃmico foi mais visÃvel no municÃpio de Cascavel enquanto que em Tauà os ganhos sociais ficaram mais evidentes. |
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This study seeks to analyze the actual social and economic impacts of hydraulic works after their implementation. The works studied were the adductors of Cascavel and Trici-TauÃ, which both began operation between 1999 and 2000. The observed ex-post goal refers to the fifth year of operation of the adductor system, which was 2005. The rankings in âÃndice de Desenvolvimento Municipal (IDM)â, âÃndice de Desenvolvimento Humano (IDH)â and âÃndices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O)â and âResultado (IDS-R)â were used as the criterion for measuring social impact. The âÃndice Nacional de Custos da ConstruÃÃo (INCC)â and the âÃndice Geral de PreÃo de Mercado (IGPM) were utilized for the correction and analysis of economic gains. In addition to the index data for the towns benefiting from the system under consideration, some development data were also used from the following towns which are in geographical situations similar to Tauà and Cascavel, but are not beneficiaries of an adductor system: AcaraÃ, QuiterianÃpolis and Boa Viagem. A new estimate was made of the size of the population benefited by the end of the life expectancy of the adductors, equivalent to 20 years. The conclusion in Cascavel is equivalent to that originally proposed by the project, with a difference less than 0,50%. However, in case of Trici-Tauà the population receiving benefit is found to be lower than the original project estimate by 29,50%. It is concluded that there were economic benefits of a reduced construction cost for the adductors by exchanging iron pipes for lower-cost Reinforced PVC (RPVC) pipes. Furthermore, economic gains for the State were also found by comparing the expenses of the âSistema Ãnico de SaÃde (SUS)â in treating infectious intestinal diseases spread primarily through the ingestion of untreated water, both before and after the implementation of the adductor. In Cascavel the degree of economic development was more visible, whereas in Tauà the social benefits were more significant. |
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