TradiÃÃo, RazÃo e Verdade na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5379 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir aspectos centrais da chamada teoria da racionalidade das tradiÃÃes formulada pelo filÃsofo escocÃs Alasdair MacIntyre. A teoria da racionalidade das tradiÃÃes teve suas formulaÃÃes iniciais com a publicaÃÃo de Depois da Virtude em 1981, esta obra marca um novo momento no pensamento de MacIntyre e tem como caracterÃstica central a defesa de uma forma de pesquisa racional implÃcita nas prÃticas das tradiÃÃes morais. As argumentaÃÃes de Depois da Virtude tiveram continuidade com uma seqÃÃncia de publicaÃÃes que procuram esclarecer as controvÃrsias originadas por esta obra e dar continuidade ao debate acerca da defesa da pesquisa racional implÃcita nas tradiÃÃes, alÃm de procurarem mostrar a superioridade da tradiÃÃo aristotÃlico-tomista, da qual ele se intitula como continuador, frente as inÃmeras tradiÃÃes que tiveram destaque na histÃria da filosofia moral. As argumentaÃÃes e teses em defesa da pesquisa racional levaram MacIntyre a reconhecer a necessidade de tematizar uma teoria da verdade. A teoria da verdade defendida nas obras se apresenta como uma nova abordagem da teoria da verdade como correspondÃncia. Apesar da nova abordagem a teoria da correspondÃncia ainda encontra uma sÃrie de dificuldades principalmente por seu cunho metafÃsico. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTradiÃÃo, RazÃo e Verdade na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyreTradition, Reason and Truth in moral philosophy of Alasdair MacIntyre 2010-09-08Ãtila Amaral Brilhante30211336300http://lattes.cnpq.br/3964055069648793 OdÃlio Alves Aguiar24133949315http://lattes.cnpq.br/8011131702959906Helder Buenos Aires de Carvalho2868362532099991470387http://lattes.cnpq.br/4897247235752458MÃrcia Marques DamascenoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRMacintyre Filosofia Moral TradiÃÃo RazÃo e VerdadeMacintyreTruth Tradition Rationality Moral PhilosophyFILOSOFIAEste trabalho tem como objetivo apresentar e discutir aspectos centrais da chamada teoria da racionalidade das tradiÃÃes formulada pelo filÃsofo escocÃs Alasdair MacIntyre. A teoria da racionalidade das tradiÃÃes teve suas formulaÃÃes iniciais com a publicaÃÃo de Depois da Virtude em 1981, esta obra marca um novo momento no pensamento de MacIntyre e tem como caracterÃstica central a defesa de uma forma de pesquisa racional implÃcita nas prÃticas das tradiÃÃes morais. As argumentaÃÃes de Depois da Virtude tiveram continuidade com uma seqÃÃncia de publicaÃÃes que procuram esclarecer as controvÃrsias originadas por esta obra e dar continuidade ao debate acerca da defesa da pesquisa racional implÃcita nas tradiÃÃes, alÃm de procurarem mostrar a superioridade da tradiÃÃo aristotÃlico-tomista, da qual ele se intitula como continuador, frente as inÃmeras tradiÃÃes que tiveram destaque na histÃria da filosofia moral. As argumentaÃÃes e teses em defesa da pesquisa racional levaram MacIntyre a reconhecer a necessidade de tematizar uma teoria da verdade. A teoria da verdade defendida nas obras se apresenta como uma nova abordagem da teoria da verdade como correspondÃncia. Apesar da nova abordagem a teoria da correspondÃncia ainda encontra uma sÃrie de dificuldades principalmente por seu cunho metafÃsico. This master dissertation addresses the theory of the rationality of traditions proposed by Alasdair MacIntyre. He advocated a type of moral philosophy grounded on the investigation of the rationality implicit in the practices of moral traditions. In addition to this, he defended the superiority of the Aristotelian moral philosophy in the history of moral theories and favored a form of Thomism. This work is intended to show that the theory of truth as correspondence that MacIntyre attached to his moral theory has some metaphysical implications that are at odds with the premises of his moral investigationCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5379application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com - |
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This master dissertation addresses the theory of the rationality of traditions proposed by Alasdair MacIntyre. He advocated a type of moral philosophy grounded on the investigation of the rationality implicit in the practices of moral traditions. In addition to this, he defended the superiority of the Aristotelian moral philosophy in the history of moral theories and favored a form of Thomism. This work is intended to show that the theory of truth as correspondence that MacIntyre attached to his moral theory has some metaphysical implications that are at odds with the premises of his moral investigation |
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Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir aspectos centrais da chamada teoria da racionalidade das tradiÃÃes formulada pelo filÃsofo escocÃs Alasdair MacIntyre. A teoria da racionalidade das tradiÃÃes teve suas formulaÃÃes iniciais com a publicaÃÃo de Depois da Virtude em 1981, esta obra marca um novo momento no pensamento de MacIntyre e tem como caracterÃstica central a defesa de uma forma de pesquisa racional implÃcita nas prÃticas das tradiÃÃes morais. As argumentaÃÃes de Depois da Virtude tiveram continuidade com uma seqÃÃncia de publicaÃÃes que procuram esclarecer as controvÃrsias originadas por esta obra e dar continuidade ao debate acerca da defesa da pesquisa racional implÃcita nas tradiÃÃes, alÃm de procurarem mostrar a superioridade da tradiÃÃo aristotÃlico-tomista, da qual ele se intitula como continuador, frente as inÃmeras tradiÃÃes que tiveram destaque na histÃria da filosofia moral. As argumentaÃÃes e teses em defesa da pesquisa racional levaram MacIntyre a reconhecer a necessidade de tematizar uma teoria da verdade. A teoria da verdade defendida nas obras se apresenta como uma nova abordagem da teoria da verdade como correspondÃncia. Apesar da nova abordagem a teoria da correspondÃncia ainda encontra uma sÃrie de dificuldades principalmente por seu cunho metafÃsico. |
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