Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Pinheiro Bezerra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8400
Resumo: O nÃvel de serviÃo de uma empresa atacadista distribuidora pode ser medido pela frequÃncia e regularidade com que sua equipe de vendas atende os clientes. Mas como o sucesso no mercado tambÃm depende dos custos envolvidos, o planejamento adequado das sistemÃticas de atendimento à crÃtico. Aproveitando as similaridades entre essa situaÃÃo e o Problema de RoteirizaÃÃo PeriÃdica de VeÃculos (PRPV), foi proposta uma tÃcnica de resoluÃÃo deste problema. Para o PRPV, dado um horizonte de planejamento composto de vÃrios dias, clientes devem ter suas visitas alocadas aos dias conforme combinaÃÃes possÃveis ao mesmo tempo em que rotas sÃo geradas para cada dia, objetivando a reduÃÃo do custo total de atendimento nesse mesmo horizonte de planejamento. A tÃcnica proposta tambÃm foi adaptada para aplicaÃÃo no caso prÃtico de roteirizaÃÃo de uma equipe de vendas com horizonte de planejamento semanal e consiste em um algoritmo genÃtico para o qual foi desenvolvido um operador de cruzamento original. A tÃcnica foi validada com instÃncias da literatura para o PRPV e suas soluÃÃes para o caso prÃtico indicaram economias anuais significativas.
id UFC_cc8d0bde60d1af4b08829b62d17f231d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5705
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.A Genetic Algorithm for Period Vehicle Routing Problem with Practical Application2012-08-31Josà Lassance de Castro Silva2357444533461917974353Bezerra, F. P.Felipe Pinheiro BezerraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LogÃstica e Pesquisa OperacionalUFCBRPesquisa operacional Algoritmos genÃticos LogÃsticaPeriodic Vehicle Routing Problem Genetic Algorithms Logistics Service Level Route PlanningENGENHARIA DE PRODUCAOO nÃvel de serviÃo de uma empresa atacadista distribuidora pode ser medido pela frequÃncia e regularidade com que sua equipe de vendas atende os clientes. Mas como o sucesso no mercado tambÃm depende dos custos envolvidos, o planejamento adequado das sistemÃticas de atendimento à crÃtico. Aproveitando as similaridades entre essa situaÃÃo e o Problema de RoteirizaÃÃo PeriÃdica de VeÃculos (PRPV), foi proposta uma tÃcnica de resoluÃÃo deste problema. Para o PRPV, dado um horizonte de planejamento composto de vÃrios dias, clientes devem ter suas visitas alocadas aos dias conforme combinaÃÃes possÃveis ao mesmo tempo em que rotas sÃo geradas para cada dia, objetivando a reduÃÃo do custo total de atendimento nesse mesmo horizonte de planejamento. A tÃcnica proposta tambÃm foi adaptada para aplicaÃÃo no caso prÃtico de roteirizaÃÃo de uma equipe de vendas com horizonte de planejamento semanal e consiste em um algoritmo genÃtico para o qual foi desenvolvido um operador de cruzamento original. A tÃcnica foi validada com instÃncias da literatura para o PRPV e suas soluÃÃes para o caso prÃtico indicaram economias anuais significativas. The service level of a wholesale distributor can be measured by the frequency and regularity with which its sales staff serves customers. But as the market success also depends on the costs involved, the proper planning of systematic servings is critical. Taking advantage of the similarities between this situation and the Periodic Vehicle Routing Problem (PVRP), a technique for solving the later was proposed. For the PVRP, given a planning horizon of several days, visits to customers must be assigned to possible days according to predefined schedule combinations at the same time as routes are generated for each day, aiming to reduce the total cost of serving in the same planning horizon. The proposed technique was also adapted to be applied to the practical case of routing a sales team within a weekly planning horizon and it consists of a genetic algorithm for which was developed an original crossover operator. The technique was validated with instances from the literature for the PVRP and its solutions for the case study indicated significant annual savings.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8400application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Genetic Algorithm for Period Vehicle Routing Problem with Practical Application
title Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
spellingShingle Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
Felipe Pinheiro Bezerra
Pesquisa operacional
Algoritmos genÃticos
LogÃstica
Periodic Vehicle Routing Problem
Genetic Algorithms
Logistics
Service Level
Route Planning
ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
title_full Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
title_fullStr Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
title_full_unstemmed Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
title_sort Um algoritmo genÃtico aplicado no problema da roteirizaÃÃo periÃdica de veÃculos com caso prÃtico.
author Felipe Pinheiro Bezerra
author_facet Felipe Pinheiro Bezerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Lassance de Castro Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23574445334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61917974353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv Bezerra, F. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Pinheiro Bezerra
contributor_str_mv Josà Lassance de Castro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Algoritmos genÃticos
LogÃstica
topic Pesquisa operacional
Algoritmos genÃticos
LogÃstica
Periodic Vehicle Routing Problem
Genetic Algorithms
Logistics
Service Level
Route Planning
ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Periodic Vehicle Routing Problem
Genetic Algorithms
Logistics
Service Level
Route Planning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O nÃvel de serviÃo de uma empresa atacadista distribuidora pode ser medido pela frequÃncia e regularidade com que sua equipe de vendas atende os clientes. Mas como o sucesso no mercado tambÃm depende dos custos envolvidos, o planejamento adequado das sistemÃticas de atendimento à crÃtico. Aproveitando as similaridades entre essa situaÃÃo e o Problema de RoteirizaÃÃo PeriÃdica de VeÃculos (PRPV), foi proposta uma tÃcnica de resoluÃÃo deste problema. Para o PRPV, dado um horizonte de planejamento composto de vÃrios dias, clientes devem ter suas visitas alocadas aos dias conforme combinaÃÃes possÃveis ao mesmo tempo em que rotas sÃo geradas para cada dia, objetivando a reduÃÃo do custo total de atendimento nesse mesmo horizonte de planejamento. A tÃcnica proposta tambÃm foi adaptada para aplicaÃÃo no caso prÃtico de roteirizaÃÃo de uma equipe de vendas com horizonte de planejamento semanal e consiste em um algoritmo genÃtico para o qual foi desenvolvido um operador de cruzamento original. A tÃcnica foi validada com instÃncias da literatura para o PRPV e suas soluÃÃes para o caso prÃtico indicaram economias anuais significativas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The service level of a wholesale distributor can be measured by the frequency and regularity with which its sales staff serves customers. But as the market success also depends on the costs involved, the proper planning of systematic servings is critical. Taking advantage of the similarities between this situation and the Periodic Vehicle Routing Problem (PVRP), a technique for solving the later was proposed. For the PVRP, given a planning horizon of several days, visits to customers must be assigned to possible days according to predefined schedule combinations at the same time as routes are generated for each day, aiming to reduce the total cost of serving in the same planning horizon. The proposed technique was also adapted to be applied to the practical case of routing a sales team within a weekly planning horizon and it consists of a genetic algorithm for which was developed an original crossover operator. The technique was validated with instances from the literature for the PVRP and its solutions for the case study indicated significant annual savings.
description O nÃvel de serviÃo de uma empresa atacadista distribuidora pode ser medido pela frequÃncia e regularidade com que sua equipe de vendas atende os clientes. Mas como o sucesso no mercado tambÃm depende dos custos envolvidos, o planejamento adequado das sistemÃticas de atendimento à crÃtico. Aproveitando as similaridades entre essa situaÃÃo e o Problema de RoteirizaÃÃo PeriÃdica de VeÃculos (PRPV), foi proposta uma tÃcnica de resoluÃÃo deste problema. Para o PRPV, dado um horizonte de planejamento composto de vÃrios dias, clientes devem ter suas visitas alocadas aos dias conforme combinaÃÃes possÃveis ao mesmo tempo em que rotas sÃo geradas para cada dia, objetivando a reduÃÃo do custo total de atendimento nesse mesmo horizonte de planejamento. A tÃcnica proposta tambÃm foi adaptada para aplicaÃÃo no caso prÃtico de roteirizaÃÃo de uma equipe de vendas com horizonte de planejamento semanal e consiste em um algoritmo genÃtico para o qual foi desenvolvido um operador de cruzamento original. A tÃcnica foi validada com instÃncias da literatura para o PRPV e suas soluÃÃes para o caso prÃtico indicaram economias anuais significativas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8400
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LogÃstica e Pesquisa Operacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295164105490432