Drama Tecido em Palavras: Multiplicidades de Helena no Teatro de EurÃpides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÃntia AraÃjo Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16537
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDrama Tecido em Palavras: Multiplicidades de Helena no Teatro de EurÃpides2015-03-30Orlando Luiz de AraÃjo32546980378http://lattes.cnpq.br/2680403686223727 Maria Regina Candido31546374787http://lattes.cnpq.br/2450300228611565Ana Maria CÃsar Pompeu90893310778http://lattes.cnpq.br/472609282672232603716294381OLIVEIRA, C. A.CÃntia AraÃjo OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBREurÃpides Helena multiplicidade drama gregoEuripides Helen multiplicity greek dramaLITERATURA COMPARADAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃHelena, filha de Zeus, esposa de Menelau e mais bela entre as mortais, desperta atenÃÃo a partir da complexidade observada em suas representaÃÃes na Literatura Antiga: sÃmbolo de beleza e de transgressÃo, Helena à uma figura ambÃgua, ora apresentada como motivo maior da Guerra de Troia, ora revelada como vÃtima das vontades divinas. Helena, enquanto personagem, revela-se uma fonte de criaÃÃo poÃtica, permitindo muitas apresentaÃÃes de sua figura nada simples, conforme podemos observar nas muitas Helenas de EurÃpides, tragediÃgrafo grego do sÃculo V a.C., autor de peÃas como Troianas. Nessa obra, a bela mulher à rejeitada e reprovada pelas mulheres de Troia, por ter causado a guerra, a morte de vÃrios herÃis e a desgraÃa de inÃmeras pessoas. Tanto a beleza fÃsica quanto a beleza das palavras de Helena, quando ela se apresenta no drama, mostram a forÃa persuasiva da personagem que se configura uma ameaÃa ao bom julgamento da verdade e da justiÃa. Jà em Helena, outra tragÃdia de EurÃpides, a inventividade do autor e a estrutura do drama permitem que a forÃa dos argumentos apresentados pela personagem â amparados por uma versÃo do mito em que a filha de Zeus à completamente inocente, fiel e virtuosa â seja, mais uma vez, observada. Vernant (2011) e BrandÃo (1985) afirmam que a inventividade prÃpria de EurÃpides, acerca da criaÃÃo de personagens e de suas falas dentro das tragÃdias, à efeito da influÃncia sofista e retÃrica de seu tempo, e Baliff (2001) assegura a relaÃÃo existente entre seduÃÃo, feminino e retÃrica, enquanto Mastronarde (2010) e Sansone (2012) chamam atenÃÃo para o desdobramento peculiar e especÃfico do gÃnero dramÃtico, que permite Ãs personagens o desenvolvimento de habilidades linguÃsticas e a sofisticaÃÃo argumentativa que situaria o drama como gÃnero de grande inovaÃÃo na Literatura Grega. Nesta dissertaÃÃo, portanto, objetivamos analisar as apresentaÃÃes de Helena, situadas entre a inventividade do drama e a potencialidade dos discursos, de acordo com a multiplicidade que a personagem suscita e que parece ser o prÃprio desdobramento da criaÃÃo poÃtica e da multifacetada linguagem. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16537application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:54Zmail@mail.com -
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