Do Recato à Moda: Moral e TransgressÃo na Fortaleza dos anos 1920
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8978 |
Resumo: | Dans ce travail, nous analysons lâappropriation de la mode parisienne à Fortaleza dans les annÃes 1920. Nous cherchons à rÃflÃchir sur la mode absorbÃe par une elite emergente composÃe de commerÃants e de professionnels libÃraux â auto dÃfinie comme moderne, mais avec des pratiques conservatrices â et sur lâincorporation de cet ÃlÃment dans un projet dâurbanisation de la ville et de modernitÃ. Dans cette prespective, nous tentons pecevoir, au long de la dÃcade, les relations de genre et les tentatives de âremodÃlementâ des hommes et des femmes basÃs sur la distinction sociale à partir des concepts de vanitÃ, mode et tradition catholique qui ont donnà une spÃcificità à la mode fortalezienne. Nous utilisons comme ressources pour Ãtablir ce dialogue, des chroniques, des annonces e des colonnes sociales presentes dans les revues et lÃs journaux, en plus de photographies de femmes de lâÃlite et des mÃmoires de quelques dames qui firent partie de ce â raffinementâ. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDo Recato à Moda: Moral e TransgressÃo na Fortaleza dos anos 1920 De la pudeur ÃlÃgante: La morale et la transgression dans les annÃes 1920 à Fortaleza.2004-08-30Franck Pierre Gilbert Ribard65731093334Luigi Biondi21500616869Francisco Carlos Jacinto Barbosa4136529139177354095320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739131J6Diocleciana Paula da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRMode Morale Transgression FortalezaModa Moral TransgressÃo FortalezaHISTORIADans ce travail, nous analysons lâappropriation de la mode parisienne à Fortaleza dans les annÃes 1920. Nous cherchons à rÃflÃchir sur la mode absorbÃe par une elite emergente composÃe de commerÃants e de professionnels libÃraux â auto dÃfinie comme moderne, mais avec des pratiques conservatrices â et sur lâincorporation de cet ÃlÃment dans un projet dâurbanisation de la ville et de modernitÃ. Dans cette prespective, nous tentons pecevoir, au long de la dÃcade, les relations de genre et les tentatives de âremodÃlementâ des hommes et des femmes basÃs sur la distinction sociale à partir des concepts de vanitÃ, mode et tradition catholique qui ont donnà une spÃcificità à la mode fortalezienne. Nous utilisons comme ressources pour Ãtablir ce dialogue, des chroniques, des annonces e des colonnes sociales presentes dans les revues et lÃs journaux, en plus de photographies de femmes de lâÃlite et des mÃmoires de quelques dames qui firent partie de ce â raffinementâ.Neste trabalho analisamos a apropriaÃÃo da moda parisiense em Fortaleza nos anos 1920. Procuramos refletir sobre a moda absorvida por uma elite emergente composta de comerciantes e profissionais liberais - autodenominada moderna, mas com prÃticas conservadoras - e a incorporaÃÃo desse elemento em um projeto de urbanizaÃÃo da cidade e modernidade. Nessa perspectiva, tentamos perceber, ao longo da dÃcada, as relaÃÃes de gÃnero e as tentativas de âremodelaÃÃoâ de homens e mulheres pautadas na distinÃÃo social a partir dos conceitos de vaidade, moda e tradiÃÃo catÃlica que deram uma especificidade à moda fortalezense. Utilizamos como recursos para estabelecer esse diÃlogo crÃnicas, artigos, anÃncios e colunas sociais presentes nas revistas e jornais, alÃm de fotografias de mulheres da elite e as memÃrias de algumas senhoras que fizeram parte desse ârequinteâ. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8978application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:00Zmail@mail.com - |
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Neste trabalho analisamos a apropriaÃÃo da moda parisiense em Fortaleza nos anos 1920. Procuramos refletir sobre a moda absorvida por uma elite emergente composta de comerciantes e profissionais liberais - autodenominada moderna, mas com prÃticas conservadoras - e a incorporaÃÃo desse elemento em um projeto de urbanizaÃÃo da cidade e modernidade. Nessa perspectiva, tentamos perceber, ao longo da dÃcada, as relaÃÃes de gÃnero e as tentativas de âremodelaÃÃoâ de homens e mulheres pautadas na distinÃÃo social a partir dos conceitos de vaidade, moda e tradiÃÃo catÃlica que deram uma especificidade à moda fortalezense. Utilizamos como recursos para estabelecer esse diÃlogo crÃnicas, artigos, anÃncios e colunas sociais presentes nas revistas e jornais, alÃm de fotografias de mulheres da elite e as memÃrias de algumas senhoras que fizeram parte desse ârequinteâ. |
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