Sobre a transgressÃo: uma anÃlise semiÃtica da obra Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSobre a transgressÃo: uma anÃlise semiÃtica da obra Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar2017-07-12Ricardo Lopes Leite44760949372http://lattes.cnpq.br/3883042248145149Laura Tey Iwakami76571548887Josà Leite de Oliveira Junior16934040368http://lattes.cnpq.br/103779389709217301968329340http://lattes.cnpq.br/0922968826757344Raquel Vieira SobrinhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRSemiÃtica discursiva PaixÃo Modalidade TransgressÃo FamÃlia na literaturaLINGUISTICAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEste trabalho tem como objetivo investigar, à luz da SemiÃtica Discursiva, o fenÃmeno da transgressÃo na obra Lavoura Arcaica, do autor Raduan Nassar. Parte-se da suposiÃÃo de que a transgressÃo seja construÃda no discurso dessa obra como uma configuraÃÃo modal complexa, fundamentada na oposiÃÃo entre um sistema de valores sociais e um sistema de valores individuais, que culmina na quebra do contrato fiduciÃrio implÃcito entre o sujeito e seu meio social (GREIMAS, 1975). Como consequÃncia da quebra desse contrato, aquele sujeito cuja conduta nÃo està dentro do esperado, de acordo com o sistema de valores vigente, à um sujeito transgressor a quem pode ser destinado um lugar de marginalidade. à nosso propÃsito descrever, com base, especialmente, nas modalidades do dever, querer, poder e saber, a transgressÃo como resultado da articulaÃÃo entre essas modalidades, como um arranjo modal complexo. Desse modo, à possÃvel analisar os percursos narrativos dos sujeitos e, assim, identificar as relaÃÃes polÃmicas e/ou contratuais que se estabelecem entre eles e que, no nÃvel discursivo, se tematizam em conflitos familiares, religiosos, sexuais etc. Ao final, procuramos mostrar que a transgressÃo à um efeito de sentido global que atravessa toda a obra, uma âpaixÃo de papelâ complexa, que envolve a interaÃÃo conflituosa entre as instÃncias modais do dever (um sistema de normas sociais), do querer (a dimensÃo do desejo), do poder, do saber e, em Ãltima instÃncia, do crer.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20320application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com - |
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Este trabalho tem como objetivo investigar, à luz da SemiÃtica Discursiva, o fenÃmeno da transgressÃo na obra Lavoura Arcaica, do autor Raduan Nassar. Parte-se da suposiÃÃo de que a transgressÃo seja construÃda no discurso dessa obra como uma configuraÃÃo modal complexa, fundamentada na oposiÃÃo entre um sistema de valores sociais e um sistema de valores individuais, que culmina na quebra do contrato fiduciÃrio implÃcito entre o sujeito e seu meio social (GREIMAS, 1975). Como consequÃncia da quebra desse contrato, aquele sujeito cuja conduta nÃo està dentro do esperado, de acordo com o sistema de valores vigente, à um sujeito transgressor a quem pode ser destinado um lugar de marginalidade. à nosso propÃsito descrever, com base, especialmente, nas modalidades do dever, querer, poder e saber, a transgressÃo como resultado da articulaÃÃo entre essas modalidades, como um arranjo modal complexo. Desse modo, à possÃvel analisar os percursos narrativos dos sujeitos e, assim, identificar as relaÃÃes polÃmicas e/ou contratuais que se estabelecem entre eles e que, no nÃvel discursivo, se tematizam em conflitos familiares, religiosos, sexuais etc. Ao final, procuramos mostrar que a transgressÃo à um efeito de sentido global que atravessa toda a obra, uma âpaixÃo de papelâ complexa, que envolve a interaÃÃo conflituosa entre as instÃncias modais do dever (um sistema de normas sociais), do querer (a dimensÃo do desejo), do poder, do saber e, em Ãltima instÃncia, do crer. |
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