Mathematical rules and their justifications: brief history of mathematics education in Brazil and a reflection on the inclusion of demonstrations in teaching practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AntÃnia DinamÃria Gomes Evangelista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12596
Resumo: Esse trabalho apresenta uma reflexÃo acerca do ensino da matemÃtica, bem como as dificuldades inerentes a esse tema que, ao longo da historia de nosso pais, teve seus momentos de gloria e de esquecimento. TambÃm e discutido o papel das demonstraÃÃes nas aulas de matemÃtica onde autores divergem quanto a ser ou nÃo uma ferramenta didÃtica no ensino bÃsico. Sempre existiu a preocupaÃÃo dos professores em tornar a MatemÃtica mais dinÃmica e mais fÃcil para os alunos. Do Brasil ColÃnia aos dias atuais o ensino de MatemÃtica sofreu grandes mudanÃas. Apesar de sua importÃncia e aplicabilidade houve tempos em que, o ensino de ciÃncias (incluindo matemÃtica) era reservado aos cursos de nÃvel superior. No Brasil ColÃnia predominava a escola dos JesuÃtas baseado em um ensino tradicional com pouco destaque para a matemÃtica. No Brasil ImpÃrio, foi criado a ConstituiÃÃo de 1824 e implantadas as primeiras instituiÃÃes culturais e educacionais do pais, caracterizando as primeiras mudanÃas educacionais. No Brasil Republica, aconteceram varias reforma no sistema educacional sob fortes influencia francesa, onde, pela primeira vez a MatemÃtica recebeu destaque. Em consequencia, houve a democratizaÃÃo da escola, favorecendo crianÃas e jovens das classes populares. A dÃcada de 50 foi marcada como o perÃodo de estudos e tentativas de implantaÃÃo do Movimento MatemÃtica Moderna que tinha como caracterÃsticas: precisÃo na linguagem matemÃtica; prioridade nos aspectos lÃgicos e estruturais; importÃncia em demonstraÃÃes; desfavorecimento ao ensino de geometria. Esse movimento surgia na tentativa de solucionar os problemas advindos do ensino tradicional. Hà vÃrios fatores que geram/influenciam as dificuldades no ensino de matemÃtica, tais como: a mà formaÃÃo inicial dos professores; metodologia tradicional com Ãnfase no cÃlculo e memorizaÃÃo de formulas; busca inadequada a novos recursos pedagÃgicos; descontextualizaÃÃo; o simbolismo prÃprio da linguagem matemÃtica, etc. A reintroduÃÃo de doses equilibradas de demonstraÃÃes no ensino de MatemÃtica no Brasil e uma pratica que incentiva a compreensÃo, ajuda no desenvolvimento do raciocÃnio matemÃtico e da lÃgica dedutiva. O ensino de matemÃtica necessita de mudanÃas de posturas, metodologias, mas sem abandonar as tÃcnicas e procedimentos operatÃrios caracterÃsticos da disciplina. Nesse trabalho, ainda sÃo apresentadas algumas âregrinhasâ com sua contextualizaÃÃo histÃrica e justificativa a fim de ajudar o professor a responder questionamentos dos alunos como, âde onde veio isso?â ou âpor que à assim?â.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMathematical rules and their justifications: brief history of mathematics education in Brazil and a reflection on the inclusion of demonstrations in teaching practiceRegras matemÃticas e suas justificativas: breve histÃrico sobre o ensino de matemÃtica no Brasil e uma reflexÃo acerca da inclusÃo de demonstraÃÃes na prÃtica docente2014-05-17Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira85199680315http://lattes.cnpq.br/7150572635985692Francisco Valdemiro Braga30772893349307.728.933-49Francisca Leidmar Josuà Vieira66817382300 http://lattes.cnpq.br/421501219022091365423070368 http://lattes.cnpq.br/7228746640043283AntÃnia DinamÃria Gomes EvangelistaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino de matemÃtica contextualizaÃÃo histÃrica demonstraÃÃesPraticas pedagÃgicasteaching of mathematics historical context statementsMATEMATICAEsse trabalho apresenta uma reflexÃo acerca do ensino da matemÃtica, bem como as dificuldades inerentes a esse tema que, ao longo da historia de nosso pais, teve seus momentos de gloria e de esquecimento. TambÃm e discutido o papel das demonstraÃÃes nas aulas de matemÃtica onde autores divergem quanto a ser ou nÃo uma ferramenta didÃtica no ensino bÃsico. Sempre existiu a preocupaÃÃo dos professores em tornar a MatemÃtica mais dinÃmica e mais fÃcil para os alunos. Do Brasil ColÃnia aos dias atuais o ensino de MatemÃtica sofreu grandes mudanÃas. Apesar de sua importÃncia e aplicabilidade houve tempos em que, o ensino de ciÃncias (incluindo matemÃtica) era reservado aos cursos de nÃvel superior. No Brasil ColÃnia predominava a escola dos JesuÃtas baseado em um ensino tradicional com pouco destaque para a matemÃtica. No Brasil ImpÃrio, foi criado a ConstituiÃÃo de 1824 e implantadas as primeiras instituiÃÃes culturais e educacionais do pais, caracterizando as primeiras mudanÃas educacionais. No Brasil Republica, aconteceram varias reforma no sistema educacional sob fortes influencia francesa, onde, pela primeira vez a MatemÃtica recebeu destaque. Em consequencia, houve a democratizaÃÃo da escola, favorecendo crianÃas e jovens das classes populares. A dÃcada de 50 foi marcada como o perÃodo de estudos e tentativas de implantaÃÃo do Movimento MatemÃtica Moderna que tinha como caracterÃsticas: precisÃo na linguagem matemÃtica; prioridade nos aspectos lÃgicos e estruturais; importÃncia em demonstraÃÃes; desfavorecimento ao ensino de geometria. Esse movimento surgia na tentativa de solucionar os problemas advindos do ensino tradicional. 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Nesse trabalho, ainda sÃo apresentadas algumas âregrinhasâ com sua contextualizaÃÃo histÃrica e justificativa a fim de ajudar o professor a responder questionamentos dos alunos como, âde onde veio isso?â ou âpor que à assim?â.This paper presents a reflection on the teaching of mathematics as well as the difficulties related to the subject, throughout the history of our country, had his moments of glory and oblivion. It discuss the function of demonstrations in math classes where authors disagree as to whether or not a teaching tool in elementary education. There has always been a concern of teachers to become more dynamic and easier for students to mathematics. From Colonial Brazil to today the teaching of Mathematics has undergone great changes. In spite of its importance and applicability there were times where the teaching of science (including mathematics) was reserved for university courses. In Colonial Brazil predominated the Jesuit school based on a traditional education with little emphasis on mathematics. In Empire Brazil, was created the Constitution of 1824 and implemented the first cultural and educational institutions in the country, featuring the first educational changes. In Republic Brazil, happened several reforms in the educational system under strong French influences, where, for the first time the Mathematics was highlighted. Consequently, there was the democratization of the school, encouraging children and young people of the popular classes.The 50's was marked as the period of studies and attempts to implement the Modern Mathematics Movement which had the following characteristics: precision in mathematical language; priority in logical and structural aspects; importance in demonstrations; disadvantage to teaching geometry. This movement arose in the attempt to solve the problems arising from traditional education. There are several factors that create/influence the difficulties in teaching of mathematics, such as: poor initial training of teachers; traditional methodology with emphasis on calculation and memorization of formulas; inadequate seeks new teaching resources; decontextualization; own symbolism of mathematics language etc.The reintroduction of balanced doses of demonstrations in the teaching of Mathematics in Brazil is a practice that encourages understanding, helps in the development of mathematical reasoning and deductive logic. The teaching of mathematics requires changes in attitudes, methodologies, but without give up the technical characteristics and operative procedures of the discipline. In this work is still displayed some "ground rules" with its historical context and justifications in order to help the teacher to answer questions of students as "where did that come from? " or "why is that?".CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12596application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:45Zmail@mail.com -
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