Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruth Carvalho de Santana Pinho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6053
Resumo: O modelo vigente nas unidades acadÃmicas universitÃrias revela que algo precisa ser mudado no ensino superior. Como nÃo se percebe porÃm, que o problema està na prÃpria racionalidade deste, a forma de superar tem sido reiterar prÃticas retrÃgradas, aumentando carga horÃria e disciplinas e mudando prerrequisitos. Entendendo-se a racionalidade pedagÃgica como elemento fundante da aÃÃo educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto polÃtico-pedagÃgico, o currÃculo e as prÃticas docentes no Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ. A compreensÃo das mÃltiplas realidades vivenciadas no Ãmbito da Universidade e a reflexÃo acerca do processo da gestÃo do referido Curso e do trabalho docente poderÃo contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e conseqÃentemente, da formaÃÃo profissional dos egressos. Assim, o objetivo geral deste trabalho à analisar os aspectos da racionalidade pedagÃgica do corpo docente do Curso de CiÃncias ContÃbeis da UFC, que propiciam ao projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, fundar a aÃÃo educativa em princÃpios de uma compreensÃo reflexiva e transformadora. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em funÃÃo do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de tÃcnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessÃes reflexivas. Antecedeu a esta, uma pesquisa documental com anÃlise descritiva do projeto polÃtico-pedagÃgico, seguida da aplicaÃÃo de questionÃrios para levantar o perfil docente. Concluiu-se que uma aÃÃo educativa reflexiva e transformadora serà propiciada pelo projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, na medida em que a racionalidade pedagÃgica identificada, ainda de natureza tecnicista, alcance um patamar epistemolÃgico, fundando um trabalho docente lastreado em saberes resultantes da prÃxis pedagÃgica.
id UFC_d441c9d78a0a0f79c1f506e685580f2c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3935
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRacionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do Cearà Rationality and Political Pedagogical Project: a view from the Curriculum and the report of the faculty members practices in the Undergraduate Accounting Program of the Federal University of CearÃ-UFC 2010-12-03Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Isabel Maria Sabino de Farias28431952334Marcos Laffin48785306953Maria da GlÃria Arrais Peter07322780310http://lattes.cnpq.br/123811084815068824267163553http://lattes.cnpq.br/7977515434111823 Ruth Carvalho de Santana PinhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProjeto PolÃtico-pedagÃgico Racionalidade PedagÃgica CurrÃculoPolitical Pedagogical ProjectPedagogical RationalityCurriculumEDUCACAOO modelo vigente nas unidades acadÃmicas universitÃrias revela que algo precisa ser mudado no ensino superior. Como nÃo se percebe porÃm, que o problema està na prÃpria racionalidade deste, a forma de superar tem sido reiterar prÃticas retrÃgradas, aumentando carga horÃria e disciplinas e mudando prerrequisitos. Entendendo-se a racionalidade pedagÃgica como elemento fundante da aÃÃo educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto polÃtico-pedagÃgico, o currÃculo e as prÃticas docentes no Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ. A compreensÃo das mÃltiplas realidades vivenciadas no Ãmbito da Universidade e a reflexÃo acerca do processo da gestÃo do referido Curso e do trabalho docente poderÃo contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e conseqÃentemente, da formaÃÃo profissional dos egressos. Assim, o objetivo geral deste trabalho à analisar os aspectos da racionalidade pedagÃgica do corpo docente do Curso de CiÃncias ContÃbeis da UFC, que propiciam ao projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, fundar a aÃÃo educativa em princÃpios de uma compreensÃo reflexiva e transformadora. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em funÃÃo do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de tÃcnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessÃes reflexivas. Antecedeu a esta, uma pesquisa documental com anÃlise descritiva do projeto polÃtico-pedagÃgico, seguida da aplicaÃÃo de questionÃrios para levantar o perfil docente. Concluiu-se que uma aÃÃo educativa reflexiva e transformadora serà propiciada pelo projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, na medida em que a racionalidade pedagÃgica identificada, ainda de natureza tecnicista, alcance um patamar epistemolÃgico, fundando um trabalho docente lastreado em saberes resultantes da prÃxis pedagÃgica.The effective model in the university academic units shows that something needs to be changed in higher education. However, since it is not perceived that the problem is in the proper rationality itself, the way of surpass has been to reiterate old practices, increasing class time and disciplines and also moving some units requirements. Understanding the pedagogical rationality as established element of the educative action, it became relevant to investigate how it integrates the political pedagogical project, the curriculum and the faculty members practices in the Undergraduate Accounting Program of the Federal University of CearÃ-UFC. The understanding of the multiple realities lived within University and the reflection concerning the process of the related Course management and the faculty job, will be able consequently to contribute for the improvement of the process teach-learning and also the professional formation of the egresses. Thus, the main purpose of this work is to analyze the aspects of the faculty pedagogical rationality of the Undergraduate Accounting Program of UFC that propitiate to the Political-Pedagogical Project through the Curriculum and the Faculty Practices and establish the educative action based on principles of a reflexive and changing understanding. Based on the nature of the elements to be analyzed and also on the function of the research problem it was opted to the modality of collaborative research, using research techniques such as focal group interviews and reflexive sessions. A documental research with a descriptive analysis of the Political Pedagogical Project was also done before, followed by the application of questionnaires in order to raise the faculty profile. It was concluded that a reflexive and transforming educative action will be propitiated by the Political Pedagogical Project through the Curriculum and the Faculty practices since the identified pedagogical rationality even based on technique nature, reach an epistemological platform establishing a faculty job supported by knowledge resultant of the pedagogical praxis.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6053application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rationality and Political Pedagogical Project: a view from the Curriculum and the report of the faculty members practices in the Undergraduate Accounting Program of the Federal University of CearÃ-UFC
title Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
Ruth Carvalho de Santana Pinho
Projeto PolÃtico-pedagÃgico
Racionalidade PedagÃgica
CurrÃculo
Political Pedagogical Project
Pedagogical Rationality
Curriculum
EDUCACAO
title_short Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
title_full Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
title_sort Racionalidade e Projeto PolÃtico-PedagÃgico: um olhar a partir do CurrÃculo e do relato das PrÃticas Docentes de professores do Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ
author Ruth Carvalho de Santana Pinho
author_facet Ruth Carvalho de Santana Pinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Isabel Maria Sabino de Farias
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 28431952334
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Laffin
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 48785306953
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Maria da GlÃria Arrais Peter
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 07322780310
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1238110848150688
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24267163553
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7977515434111823
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruth Carvalho de Santana Pinho
contributor_str_mv Jacques Therrien
Ana Maria Iorio Dias
Ana Maria Fontenelle Catrib
Isabel Maria Sabino de Farias
Marcos Laffin
Maria da GlÃria Arrais Peter
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto PolÃtico-pedagÃgico
Racionalidade PedagÃgica
CurrÃculo
topic Projeto PolÃtico-pedagÃgico
Racionalidade PedagÃgica
CurrÃculo
Political Pedagogical Project
Pedagogical Rationality
Curriculum
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Political Pedagogical Project
Pedagogical Rationality
Curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O modelo vigente nas unidades acadÃmicas universitÃrias revela que algo precisa ser mudado no ensino superior. Como nÃo se percebe porÃm, que o problema està na prÃpria racionalidade deste, a forma de superar tem sido reiterar prÃticas retrÃgradas, aumentando carga horÃria e disciplinas e mudando prerrequisitos. Entendendo-se a racionalidade pedagÃgica como elemento fundante da aÃÃo educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto polÃtico-pedagÃgico, o currÃculo e as prÃticas docentes no Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ. A compreensÃo das mÃltiplas realidades vivenciadas no Ãmbito da Universidade e a reflexÃo acerca do processo da gestÃo do referido Curso e do trabalho docente poderÃo contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e conseqÃentemente, da formaÃÃo profissional dos egressos. Assim, o objetivo geral deste trabalho à analisar os aspectos da racionalidade pedagÃgica do corpo docente do Curso de CiÃncias ContÃbeis da UFC, que propiciam ao projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, fundar a aÃÃo educativa em princÃpios de uma compreensÃo reflexiva e transformadora. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em funÃÃo do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de tÃcnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessÃes reflexivas. Antecedeu a esta, uma pesquisa documental com anÃlise descritiva do projeto polÃtico-pedagÃgico, seguida da aplicaÃÃo de questionÃrios para levantar o perfil docente. Concluiu-se que uma aÃÃo educativa reflexiva e transformadora serà propiciada pelo projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, na medida em que a racionalidade pedagÃgica identificada, ainda de natureza tecnicista, alcance um patamar epistemolÃgico, fundando um trabalho docente lastreado em saberes resultantes da prÃxis pedagÃgica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The effective model in the university academic units shows that something needs to be changed in higher education. However, since it is not perceived that the problem is in the proper rationality itself, the way of surpass has been to reiterate old practices, increasing class time and disciplines and also moving some units requirements. Understanding the pedagogical rationality as established element of the educative action, it became relevant to investigate how it integrates the political pedagogical project, the curriculum and the faculty members practices in the Undergraduate Accounting Program of the Federal University of CearÃ-UFC. The understanding of the multiple realities lived within University and the reflection concerning the process of the related Course management and the faculty job, will be able consequently to contribute for the improvement of the process teach-learning and also the professional formation of the egresses. Thus, the main purpose of this work is to analyze the aspects of the faculty pedagogical rationality of the Undergraduate Accounting Program of UFC that propitiate to the Political-Pedagogical Project through the Curriculum and the Faculty Practices and establish the educative action based on principles of a reflexive and changing understanding. Based on the nature of the elements to be analyzed and also on the function of the research problem it was opted to the modality of collaborative research, using research techniques such as focal group interviews and reflexive sessions. A documental research with a descriptive analysis of the Political Pedagogical Project was also done before, followed by the application of questionnaires in order to raise the faculty profile. It was concluded that a reflexive and transforming educative action will be propitiated by the Political Pedagogical Project through the Curriculum and the Faculty practices since the identified pedagogical rationality even based on technique nature, reach an epistemological platform establishing a faculty job supported by knowledge resultant of the pedagogical praxis.
description O modelo vigente nas unidades acadÃmicas universitÃrias revela que algo precisa ser mudado no ensino superior. Como nÃo se percebe porÃm, que o problema està na prÃpria racionalidade deste, a forma de superar tem sido reiterar prÃticas retrÃgradas, aumentando carga horÃria e disciplinas e mudando prerrequisitos. Entendendo-se a racionalidade pedagÃgica como elemento fundante da aÃÃo educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto polÃtico-pedagÃgico, o currÃculo e as prÃticas docentes no Curso de CiÃncias ContÃbeis da Universidade Federal do CearÃ. A compreensÃo das mÃltiplas realidades vivenciadas no Ãmbito da Universidade e a reflexÃo acerca do processo da gestÃo do referido Curso e do trabalho docente poderÃo contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e conseqÃentemente, da formaÃÃo profissional dos egressos. Assim, o objetivo geral deste trabalho à analisar os aspectos da racionalidade pedagÃgica do corpo docente do Curso de CiÃncias ContÃbeis da UFC, que propiciam ao projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, fundar a aÃÃo educativa em princÃpios de uma compreensÃo reflexiva e transformadora. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em funÃÃo do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de tÃcnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessÃes reflexivas. Antecedeu a esta, uma pesquisa documental com anÃlise descritiva do projeto polÃtico-pedagÃgico, seguida da aplicaÃÃo de questionÃrios para levantar o perfil docente. Concluiu-se que uma aÃÃo educativa reflexiva e transformadora serà propiciada pelo projeto polÃtico-pedagÃgico, por intermÃdio do currÃculo e das prÃticas docentes, na medida em que a racionalidade pedagÃgica identificada, ainda de natureza tecnicista, alcance um patamar epistemolÃgico, fundando um trabalho docente lastreado em saberes resultantes da prÃxis pedagÃgica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6053
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295151382069248