Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Telles Faria Suzuki
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959
Resumo: O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial.
id UFC_d779444c85fbfa34352d8eb5e1175c0f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3119
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy2007-12-14Maria JÃlia Giannasi-Kaimen40301379695http://lattes.cnpq.br/6928040301379695 Cleide Vitor Mussini Batista41282230098http://lattes.cnpq.br/3996041282230098 Soraia Chafic El Kfouri Salerno87330550899http://lattes.cnpq.br/5618045873305508 96122164960http://lattes.cnpq.br/6122164960859832Juliana Telles Faria SuzukiUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREnsino Superior â Uso de TICs Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle Moodle â AVAs FormaÃÃo Continuada â Uso de TICsUniveristy Education, information and communication technology Virtual Learning Environment â Moodle Moodle â VLE Continuous Education â Use of ICTEDUCACAOO presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial.The present work argues about questions appeared in the society with the advent of the Internet which has provoked impact of different natures in diverse areas, including education. The sprouting and the introduction of Internet tools directed toward the management of educational activities brought the necessity to rethink educative practice reconsidering the roles played by educational institutes, by teachers and by pupils. In such a way, this study aimed at analyzing the contributions of the use of an interface at Moodle (virtual learning environment) applied to the pedagogical practice of university professors from actual modality. Considering this, pertinent questions to this subject were searched in literature to enable to focus the study. An interface inside Moodle was developed to enable the accomplishment of discussion forums with in-service Language and Pedagogy professors. Finally the data was tabled and the results were analyzed allowing to consider the importance of continuous education in teachersâ practice and the viability to use virtual environments of learning as support or complement to actual education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy
title Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
spellingShingle Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
Juliana Telles Faria Suzuki
Ensino Superior â Uso de TICs
Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle
Moodle â AVAs
FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs
Univeristy Education, information and communication technology
Virtual Learning Environment â Moodle
Moodle â VLE
Continuous Education â Use of ICT
EDUCACAO
title_short Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
title_full Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
title_fullStr Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
title_full_unstemmed Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
title_sort Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
author Juliana Telles Faria Suzuki
author_facet Juliana Telles Faria Suzuki
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria JÃlia Giannasi-Kaimen
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 40301379695
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6928040301379695
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cleide Vitor Mussini Batista
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 41282230098
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3996041282230098
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soraia Chafic El Kfouri Salerno
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 87330550899
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5618045873305508
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96122164960
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6122164960859832
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Telles Faria Suzuki
contributor_str_mv Maria JÃlia Giannasi-Kaimen
Cleide Vitor Mussini Batista
Soraia Chafic El Kfouri Salerno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior â Uso de TICs
Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle
Moodle â AVAs
FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs
topic Ensino Superior â Uso de TICs
Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle
Moodle â AVAs
FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs
Univeristy Education, information and communication technology
Virtual Learning Environment â Moodle
Moodle â VLE
Continuous Education â Use of ICT
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Univeristy Education, information and communication technology
Virtual Learning Environment â Moodle
Moodle â VLE
Continuous Education â Use of ICT
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present work argues about questions appeared in the society with the advent of the Internet which has provoked impact of different natures in diverse areas, including education. The sprouting and the introduction of Internet tools directed toward the management of educational activities brought the necessity to rethink educative practice reconsidering the roles played by educational institutes, by teachers and by pupils. In such a way, this study aimed at analyzing the contributions of the use of an interface at Moodle (virtual learning environment) applied to the pedagogical practice of university professors from actual modality. Considering this, pertinent questions to this subject were searched in literature to enable to focus the study. An interface inside Moodle was developed to enable the accomplishment of discussion forums with in-service Language and Pedagogy professors. Finally the data was tabled and the results were analyzed allowing to consider the importance of continuous education in teachersâ practice and the viability to use virtual environments of learning as support or complement to actual education.
description O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295135016943616