Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959 |
Resumo: | O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial. |
id |
UFC_d779444c85fbfa34352d8eb5e1175c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3119 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy2007-12-14Maria JÃlia Giannasi-Kaimen40301379695http://lattes.cnpq.br/6928040301379695 Cleide Vitor Mussini Batista41282230098http://lattes.cnpq.br/3996041282230098 Soraia Chafic El Kfouri Salerno87330550899http://lattes.cnpq.br/5618045873305508 96122164960http://lattes.cnpq.br/6122164960859832Juliana Telles Faria SuzukiUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREnsino Superior â Uso de TICs Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle Moodle â AVAs FormaÃÃo Continuada â Uso de TICsUniveristy Education, information and communication technology Virtual Learning Environment â Moodle Moodle â VLE Continuous Education â Use of ICTEDUCACAOO presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial.The present work argues about questions appeared in the society with the advent of the Internet which has provoked impact of different natures in diverse areas, including education. The sprouting and the introduction of Internet tools directed toward the management of educational activities brought the necessity to rethink educative practice reconsidering the roles played by educational institutes, by teachers and by pupils. In such a way, this study aimed at analyzing the contributions of the use of an interface at Moodle (virtual learning environment) applied to the pedagogical practice of university professors from actual modality. Considering this, pertinent questions to this subject were searched in literature to enable to focus the study. An interface inside Moodle was developed to enable the accomplishment of discussion forums with in-service Language and Pedagogy professors. Finally the data was tabled and the results were analyzed allowing to consider the importance of continuous education in teachersâ practice and the viability to use virtual environments of learning as support or complement to actual education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy |
title |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
spellingShingle |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line Juliana Telles Faria Suzuki Ensino Superior â Uso de TICs Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle Moodle â AVAs FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs Univeristy Education, information and communication technology Virtual Learning Environment â Moodle Moodle â VLE Continuous Education â Use of ICT EDUCACAO |
title_short |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
title_full |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
title_fullStr |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
title_full_unstemmed |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
title_sort |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ReflexÃes para uma Pedagogia On-line |
author |
Juliana Telles Faria Suzuki |
author_facet |
Juliana Telles Faria Suzuki |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria JÃlia Giannasi-Kaimen |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
40301379695 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6928040301379695 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cleide Vitor Mussini Batista |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
41282230098 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3996041282230098 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Soraia Chafic El Kfouri Salerno |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
87330550899 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5618045873305508 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
96122164960 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6122164960859832 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Telles Faria Suzuki |
contributor_str_mv |
Maria JÃlia Giannasi-Kaimen Cleide Vitor Mussini Batista Soraia Chafic El Kfouri Salerno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior â Uso de TICs Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle Moodle â AVAs FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs |
topic |
Ensino Superior â Uso de TICs Ambiente Virtual de Aprendizagem â Moodle Moodle â AVAs FormaÃÃo Continuada â Uso de TICs Univeristy Education, information and communication technology Virtual Learning Environment â Moodle Moodle â VLE Continuous Education â Use of ICT EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Univeristy Education, information and communication technology Virtual Learning Environment â Moodle Moodle â VLE Continuous Education â Use of ICT |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present work argues about questions appeared in the society with the advent of the Internet which has provoked impact of different natures in diverse areas, including education. The sprouting and the introduction of Internet tools directed toward the management of educational activities brought the necessity to rethink educative practice reconsidering the roles played by educational institutes, by teachers and by pupils. In such a way, this study aimed at analyzing the contributions of the use of an interface at Moodle (virtual learning environment) applied to the pedagogical practice of university professors from actual modality. Considering this, pertinent questions to this subject were searched in literature to enable to focus the study. An interface inside Moodle was developed to enable the accomplishment of discussion forums with in-service Language and Pedagogy professors. Finally the data was tabled and the results were analyzed allowing to consider the importance of continuous education in teachersâ practice and the viability to use virtual environments of learning as support or complement to actual education. |
description |
O presente trabalho de dissertaÃÃo discute questÃes surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas Ãreas, sobretudo na educaÃÃo. O surgimento e a introduÃÃo de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prÃtica educativa ressignificando os papÃis desempenhados pelas instituiÃÃes de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuiÃÃes do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prÃtica pedagÃgica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questÃes pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se tambÃm uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realizaÃÃo de fÃruns de discussÃo com professores do curso de Letras e Pedagogia que estÃo em exercÃcio de sua profissÃo. Por fim realizou-se a tabulaÃÃo e a anÃlise dos resultados que permitiram considerar a importÃncia da formaÃÃo contÃnua na prÃtica docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295135016943616 |