Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12047 |
Resumo: | O MinistÃrio de EducaÃÃo - MEC incluiu, em 2005, a responsabilidade social (RS) das instituiÃÃes de ensino superior â IES, como item de avaliaÃÃo. Trata-se de um conceito sinonÃmico, que se define por esta expressÃo e diversos outros termos correlatos. Em termos objetivos, foram analisados os discursos em torno dos projetos de responsabilidade social das IES, no que se refere Ãs formas de apropriaÃÃo e interpretaÃÃo das determinaÃÃes do MEC para este fim. Segundo o MEC (2010) os projetos de responsabilidade social devem discutir/intervir na: promoÃÃo da equidade social, na preservaÃÃo do meio ambiente e numa sÃrie de outras temÃticas. A pesquisa a foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, observaÃÃo direta e anÃlise documental, perfazendo 12 instituiÃÃes de ensino superior privadas. Foram pontuados quatro lugares de fala: das coordenaÃÃes, das direÃÃes, do material publicitÃrio e dos projetos sociais formalizados. Uma caracterÃstica comum aos projetos e aÃÃes sociais privadas das propostas interventivas que foram pesquisadas, à que a necessidade objetiva de desenvolver os projetos sociais, nÃo pode ser entendida como uma escolha de participaÃÃo polÃtica, de transformaÃÃo das questÃes sociais que nos afligem, à uma atitude necessÃria, como prÃtica profissional, o mercado impÃe e o MEC regulamenta. Portanto, à uma determinaÃÃo que exige um cumprimento das regras e as IES nÃo tÃm o menor constrangimento de assumir que, enquanto cumprem determinaÃÃes legais ou prÃticas laborais, desenvolvem projetos sociais e nÃo ao contrÃrio. Nessa relaÃÃo entre os atores que se constituem como interventores e beneficiados, se desenvolve uma solidariedade verticalizada e contrassensual (ZALUAR, 2001), em que os discursos de libertaÃÃo sÃo ao mesmo tempo de discriminaÃÃo (MARTINS, 2008). A estigmatizaÃÃo, no sentido de Goffman (1982), dà o tom das escolhas e da percepÃÃo do outro nessas propostas de ajustamento social por meio de aÃÃes solidÃrias, apesar das boas prÃticas e do comprometimento dos sujeitos envolvidos nos projetos. Nesse sentido, os projetos e aÃÃes sociais se caracterizam por sua âfunÃÃo de redentoresâ quando as IES tomam para si o papel de salvar o mundo, mas nÃo reconhecem as singularidades e potencialidades das comunidades em que atuam, desse modo, colocam os indivÃduos numa condiÃÃo de nÃo aceitaÃÃo social plena, de inabilitado ou de carente. |
id |
UFC_d78b11a1771d4ca4889cc937adefcaf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7504 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas.Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas.2013-09-06Danyelle Nilin GonÃalves71748733320GonÃalves, N. G.Maria Helena de Paula Frota02888661349Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/5878797332815225Antonio George Lopes Paulino44317905353http://lattes.cnpq.br/943881690202356457323712300http://lattes.cnpq.br/5245189558858465Ana Claudia Vieira SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRRESPONSABILIDADE SOCIAL. ENSINO SUPERIOR PRIVADO. PRÃTICAS INSTITUCIONAIS. Social Responsibility. Private Higher Education. Institutional PracticesSOCIOLOGIAO MinistÃrio de EducaÃÃo - MEC incluiu, em 2005, a responsabilidade social (RS) das instituiÃÃes de ensino superior â IES, como item de avaliaÃÃo. Trata-se de um conceito sinonÃmico, que se define por esta expressÃo e diversos outros termos correlatos. Em termos objetivos, foram analisados os discursos em torno dos projetos de responsabilidade social das IES, no que se refere Ãs formas de apropriaÃÃo e interpretaÃÃo das determinaÃÃes do MEC para este fim. Segundo o MEC (2010) os projetos de responsabilidade social devem discutir/intervir na: promoÃÃo da equidade social, na preservaÃÃo do meio ambiente e numa sÃrie de outras temÃticas. A pesquisa a foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, observaÃÃo direta e anÃlise documental, perfazendo 12 instituiÃÃes de ensino superior privadas. Foram pontuados quatro lugares de fala: das coordenaÃÃes, das direÃÃes, do material publicitÃrio e dos projetos sociais formalizados. Uma caracterÃstica comum aos projetos e aÃÃes sociais privadas das propostas interventivas que foram pesquisadas, à que a necessidade objetiva de desenvolver os projetos sociais, nÃo pode ser entendida como uma escolha de participaÃÃo polÃtica, de transformaÃÃo das questÃes sociais que nos afligem, à uma atitude necessÃria, como prÃtica profissional, o mercado impÃe e o MEC regulamenta. Portanto, à uma determinaÃÃo que exige um cumprimento das regras e as IES nÃo tÃm o menor constrangimento de assumir que, enquanto cumprem determinaÃÃes legais ou prÃticas laborais, desenvolvem projetos sociais e nÃo ao contrÃrio. Nessa relaÃÃo entre os atores que se constituem como interventores e beneficiados, se desenvolve uma solidariedade verticalizada e contrassensual (ZALUAR, 2001), em que os discursos de libertaÃÃo sÃo ao mesmo tempo de discriminaÃÃo (MARTINS, 2008). A estigmatizaÃÃo, no sentido de Goffman (1982), dà o tom das escolhas e da percepÃÃo do outro nessas propostas de ajustamento social por meio de aÃÃes solidÃrias, apesar das boas prÃticas e do comprometimento dos sujeitos envolvidos nos projetos. Nesse sentido, os projetos e aÃÃes sociais se caracterizam por sua âfunÃÃo de redentoresâ quando as IES tomam para si o papel de salvar o mundo, mas nÃo reconhecem as singularidades e potencialidades das comunidades em que atuam, desse modo, colocam os indivÃduos numa condiÃÃo de nÃo aceitaÃÃo social plena, de inabilitado ou de carente.The Ministry of Education - MEC included, in 2005, the social responsibility (SR) of higher education institutions - HEI, as an appraisal item. It is a synonymic concept, which is defined by this expression and several other related terms. In objective terms, the discourse about social responsibility projects of HEIs were analyzed, in relation to forms of appropriation and interpretation of the MEC determinations for this purpose. According to the MEC (2011) the social responsibility projects should discuss / act on: promoting social equity, preservation of the environment and a range of other issues. The survey was conducted from semi-structured interviews, direct observation and document analysis, comprising 12 private higher education institutions. Four places speech were scored: coordinations, the directions, advertising material and social projects formalized. A common feature of social projects and actions of private interventional proposals that were surveyed is that the objective necessity to develop social projects can not be understood as a choice of political participation, transformation of the social issues that plague us; it is an attitude required, as a profession, the market requires and regulates MEC. Therefore, it is a determination that requires compliance with the rules and HEIs do not have the slightest embarrassment to assume that while they comply with legal requirements or labor practices, they develop social projects and not otherwise. In this relationship between the actors formed as intervenors and benefited develops a vertical and contrasensual solidarity (ZALUAR, 2001), in which the discourses of liberation happen concomitantly with discrimination (Martins, 2008). Stigmatization, to Goffman (1982), sets the tone of the choices and the perception of the other proposals in these social adjustment through solidarity actions, despite the good practices and the commitment of those involved in the projects. In this matter, social projects and actions are characterized by their "redemptive function" when HEIs take upon themselves the role of saving the world, but do not recognize the uniqueness and potential of the communities in which they operate, thereby, placing individuals in the condition that the society does not accept them fully, the disqualified or needy conditions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12047application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:23Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
title |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
spellingShingle |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. Ana Claudia Vieira Silva RESPONSABILIDADE SOCIAL. ENSINO SUPERIOR PRIVADO. PRÃTICAS INSTITUCIONAIS. Social Responsibility. Private Higher Education. Institutional Practices SOCIOLOGIA |
title_short |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
title_full |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
title_fullStr |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
title_full_unstemmed |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
title_sort |
Os discursos construÃdos em torno das prÃticas de responsabilidade social nas InstituiÃÃes de Ensino Superior Privadas. |
author |
Ana Claudia Vieira Silva |
author_facet |
Ana Claudia Vieira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Danyelle Nilin GonÃalves |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
71748733320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
GonÃalves, N. G. |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Helena de Paula Frota |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
02888661349 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonia Rozimar Machado e Rocha |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38363984353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5878797332815225 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Antonio George Lopes Paulino |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
44317905353 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9438816902023564 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
57323712300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5245189558858465 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Claudia Vieira Silva |
contributor_str_mv |
Danyelle Nilin GonÃalves Maria Helena de Paula Frota Antonia Rozimar Machado e Rocha Antonio George Lopes Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RESPONSABILIDADE SOCIAL. ENSINO SUPERIOR PRIVADO. PRÃTICAS INSTITUCIONAIS. |
topic |
RESPONSABILIDADE SOCIAL. ENSINO SUPERIOR PRIVADO. PRÃTICAS INSTITUCIONAIS. Social Responsibility. Private Higher Education. Institutional Practices SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social Responsibility. Private Higher Education. Institutional Practices |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O MinistÃrio de EducaÃÃo - MEC incluiu, em 2005, a responsabilidade social (RS) das instituiÃÃes de ensino superior â IES, como item de avaliaÃÃo. Trata-se de um conceito sinonÃmico, que se define por esta expressÃo e diversos outros termos correlatos. Em termos objetivos, foram analisados os discursos em torno dos projetos de responsabilidade social das IES, no que se refere Ãs formas de apropriaÃÃo e interpretaÃÃo das determinaÃÃes do MEC para este fim. Segundo o MEC (2010) os projetos de responsabilidade social devem discutir/intervir na: promoÃÃo da equidade social, na preservaÃÃo do meio ambiente e numa sÃrie de outras temÃticas. A pesquisa a foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, observaÃÃo direta e anÃlise documental, perfazendo 12 instituiÃÃes de ensino superior privadas. Foram pontuados quatro lugares de fala: das coordenaÃÃes, das direÃÃes, do material publicitÃrio e dos projetos sociais formalizados. Uma caracterÃstica comum aos projetos e aÃÃes sociais privadas das propostas interventivas que foram pesquisadas, à que a necessidade objetiva de desenvolver os projetos sociais, nÃo pode ser entendida como uma escolha de participaÃÃo polÃtica, de transformaÃÃo das questÃes sociais que nos afligem, à uma atitude necessÃria, como prÃtica profissional, o mercado impÃe e o MEC regulamenta. Portanto, à uma determinaÃÃo que exige um cumprimento das regras e as IES nÃo tÃm o menor constrangimento de assumir que, enquanto cumprem determinaÃÃes legais ou prÃticas laborais, desenvolvem projetos sociais e nÃo ao contrÃrio. Nessa relaÃÃo entre os atores que se constituem como interventores e beneficiados, se desenvolve uma solidariedade verticalizada e contrassensual (ZALUAR, 2001), em que os discursos de libertaÃÃo sÃo ao mesmo tempo de discriminaÃÃo (MARTINS, 2008). A estigmatizaÃÃo, no sentido de Goffman (1982), dà o tom das escolhas e da percepÃÃo do outro nessas propostas de ajustamento social por meio de aÃÃes solidÃrias, apesar das boas prÃticas e do comprometimento dos sujeitos envolvidos nos projetos. Nesse sentido, os projetos e aÃÃes sociais se caracterizam por sua âfunÃÃo de redentoresâ quando as IES tomam para si o papel de salvar o mundo, mas nÃo reconhecem as singularidades e potencialidades das comunidades em que atuam, desse modo, colocam os indivÃduos numa condiÃÃo de nÃo aceitaÃÃo social plena, de inabilitado ou de carente. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The Ministry of Education - MEC included, in 2005, the social responsibility (SR) of higher education institutions - HEI, as an appraisal item. It is a synonymic concept, which is defined by this expression and several other related terms. In objective terms, the discourse about social responsibility projects of HEIs were analyzed, in relation to forms of appropriation and interpretation of the MEC determinations for this purpose. According to the MEC (2011) the social responsibility projects should discuss / act on: promoting social equity, preservation of the environment and a range of other issues. The survey was conducted from semi-structured interviews, direct observation and document analysis, comprising 12 private higher education institutions. Four places speech were scored: coordinations, the directions, advertising material and social projects formalized. A common feature of social projects and actions of private interventional proposals that were surveyed is that the objective necessity to develop social projects can not be understood as a choice of political participation, transformation of the social issues that plague us; it is an attitude required, as a profession, the market requires and regulates MEC. Therefore, it is a determination that requires compliance with the rules and HEIs do not have the slightest embarrassment to assume that while they comply with legal requirements or labor practices, they develop social projects and not otherwise. In this relationship between the actors formed as intervenors and benefited develops a vertical and contrasensual solidarity (ZALUAR, 2001), in which the discourses of liberation happen concomitantly with discrimination (Martins, 2008). Stigmatization, to Goffman (1982), sets the tone of the choices and the perception of the other proposals in these social adjustment through solidarity actions, despite the good practices and the commitment of those involved in the projects. In this matter, social projects and actions are characterized by their "redemptive function" when HEIs take upon themselves the role of saving the world, but do not recognize the uniqueness and potential of the communities in which they operate, thereby, placing individuals in the condition that the society does not accept them fully, the disqualified or needy conditions. |
description |
O MinistÃrio de EducaÃÃo - MEC incluiu, em 2005, a responsabilidade social (RS) das instituiÃÃes de ensino superior â IES, como item de avaliaÃÃo. Trata-se de um conceito sinonÃmico, que se define por esta expressÃo e diversos outros termos correlatos. Em termos objetivos, foram analisados os discursos em torno dos projetos de responsabilidade social das IES, no que se refere Ãs formas de apropriaÃÃo e interpretaÃÃo das determinaÃÃes do MEC para este fim. Segundo o MEC (2010) os projetos de responsabilidade social devem discutir/intervir na: promoÃÃo da equidade social, na preservaÃÃo do meio ambiente e numa sÃrie de outras temÃticas. A pesquisa a foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, observaÃÃo direta e anÃlise documental, perfazendo 12 instituiÃÃes de ensino superior privadas. Foram pontuados quatro lugares de fala: das coordenaÃÃes, das direÃÃes, do material publicitÃrio e dos projetos sociais formalizados. Uma caracterÃstica comum aos projetos e aÃÃes sociais privadas das propostas interventivas que foram pesquisadas, à que a necessidade objetiva de desenvolver os projetos sociais, nÃo pode ser entendida como uma escolha de participaÃÃo polÃtica, de transformaÃÃo das questÃes sociais que nos afligem, à uma atitude necessÃria, como prÃtica profissional, o mercado impÃe e o MEC regulamenta. Portanto, à uma determinaÃÃo que exige um cumprimento das regras e as IES nÃo tÃm o menor constrangimento de assumir que, enquanto cumprem determinaÃÃes legais ou prÃticas laborais, desenvolvem projetos sociais e nÃo ao contrÃrio. Nessa relaÃÃo entre os atores que se constituem como interventores e beneficiados, se desenvolve uma solidariedade verticalizada e contrassensual (ZALUAR, 2001), em que os discursos de libertaÃÃo sÃo ao mesmo tempo de discriminaÃÃo (MARTINS, 2008). A estigmatizaÃÃo, no sentido de Goffman (1982), dà o tom das escolhas e da percepÃÃo do outro nessas propostas de ajustamento social por meio de aÃÃes solidÃrias, apesar das boas prÃticas e do comprometimento dos sujeitos envolvidos nos projetos. Nesse sentido, os projetos e aÃÃes sociais se caracterizam por sua âfunÃÃo de redentoresâ quando as IES tomam para si o papel de salvar o mundo, mas nÃo reconhecem as singularidades e potencialidades das comunidades em que atuam, desse modo, colocam os indivÃduos numa condiÃÃo de nÃo aceitaÃÃo social plena, de inabilitado ou de carente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12047 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295190183575552 |