AvaliaÃÃo de programas de educaÃÃo profissional: estudo em organizaÃÃes do sistema âSâ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15627 |
Resumo: | Esta pesquisa abordou a educaÃÃo profissional do Sistema âSâ embasada em preceitos de abordagens consideradas reprodutivistas, como a tecnicista, focada nos conceitos tradicionais de formaÃÃo, cujo objetivo à formar e qualificar os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, na tentativa de reinserÃ-los no mercado de trabalho, se assim convier. Como propulsor de um diÃlogo construtivo, com o objetivo de servir como base na correlaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no processo de anÃlise, as abordagens teÃricas evocadas foram as progressista, politÃcnica, construtivista, cognitivista, tecnicista e andragÃgica, ambos com suas peculiaridades, todavia comuns no ato de aprender e ensinar. Baseou-se na busca de respostas sobre os modelos praticados pelo Sistema âSâ, quais as abordagens pedagÃgicas, estruturas essenciais da educaÃÃo? E ainda, quais os nÃveis de avaliaÃÃo de Kirkpatrick sÃo praticados nos programas de educaÃÃo profissional desse Sistema âSâ? A metodologia da pesquisa utilizada, ainda pouco disseminada, foi a quadripolar, cuja dissertaÃÃo estabelece um diÃlogo entre quatro polos, a saber: epistemolÃgico ou contextualizaÃÃo histÃrica e filosÃfica do objeto da pesquisa, o teÃrico que promoveu um diÃlogo entre os autores, o morfolÃgico, ao relatar os modelos de educaÃÃo profissional e avaliaÃÃo, e o tÃcnico, o qual trata das anÃlises no campo da metodologia de pesquisa e dos dados coletados que puderam se relacionar durante os escritos. Os primeiros resultados foram à afirmaÃÃo do Sistema âSâ como formador dos trabalhadores e, apÃs anÃlise dos dados coletados, as afirmaÃÃes de que as abordagens predominantes foram a andragÃgica e a tecnicista, sendo indispensÃvel observar o paralelo traÃado do objeto de estudo com a avaliaÃÃo segundo modelo de avaliaÃÃo adotado que foca em quatro nÃveis: reaÃÃo, aprendizagem, comportamento e resultados, o que demonstrou claramente ao observar os resultados a predominÃncia nos nÃveis de reaÃÃo ou de satisfaÃÃo dos participantes nas atividades de formaÃÃo profissional e o nÃvel de aprendizagem para as organizaÃÃes do Sistema âSâ mais desenvolvidas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo de programas de educaÃÃo profissional: estudo em organizaÃÃes do sistema âSâProfessional education programs reviewed study system organizations "S"2009-08-27Marcos Antonio Martins Lima22881212387Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/0740161704624013Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel0039943437246106570310http://lattes.cnpq.br/2616657325187368Ilana Maria de Oliveira MacielUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBREducaÃÃo Profissional Desenvolvimento TendÃncias PedagÃgicas AvaliaÃÃo de Programas e Aprendizagem Organizacional.Professional Education Development Trends PedagÃgicas Program Evaluation and Organizational LearningADMINISTRACAOEsta pesquisa abordou a educaÃÃo profissional do Sistema âSâ embasada em preceitos de abordagens consideradas reprodutivistas, como a tecnicista, focada nos conceitos tradicionais de formaÃÃo, cujo objetivo à formar e qualificar os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, na tentativa de reinserÃ-los no mercado de trabalho, se assim convier. Como propulsor de um diÃlogo construtivo, com o objetivo de servir como base na correlaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no processo de anÃlise, as abordagens teÃricas evocadas foram as progressista, politÃcnica, construtivista, cognitivista, tecnicista e andragÃgica, ambos com suas peculiaridades, todavia comuns no ato de aprender e ensinar. Baseou-se na busca de respostas sobre os modelos praticados pelo Sistema âSâ, quais as abordagens pedagÃgicas, estruturas essenciais da educaÃÃo? E ainda, quais os nÃveis de avaliaÃÃo de Kirkpatrick sÃo praticados nos programas de educaÃÃo profissional desse Sistema âSâ? A metodologia da pesquisa utilizada, ainda pouco disseminada, foi a quadripolar, cuja dissertaÃÃo estabelece um diÃlogo entre quatro polos, a saber: epistemolÃgico ou contextualizaÃÃo histÃrica e filosÃfica do objeto da pesquisa, o teÃrico que promoveu um diÃlogo entre os autores, o morfolÃgico, ao relatar os modelos de educaÃÃo profissional e avaliaÃÃo, e o tÃcnico, o qual trata das anÃlises no campo da metodologia de pesquisa e dos dados coletados que puderam se relacionar durante os escritos. Os primeiros resultados foram à afirmaÃÃo do Sistema âSâ como formador dos trabalhadores e, apÃs anÃlise dos dados coletados, as afirmaÃÃes de que as abordagens predominantes foram a andragÃgica e a tecnicista, sendo indispensÃvel observar o paralelo traÃado do objeto de estudo com a avaliaÃÃo segundo modelo de avaliaÃÃo adotado que foca em quatro nÃveis: reaÃÃo, aprendizagem, comportamento e resultados, o que demonstrou claramente ao observar os resultados a predominÃncia nos nÃveis de reaÃÃo ou de satisfaÃÃo dos participantes nas atividades de formaÃÃo profissional e o nÃvel de aprendizagem para as organizaÃÃes do Sistema âSâ mais desenvolvidas.A throughout the time, the Education focused before in the traditional concepts formation, based on the concepts one in such a way technician, made the positive base for System âSâ, whose objective is to form and to characterize the workers in its environment of work, in the attempt to place them to agree again if thus. As propeller of a constructive dialogue to serve of base in the correlation between the theory and the practical one in the analysis process, the evoked theoretical concepts had been the progressive, polytechnical, constructivist, cognitivism, technicality and andragÃgica, all with its peculiarities, however common in the act to learn and to teach. The methodology of the used research was of four polar regions, whose dissertation establishes a dialogue between four polar regions, namely: Epistemological or historical and philosophical composition of the object of the research, the theoretician whom a dialogue between the authors, the morphologic one promoted, when telling the models of professional education and evaluation, and the technician, which deals with the analyses in the field of the methodology of research and the collected data that had been able to become related during the writings. The first results had been the affirmation of System âSâ as development of the workers and, after analysis of the collected data, the affirmations or negations of the hypotheses, being indispensable to observe the traced parallel of the study object.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15627application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:52Zmail@mail.com - |
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Esta pesquisa abordou a educaÃÃo profissional do Sistema âSâ embasada em preceitos de abordagens consideradas reprodutivistas, como a tecnicista, focada nos conceitos tradicionais de formaÃÃo, cujo objetivo à formar e qualificar os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, na tentativa de reinserÃ-los no mercado de trabalho, se assim convier. Como propulsor de um diÃlogo construtivo, com o objetivo de servir como base na correlaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no processo de anÃlise, as abordagens teÃricas evocadas foram as progressista, politÃcnica, construtivista, cognitivista, tecnicista e andragÃgica, ambos com suas peculiaridades, todavia comuns no ato de aprender e ensinar. Baseou-se na busca de respostas sobre os modelos praticados pelo Sistema âSâ, quais as abordagens pedagÃgicas, estruturas essenciais da educaÃÃo? E ainda, quais os nÃveis de avaliaÃÃo de Kirkpatrick sÃo praticados nos programas de educaÃÃo profissional desse Sistema âSâ? A metodologia da pesquisa utilizada, ainda pouco disseminada, foi a quadripolar, cuja dissertaÃÃo estabelece um diÃlogo entre quatro polos, a saber: epistemolÃgico ou contextualizaÃÃo histÃrica e filosÃfica do objeto da pesquisa, o teÃrico que promoveu um diÃlogo entre os autores, o morfolÃgico, ao relatar os modelos de educaÃÃo profissional e avaliaÃÃo, e o tÃcnico, o qual trata das anÃlises no campo da metodologia de pesquisa e dos dados coletados que puderam se relacionar durante os escritos. Os primeiros resultados foram à afirmaÃÃo do Sistema âSâ como formador dos trabalhadores e, apÃs anÃlise dos dados coletados, as afirmaÃÃes de que as abordagens predominantes foram a andragÃgica e a tecnicista, sendo indispensÃvel observar o paralelo traÃado do objeto de estudo com a avaliaÃÃo segundo modelo de avaliaÃÃo adotado que foca em quatro nÃveis: reaÃÃo, aprendizagem, comportamento e resultados, o que demonstrou claramente ao observar os resultados a predominÃncia nos nÃveis de reaÃÃo ou de satisfaÃÃo dos participantes nas atividades de formaÃÃo profissional e o nÃvel de aprendizagem para as organizaÃÃes do Sistema âSâ mais desenvolvidas. |
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