O trabalho e a mobilizaÃÃo de saberes docentes: limites e possibilidades da racionalidade pedagÃgica na educaÃÃo superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO trabalho e a mobilizaÃÃo de saberes docentes: limites e possibilidades da racionalidade pedagÃgica na educaÃÃo superior2011-06-10Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 BetÃnia Leite Ramalho13604559404http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 Isabel Maria Sabino de Farias28431952334JÃlio Wilson Ribeiro0813310733444108605349http://lattes.cnpq.br/8799647544989939Francisco Kennedy Silva dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃducation SupÃrieureSavoirs EnseignantsTravail EnseignantRationalità PÃdagogiqueEducaÃÃo Superior Saberes Docentes Trabalho Docente Racionalidade PedagÃgicaEDUCACAOnÃo hÃA presente Tese à resultado de uma investigaÃÃo que tem por objeto o trabalho e a mobilizaÃÃo de saberes docentes, tendo como foco principal de anÃlise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagÃgica na EducaÃÃo Superior. O estudo parte da concepÃÃo de que a preparaÃÃo didÃtico-pedagÃgica à necessÃria para a formaÃÃo docente cuja especificidade formativa à o que a caracteriza. A fundamentaÃÃo teÃrica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situaÃÃo de trabalho, tendo como referencial a prÃtica docente (TARDIF, LESSARD e LAHAYE, 1991; THERRIEN, 1996, 1997; TARDIF, 1999, 2002; SCHÃN, 1995, 2000; PIMENTA, 2002, 2006; CONTRERAS, 2002; SACRISTÃN, 1996, 1999; ZEICHNER, 1992, 1998, 2000). A tese central deste estudo Ã: os professores sem formaÃÃo especÃfica para a docÃncia mobilizam saberes em situaÃÃo de prÃtica â saberes experienciais oriundos de suas interrelaÃÃes; no entanto, esses saberes nÃo dÃo conta das incertezas em situaÃÃo de trabalho e isolados em um contexto nÃo superam a falta de uma formaÃÃo pedagÃgica para a docÃncia. O objetivo geral da pesquisa foi compreender os elementos constituintes da relaÃÃo teoria-prÃtica no trabalho docente desenvolvido nos Cursos de Licenciatura na Ãrea de CiÃncias de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) e dos saberes e suas implicaÃÃes resultantes para o processo de formaÃÃo contÃnua do professor reflexivo-crÃtico. A pesquisa move-se a partir do seguinte problema: Qual a relaÃÃo teoria-prÃtica no trabalho docente desenvolvido pelos professores dos cursos de licenciatura em FÃsica e QuÃmica do Centro de CiÃncias e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Cearà (UECE), em Fortaleza sem formaÃÃo pedagÃgica e como mobilizam os saberes no Ãmbito da docÃncia? Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa considerada o caminho mais indicado a trilhar, uma vez que esta privilegia os significados, experiÃncias, motivos, sentimentos, atitudes e valores dos professores envolvidos com o fenÃmeno a ser investigado: a docÃncia na EducaÃÃo Superior na perspectiva de professores formados em Ãreas nÃo pedagÃgicas. A temÃtica escolhida nÃo à algo que possa ser quantificado, pois segundo Dias (2010, p.81-82), âincorpora significados e motivosâ que nÃo podem ser âreduzidos à operacionalizaÃÃo de variÃveisâ (MINAYO, 1994, p.18). Assim, utilizou-se dos seguintes procedimentos: a revisÃo bibliogrÃfica; aplicaÃÃo de questionÃrios com questÃes abertas e fechadas; realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada e de explicitaÃÃo; e a observaÃÃo nÃo participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade tÃcnica que se funde em sua prÃtica, apresentam deficiÃncias pedagÃgicas que impedem a superaÃÃo do hiato teoria e prÃtica, cristalizando cada vez mais a separaÃÃo do pensar e do fazer. Diante deste contexto, o professor-bacharel dos cursos investigados tem uma pedagogia prÃpria pautada na transmissÃo do conteÃdo, e segundo suas representaÃÃes nÃo consideram a formaÃÃo pedagÃgica como base para a docÃncia, mas sim os saberes da Ãrea especÃfica da sua formaÃÃo profissional.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6154application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:15Zmail@mail.com - |
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A presente Tese à resultado de uma investigaÃÃo que tem por objeto o trabalho e a mobilizaÃÃo de saberes docentes, tendo como foco principal de anÃlise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagÃgica na EducaÃÃo Superior. O estudo parte da concepÃÃo de que a preparaÃÃo didÃtico-pedagÃgica à necessÃria para a formaÃÃo docente cuja especificidade formativa à o que a caracteriza. A fundamentaÃÃo teÃrica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situaÃÃo de trabalho, tendo como referencial a prÃtica docente (TARDIF, LESSARD e LAHAYE, 1991; THERRIEN, 1996, 1997; TARDIF, 1999, 2002; SCHÃN, 1995, 2000; PIMENTA, 2002, 2006; CONTRERAS, 2002; SACRISTÃN, 1996, 1999; ZEICHNER, 1992, 1998, 2000). A tese central deste estudo Ã: os professores sem formaÃÃo especÃfica para a docÃncia mobilizam saberes em situaÃÃo de prÃtica â saberes experienciais oriundos de suas interrelaÃÃes; no entanto, esses saberes nÃo dÃo conta das incertezas em situaÃÃo de trabalho e isolados em um contexto nÃo superam a falta de uma formaÃÃo pedagÃgica para a docÃncia. O objetivo geral da pesquisa foi compreender os elementos constituintes da relaÃÃo teoria-prÃtica no trabalho docente desenvolvido nos Cursos de Licenciatura na Ãrea de CiÃncias de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) e dos saberes e suas implicaÃÃes resultantes para o processo de formaÃÃo contÃnua do professor reflexivo-crÃtico. A pesquisa move-se a partir do seguinte problema: Qual a relaÃÃo teoria-prÃtica no trabalho docente desenvolvido pelos professores dos cursos de licenciatura em FÃsica e QuÃmica do Centro de CiÃncias e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Cearà (UECE), em Fortaleza sem formaÃÃo pedagÃgica e como mobilizam os saberes no Ãmbito da docÃncia? Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa considerada o caminho mais indicado a trilhar, uma vez que esta privilegia os significados, experiÃncias, motivos, sentimentos, atitudes e valores dos professores envolvidos com o fenÃmeno a ser investigado: a docÃncia na EducaÃÃo Superior na perspectiva de professores formados em Ãreas nÃo pedagÃgicas. A temÃtica escolhida nÃo à algo que possa ser quantificado, pois segundo Dias (2010, p.81-82), âincorpora significados e motivosâ que nÃo podem ser âreduzidos à operacionalizaÃÃo de variÃveisâ (MINAYO, 1994, p.18). Assim, utilizou-se dos seguintes procedimentos: a revisÃo bibliogrÃfica; aplicaÃÃo de questionÃrios com questÃes abertas e fechadas; realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada e de explicitaÃÃo; e a observaÃÃo nÃo participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade tÃcnica que se funde em sua prÃtica, apresentam deficiÃncias pedagÃgicas que impedem a superaÃÃo do hiato teoria e prÃtica, cristalizando cada vez mais a separaÃÃo do pensar e do fazer. Diante deste contexto, o professor-bacharel dos cursos investigados tem uma pedagogia prÃpria pautada na transmissÃo do conteÃdo, e segundo suas representaÃÃes nÃo consideram a formaÃÃo pedagÃgica como base para a docÃncia, mas sim os saberes da Ãrea especÃfica da sua formaÃÃo profissional. |
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