Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarciana de Queiroz Mendes Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_dba00cd22c3766c5c49ff486cfbed566
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4234
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEntre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de FortalezaBetween letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza2011-04-19Alexandre Almeida Barbalho42376785391http://lattes.cnpq.br/7017826279838774InÃs Silvia Vitorino Sampaio25857789320http://lattes.cnpq.br/2277124466176094Denise Maria Cogo41665090049http://lattes.cnpq.br/558028531060597891403774315http://lattes.cnpq.br/0905266358569552Tarciana de Queiroz Mendes CamposUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRRadioescolas Juventude CidadaniaRadio-schools Youth CitizenshipCOMUNICACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA pesquisa realiza um estudo sobre a atuaÃÃo cotidiana de estudantes de instituiÃÃes pÃblicas de ensino bÃsico de Fortaleza em produÃÃes radiofÃnicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiÃncias e prÃticas juvenis nos processos de produÃÃo, circulaÃÃo de conteÃdos e gestÃo de radioescolas na rede pÃblica municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercÃcios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta anÃlise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodolÃgicos estÃo a realizaÃÃo de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundÃrios de pesquisa consistem, alÃm de anÃlise documental, em visitas para observaÃÃo do cotidiano escolar com enfoque nas prÃticas dos estudantes em torno das radioescolas e produÃÃes radiofÃnicas. A investigaÃÃo prima por articular anÃlises teÃricas sobre juventude e cidadania Ãs percepÃÃes empÃricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questÃes: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A anÃlise dessas questÃes ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinÃÃo de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenÃÃo de professores, outros com destaque para a atuaÃÃo de estudantes, aqueles caracterizados pela mediaÃÃo de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo nÃo funcionamento das rÃdios. Observar cada um desses cenÃrios com base nas discussÃes teÃricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepÃÃo de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorÃvel à existÃncia de conflitos, mas tambÃm de negociaÃÃes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza
title Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
spellingShingle Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
Tarciana de Queiroz Mendes Campos
Radioescolas
Juventude
Cidadania
Radio-schools
Youth
Citizenship
COMUNICACAO
title_short Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
title_full Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
title_fullStr Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
title_full_unstemmed Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
title_sort Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
author Tarciana de Queiroz Mendes Campos
author_facet Tarciana de Queiroz Mendes Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Almeida Barbalho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 42376785391
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7017826279838774
dc.contributor.referee1.fl_str_mv InÃs Silvia Vitorino Sampaio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25857789320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2277124466176094
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Denise Maria Cogo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41665090049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5580285310605978
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91403774315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0905266358569552
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarciana de Queiroz Mendes Campos
contributor_str_mv Alexandre Almeida Barbalho
InÃs Silvia Vitorino Sampaio
Denise Maria Cogo
dc.subject.por.fl_str_mv Radioescolas
Juventude
Cidadania
topic Radioescolas
Juventude
Cidadania
Radio-schools
Youth
Citizenship
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Radio-schools
Youth
Citizenship
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa realiza um estudo sobre a atuaÃÃo cotidiana de estudantes de instituiÃÃes pÃblicas de ensino bÃsico de Fortaleza em produÃÃes radiofÃnicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiÃncias e prÃticas juvenis nos processos de produÃÃo, circulaÃÃo de conteÃdos e gestÃo de radioescolas na rede pÃblica municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercÃcios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta anÃlise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodolÃgicos estÃo a realizaÃÃo de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundÃrios de pesquisa consistem, alÃm de anÃlise documental, em visitas para observaÃÃo do cotidiano escolar com enfoque nas prÃticas dos estudantes em torno das radioescolas e produÃÃes radiofÃnicas. A investigaÃÃo prima por articular anÃlises teÃricas sobre juventude e cidadania Ãs percepÃÃes empÃricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questÃes: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A anÃlise dessas questÃes ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinÃÃo de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenÃÃo de professores, outros com destaque para a atuaÃÃo de estudantes, aqueles caracterizados pela mediaÃÃo de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo nÃo funcionamento das rÃdios. Observar cada um desses cenÃrios com base nas discussÃes teÃricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepÃÃo de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorÃvel à existÃncia de conflitos, mas tambÃm de negociaÃÃes.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295151362146304