Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_dba00cd22c3766c5c49ff486cfbed566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4234 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEntre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de FortalezaBetween letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza2011-04-19Alexandre Almeida Barbalho42376785391http://lattes.cnpq.br/7017826279838774InÃs Silvia Vitorino Sampaio25857789320http://lattes.cnpq.br/2277124466176094Denise Maria Cogo41665090049http://lattes.cnpq.br/558028531060597891403774315http://lattes.cnpq.br/0905266358569552Tarciana de Queiroz Mendes CamposUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRRadioescolas Juventude CidadaniaRadio-schools Youth CitizenshipCOMUNICACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA pesquisa realiza um estudo sobre a atuaÃÃo cotidiana de estudantes de instituiÃÃes pÃblicas de ensino bÃsico de Fortaleza em produÃÃes radiofÃnicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiÃncias e prÃticas juvenis nos processos de produÃÃo, circulaÃÃo de conteÃdos e gestÃo de radioescolas na rede pÃblica municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercÃcios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta anÃlise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodolÃgicos estÃo a realizaÃÃo de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundÃrios de pesquisa consistem, alÃm de anÃlise documental, em visitas para observaÃÃo do cotidiano escolar com enfoque nas prÃticas dos estudantes em torno das radioescolas e produÃÃes radiofÃnicas. A investigaÃÃo prima por articular anÃlises teÃricas sobre juventude e cidadania Ãs percepÃÃes empÃricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questÃes: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A anÃlise dessas questÃes ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinÃÃo de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenÃÃo de professores, outros com destaque para a atuaÃÃo de estudantes, aqueles caracterizados pela mediaÃÃo de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo nÃo funcionamento das rÃdios. Observar cada um desses cenÃrios com base nas discussÃes teÃricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepÃÃo de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorÃvel à existÃncia de conflitos, mas tambÃm de negociaÃÃes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:31Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza |
title |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
spellingShingle |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza Tarciana de Queiroz Mendes Campos Radioescolas Juventude Cidadania Radio-schools Youth Citizenship COMUNICACAO |
title_short |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
title_full |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
title_fullStr |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
title_sort |
Entre letras e mÃsicas:ExperiÃncias juvenis em radioescolas de Fortaleza |
author |
Tarciana de Queiroz Mendes Campos |
author_facet |
Tarciana de Queiroz Mendes Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Almeida Barbalho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
42376785391 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7017826279838774 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
InÃs Silvia Vitorino Sampaio |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25857789320 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2277124466176094 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Denise Maria Cogo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
41665090049 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5580285310605978 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
91403774315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0905266358569552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tarciana de Queiroz Mendes Campos |
contributor_str_mv |
Alexandre Almeida Barbalho InÃs Silvia Vitorino Sampaio Denise Maria Cogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radioescolas Juventude Cidadania |
topic |
Radioescolas Juventude Cidadania Radio-schools Youth Citizenship COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radio-schools Youth Citizenship |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa realiza um estudo sobre a atuaÃÃo cotidiana de estudantes de instituiÃÃes pÃblicas de ensino bÃsico de Fortaleza em produÃÃes radiofÃnicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiÃncias e prÃticas juvenis nos processos de produÃÃo, circulaÃÃo de conteÃdos e gestÃo de radioescolas na rede pÃblica municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercÃcios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta anÃlise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodolÃgicos estÃo a realizaÃÃo de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundÃrios de pesquisa consistem, alÃm de anÃlise documental, em visitas para observaÃÃo do cotidiano escolar com enfoque nas prÃticas dos estudantes em torno das radioescolas e produÃÃes radiofÃnicas. A investigaÃÃo prima por articular anÃlises teÃricas sobre juventude e cidadania Ãs percepÃÃes empÃricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questÃes: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A anÃlise dessas questÃes ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinÃÃo de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenÃÃo de professores, outros com destaque para a atuaÃÃo de estudantes, aqueles caracterizados pela mediaÃÃo de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo nÃo funcionamento das rÃdios. Observar cada um desses cenÃrios com base nas discussÃes teÃricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepÃÃo de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorÃvel à existÃncia de conflitos, mas tambÃm de negociaÃÃes. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295151362146304 |