Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erica Aparecida Alves Fraga Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20303
Resumo: A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico.
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A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico.
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