Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20303 |
Resumo: | A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico. |
id |
UFC_de9c78d38c6ec1e5a9c5ef3333e089a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12723 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais2018-03-00Ronaldo Mangueira Lima JÃnior72311266187http://lattes.cnpq.br/911162911738473566243432300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8627661P0Erica Aparecida Alves Fraga FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBROrtografia Erros ortogrÃficosReflexÃo EnsinoOrtografia Erros ortogrÃficosReflexÃo EnsinoLETRASLETRASA comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico.A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20303application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
title |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
spellingShingle |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais Erica Aparecida Alves Fraga Freitas Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino LETRAS LETRAS |
title_short |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
title_full |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
title_fullStr |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
title_sort |
Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortogrÃficos do âr em coda final em formas verbais |
author |
Erica Aparecida Alves Fraga Freitas |
author_facet |
Erica Aparecida Alves Fraga Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ronaldo Mangueira Lima JÃnior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
72311266187 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9111629117384735 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
66243432300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8627661P0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erica Aparecida Alves Fraga Freitas |
contributor_str_mv |
Ronaldo Mangueira Lima JÃnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino |
topic |
Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino Ortografia Erros ortogrÃficos ReflexÃo Ensino LETRAS LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LETRAS LETRAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico. A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico. |
description |
A comunicaÃÃo escrita de acordo com as convenÃÃes ortogrÃficas à importante para uma prÃtica bem-sucedida na interaÃÃo em sociedade. Para isso, a escola tem um papel primordial, pois se espera que o aluno escreva corretamente, apropriando-se do cÃdigo de escrita. PorÃm, observa-se que a maioria dos alunos, mesmo os que chegam ao Ensino MÃdio, ainda nÃo compreende o funcionamento da escrita, transcrevendo-a de acordo com a fala. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um ensino reflexivo para as convenÃÃes de escrita do infinitivo e da 3 pessoa do singular do presente do indicativo e dos desvios ortogrÃficos mais frequentes nessas formas verbais: o apagamento do âr em coda final e a inserÃÃo desse grafema. Para isso, foram coletados os dados em textos produzidos por alunos do sÃtimo ano, matriculados numa escola pÃblica em No desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo, foram aplicados os testes diagnÃsticos, que revelaram a quantidade de desvios ortogrÃficos estudados. Considerando os resultados obtidos, foram elaboradas atividades interventivas para o tratamento do erro em foco, fundamentadas nos estudos de Morais (2008) e NÃbrega (2013). Como forma de suprir essas dificuldades, as atividades foram baseadas na reflexÃo e emprego da norma objetivando um aprendizado significativo dos alunos do ensino fundamental. Os pÃs-testes apontaram resultados positivos, decrescendo o percentual de erros de 27% de erros no prÃ-teste para 8% no pÃs-teste. Conclui-se, assim, que atividades ortogrÃficas regulares e planejadas, baseadas em conhecimentos linguÃsticos que abordam a lÃngua escrita de maneira reflexiva e produtiva, geram resultados positivos na aprendizagem de regras do sistema ortogrÃfico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20303 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238000738304 |