RÃdio poste da quadra: a participaÃÃo dos moradores e as disputas sonoras em uma comunidade em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milena de Castro Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17003
Resumo: Esta pesquisa se propÃe a compreender as relaÃÃes participativas e de convivÃncia entre os moradores da comunidade SÃo Vicente de Paulo (Quadra) e a rÃdio poste Centro de ComunicaÃÃo Alternativa, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza (CearÃ). A partir da pesquisa participante (BrandÃo, 1984; 2006) como metodologia, foi possÃvel investigar a histÃria de criaÃÃo da rÃdio poste, refletir sobre as diversas formas de participaÃÃo (Bordenave, 1983) de dois grupos de moradores da Quadra, jovens catÃlicos e mulheres evangÃlicas, e compreender a relaÃÃo deles com a rÃdio dentro da convivÃncia com as paisagens sonoras (Schafer, 2011) da comunidade. Entre as consideraÃÃes finais, foi possÃvel entender que a participaÃÃo de jovens e mulheres religiosos na rÃdio deu-se atravÃs da mobilizaÃÃo dos prÃprios grupos religiosos. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, durante o aniversÃrio do programa âRecordar à Viverâ e participaÃÃo no projeto de reforma da rÃdio. Este percurso de pesquisa tambÃm me fez perceber que a intervenÃÃo esteve presente desde minhas primeiras aproximaÃÃes com a Quadra. PorÃm, antes, pesquisa e intervenÃÃo pareciam se distanciar. Agora, concluo que as metodologias participativas unem esses processos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRÃdio poste da quadra: a participaÃÃo dos moradores e as disputas sonoras em uma comunidade em FortalezaThe lamp post radio of Quadra: community participation and sound disputes in a community in Fortaleza2016-05-04Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/6100056550593067Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante28463099300http://lattes.cnpq.br/6013088230083785Andrea Meyer Landulpho Medrado93263082515http://lattes.cnpq.br/939756640913611662426656387http://lattes.cnpq.br/4546707398475421Milena de Castro RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRRÃdio poste Pesquisa participante Paisagens sonoras Cultura oral ParticipaÃÃoThe lamp post radio Participatory research Soundscapes Oral culture ParticipationCOMUNICACAOEsta pesquisa se propÃe a compreender as relaÃÃes participativas e de convivÃncia entre os moradores da comunidade SÃo Vicente de Paulo (Quadra) e a rÃdio poste Centro de ComunicaÃÃo Alternativa, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza (CearÃ). A partir da pesquisa participante (BrandÃo, 1984; 2006) como metodologia, foi possÃvel investigar a histÃria de criaÃÃo da rÃdio poste, refletir sobre as diversas formas de participaÃÃo (Bordenave, 1983) de dois grupos de moradores da Quadra, jovens catÃlicos e mulheres evangÃlicas, e compreender a relaÃÃo deles com a rÃdio dentro da convivÃncia com as paisagens sonoras (Schafer, 2011) da comunidade. Entre as consideraÃÃes finais, foi possÃvel entender que a participaÃÃo de jovens e mulheres religiosos na rÃdio deu-se atravÃs da mobilizaÃÃo dos prÃprios grupos religiosos. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, durante o aniversÃrio do programa âRecordar à Viverâ e participaÃÃo no projeto de reforma da rÃdio. Este percurso de pesquisa tambÃm me fez perceber que a intervenÃÃo esteve presente desde minhas primeiras aproximaÃÃes com a Quadra. PorÃm, antes, pesquisa e intervenÃÃo pareciam se distanciar. Agora, concluo que as metodologias participativas unem esses processos. This research aims to understand the participatory coexistence and relations between the residents of SÃo Vicente de Paulo community (Quadra) and the radio post Centro de ComunicaÃÃo Alternativa, located in Aldeota district, in Fortaleza (CearÃ). From the participatory research (BrandÃo, 1984; 2006) as a methodology, it was possible to investigate the history of creation of the post radio, consider about the various forms of participation (Bordenave, 1983) of two groups of residents of Quadra, young Catholics and evangelical women, and understand their relationship within the radio in the living with soundscapes (Schafer, 2011) community. Among the final comments, it was possible to understand that the participation of young women and religious radio was given by mobilizing of their own religious groups. Finally, the course of this research also provided interventional times during the anniversary of the program "Remembering is living" and participation in the radio reform. This search path also made me realize that the intervention has been present since my first contact with Quadraâs community. However at first, research and intervention seemed to be distance. I concluded that the participatory methodologies unite these processes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17003application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:22Zmail@mail.com -
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