Casamento e compadrios: formaÃÃo familiar escrava e forra na freguesia de Quixeramobim â Cearà (1740-1810)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luzia Leila Velez de Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20652
Resumo: A partir da anÃlise da documentaÃÃo eclesiÃstica de batismos e casamentos, este estudo investiga as dinÃmicas sociais e a constituiÃÃo dos arranjos familiares dos sujeitos escravizados e forros na Freguesia de Quixeramobim, CearÃ, entre os anos de 1740 e1810. A problematizaÃÃo das nupcialidade e natalidades a partir dos temas da naturalidade, legitimidade, compadrio, condiÃÃo jurÃdicas (livre, escravizada e forra) e das qualidades (branco, pardo, negro, preto, Ãndio, cabra etc.), nos permitiram compreender o cotidiano familiar quixeramobinense dentro dos limites e possibilidades do sistema escravista. Para tanto, tomamos como norte teÃrico-metodolÃgico os postulados da HistÃria social e da Demografia histÃrica. A anÃlise das categorias sociais selecionadas permitiu compreender como se deram aas constituiÃÃes das redes sociais de sociabilidades e solidariedades expressadas atravÃs do compadrio e das uniÃes consideradas âlegÃtimasâ (legitimada pelo rito catÃlico do casamento), consensuais concubinatos, relaÃÃes sexuais consentidas, ou por meio de estupros que vieram gerar filhos (percebidas atravÃs dos filhos naturais presentes nas atas de batismos). De igual maneira, a partir das observaÃÃes dessas relaÃÃes, adentramos nas questÃes envolvendo as dinÃmicas dos mundos do trabalho livre e escravo no espaÃo e tempo da Freguesia de Quixeramobim.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCasamento e compadrios: formaÃÃo familiar escrava e forra na freguesia de Quixeramobim â Cearà (1740-1810)2018-12-00Franck Pierre Gilbert Ribard6573109333495542586372 http://lattes.cnpq.br/6650883126760727Luzia Leila Velez de MirandaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRFamÃlia EscravidÃo Casamentos Compadrio Quixeramobim EscravidÃo - Quixeramobim (CE) â 1740-1810 EscravidÃo e a Igreja - Quixeramobim (CE) â 1740-1810 Negros - Aspectos religiosos - Igreja catÃlicaâ 1740-1810 Casamento - FamÃlias negras - Quixeramobim (CE) â 1740-1810 Casamento - Negros - Quixeramobim (CE) - Usos e costumes â 1740-1810HISTORIAA partir da anÃlise da documentaÃÃo eclesiÃstica de batismos e casamentos, este estudo investiga as dinÃmicas sociais e a constituiÃÃo dos arranjos familiares dos sujeitos escravizados e forros na Freguesia de Quixeramobim, CearÃ, entre os anos de 1740 e1810. A problematizaÃÃo das nupcialidade e natalidades a partir dos temas da naturalidade, legitimidade, compadrio, condiÃÃo jurÃdicas (livre, escravizada e forra) e das qualidades (branco, pardo, negro, preto, Ãndio, cabra etc.), nos permitiram compreender o cotidiano familiar quixeramobinense dentro dos limites e possibilidades do sistema escravista. Para tanto, tomamos como norte teÃrico-metodolÃgico os postulados da HistÃria social e da Demografia histÃrica. A anÃlise das categorias sociais selecionadas permitiu compreender como se deram aas constituiÃÃes das redes sociais de sociabilidades e solidariedades expressadas atravÃs do compadrio e das uniÃes consideradas âlegÃtimasâ (legitimada pelo rito catÃlico do casamento), consensuais concubinatos, relaÃÃes sexuais consentidas, ou por meio de estupros que vieram gerar filhos (percebidas atravÃs dos filhos naturais presentes nas atas de batismos). De igual maneira, a partir das observaÃÃes dessas relaÃÃes, adentramos nas questÃes envolvendo as dinÃmicas dos mundos do trabalho livre e escravo no espaÃo e tempo da Freguesia de Quixeramobim.From the analysis of the ecclesiastical documentation of baptisms and marriages, this study investigates the social dynamics and the constitution of the family arrangements of enslaved subjects and linings in the Quixeramobim Freguesia, CearÃ, between the years 1740 and 1810. The problematization of nuptials and births from the themes of naturalness, legitimacy, compadrio, legal conditions (free, enslaved and forra) and qualities (white, brown, black, indian, goat, etc.), allowed us to understand Quixeramobinense family everyday within the limits and possibilities of the slave system. For this, we take as theoretical-methodological north the postulates of Social History and Historical Demography. The analysis of selected social categories allowed us to understand how the constitutions of social networks of sociabilities and solidarities expressed through compadrio and unions considered "legitimate" (legitimized by the Catholic rite of marriage), consensuals, concubinates, consenting sexual relations, or rapes that came to bear children (perceived through the natural children present in the baptismal records). In the same way, from the observation of these relations, we approached the questions involving the dynamics of the worlds of free and slave labor in the space and time of the Quixeramobim Freguesia.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20652application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-02T10:34:27Zmail@mail.com -
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