Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7257
Resumo: Neste trabalho à realizado um estudo, atravÃs de simulaÃÃes numÃricas, de reservatÃrios de Ãleo e gÃs submetidos à tÃcnica de combustÃo in situ, seca e molhada. Essas variaÃÃes sÃo estudadas nas configuraÃÃes de poÃos verticais e THAI. Para esse estudo, à utilizado um simulador numÃrico de processos tÃrmicos, o STARS (Steam, Thermal, and Advanced Process Reservoir Simulation) do grupo CMG (Computer Modelling Group). Na configuraÃÃo de poÃos verticais à utilizado um arranjo do tipo 1/4 de five-spot, que consiste de dois poÃos verticais localizados em cantos diagonalmente opostos na horizontal de um paralelepÃpedo. Nessa, hà um processo inicial, chamado de prÃ-aquecimento, em que se faz a injeÃÃo cÃclica de vapor. Posteriormente, à feito a injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo. Jà na configuraÃÃo THAI, hà um poÃo vertical, responsÃvel pela injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo, e um poÃo horizontal, responsÃvel pela produÃÃo. Nas duas configuraÃÃes de poÃos, sÃo verificadas as produÃÃes e as taxas de Ãleo, de Ãgua e de gÃs e as razÃes Ãgua-Ãleo e gÃs-Ãleo. O intuito à analisar o desempenho dessas configuraÃÃes. Os resultados mostram que a combustÃo molhada à mais eficaz que a combustÃo seca em ambas as configuraÃÃes de poÃos. Embora o processo de combustÃo molhada tenha produzido bem mais Ãgua que o processo de combustÃo seca, um fator negativo, seu desempenho relativo ao fator de recuperaÃÃo de Ãleo foi superior.
id UFC_df98d8f5e8db6761a022322ea70278a2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5095
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.2012-02-24Murilo Pereira de Almeida1221376438701755117302Francisco Leandro de Oliveira RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsicaUFCBRCombustÃo PetrÃleo DINAMICA DOS FLUIDOSNeste trabalho à realizado um estudo, atravÃs de simulaÃÃes numÃricas, de reservatÃrios de Ãleo e gÃs submetidos à tÃcnica de combustÃo in situ, seca e molhada. Essas variaÃÃes sÃo estudadas nas configuraÃÃes de poÃos verticais e THAI. Para esse estudo, à utilizado um simulador numÃrico de processos tÃrmicos, o STARS (Steam, Thermal, and Advanced Process Reservoir Simulation) do grupo CMG (Computer Modelling Group). Na configuraÃÃo de poÃos verticais à utilizado um arranjo do tipo 1/4 de five-spot, que consiste de dois poÃos verticais localizados em cantos diagonalmente opostos na horizontal de um paralelepÃpedo. Nessa, hà um processo inicial, chamado de prÃ-aquecimento, em que se faz a injeÃÃo cÃclica de vapor. Posteriormente, à feito a injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo. Jà na configuraÃÃo THAI, hà um poÃo vertical, responsÃvel pela injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo, e um poÃo horizontal, responsÃvel pela produÃÃo. Nas duas configuraÃÃes de poÃos, sÃo verificadas as produÃÃes e as taxas de Ãleo, de Ãgua e de gÃs e as razÃes Ãgua-Ãleo e gÃs-Ãleo. O intuito à analisar o desempenho dessas configuraÃÃes. Os resultados mostram que a combustÃo molhada à mais eficaz que a combustÃo seca em ambas as configuraÃÃes de poÃos. Embora o processo de combustÃo molhada tenha produzido bem mais Ãgua que o processo de combustÃo seca, um fator negativo, seu desempenho relativo ao fator de recuperaÃÃo de Ãleo foi superior.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7257application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
title Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
spellingShingle Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues
CombustÃo
PetrÃleo
DINAMICA DOS FLUIDOS
title_short Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
title_full Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
title_fullStr Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
title_full_unstemmed Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
title_sort Estudo de CombustÃo Seca e Molhada nas ConfiguraÃÃes de PoÃos Verticais e THAI.
author Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues
author_facet Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Murilo Pereira de Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12213764387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01755117302
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues
contributor_str_mv Murilo Pereira de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv CombustÃo
PetrÃleo
topic CombustÃo
PetrÃleo
DINAMICA DOS FLUIDOS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv DINAMICA DOS FLUIDOS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Neste trabalho à realizado um estudo, atravÃs de simulaÃÃes numÃricas, de reservatÃrios de Ãleo e gÃs submetidos à tÃcnica de combustÃo in situ, seca e molhada. Essas variaÃÃes sÃo estudadas nas configuraÃÃes de poÃos verticais e THAI. Para esse estudo, à utilizado um simulador numÃrico de processos tÃrmicos, o STARS (Steam, Thermal, and Advanced Process Reservoir Simulation) do grupo CMG (Computer Modelling Group). Na configuraÃÃo de poÃos verticais à utilizado um arranjo do tipo 1/4 de five-spot, que consiste de dois poÃos verticais localizados em cantos diagonalmente opostos na horizontal de um paralelepÃpedo. Nessa, hà um processo inicial, chamado de prÃ-aquecimento, em que se faz a injeÃÃo cÃclica de vapor. Posteriormente, à feito a injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo. Jà na configuraÃÃo THAI, hà um poÃo vertical, responsÃvel pela injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo, e um poÃo horizontal, responsÃvel pela produÃÃo. Nas duas configuraÃÃes de poÃos, sÃo verificadas as produÃÃes e as taxas de Ãleo, de Ãgua e de gÃs e as razÃes Ãgua-Ãleo e gÃs-Ãleo. O intuito à analisar o desempenho dessas configuraÃÃes. Os resultados mostram que a combustÃo molhada à mais eficaz que a combustÃo seca em ambas as configuraÃÃes de poÃos. Embora o processo de combustÃo molhada tenha produzido bem mais Ãgua que o processo de combustÃo seca, um fator negativo, seu desempenho relativo ao fator de recuperaÃÃo de Ãleo foi superior.
description Neste trabalho à realizado um estudo, atravÃs de simulaÃÃes numÃricas, de reservatÃrios de Ãleo e gÃs submetidos à tÃcnica de combustÃo in situ, seca e molhada. Essas variaÃÃes sÃo estudadas nas configuraÃÃes de poÃos verticais e THAI. Para esse estudo, à utilizado um simulador numÃrico de processos tÃrmicos, o STARS (Steam, Thermal, and Advanced Process Reservoir Simulation) do grupo CMG (Computer Modelling Group). Na configuraÃÃo de poÃos verticais à utilizado um arranjo do tipo 1/4 de five-spot, que consiste de dois poÃos verticais localizados em cantos diagonalmente opostos na horizontal de um paralelepÃpedo. Nessa, hà um processo inicial, chamado de prÃ-aquecimento, em que se faz a injeÃÃo cÃclica de vapor. Posteriormente, à feito a injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo. Jà na configuraÃÃo THAI, hà um poÃo vertical, responsÃvel pela injeÃÃo de ar para gerar a combustÃo, e um poÃo horizontal, responsÃvel pela produÃÃo. Nas duas configuraÃÃes de poÃos, sÃo verificadas as produÃÃes e as taxas de Ãleo, de Ãgua e de gÃs e as razÃes Ãgua-Ãleo e gÃs-Ãleo. O intuito à analisar o desempenho dessas configuraÃÃes. Os resultados mostram que a combustÃo molhada à mais eficaz que a combustÃo seca em ambas as configuraÃÃes de poÃos. Embora o processo de combustÃo molhada tenha produzido bem mais Ãgua que o processo de combustÃo seca, um fator negativo, seu desempenho relativo ao fator de recuperaÃÃo de Ãleo foi superior.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7257
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295158599417856