Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_dfdf614f5c6bb5311830b1747b9fd333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12766 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz2018-04-00Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/561197021509438301128828383http://lattes.cnpq.br/3775190498439715Livia Maria Duarte de Castro Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCultura de Paz FormaÃÃo de EducadoresTraining of Educators Education for PeaceEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Este estudo teve como objeto prÃticas de EducaÃÃo para a Paz que ocorreram a partir da formaÃÃo em Cultura de Paz dos educadores pertencentes à rede pÃblica municipal de ensino de Fortaleza, os quais atuavam desempenhando a funÃÃo de tÃcnicos, formadores e coordenadores da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Buscou-se contribuir com formaÃÃo em Cultura de Paz, por meio de conhecimento teÃrico e prÃtico, com novas iniciativas e aÃÃes voltadas à promoÃÃo dessa cultura. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar como se desenvolvem, a partir do processo formativo, as possibilidades de prÃticas para uma EducaÃÃo para a Paz. Fundamentamo-nos por meio do apoio teÃrico de autores, como Jares (2002, 2007), GuimarÃes (2005, 2006) e Matos (2008, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016), que discutem sobre a temÃtica em questÃo. Dentre as possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, utilizamos a pesquisa-aÃÃo (THIOLLENT, 1988). Agregamos, tambÃm, à metodologia de oficinas, um recurso que favorece melhores diÃlogos e vivÃncias, facilitando, assim, a compreensÃo teÃrica e, ainda, a educaÃÃo a distÃncia por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem, e de outras ferramentas associadas Ãs novas tecnologias. Como procedimento metodolÃgico, lanÃamos mÃo da tÃcnica observaÃÃo participante, tendo como instrumentos de coleta questionÃrio, entrevista e registros do diÃrio de campo durante a formaÃÃo mensal e a distÃncia. Os resultados obtidos indicam que a formaÃÃo realizada contribuiu para uma aprendizagem teÃrica e prÃtica, as quais reverberaram em aÃÃes concretas em trÃs distritos de educaÃÃo. A pesquisa apontou ser necessÃrio pensarmos e, sobretudo, buscarmos a efetivaÃÃo de aÃÃes e polÃticas permanentes que visem ao desenvolvimento das aÃÃes voltadas à promoÃÃo da paz. Destacou-se que tal trabalho favorece aprendizagens que estimulam aÃÃes transformadoras nos espaÃos educativos, e, tambÃm, na maneira que passamos a atuar no mundo. Ressaltamos que foram valiosas as trocas durante o desdobramento das aÃÃes, mas, em especial, no processo formativo, no qual pudemos registrar as compreensÃes e elaboraÃÃes conceituais dos participantes acerca da temÃtica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
title |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
spellingShingle |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz Livia Maria Duarte de Castro Cultura de Paz FormaÃÃo de Educadores Training of Educators Education for Peace EDUCACAO |
title_short |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
title_full |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
title_fullStr |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
title_full_unstemmed |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
title_sort |
Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz |
author |
Livia Maria Duarte de Castro |
author_facet |
Livia Maria Duarte de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24511269300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5611970215094383 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01128828383 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3775190498439715 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Livia Maria Duarte de Castro |
contributor_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de Paz FormaÃÃo de Educadores |
topic |
Cultura de Paz FormaÃÃo de Educadores Training of Educators Education for Peace EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training of Educators Education for Peace |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objeto prÃticas de EducaÃÃo para a Paz que ocorreram a partir da formaÃÃo em Cultura de Paz dos educadores pertencentes à rede pÃblica municipal de ensino de Fortaleza, os quais atuavam desempenhando a funÃÃo de tÃcnicos, formadores e coordenadores da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Buscou-se contribuir com formaÃÃo em Cultura de Paz, por meio de conhecimento teÃrico e prÃtico, com novas iniciativas e aÃÃes voltadas à promoÃÃo dessa cultura. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar como se desenvolvem, a partir do processo formativo, as possibilidades de prÃticas para uma EducaÃÃo para a Paz. Fundamentamo-nos por meio do apoio teÃrico de autores, como Jares (2002, 2007), GuimarÃes (2005, 2006) e Matos (2008, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016), que discutem sobre a temÃtica em questÃo. Dentre as possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, utilizamos a pesquisa-aÃÃo (THIOLLENT, 1988). Agregamos, tambÃm, à metodologia de oficinas, um recurso que favorece melhores diÃlogos e vivÃncias, facilitando, assim, a compreensÃo teÃrica e, ainda, a educaÃÃo a distÃncia por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem, e de outras ferramentas associadas Ãs novas tecnologias. Como procedimento metodolÃgico, lanÃamos mÃo da tÃcnica observaÃÃo participante, tendo como instrumentos de coleta questionÃrio, entrevista e registros do diÃrio de campo durante a formaÃÃo mensal e a distÃncia. Os resultados obtidos indicam que a formaÃÃo realizada contribuiu para uma aprendizagem teÃrica e prÃtica, as quais reverberaram em aÃÃes concretas em trÃs distritos de educaÃÃo. A pesquisa apontou ser necessÃrio pensarmos e, sobretudo, buscarmos a efetivaÃÃo de aÃÃes e polÃticas permanentes que visem ao desenvolvimento das aÃÃes voltadas à promoÃÃo da paz. Destacou-se que tal trabalho favorece aprendizagens que estimulam aÃÃes transformadoras nos espaÃos educativos, e, tambÃm, na maneira que passamos a atuar no mundo. Ressaltamos que foram valiosas as trocas durante o desdobramento das aÃÃes, mas, em especial, no processo formativo, no qual pudemos registrar as compreensÃes e elaboraÃÃes conceituais dos participantes acerca da temÃtica. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238694895616 |