Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia Maria Duarte de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_dfdf614f5c6bb5311830b1747b9fd333
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12766
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz2018-04-00Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/561197021509438301128828383http://lattes.cnpq.br/3775190498439715Livia Maria Duarte de Castro Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCultura de Paz FormaÃÃo de EducadoresTraining of Educators Education for PeaceEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Este estudo teve como objeto prÃticas de EducaÃÃo para a Paz que ocorreram a partir da formaÃÃo em Cultura de Paz dos educadores pertencentes à rede pÃblica municipal de ensino de Fortaleza, os quais atuavam desempenhando a funÃÃo de tÃcnicos, formadores e coordenadores da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Buscou-se contribuir com formaÃÃo em Cultura de Paz, por meio de conhecimento teÃrico e prÃtico, com novas iniciativas e aÃÃes voltadas à promoÃÃo dessa cultura. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar como se desenvolvem, a partir do processo formativo, as possibilidades de prÃticas para uma EducaÃÃo para a Paz. Fundamentamo-nos por meio do apoio teÃrico de autores, como Jares (2002, 2007), GuimarÃes (2005, 2006) e Matos (2008, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016), que discutem sobre a temÃtica em questÃo. Dentre as possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, utilizamos a pesquisa-aÃÃo (THIOLLENT, 1988). Agregamos, tambÃm, à metodologia de oficinas, um recurso que favorece melhores diÃlogos e vivÃncias, facilitando, assim, a compreensÃo teÃrica e, ainda, a educaÃÃo a distÃncia por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem, e de outras ferramentas associadas Ãs novas tecnologias. Como procedimento metodolÃgico, lanÃamos mÃo da tÃcnica observaÃÃo participante, tendo como instrumentos de coleta questionÃrio, entrevista e registros do diÃrio de campo durante a formaÃÃo mensal e a distÃncia. Os resultados obtidos indicam que a formaÃÃo realizada contribuiu para uma aprendizagem teÃrica e prÃtica, as quais reverberaram em aÃÃes concretas em trÃs distritos de educaÃÃo. A pesquisa apontou ser necessÃrio pensarmos e, sobretudo, buscarmos a efetivaÃÃo de aÃÃes e polÃticas permanentes que visem ao desenvolvimento das aÃÃes voltadas à promoÃÃo da paz. Destacou-se que tal trabalho favorece aprendizagens que estimulam aÃÃes transformadoras nos espaÃos educativos, e, tambÃm, na maneira que passamos a atuar no mundo. Ressaltamos que foram valiosas as trocas durante o desdobramento das aÃÃes, mas, em especial, no processo formativo, no qual pudemos registrar as compreensÃes e elaboraÃÃes conceituais dos participantes acerca da temÃtica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
title Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
spellingShingle Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
Livia Maria Duarte de Castro
Cultura de Paz
FormaÃÃo de Educadores
Training of Educators
Education for Peace
EDUCACAO
title_short Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
title_full Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
title_fullStr Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
title_full_unstemmed Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
title_sort Cultura de paz, extensÃo e formaÃÃo de educadores: prÃticas deeducaÃÃo para a paz
author Livia Maria Duarte de Castro
author_facet Livia Maria Duarte de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01128828383
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3775190498439715
dc.contributor.author.fl_str_mv Livia Maria Duarte de Castro
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de Paz
FormaÃÃo de Educadores
topic Cultura de Paz
FormaÃÃo de Educadores
Training of Educators
Education for Peace
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Training of Educators
Education for Peace
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo teve como objeto prÃticas de EducaÃÃo para a Paz que ocorreram a partir da formaÃÃo em Cultura de Paz dos educadores pertencentes à rede pÃblica municipal de ensino de Fortaleza, os quais atuavam desempenhando a funÃÃo de tÃcnicos, formadores e coordenadores da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Buscou-se contribuir com formaÃÃo em Cultura de Paz, por meio de conhecimento teÃrico e prÃtico, com novas iniciativas e aÃÃes voltadas à promoÃÃo dessa cultura. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar como se desenvolvem, a partir do processo formativo, as possibilidades de prÃticas para uma EducaÃÃo para a Paz. Fundamentamo-nos por meio do apoio teÃrico de autores, como Jares (2002, 2007), GuimarÃes (2005, 2006) e Matos (2008, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016), que discutem sobre a temÃtica em questÃo. Dentre as possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, utilizamos a pesquisa-aÃÃo (THIOLLENT, 1988). Agregamos, tambÃm, à metodologia de oficinas, um recurso que favorece melhores diÃlogos e vivÃncias, facilitando, assim, a compreensÃo teÃrica e, ainda, a educaÃÃo a distÃncia por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem, e de outras ferramentas associadas Ãs novas tecnologias. Como procedimento metodolÃgico, lanÃamos mÃo da tÃcnica observaÃÃo participante, tendo como instrumentos de coleta questionÃrio, entrevista e registros do diÃrio de campo durante a formaÃÃo mensal e a distÃncia. Os resultados obtidos indicam que a formaÃÃo realizada contribuiu para uma aprendizagem teÃrica e prÃtica, as quais reverberaram em aÃÃes concretas em trÃs distritos de educaÃÃo. A pesquisa apontou ser necessÃrio pensarmos e, sobretudo, buscarmos a efetivaÃÃo de aÃÃes e polÃticas permanentes que visem ao desenvolvimento das aÃÃes voltadas à promoÃÃo da paz. Destacou-se que tal trabalho favorece aprendizagens que estimulam aÃÃes transformadoras nos espaÃos educativos, e, tambÃm, na maneira que passamos a atuar no mundo. Ressaltamos que foram valiosas as trocas durante o desdobramento das aÃÃes, mas, em especial, no processo formativo, no qual pudemos registrar as compreensÃes e elaboraÃÃes conceituais dos participantes acerca da temÃtica.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238694895616