Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145 |
Resumo: | Importantes transformaÃÃes, conhecidas como globalizaÃÃo, estÃo ocorrendo na economia mundial e imprimem, à todos os paÃses, necessÃrias mudanÃas na forma de administrar suas economias. Entretanto, a globalizaÃÃo se processa de forma conservadora, acentuando histÃricas desigualdades sociais e regionais, alÃm de criar novas desigualdades. Sendo impossÃvel de se atingir, pelas livres forÃas de mercado como preconizado pelo neo-liberalismo global, o Desenvolvimento requer planejamento governamental visando direcionar, equilibrar e distribuir no espaÃo, o crescimento da atividade econÃmica, alÃm de garantir a distribuiÃÃo da renda gerada pelo crescimento econÃmico pelo conjunto das unidades familiares. Entretanto, o Estado do Cearà tambÃm adotou o receituÃrio neo-liberal-global, enfatizando o crescimento econÃmico e a atraÃÃo de investimentos externos, como vetores principais de seu processo de desenvolvimento, sem preocupaÃÃes de distribuir equilibradamente por entre suas regiÃes e populaÃÃes o produto deste crescimento. No final da dÃcada de oitenta e inÃcio da dÃcada de noventa, mudanÃas na base do setor primÃrio cearense se iniciaram e este, passou a esboÃar tendÃncia de integraÃÃo entre os setores agrÃcola e industrial, dando origem ao agronegÃcio ou agribusiness. O governo cearense percebendo, as potencialidades da regiÃo da Ibiapaba, para a produÃÃo agrÃcola e, tambÃm, necessitando incentivar em uma outra matriz, o âdesenvolvimentoâ do Estado, optou por investir intensamente, a partir de 1998, em agricultura irrigada polarizada. Dentro de sua visÃo particular de âagronegÃcioâ e de âdesenvolvimentoâ, o principal passo adotado para o setor agrÃcola pelos Governos das MudanÃas - a partir de Tasso Jereissati - foi conceber pÃlos de crescimento agrÃcola: agropÃlos, dentre os quais o da Ibiapaba. Neste contexto, esta dissertaÃÃo tratou de correlacionar, de modo geral para o Cearà e, particularmente para esta a regiÃo, Desenvolvimento, PolÃtica de AgronegÃcios e PolÃticas de Transportes. Tratou de analisar se PolÃticas de Desenvolvimento Regional Global, devem ou nÃo, preceder PolÃticas Setoriais tanto em termos de infra-estruturas de transportes, quanto em termos de agronegÃcios, ou se à possÃvel obter resultados duradouros, para o desenvolvimento regional, sem a clara definiÃÃo e aplicaÃÃo destas. |
id |
UFC_e0786a3583c358b203429e3600e767fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1038 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInterfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do CearÃINTERFACES BETWEEN DEVELOPMENT, AGRIBUSINESS POLICIES AND TRANSPORTATION POLICIES: THE CASE IN THE IBIAPABA REGION IN THE STATE OF CEARÃ2005-03-30Marta Maria de MendonÃa Bastos051 603 24372JoÃo Bosco Furtado Arruda06155359334Raul de Bonis de Almeida SimÃes2745448773473563218315Lucimar da Silva SantiagoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRTransportes AgronegÃcio PolÃticas PÃblicas PolÃticas de TransportesTRANSPORTATION AGRIBUSINESS PUBLIC POLICIES TRANSPORTATION POLICIESENGENHARIA DE TRANSPORTESImportantes transformaÃÃes, conhecidas como globalizaÃÃo, estÃo ocorrendo na economia mundial e imprimem, à todos os paÃses, necessÃrias mudanÃas na forma de administrar suas economias. Entretanto, a globalizaÃÃo se processa de forma conservadora, acentuando histÃricas desigualdades sociais e regionais, alÃm de criar novas desigualdades. Sendo impossÃvel de se atingir, pelas livres forÃas de mercado como preconizado pelo neo-liberalismo global, o Desenvolvimento requer planejamento governamental visando direcionar, equilibrar e distribuir no espaÃo, o crescimento da atividade econÃmica, alÃm de garantir a distribuiÃÃo da renda gerada pelo crescimento econÃmico pelo conjunto das unidades familiares. Entretanto, o Estado do Cearà tambÃm adotou o receituÃrio neo-liberal-global, enfatizando o crescimento econÃmico e a atraÃÃo de investimentos externos, como vetores principais de seu processo de desenvolvimento, sem preocupaÃÃes de distribuir equilibradamente por entre suas regiÃes e populaÃÃes o produto deste crescimento. No final da dÃcada de oitenta e inÃcio da dÃcada de noventa, mudanÃas na base do setor primÃrio cearense se iniciaram e este, passou a esboÃar tendÃncia de integraÃÃo entre os setores agrÃcola e industrial, dando origem ao agronegÃcio ou agribusiness. O governo cearense percebendo, as potencialidades da regiÃo da Ibiapaba, para a produÃÃo agrÃcola e, tambÃm, necessitando incentivar em uma outra matriz, o âdesenvolvimentoâ do Estado, optou por investir intensamente, a partir de 1998, em agricultura irrigada polarizada. Dentro de sua visÃo particular de âagronegÃcioâ e de âdesenvolvimentoâ, o principal passo adotado para o setor agrÃcola pelos Governos das MudanÃas - a partir de Tasso Jereissati - foi conceber pÃlos de crescimento agrÃcola: agropÃlos, dentre os quais o da Ibiapaba. Neste contexto, esta dissertaÃÃo tratou de correlacionar, de modo geral para o Cearà e, particularmente para esta a regiÃo, Desenvolvimento, PolÃtica de AgronegÃcios e PolÃticas de Transportes. Tratou de analisar se PolÃticas de Desenvolvimento Regional Global, devem ou nÃo, preceder PolÃticas Setoriais tanto em termos de infra-estruturas de transportes, quanto em termos de agronegÃcios, ou se à possÃvel obter resultados duradouros, para o desenvolvimento regional, sem a clara definiÃÃo e aplicaÃÃo destas.Major transformations, known as globalization, are taking place in the world economy and these are making necessary, to all countries, to undertake the adequate changes in the manner of managing its economies. However, globalization is being processed in a conservative way, highlighting historical social and regional inequalities, besides generating new inequalities. Rendering it impossible to achieve by the marketâs free forces as set up by the global neoliberalism, Development requires governmental planning aiming to direct, balance and distribute, within the space, the economic activities growth, besides warranting the distribution of income generated by the economic growth coming out from the family units. In spite of all that, the State of Cearà has also adopted the neo-liberal-global prescription, focusing on economic growth and the attraction of foreign investments as the main vectors of its development process, without concern for the balanced distribution among its regions and populations of the product provided by this growth. In the late 80âs and early 90âs, changes started to occur in the State of Cearà primary sector base and this sector started to display a slight trend towards the integration of both agricultural and industrial sectors, this was the inception of agribusiness. The State of Cearà administration, noticing the potential of the Ibiapaba region for the agricultural production, and as it needed as well to foster in another matrix the stateâs âdevelopmentâ, it has chosen to invest heavily, as from 1998, in the polarized irrigation agriculture. Within the administrationâs private view of âagribusinessâ and of âdevelopmentâ the main measure adopted for the agricultural sector by the stateâs governments for changes starting from Tasso Jereissati â was to conceive agricultural growing poles, among which lies Ibiapaba. In this context, the current dissertation endeavor to correlate, in a general manner for the State of CearÃ, and in particular to this region, Development, Agribusiness Policies and Transportation Policies. An analysis was carried out to verify whether Global Regional Development Policies should or not precede sectorial policies, both in what concern transportations infrastructure, as well as in agribusiness features, or whether it is possible to obtain long lasting results for the regional development without a clear cut definition and application of these Text.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:09Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
INTERFACES BETWEEN DEVELOPMENT, AGRIBUSINESS POLICIES AND TRANSPORTATION POLICIES: THE CASE IN THE IBIAPABA REGION IN THE STATE OF CEARÃ |
title |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
spellingShingle |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà Lucimar da Silva Santiago Transportes AgronegÃcio PolÃticas PÃblicas PolÃticas de Transportes TRANSPORTATION AGRIBUSINESS PUBLIC POLICIES TRANSPORTATION POLICIES ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
title_short |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
title_full |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
title_fullStr |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
title_sort |
Interfaces entre Desenvolvimento, PolÃticas de AgronegÃcio e PolÃticas de Transportes: O Caso da RegiÃo da Ibiapaba no Estado do Cearà |
author |
Lucimar da Silva Santiago |
author_facet |
Lucimar da Silva Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marta Maria de MendonÃa Bastos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
051 603 24372 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Bosco Furtado Arruda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
06155359334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Raul de Bonis de Almeida SimÃes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
27454487734 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
73563218315 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucimar da Silva Santiago |
contributor_str_mv |
Marta Maria de MendonÃa Bastos JoÃo Bosco Furtado Arruda Raul de Bonis de Almeida SimÃes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transportes AgronegÃcio PolÃticas PÃblicas PolÃticas de Transportes |
topic |
Transportes AgronegÃcio PolÃticas PÃblicas PolÃticas de Transportes TRANSPORTATION AGRIBUSINESS PUBLIC POLICIES TRANSPORTATION POLICIES ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
TRANSPORTATION AGRIBUSINESS PUBLIC POLICIES TRANSPORTATION POLICIES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Importantes transformaÃÃes, conhecidas como globalizaÃÃo, estÃo ocorrendo na economia mundial e imprimem, à todos os paÃses, necessÃrias mudanÃas na forma de administrar suas economias. Entretanto, a globalizaÃÃo se processa de forma conservadora, acentuando histÃricas desigualdades sociais e regionais, alÃm de criar novas desigualdades. Sendo impossÃvel de se atingir, pelas livres forÃas de mercado como preconizado pelo neo-liberalismo global, o Desenvolvimento requer planejamento governamental visando direcionar, equilibrar e distribuir no espaÃo, o crescimento da atividade econÃmica, alÃm de garantir a distribuiÃÃo da renda gerada pelo crescimento econÃmico pelo conjunto das unidades familiares. Entretanto, o Estado do Cearà tambÃm adotou o receituÃrio neo-liberal-global, enfatizando o crescimento econÃmico e a atraÃÃo de investimentos externos, como vetores principais de seu processo de desenvolvimento, sem preocupaÃÃes de distribuir equilibradamente por entre suas regiÃes e populaÃÃes o produto deste crescimento. No final da dÃcada de oitenta e inÃcio da dÃcada de noventa, mudanÃas na base do setor primÃrio cearense se iniciaram e este, passou a esboÃar tendÃncia de integraÃÃo entre os setores agrÃcola e industrial, dando origem ao agronegÃcio ou agribusiness. O governo cearense percebendo, as potencialidades da regiÃo da Ibiapaba, para a produÃÃo agrÃcola e, tambÃm, necessitando incentivar em uma outra matriz, o âdesenvolvimentoâ do Estado, optou por investir intensamente, a partir de 1998, em agricultura irrigada polarizada. Dentro de sua visÃo particular de âagronegÃcioâ e de âdesenvolvimentoâ, o principal passo adotado para o setor agrÃcola pelos Governos das MudanÃas - a partir de Tasso Jereissati - foi conceber pÃlos de crescimento agrÃcola: agropÃlos, dentre os quais o da Ibiapaba. Neste contexto, esta dissertaÃÃo tratou de correlacionar, de modo geral para o Cearà e, particularmente para esta a regiÃo, Desenvolvimento, PolÃtica de AgronegÃcios e PolÃticas de Transportes. Tratou de analisar se PolÃticas de Desenvolvimento Regional Global, devem ou nÃo, preceder PolÃticas Setoriais tanto em termos de infra-estruturas de transportes, quanto em termos de agronegÃcios, ou se à possÃvel obter resultados duradouros, para o desenvolvimento regional, sem a clara definiÃÃo e aplicaÃÃo destas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Major transformations, known as globalization, are taking place in the world economy and these are making necessary, to all countries, to undertake the adequate changes in the manner of managing its economies. However, globalization is being processed in a conservative way, highlighting historical social and regional inequalities, besides generating new inequalities. Rendering it impossible to achieve by the marketâs free forces as set up by the global neoliberalism, Development requires governmental planning aiming to direct, balance and distribute, within the space, the economic activities growth, besides warranting the distribution of income generated by the economic growth coming out from the family units. In spite of all that, the State of Cearà has also adopted the neo-liberal-global prescription, focusing on economic growth and the attraction of foreign investments as the main vectors of its development process, without concern for the balanced distribution among its regions and populations of the product provided by this growth. In the late 80âs and early 90âs, changes started to occur in the State of Cearà primary sector base and this sector started to display a slight trend towards the integration of both agricultural and industrial sectors, this was the inception of agribusiness. The State of Cearà administration, noticing the potential of the Ibiapaba region for the agricultural production, and as it needed as well to foster in another matrix the stateâs âdevelopmentâ, it has chosen to invest heavily, as from 1998, in the polarized irrigation agriculture. Within the administrationâs private view of âagribusinessâ and of âdevelopmentâ the main measure adopted for the agricultural sector by the stateâs governments for changes starting from Tasso Jereissati â was to conceive agricultural growing poles, among which lies Ibiapaba. In this context, the current dissertation endeavor to correlate, in a general manner for the State of CearÃ, and in particular to this region, Development, Agribusiness Policies and Transportation Policies. An analysis was carried out to verify whether Global Regional Development Policies should or not precede sectorial policies, both in what concern transportations infrastructure, as well as in agribusiness features, or whether it is possible to obtain long lasting results for the regional development without a clear cut definition and application of these Text. |
description |
Importantes transformaÃÃes, conhecidas como globalizaÃÃo, estÃo ocorrendo na economia mundial e imprimem, à todos os paÃses, necessÃrias mudanÃas na forma de administrar suas economias. Entretanto, a globalizaÃÃo se processa de forma conservadora, acentuando histÃricas desigualdades sociais e regionais, alÃm de criar novas desigualdades. Sendo impossÃvel de se atingir, pelas livres forÃas de mercado como preconizado pelo neo-liberalismo global, o Desenvolvimento requer planejamento governamental visando direcionar, equilibrar e distribuir no espaÃo, o crescimento da atividade econÃmica, alÃm de garantir a distribuiÃÃo da renda gerada pelo crescimento econÃmico pelo conjunto das unidades familiares. Entretanto, o Estado do Cearà tambÃm adotou o receituÃrio neo-liberal-global, enfatizando o crescimento econÃmico e a atraÃÃo de investimentos externos, como vetores principais de seu processo de desenvolvimento, sem preocupaÃÃes de distribuir equilibradamente por entre suas regiÃes e populaÃÃes o produto deste crescimento. No final da dÃcada de oitenta e inÃcio da dÃcada de noventa, mudanÃas na base do setor primÃrio cearense se iniciaram e este, passou a esboÃar tendÃncia de integraÃÃo entre os setores agrÃcola e industrial, dando origem ao agronegÃcio ou agribusiness. O governo cearense percebendo, as potencialidades da regiÃo da Ibiapaba, para a produÃÃo agrÃcola e, tambÃm, necessitando incentivar em uma outra matriz, o âdesenvolvimentoâ do Estado, optou por investir intensamente, a partir de 1998, em agricultura irrigada polarizada. Dentro de sua visÃo particular de âagronegÃcioâ e de âdesenvolvimentoâ, o principal passo adotado para o setor agrÃcola pelos Governos das MudanÃas - a partir de Tasso Jereissati - foi conceber pÃlos de crescimento agrÃcola: agropÃlos, dentre os quais o da Ibiapaba. Neste contexto, esta dissertaÃÃo tratou de correlacionar, de modo geral para o Cearà e, particularmente para esta a regiÃo, Desenvolvimento, PolÃtica de AgronegÃcios e PolÃticas de Transportes. Tratou de analisar se PolÃticas de Desenvolvimento Regional Global, devem ou nÃo, preceder PolÃticas Setoriais tanto em termos de infra-estruturas de transportes, quanto em termos de agronegÃcios, ou se à possÃvel obter resultados duradouros, para o desenvolvimento regional, sem a clara definiÃÃo e aplicaÃÃo destas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295117638893568 |