SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria InÃs Teixeira Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15859
Resumo: Esta pesquisa propÃe um modelo institucional para seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas, inspirado no Plano de SeguranÃa de Ãgua para Abastecimento Humano (PSA), de Portugal. O modelo consiste de duas etapas: o diagnÃstico das fontes poluidoras e a elaboraÃÃo de uma Matriz Institucional, relacionando, para cada fonte de poluiÃÃo, o seu agente gerador, a sua classe, o agente fiscalizador e o regulador, e a identificaÃÃo da obrigatoriedade, ou nÃo, da licenÃa ambiental e da outorga. Aplicou-se o modelo proposto na bacia hidrogrÃfica do aÃude Acarape do Meio, no Estado do CearÃ, onde foram identificadas e classificadas as fontes de poluiÃÃo, a sua localizaÃÃo geogrÃfica em relaÃÃo Ãs Ãreas de preservaÃÃo permanente, de influÃncia direta e indireta, e a Ãrea complementar da bacia (ABC). ApÃs a sistematizaÃÃo, observou-se que a maioria dos 82 pontos, potencialmente geradores da poluiÃÃo, està situada a montante e/ou entorno do AÃude. A Ãrea que apresentou mais fontes de poluiÃÃo foi a ACB. Fontes pontuais sÃo predominantes na Bacia o que pode facilitar o monitoramento e o controle. Percebeu-se, ainda, com base na Matriz Institucional, que os principais agentes geradores da poluiÃÃo sÃo a concessionÃria CAGECE (com lanÃamento contÃnuo de efluentes provenientes das estaÃÃes de tratamento de Ãgua e esgoto) e as prefeituras municipais (matadouros, serviÃos de saÃde, resÃduos sÃlidos, dentre outros). O principal agente fiscalizador, de acordo com a legislaÃÃo, à o ÃrgÃo ambiental SEMACE. Fica evidenciada a importÃncia da interaÃÃo do plano de seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas com os demais planos setoriais â Plano de Saneamento BÃsico Nacional, Regional e Local, o Plano Diretor Municipal, Plano Local de HabitaÃÃo de Interesse Social, Plano de Recursos HÃdricos, Plano de Bacia HidrogrÃfica, Plano Ambiental Municipal, dentre outros. O Modelo Institucional desenvolvido nesta pesquisa pode ser um importante instrumento da gestÃo de qualidade de Ãgua em bacias hidrogrÃficas.
id UFC_e179ff6ac6b4ee28c1feeeff4fe91b2f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10488
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.Water safety and water management: formulation of an institutional model.2015-08-12Josà Nilson Beserra Campos00096768304http://lattes.cnpq.br/0852243918381426Ticiana Marinho de Carvalho Studart21418080306Francisco de Assis de Souza Filho23199610382http://lattes.cnpq.br/4988966386848759Renata Mendes Luna41390920330http://lattes.cnpq.br/2496289089223310AntÃnio Rocha MagalhÃes00112682391http://lattes.cnpq.br/1462820514752287 Maria ClÃa Brito de Figueiredo3491171539108185468320http://lattes.cnpq.br/8818494081420388Maria InÃs Teixeira PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRBacias hidrogrÃficas Ãgua - Qualidade Ãgua - SeguranÃaWatersheds Quality of water Water securityENGENHARIA CIVIL Esta pesquisa propÃe um modelo institucional para seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas, inspirado no Plano de SeguranÃa de Ãgua para Abastecimento Humano (PSA), de Portugal. O modelo consiste de duas etapas: o diagnÃstico das fontes poluidoras e a elaboraÃÃo de uma Matriz Institucional, relacionando, para cada fonte de poluiÃÃo, o seu agente gerador, a sua classe, o agente fiscalizador e o regulador, e a identificaÃÃo da obrigatoriedade, ou nÃo, da licenÃa ambiental e da outorga. Aplicou-se o modelo proposto na bacia hidrogrÃfica do aÃude Acarape do Meio, no Estado do CearÃ, onde foram identificadas e classificadas as fontes de poluiÃÃo, a sua localizaÃÃo geogrÃfica em relaÃÃo Ãs Ãreas de preservaÃÃo permanente, de influÃncia direta e indireta, e a Ãrea complementar da bacia (ABC). ApÃs a sistematizaÃÃo, observou-se que a maioria dos 82 pontos, potencialmente geradores da poluiÃÃo, està situada a montante e/ou entorno do AÃude. A Ãrea que apresentou mais fontes de poluiÃÃo foi a ACB. Fontes pontuais sÃo predominantes na Bacia o que pode facilitar o monitoramento e o controle. Percebeu-se, ainda, com base na Matriz Institucional, que os principais agentes geradores da poluiÃÃo sÃo a concessionÃria CAGECE (com lanÃamento contÃnuo de efluentes provenientes das estaÃÃes de tratamento de Ãgua e esgoto) e as prefeituras municipais (matadouros, serviÃos de saÃde, resÃduos sÃlidos, dentre outros). O principal agente fiscalizador, de acordo com a legislaÃÃo, à o ÃrgÃo ambiental SEMACE. Fica evidenciada a importÃncia da interaÃÃo do plano de seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas com os demais planos setoriais â Plano de Saneamento BÃsico Nacional, Regional e Local, o Plano Diretor Municipal, Plano Local de HabitaÃÃo de Interesse Social, Plano de Recursos HÃdricos, Plano de Bacia HidrogrÃfica, Plano Ambiental Municipal, dentre outros. O Modelo Institucional desenvolvido nesta pesquisa pode ser um importante instrumento da gestÃo de qualidade de Ãgua em bacias hidrogrÃficas. This research proposes an institutional framework for water security in watersheds, inspired by the Water Safety Plan for Human Supply (PSA) in Portugal. The model consists of two stages: the diagnosis of polluting sources and the development of an institutional matrix, relating to each source of pollution, its generating agent in its class, the supervisory agent and the regulator, and the identification of the requirement, or not, the environmental license and the grant. We used the model proposed in the watershed of Acarape the Middle dam in the state of CearÃ, where they were identified and classified sources of pollution, its geographical location in relation to the areas of permanent preservation, direct and indirect influence, and additional basin area (ABC). After systematization, it was observed that most of the 82 points, potentially generating pollution, is located upstream and / or around the weir. The area had more sources of pollution was the ACB. Point sources are prevalent in the basin which can facilitate monitoring and control. It was noted, though, based on Institutional Matrix, the main generating agents of pollution are CAGECE dealership (with continuous discharge of effluents from the treatment plants water and sewage) and municipalities (slaughterhouses, health services, solid waste, among others). The main supervisory agent, according to legislation, is the environmental agency SEMACE. It highlighted the importance of the interaction of water safety plan in river basins with other sectoral plans - National Plan of Basic Sanitation, Regional and Local, Municipal Master Plan, Local Plan of Social Housing, Water Resources Plan, Plan Watershed, Municipal Environmental Plan, among others. The institutional model developed in this research can be an important instrument of quality management of water in river basins.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15859application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Water safety and water management: formulation of an institutional model.
title SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
spellingShingle SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
Maria InÃs Teixeira Pinheiro
Bacias hidrogrÃficas
Ãgua - Qualidade
Ãgua - SeguranÃa
Watersheds
Quality of water
Water security
ENGENHARIA CIVIL
title_short SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
title_full SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
title_fullStr SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
title_full_unstemmed SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
title_sort SeguranÃa da Ãgua em bacias hidrogrÃficas: formulaÃÃo de um modelo institucional.
author Maria InÃs Teixeira Pinheiro
author_facet Maria InÃs Teixeira Pinheiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Nilson Beserra Campos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00096768304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0852243918381426
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ticiana Marinho de Carvalho Studart
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 21418080306
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco de Assis de Souza Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 23199610382
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4988966386848759
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renata Mendes Luna
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41390920330
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2496289089223310
dc.contributor.referee3.fl_str_mv AntÃnio Rocha MagalhÃes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00112682391
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1462820514752287
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria ClÃa Brito de Figueiredo
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 34911715391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08185468320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8818494081420388
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria InÃs Teixeira Pinheiro
contributor_str_mv Josà Nilson Beserra Campos
Ticiana Marinho de Carvalho Studart
Francisco de Assis de Souza Filho
Renata Mendes Luna
AntÃnio Rocha MagalhÃes
Maria ClÃa Brito de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Bacias hidrogrÃficas
Ãgua - Qualidade
Ãgua - SeguranÃa
topic Bacias hidrogrÃficas
Ãgua - Qualidade
Ãgua - SeguranÃa
Watersheds
Quality of water
Water security
ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.eng.fl_str_mv Watersheds
Quality of water
Water security
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA CIVIL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa propÃe um modelo institucional para seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas, inspirado no Plano de SeguranÃa de Ãgua para Abastecimento Humano (PSA), de Portugal. O modelo consiste de duas etapas: o diagnÃstico das fontes poluidoras e a elaboraÃÃo de uma Matriz Institucional, relacionando, para cada fonte de poluiÃÃo, o seu agente gerador, a sua classe, o agente fiscalizador e o regulador, e a identificaÃÃo da obrigatoriedade, ou nÃo, da licenÃa ambiental e da outorga. Aplicou-se o modelo proposto na bacia hidrogrÃfica do aÃude Acarape do Meio, no Estado do CearÃ, onde foram identificadas e classificadas as fontes de poluiÃÃo, a sua localizaÃÃo geogrÃfica em relaÃÃo Ãs Ãreas de preservaÃÃo permanente, de influÃncia direta e indireta, e a Ãrea complementar da bacia (ABC). ApÃs a sistematizaÃÃo, observou-se que a maioria dos 82 pontos, potencialmente geradores da poluiÃÃo, està situada a montante e/ou entorno do AÃude. A Ãrea que apresentou mais fontes de poluiÃÃo foi a ACB. Fontes pontuais sÃo predominantes na Bacia o que pode facilitar o monitoramento e o controle. Percebeu-se, ainda, com base na Matriz Institucional, que os principais agentes geradores da poluiÃÃo sÃo a concessionÃria CAGECE (com lanÃamento contÃnuo de efluentes provenientes das estaÃÃes de tratamento de Ãgua e esgoto) e as prefeituras municipais (matadouros, serviÃos de saÃde, resÃduos sÃlidos, dentre outros). O principal agente fiscalizador, de acordo com a legislaÃÃo, à o ÃrgÃo ambiental SEMACE. Fica evidenciada a importÃncia da interaÃÃo do plano de seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas com os demais planos setoriais â Plano de Saneamento BÃsico Nacional, Regional e Local, o Plano Diretor Municipal, Plano Local de HabitaÃÃo de Interesse Social, Plano de Recursos HÃdricos, Plano de Bacia HidrogrÃfica, Plano Ambiental Municipal, dentre outros. O Modelo Institucional desenvolvido nesta pesquisa pode ser um importante instrumento da gestÃo de qualidade de Ãgua em bacias hidrogrÃficas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research proposes an institutional framework for water security in watersheds, inspired by the Water Safety Plan for Human Supply (PSA) in Portugal. The model consists of two stages: the diagnosis of polluting sources and the development of an institutional matrix, relating to each source of pollution, its generating agent in its class, the supervisory agent and the regulator, and the identification of the requirement, or not, the environmental license and the grant. We used the model proposed in the watershed of Acarape the Middle dam in the state of CearÃ, where they were identified and classified sources of pollution, its geographical location in relation to the areas of permanent preservation, direct and indirect influence, and additional basin area (ABC). After systematization, it was observed that most of the 82 points, potentially generating pollution, is located upstream and / or around the weir. The area had more sources of pollution was the ACB. Point sources are prevalent in the basin which can facilitate monitoring and control. It was noted, though, based on Institutional Matrix, the main generating agents of pollution are CAGECE dealership (with continuous discharge of effluents from the treatment plants water and sewage) and municipalities (slaughterhouses, health services, solid waste, among others). The main supervisory agent, according to legislation, is the environmental agency SEMACE. It highlighted the importance of the interaction of water safety plan in river basins with other sectoral plans - National Plan of Basic Sanitation, Regional and Local, Municipal Master Plan, Local Plan of Social Housing, Water Resources Plan, Plan Watershed, Municipal Environmental Plan, among others. The institutional model developed in this research can be an important instrument of quality management of water in river basins.
description Esta pesquisa propÃe um modelo institucional para seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas, inspirado no Plano de SeguranÃa de Ãgua para Abastecimento Humano (PSA), de Portugal. O modelo consiste de duas etapas: o diagnÃstico das fontes poluidoras e a elaboraÃÃo de uma Matriz Institucional, relacionando, para cada fonte de poluiÃÃo, o seu agente gerador, a sua classe, o agente fiscalizador e o regulador, e a identificaÃÃo da obrigatoriedade, ou nÃo, da licenÃa ambiental e da outorga. Aplicou-se o modelo proposto na bacia hidrogrÃfica do aÃude Acarape do Meio, no Estado do CearÃ, onde foram identificadas e classificadas as fontes de poluiÃÃo, a sua localizaÃÃo geogrÃfica em relaÃÃo Ãs Ãreas de preservaÃÃo permanente, de influÃncia direta e indireta, e a Ãrea complementar da bacia (ABC). ApÃs a sistematizaÃÃo, observou-se que a maioria dos 82 pontos, potencialmente geradores da poluiÃÃo, està situada a montante e/ou entorno do AÃude. A Ãrea que apresentou mais fontes de poluiÃÃo foi a ACB. Fontes pontuais sÃo predominantes na Bacia o que pode facilitar o monitoramento e o controle. Percebeu-se, ainda, com base na Matriz Institucional, que os principais agentes geradores da poluiÃÃo sÃo a concessionÃria CAGECE (com lanÃamento contÃnuo de efluentes provenientes das estaÃÃes de tratamento de Ãgua e esgoto) e as prefeituras municipais (matadouros, serviÃos de saÃde, resÃduos sÃlidos, dentre outros). O principal agente fiscalizador, de acordo com a legislaÃÃo, à o ÃrgÃo ambiental SEMACE. Fica evidenciada a importÃncia da interaÃÃo do plano de seguranÃa de Ãgua em bacias hidrogrÃficas com os demais planos setoriais â Plano de Saneamento BÃsico Nacional, Regional e Local, o Plano Diretor Municipal, Plano Local de HabitaÃÃo de Interesse Social, Plano de Recursos HÃdricos, Plano de Bacia HidrogrÃfica, Plano Ambiental Municipal, dentre outros. O Modelo Institucional desenvolvido nesta pesquisa pode ser um importante instrumento da gestÃo de qualidade de Ãgua em bacias hidrogrÃficas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15859
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295214210646016