A tipografia como manifestaÃÃo cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20524 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA tipografia como manifestaÃÃo cultural2018-10-00Luiz Tadeu Feitosa21026033349http://lattes.cnpq.br/205393668084452735896464023Ismael Lopes MendonÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃoUFCBREpistemologia da CiÃncia da InformaÃÃo InformaÃÃo â aspectos sociais MediaÃÃo cultural MediaÃÃo da informaÃÃo PrÃtica tipogrÃfica â histÃriaCultural mediation Epistemology of Information Science Information â social aspects Mediation of information Typographic practice â historyCIENCIA DA INFORMACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Analisa a tipografia e os modos culturais como os tempos a tÃm percebido, nÃo apenas como sistema produtor de textos em sÃrie, mas os propÃsitos atribuÃdos à estÃtica dos caracteres e das composiÃÃes. RealÃa a natureza dinÃmica da construÃÃo de significados que interagem com o homem para alÃm das operaÃÃes mecÃnicas e das representaÃÃes verbais. Reflete tambÃm as marcas ordenadoras nos simbolismos tipogrÃficos, expressas em seus regimes culturais de informaÃÃo. Tratar dessa complexidade informacional à o objetivo central desta pesquisa realizada no mestrado em CiÃncia da InformaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ. Ela se ampara na epistemologia social do campo para compreender a tipografia de modo nÃo restrito Ãs dimensÃes fÃsica e cognitiva, mas como fenÃmeno complexo e relacionÃvel Ãs ordenaÃÃes e significaÃÃes socialmente construÃdas. Para tanto, utiliza-se de pressupostos antropolÃgicos e hermenÃuticos aos quais a Ãrea tem se valido para atualizar seu objeto de estudo, que sÃo as noÃÃes de mediaÃÃo cultural, de neodocumentaÃÃo e de regime de informaÃÃo. Como experiÃncia empÃrica, optou-se por analisar o projeto grÃfico dos cadernos especiais produzidos pelo jornal cearense O Povo e vencedores do PrÃmio Esso de Jornalismo na categoria de criaÃÃo grÃfica para jornal: Planeta seca (2012) e SertÃo a ferro e fogo (2014). Trata-se de produÃÃes temÃticas e de cunho jornalÃstico investigativo ligado ao imaginÃrio do sertÃo nordestino. Esses documentos e seus simbolismos tipogrÃficos foram interpretados pelo viÃs de seu processo de produÃÃo e dos profissionais que assinam seu conteÃdo, utilizando-se do mÃtodo hermenÃutico-dialÃtico e das tÃcnicas de entrevista e de observaÃÃo participantes. O estudo de natureza exploratÃria, qualitativa e documental possibilitou compreender os objetos como fenÃmenos infocomunicacionais resultantes das prÃticas sociais operadas no ambiente do jornal. Com isso, tornam-se cÃdigos dinÃmicos de interaÃÃo, em que os mediadores exercem papel ativo na construÃÃo de leituras nÃo usuais, narrativas hÃbridas que relacionam contextos e identidades diversas. AlÃm disso, seu processo de produÃÃo marca e condiciona a equipe e a empresa de comunicaÃÃo, que passam a ser reconhecidos publicamente por esse tipo de relaÃÃo com a informaÃÃo. Conclui-se que esses cadernos especiais e suas tipografias integram categorias culturais e informacionais complexas, maneira pela qual se tornam fenÃmenos ilustrativos para o paradigma social da CiÃncia da InformaÃÃo. Essa constataÃÃo favorece a linha das pesquisas contemporÃneas do referido campo e sua tradiÃÃo interdisciplinar. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20524application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:02Zmail@mail.com - |
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