ExpressÃes referenciais em textos escolares: a questÃo da (in)adequaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=486 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExpressÃes referenciais em textos escolares: a questÃo da (in)adequaÃÃo2006-03-24MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Maria Irandà Costa Morais Antunes04234403491Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 73981370368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4773581T6Valdinar CustÃdio FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRreferenciaÃÃo coerÃncia textual norma lingÃÃstica aceitabilidadeTEORIA E ANALISE LINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEste trabalho tem como objetivo propor uma anÃlise acerca do julgamento de adequaÃÃo dos usos de expressÃes referenciais. Partindo do pressuposto de que a referenciaÃÃo implica uma atividade discursiva voltada para a construÃÃo de versÃes pÃblicas do ârealâ, trazemos à discussÃo o fato de que nem sempre as negociaÃÃes intersubjetivas sÃo harmÃnicas, do que pode resultar o estabelecimento de referÃncias mal-sucedidas. A fim de analisar os fatores lingÃÃsticos que podem ser advogados para se considerar uma expressÃo referencial como inadequada, levantamos a hipÃtese de que tal inadequaÃÃo pode decorrer ou de quebra localizada da coerÃncia textual ou de desobediÃncia a alguma norma lingÃÃstica. A partir da anÃlise de 77 textos produzidos por alunos prÃ-universitÃrios, e levando em conta os dois fatores mencionados (coerÃncia textual e norma lingÃÃstica), propomos um quadro classificatÃrio das inadequaÃÃes referenciais. Especificamente em relaÃÃo Ãs questÃes prescritivas, atentamos ainda para o fato de que, se a norma lingÃÃstica pode servir como pretexto para o julgamento de expressÃes referenciais bem-sucedidas, nÃo à menos verdade que o processamento cognitivo dessas expressÃes tambÃm serve ao mesmo propÃsito. Dessa forma, a partir de uma anÃlise mais completa da questÃo da inadequaÃÃo, pretendemos fornecer contribuiÃÃes para o ensino de lÃngua, partindo da hipÃtese de que os postulados da referenciaÃÃo podem oferecer novas perspectivas à atividade de avaliaÃÃo e correÃÃo de textos escolares.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=486application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:37Zmail@mail.com - |
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Este trabalho tem como objetivo propor uma anÃlise acerca do julgamento de adequaÃÃo dos usos de expressÃes referenciais. Partindo do pressuposto de que a referenciaÃÃo implica uma atividade discursiva voltada para a construÃÃo de versÃes pÃblicas do ârealâ, trazemos à discussÃo o fato de que nem sempre as negociaÃÃes intersubjetivas sÃo harmÃnicas, do que pode resultar o estabelecimento de referÃncias mal-sucedidas. A fim de analisar os fatores lingÃÃsticos que podem ser advogados para se considerar uma expressÃo referencial como inadequada, levantamos a hipÃtese de que tal inadequaÃÃo pode decorrer ou de quebra localizada da coerÃncia textual ou de desobediÃncia a alguma norma lingÃÃstica. A partir da anÃlise de 77 textos produzidos por alunos prÃ-universitÃrios, e levando em conta os dois fatores mencionados (coerÃncia textual e norma lingÃÃstica), propomos um quadro classificatÃrio das inadequaÃÃes referenciais. Especificamente em relaÃÃo Ãs questÃes prescritivas, atentamos ainda para o fato de que, se a norma lingÃÃstica pode servir como pretexto para o julgamento de expressÃes referenciais bem-sucedidas, nÃo à menos verdade que o processamento cognitivo dessas expressÃes tambÃm serve ao mesmo propÃsito. Dessa forma, a partir de uma anÃlise mais completa da questÃo da inadequaÃÃo, pretendemos fornecer contribuiÃÃes para o ensino de lÃngua, partindo da hipÃtese de que os postulados da referenciaÃÃo podem oferecer novas perspectivas à atividade de avaliaÃÃo e correÃÃo de textos escolares. |
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