KUBATA BANTU: VIVÃNCIAS PEDAGÃGICAS - EXPERIÃNCIAS DE DESCOLONIZAÃÃO DOS SABERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LaÃs Santos Domingos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20267
Resumo: Com o descobrimento da AmÃrica (Latina) tem inÃcio a organizaÃÃo colonial do mundo, tendo a Europa como ponto zero por onde os demais povos serÃo âpesados e medidosâ. Mesmo com o fim do perÃodo colonial as hierarquias das suas estruturas, articuladas sob as formas de diferenciaÃÃo de raÃa, gÃnero, sexo e de conhecimento, tÃm continuidade atà os dias de hoje. Esta pesquisa analisa prÃticas pedagÃgicas que possibilitem experiÃncias de descolonizaÃÃo dos saberes, a compreendendo como processo que busca dialogar com epistemologias distantes do cÃnone europeu. Para tanto, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, um projeto de EducaÃÃo e Cultura que tem como cerne as contribuiÃÃes histÃrica, cultural, espiritual e artÃstica dos povos Bantus no Brasil. Partindo do pensamento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) e Quijano (2000), busca-se assim ressaltar a importÃncia de experiÃncias oriundas de outras epistemologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto Ãs questÃes metodolÃgicas, esta pesquisa serà de natureza qualitativa, tendo o trabalho de campo como tÃcnica central, onde trabalharemos com observaÃÃo das vivÃncias, alÃm de entrevistas com os participantes.
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Mesmo com o fim do perÃodo colonial as hierarquias das suas estruturas, articuladas sob as formas de diferenciaÃÃo de raÃa, gÃnero, sexo e de conhecimento, tÃm continuidade atà os dias de hoje. Esta pesquisa analisa prÃticas pedagÃgicas que possibilitem experiÃncias de descolonizaÃÃo dos saberes, a compreendendo como processo que busca dialogar com epistemologias distantes do cÃnone europeu. Para tanto, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, um projeto de EducaÃÃo e Cultura que tem como cerne as contribuiÃÃes histÃrica, cultural, espiritual e artÃstica dos povos Bantus no Brasil. Partindo do pensamento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) e Quijano (2000), busca-se assim ressaltar a importÃncia de experiÃncias oriundas de outras epistemologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto Ãs questÃes metodolÃgicas, esta pesquisa serà de natureza qualitativa, tendo o trabalho de campo como tÃcnica central, onde trabalharemos com observaÃÃo das vivÃncias, alÃm de entrevistas com os participantes. Com o descobrimento da AmÃrica (Latina) tem inÃcio a organizaÃÃo colonial do mundo, tendo a Europa como ponto zero por onde os demais povos serÃo âpesados e medidosâ. Mesmo com o fim do perÃodo colonial as hierarquias das suas estruturas, articuladas sob as formas de diferenciaÃÃo de raÃa, gÃnero, sexo e de conhecimento, tÃm continuidade atà os dias de hoje. Esta pesquisa analisa prÃticas pedagÃgicas que possibilitem experiÃncias de descolonizaÃÃo dos saberes, a compreendendo como processo que busca dialogar com epistemologias distantes do cÃnone europeu. Para tanto, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, um projeto de EducaÃÃo e Cultura que tem como cerne as contribuiÃÃes histÃrica, cultural, espiritual e artÃstica dos povos Bantus no Brasil. Partindo do pensamento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) e Quijano (2000), busca-se assim ressaltar a importÃncia de experiÃncias oriundas de outras epistemologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto Ãs questÃes metodolÃgicas, esta pesquisa serà de natureza qualitativa, tendo o trabalho de campo como tÃcnica central, onde trabalharemos com observaÃÃo das vivÃncias, alÃm de entrevistas com os participantes. Con el descubrimiento de AmÃrica (Latina) comienza la organizaciÃn colonial del mundo, teniendo a Europa como punto cero por donde los demÃs pueblos serÃn "pesados ​​y medidos". Con el fin del perÃodo colonial las jerarquÃas de sus estructuras, articuladas bajo las formas de diferenciaciÃn de raza, gÃnero, sexo y de conocimiento, tienen continuidad hasta los dÃas de hoy. Este pesquisa analiza prÃcticas pedagÃgicas que posibiliten experiencias de descolonizaciÃn de los saberes, a comprender como proceso que busca dialogar con epistemologÃas distantes del canon europeo. Para ello, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, un proyecto de EducaciÃn y Cultura que tiene como base las contribuciones histÃrica, cultural, espiritual y artÃstica de los pueblos Bantus en Brasil. A partir del pensamiento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) y Quijano (2000), se busca resaltar la importancia de experiencias oriundas de otras epistemologÃas en el proceso de enseÃanza-aprendizaje. En cuanto a las cuestiones metodolÃgicas, esta investigaciÃn serà de naturaleza cualitativa, teniendo el trabajo de campo como tÃcnica central, donde trabajaremos con observaciÃn de las vivencias, ademÃs de entrevistas con los participantes.Con el descubrimiento de AmÃrica (Latina) comienza la organizaciÃn colonial del mundo, teniendo a Europa como punto cero por donde los demÃs pueblos serÃn "pesados ​​y medidos". Con el fin del perÃodo colonial las jerarquÃas de sus estructuras, articuladas bajo las formas de diferenciaciÃn de raza, gÃnero, sexo y de conocimiento, tienen continuidad hasta los dÃas de hoy. Este pesquisa analiza prÃcticas pedagÃgicas que posibiliten experiencias de descolonizaciÃn de los saberes, a comprender como proceso que busca dialogar con epistemologÃas distantes del canon europeo. Para ello, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, un proyecto de EducaciÃn y Cultura que tiene como base las contribuciones histÃrica, cultural, espiritual y artÃstica de los pueblos Bantus en Brasil. A partir del pensamiento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) y Quijano (2000), se busca resaltar la importancia de experiencias oriundas de otras epistemologÃas en el proceso de enseÃanza-aprendizaje. En cuanto a las cuestiones metodolÃgicas, esta investigaciÃn serà de naturaleza cualitativa, teniendo el trabajo de campo como tÃcnica central, donde trabajaremos con observaciÃn de las vivencias, ademÃs de entrevistas con los participantes.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20267application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:37Zmail@mail.com -
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Com o descobrimento da AmÃrica (Latina) tem inÃcio a organizaÃÃo colonial do mundo, tendo a Europa como ponto zero por onde os demais povos serÃo âpesados e medidosâ. Mesmo com o fim do perÃodo colonial as hierarquias das suas estruturas, articuladas sob as formas de diferenciaÃÃo de raÃa, gÃnero, sexo e de conhecimento, tÃm continuidade atà os dias de hoje. Esta pesquisa analisa prÃticas pedagÃgicas que possibilitem experiÃncias de descolonizaÃÃo dos saberes, a compreendendo como processo que busca dialogar com epistemologias distantes do cÃnone europeu. Para tanto, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, um projeto de EducaÃÃo e Cultura que tem como cerne as contribuiÃÃes histÃrica, cultural, espiritual e artÃstica dos povos Bantus no Brasil. Partindo do pensamento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) e Quijano (2000), busca-se assim ressaltar a importÃncia de experiÃncias oriundas de outras epistemologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto Ãs questÃes metodolÃgicas, esta pesquisa serà de natureza qualitativa, tendo o trabalho de campo como tÃcnica central, onde trabalharemos com observaÃÃo das vivÃncias, alÃm de entrevistas com os participantes.
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Con el descubrimiento de AmÃrica (Latina) comienza la organizaciÃn colonial del mundo, teniendo a Europa como punto cero por donde los demÃs pueblos serÃn "pesados ​​y medidos". Con el fin del perÃodo colonial las jerarquÃas de sus estructuras, articuladas bajo las formas de diferenciaciÃn de raza, gÃnero, sexo y de conocimiento, tienen continuidad hasta los dÃas de hoy. Este pesquisa analiza prÃcticas pedagÃgicas que posibiliten experiencias de descolonizaciÃn de los saberes, a comprender como proceso que busca dialogar con epistemologÃas distantes del canon europeo. Para ello, tomo como instrumento empÃrico a Kubata Bantu, un proyecto de EducaciÃn y Cultura que tiene como base las contribuciones histÃrica, cultural, espiritual y artÃstica de los pueblos Bantus en Brasil. A partir del pensamiento de autores como Santos (2010), Grosfoguel (2010) y Quijano (2000), se busca resaltar la importancia de experiencias oriundas de otras epistemologÃas en el proceso de enseÃanza-aprendizaje. En cuanto a las cuestiones metodolÃgicas, esta investigaciÃn serà de naturaleza cualitativa, teniendo el trabajo de campo como tÃcnica central, donde trabajaremos con observaciÃn de las vivencias, ademÃs de entrevistas con los participantes.
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